“A Veia Verde” amanhã nas Oficinas do Convento em Montemor

Amanhã é véspera de feriado, e ao fim da tarde, no Convento de São Francisco, a Oficinas do Convento promove uma roda de conversa acerca da sustentabilidade alimentar e da ameaça a essa sustentabilidade. A conversa terá como ponto de partida o filme ‘A Veia Verde’, que será exibido pelas 18h45.
Sinopse:
Durante séculos, os grandes impérios da África Ocidental foram alimentados por rios como o Volta ou o Níger – as suas veias azuis. Hoje, depois de décadas de colonização, a resiliência alimentar da margem destes rios está em risco, e perde-se a cultura endógena para uma sociedade de transição cada vez mais urbana e violentamente industrializada. A Nigéria diz-nos até onde este barco pode afundar pela voz de Dr. Beatrice, mas à beira do Níger, no Mali, que nos vem uma primeira resposta.
Realização: Sara de Sousa Correia
Argumento: Fernando Naves Sousa e Sara de Sousa Correia
Produção Executiva: Claudia Zingerli

Bombeiros de Reguengos de Monsaraz vão ter cartão municipal com apoios da autarquia

O Município de Reguengos de Monsaraz aprovou esta manhã por unanimidade em reunião de câmara o Projeto de Regulamento Municipal do Cartão “Mais Pelos Bombeiros”. Este cartão visa promover e valorizar humana e socialmente todos aqueles que, voluntária e altruisticamente assumem a qualidade de bombeiro voluntário, numa abnegada missão de serviço público em prol da comunidade no auxílio e socorro às populações.

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “a implementação deste cartão e dos apoios aos bombeiros é um compromisso que foi assumido ainda com o Partido Social Democrata na oposição e que agora com o Executivo Municipal em funções foi reafirmado no início da governação deste mandato”. A autarca afirma “ser da mais elementar justiça proteger e elevar socialmente estes homens e mulheres que voluntariamente se predispõem a auxiliar-nos em qualquer momento, muitas vezes com prejuízos na sua vida profissional e familiar”.

O projeto de regulamento do cartão prevê medidas de apoio psicossocial, redução de taxas, tarifas e licenças, isenção ou redução do Imposto Municipal sobre Imóveis, Cheque Dentista e prioridade na atribuição de habitação a custos controlados quando em igualdade de circunstâncias com outros candidatos. Os bombeiros vão também beneficiar da redução de taxas urbanísticas e de taxas e tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos, prioridade na atribuição de bolsa de estudo na frequência do ensino superior quando em igualdade de pontuação com outros candidatos e acesso gratuito a diversos serviços municipais e a eventos desportivos e culturais promovidos pela autarquia.

O documento contempla ainda a atribuição de distinções honoríficas por serviços relevantes e extraordinários prestados à causa dos bombeiros e de dedicação revelada por um serviço efetivo com exemplar comportamento. Após a aprovação do projeto de regulamento na reunião de câmara desta manhã, o processo entra em fase de discussão pública para recolha de sugestões pelo período de 30 dias úteis, seguindo o estipulado pelo Código do Procedimento Administrativo.

Marta Prates considera que “este tem sido um processo muito dinâmico e aberto com os operacionais da nossa associação humanitária, pois quisemos ouvi-los para a elaboração deste documento.” A autarca reforçou ainda que “esta instituição tem prestado, desde a sua constituição, um serviço de excelência e de proximidade à população do concelho, pelo que merece todo o reconhecimento público e o apoio que se lhe possa prestar”.

Para além dos apoios previstos no regulamento do cartão, a autarquia tem protocolada a atribuição de um subsídio anual à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz e este ano apetrechou a viatura de desencarceramento com novo equipamento e realizou obras e pequenas reparações no quartel.

“Estação Ferroviária de Mora” uma exposição patente no museu do megalitismo de Mora

Até ao dia 15 de dezembro, está patente na sala de atividades do Museu Interativo do Megalitismo, a exposição temporária “Estação Ferroviária de Móra”.

Esta exposição encontra-se de portas abertas de terça-feira a domingo, e convida os visitantes a recordarem ou descubrirem a antiga estação onde se encontra instalado o Museu do Megalitismo.

A Exposição conta com o apoio de instituições como Museu Nacional Ferroviário, CP – Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal, Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, mas também da população do Concelho de Mora.

“É Natal no Comércio Local” de Borba até dia 31 de dezembro

Até ao dia 31 de dezembro, é “Natal no Comércio Local” de Borba, com a realização de mais uma edição do concurso promovido pela Câmara Municipal.

Com este concurso, que conhece agora algumas melhorias e adaptações, e através do qual as pessoas, ao fazerem compras nos estabelecimentos aderentes, ficam habilitadas a ganhar vouchers, explica a vereadora Sofia Dias, procura-se, pelo terceiro ano consecutivo, dinamizar o comércio do concelho.

“Temos feito algumas adaptações e algumas melhorias, de acordo com o que os comerciantes nos dizem e aquilo que nos aconselham. Vamos atualizando e melhorando com o passar dos anos. Na primeira edição nós entregamos cabazes. Agora, ao invés dos cabazes, optamos por vouchers, o que permite às pessoas comprarem especificamente aquilo que precisam”, explica a vereadora.

Por cada 20 euros em compras nos estabelecimentos aderentes, os clientes recebem uma rifa, que deve ser depositada nas tômbolas que se encontram no Posto de Turismo de Borba e nas Juntas de Freguesia.

O sorteio realiza-se no dia 5 de janeiro, sendo que os prémios vão desde os 250 aos cem euros em vouchers.

Acidente envolve ambulância dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo

Já esta manhã correu, na Estrada Nacional 114, entre Montemor-o-Novo e Évora, uma colisão entre uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e um veículo pesado de mercadorias.

De acordo com a informação avançada à RNA, pelo Comando de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, o alerta foi dado ás 08h30.

Deste acidente resultaram dois feridos leves, os quais foram transportados para o Hospital de Évora.

No local estiveram os Bombeiros de Montemor-o-Novo, GNR e serviços municipais num total de 15 operacionais apoiados por 7 viaturas.

XXII Mostra de Doçaria de Alcáçovas entre os dias 8 e 10 de dezembro

A vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo vai ser palco da XXII Mostra de Doçaria, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Divulgar e preservar a doçaria conventual e palaciana é o principal objetivo, segundo Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Este ano o certame conta com três dias em vez dos habituais dois dias.

XXII Mostra de Doçaria de Alcáçovas é  promovida pelo município de Viana do Alentejo e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo.

A CCDR-A, I.P, recebeu reunião da Rede da União Europeia IMPEL

A adoção do método para implementação das melhores práticas, por conhecimento e comparação com as experiências dos pares europeus, tendo em vista o desenvolvimento dos procedimentos de fiscalização da Rede Natura 2000, no Alentejo, foi o principal objetivo da reunião que decorreu na CCDR-A, I.P, com os  representantes do projeto NPRI da Rede da União Europeia IMPEL.

No decorrer dos trabalhos onde estiveram presentes a Vice- presidente da CCDRA, IP, Carmen Carvalheira, a diretora de serviços de fiscalização Patrícia Gomes da Silva e os técnicos esta Direção de Serviços e ainda os representantes do projeto NPRI Chris Dijkens (NL), Fabio Carella (IT) e Giuseppe Sgorbati (IT), com o acompanhamento de Eleni Glipti e Pelagia Manara (GR), foram traçadas as delimitações para o desenvolvimento dos trabalhos a realizar e discutidos os termos de referência que o projeto terá e sobre os quais os trabalhos prosseguirão no futuro próximo.

Nos trabalhos foram ainda debatidos assuntos como a organização e funcionamento com vista a operacionalizar as ações de fiscalização nesta matéria da Rede Natura 2000.

Referira-se que a NPRI – National Peer Review Iniciative é um projeto que visa estabelecer o desenvolvimento de atividades autónomas de Revisão pelos Pares nas Redes Nacionais de Autoridades e Agências Ambientais.

O NPRI foi reconhecido como um poderoso instrumento que pode ajudar o desenvolvimento, da iniciativa UE ECA devido principalmente ao seu potencial na implementação de boas e melhores práticas e homogeneização. O projeto tem como  objetivo desenvolver o quadro em que este tipo de iniciativas deve ser realizado. O processo de revisão pelos pares foi estudado como um esquema geral e flexível, com base nas experiências de importantes organizações internacionais que já o utilizam.

A Rede da União Europeia para a Implementação e Execução da Legislação Ambiental

(IMPEL) é uma associação internacional sem fins lucrativos das autoridades ambientais  dos Estados-Membros da União Europeia, dos países aderentes e candidatos à UE, dos países do EEE e da EFTA e dos potenciais candidatos à adesão à Comunidade Europeia.

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou ontem quatro acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 05 de dezembro, quatro acidentes de viação, sendo duas colisões e dois despistes tendo resultado danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 16 ocorrências criminais, sendo duas por  crimes contra as pessoas e quatro cometidas contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 48 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativas à legislação polícial e cinco relativas à legislação ambiental.

Nutriclube de Culinária quinzenalmente no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

O Nutriclube de Culinária é uma atividade promovida pelo Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, onde os jovens maiores de 14 anos têm aulas de culinária quinzenalmente, no Centro Juvenil, às quartas-feiras.

Esta é uma atividade que permite aos jovens aprender sobre culinária e nutrição, utilizando produtos locais de qualidade e valor nutritivo. O clube promove também a aprendizagem de confeção saudável de alimentos e adequação de uma dieta alimentar saudável e mais sustentável.

Balanço da Campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

A Campanha de Segurança Rodoviária Ao volante, o telemóvel pode esperar”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro e teve como objetivo alertar os condutores para as graves consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução.

Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação dos serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2023, esta campanha foi divulgada nos meios digitais, nos Painéis de Mensagem Variável e através de quatro ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP em Alverca, em Chaves, em Bragança e no Porto. Na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira, também foram realizadas ações de fiscalização e sensibilização.

Na campanha foram sensibilizados 354 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.
  • A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;
  • O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito pelas regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 47,8 mil veículos, tendo sido registado um total de 10,9 mil infrações, das quais 427 relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução.

No período desta campanha registou-se um total de 2.937 acidentes, de que resultaram 6 vítimas mortais, 38 feridos graves e 814 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se mais 244 acidentes, menos 1 vítima mortal, mais 13 feridos graves e mais 94 feridos leves.

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Setúbal.

As 6 vítimas mortais, 5 das quais do sexo masculino, tinham idades entre 18 e 74 anos.

Estas vítimas mortais resultaram de 3 atropelamentos e 3 despistes, envolvendo ao todo 4 veículos ligeiros, 1 veículo pesado, 1 motociclo e 1 ciclomotor.

Os atropelamentos verificaram-se em 2 estradas nacionais e 1 arruamento, enquanto os despistes ocorreram em 2 arruamentos e 1 ecopista.

Esta foi a última das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do PNF de 2023.

As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela ANSR, GNR e PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos.

Destas onze campanhas que decorreram este ano, foram realizadas 48 ações, durante as quais mais de 4 mil pessoas foram sensibilizadas presencialmente. Quanto a ações de fiscalização, o número de condutores fiscalizados presencialmente foi superior a 540 mil e cerca de 10 milhões de veículos foram fiscalizados através de radares.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Natal na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, através da sua equipa, imaginou e fez acontecer o espírito Mor Natal ’23 também neste serviço municipal. Com a sua árvore de natal e algumas decorações, aqui encontra uma atmosfera mágica que convida os visitantes a mergulharem na magia da época.
Através da literatura, a Biblioteca transmite uma mensagem de coragem e esperança. Os livros são capazes de transportar os leitores para universos diferentes, proporcionando uma pausa nos desafios diários. E é com essa mensagem que a Biblioteca Municipal Almeida Faria deseja a todos um Natal repleto de energia positiva e esperança renovada.

Porto das Lãs em Montemor encerrado

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que, devido às condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir no dia 30 de novembro, o Porto das Lãs (EM 537) encontra-se encerrado. Após este episódio de intensa precipitação, verificou-se o arrastamento de terras e troncos de árvores. Para reposição da normalidade, é necessário efetuar uma limpeza, que está prevista realizar-se esta manhã.

Assim, será reposta a circulação no Porto das Lãs quando estiverem reunidas as condições de segurança que permitam o seu atravessamento.

SMEA celebra Dieta Mediterrânica com pequeno-almoço no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

No passado dia 2 de dezembro, celebrou-se, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, o 10.º aniversário da classificação da Dieta Mediterrânica, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. Para marcar esta data, e reconhecendo a importância deste hábito alimentar em Portugal, a SMEA – EA preparou um pequeno-almoço, onde vendedores e clientes, puderam desfrutar de uma mesa recheada de sabores, onde a Dieta Mediterrânica foi o principal tema de conversa e degustação.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Dieta mediterrânica é definida como um modelo cultural, histórico e de saúde a preservar e transmitir para as gerações futuras sendo caracterizada pelo consumo abundante de alimentos de origem vegetal (frescos sazonais e locais, cereais pouco refinados, leguminosas e frutos secos), azeite como fonte de gordura, consumo moderado de lacticínios, baixo consumo de carne vermelha e preferência pelo consumo de peixe como fonte de proteína animal.

De terça-feira a sábado, compre fresco e local no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

Euromilhões com jackpot de 240 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 240 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 5 de dezembro, na chave sorteada.

Para Portugal veio um segundo prémio, no valor de 146 mil euros, num total de oito contemplados.

O terceiro prémio, de 17 mil euros, saiu a 16 apostadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

O quarto prémio, de 969 euros, saiu a 88 apostadores, cinco deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 04 – 06 – 20 – 24 – 25 e pelas estrelas 05 e 09.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.