Operação “Censos Sénior”: GNR sinaliza quase 3 mil idosos no distrito de Évora

A Guarda Nacional Republicana, durante o passado mês de outubro, realizou em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2023”.

Nesta operação, a GNR sinalizou, a nível nacional, mais de 44 mil idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade. No distrito de Évora foram sinalizadas 2972 pessoas, já em Portalegre a GNR sinalizou 2892.

Em reportagem realizada numa destas ações da GNR, estivemos à conversa com alguns idosos que estão isolados e veem na visita da GNR uma companhia importante e válida.

Um dos entrevistados já reside há 32 anos sozinho e isolado e considera estas visitas da GNR “importantes, porque venham a que horas vierem, ou só de passagem, ficamos mais descansados”, começa por referir um dos idosos. “Porque para mim a passagem já é zeladora e só a presença deles é bom, porque eles podem trazer alguma novidade e eu posso fazer o mesmo”.

Outro das pessoas com quem falámos admitiu “eu só tenho medo à noite, de dia não me incomoda”.

GNR que, durante o passado mês de outubro, realizou várias ações de proximidade, que abrangeram, a nível nacional, perto de 25 mil idosos, no âmbito da Operação Censos Sénior”.