Festival Gastronómico “Cozinha dos Ganhões” com atuação da Orquestra Juvenil de Estremoz

O Festival de Gastronomia Alentejana “Cozinha dos Ganhões”, realiza-se no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, e está a decorrer até dia 3 de dezembro.

Hoje, segundo dia deste evento, conta com três atuações, sendo elas do grupo Modas para Todo o Gosto, da Orquestra Juvenil de Estremoz e da acordeonista Andreia Sofia, acontece também um espetáculo com o grupo De Moda em Moda, um arraial popular, com David Melão, e tal como no primeiro dia do certame, uma discoteca no pavilhão A.

O evento estende-se até dia 3 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza com mostra de cães de parar

Foto Arquivo

A Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza decorre paralelamente à Cozinha dos Ganhões, também no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, no Pavilhão C, até 3 de dezembro.

Hoje dia 01 de dezembro conta com um debate sobre os procedimentos a ter com os animais de companhia na rua, intitulado de “Errante, Perdido ou Abandonado”, acontece uma demonstração de cães de parar, junto ao parque de feiras, há também atividades escutistas, uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR, demonstração de treino com cachorros aos coelhos e uma exposição de troféus de caça.

Esta feira prolonga-se até dia 3 de dezembro no Parque de Feiras e Exposições, em Estremoz.

XXII Mostra de Doçaria de Alcáçovas entre os dias 8 e 10 de dezembro

A vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo vai ser palco da XXII Mostra de Doçaria, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Divulgar e preservar a doçaria conventual e palaciana é o principal objetivo, segundo Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Este ano o certame conta com três dias em vez dos habituais dois dias.

XXII Mostra de Doçaria de Alcáçovas é  promovida pelo município de Viana do Alentejo e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo.

Saiba como reduzir o peso das dívidas na rubrica da DECO

Reduzir o peso das dívidas pode aliviar e bastante o orçamento mensal ou os juros a pagar.

Saiba como pode poupar e como antecipar o pagamento do crédito à habitação, pessoal, automóvel, cartão de crédito e a descoberto.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

O município de Borba promove mais uma edição do concurso “É Natal no Comércio Local”

O município de Borba promove mais uma edição do concurso “É Natal no Comércio Local”, que se estende até ao dia 31 de dezembro.

Estão a ser realizadas adaptações e melhorias para a edição deste ano, revela Sofia Dias, vereadora da Câmara Municipal de Borba, “o município pretende promover e dinamizar o comércio no concelho, temos feitos algumas adaptações e algumas melhorias de acordo com o que os comerciantes nos dizem, e aquilo que nos aconselham, vamos atualizando e melhorando com o passar dos anos, uma das melhorias, e esta foi algo que nós percebemos, na primeira edição nós entregamos cabazes, agora ao invés dos cabazes, vamos optar por vouchers, o que permite às pessoas comprarem especificamente aquilo que precisam”

A maioria dos comércios locais da cidade de Borba aderem a este concurso, afirma a vereadora, “temos sempre mais de 50 comércios a aderir, portanto a esmagadora maioria dos nossos comércios aderem a este concurso, e portanto, esperamos que este ano seja um grande sucesso”.

As pessoas podem fazer as suas compras durante o período de tempo em que o concurso está ativo, “este concurso vai trabalhar nas datas de 20 de novembro até 31 de dezembro, portanto é durante este período que as pessoas podem fazer as suas compras, e o sorteio depois será realizado no dia 5 de janeiro para sortear os vouchers”.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Borba visa promover e dinamizar o comércio local da cidade, este ano com melhorias, de forma a facilitar as compras que as pessoas realmente necessitam de fazer.

Feriado nacional: Restauração da Independência celebra-se esta sexta-feira

Celebra-se esta sexta-feira, 1 de dezembro, a Restauração da Independência em Portugal.

Esta data, feriado nacional, serve para recordar o dia 1 de dezembro de 1640, quando D. João IV, duque de Bragança, foi aclamado rei de Portugal, após Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, ser morto a tiro, no Paço da Ribeira, em Lisboa.

Entretanto, é ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de São Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto. Até final de 1640, todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos.

A restauração da independência, contudo, só seria reconhecida, pelos espanhóis, 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.

De recordar que, em 2013, como parte de um pacote de medidas que visavam aumentar a produtividade no país, o Governo português tinha decidido eliminar o feriado de 1 de dezembro. Contudo, a comemoração da Restauração da Independência Portuguesa foi retomada como um feriado em 2016.