Feira da Castanha regressa a Marvão este fim de semana

Quatro mil quilos de castanha, mil litros de vinho, música, artesanato e gastronomia vão animar a rainha das festas do concelho de Marvão, nos dias 11 e 12 de novembro.

Três tradicionais magustos com a melhor castanha assada e vinho produzido no concelho, um mercado de produtos locais, animação musical, mostras de artesanato, gastronomia e doçaria, são as principais atrações da 39.ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha.

A entrada no certame custa um euro (a receita reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão) este sábado e domingo.

A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é uma celebração do património cultural de Marvão, com a exposição das suas tradições, como os bordados de castanha e a cestaria em madeira de castanho, dos seus produtos endógenos e gastronomia, de onde se destaca o pastel de castanha, o pão, as compotas, e da sua inovação ligada à castanha em produtos como a cerveja, farinheira, queijo e até gin.

É também um evento cultural único, repleto de animação pelas ruas, com atuações de grupos de bombos, folclore, cante alentejano, fanfarras, artes circenses e de música popular portuguesa, onde se destacam os espetáculos com os populares artistas, Miguel Azevedo e Saúl.

Estabelecida no território desde 1984, a Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é também o encontro entre os produtores, quem comercializa, e quem vem para provar e comprar. Pois, o concelho de Marvão, ao inserir-se na área geográfica da serra de São Mamede tem um microclima propício à cultura e a castanha produzida está classificada de DOP (Denominação de Origem Protegida).

A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é também o início da Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada à castanha, que decorre entre 11 e 26 de novembro, pelos restaurantes do concelho, com a apresentação de pratos à base deste fruto tão próprio desta altura do ano. Esta é uma iniciativa que pretende incentivar a utilização da castanha e a afirmação de Marvão como um destino gastronómico de eleição.

“Conversas à volta do centro II”, no Cineteatro Curvo Semedo no sábado

A Oficinas do Convento, Associação Cultural de Arte e Comunicação de Montemor-o-Novo, todos os meses tem várias atividades e eventos abertas ao público.

As próximas atividades serão dia 11 de novembro. O Cineteatro Curvo Semedo vao ter “Conversas à volta do centro II”.

No mesmo dia será inaugurada a exposição “Centro Mutável II”, na galeria municipal.

 Ainda pode proceder à sua inscrição nas Oficinas.

O vinho assume-se como um dos ex-libris do concelho de Borba

O vinho assume-se como um dos ex-libris do concelho de Borba, principalmente durante a Festa da Vinha e do Vinho, que decorre até domingo, no pavilhão de eventos da cidade.

No entanto, nem só os produtores do concelho, ali promovem os seus vinhos. A herdade de “Torre do Frade”, localizada em Monforte, levou para este certame todo o portfólio de vinhos que têm, para dar a provar, explica Diogo Albino, responsável de marketing na herdade: “trazemos o vinho de piscina, os ‘petit virgos’; o vinho de almoço, ‘Virgo’ Branco, Tinto e Rosé; e os nossos vinhos de ocasiões especiais, a marca mãe que é o ‘Torre de Frade Branco’ e Torre de Frade Tinto”.

Ao nível de exportações, os vinhos da Torre do Frade têm vindo a crescer, adianta Diogo Albino, revelando que, no ano passado fecharam com 42% de exportação e este ano pensam chegar aos 60. “Estamos a consolidar o nosso crescimento, com clientes consolidados e, exportamos, principalmente, para os Estados Unidos, Holanda e Suíça e estamos a chegar à China e Japão”, explica.

Hoje, na Festa da Vinha e do Vinho destaque para a atuação dos Rumo ao Sul, às 19 horas, e pelas 22 horas sobe ao palco Carolina de Deus.

Banda Sinfónica do Exército no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo

Herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, a Banda Sinfónica do Exército (BSE) apresenta-se em concerto no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, esta noite, pelas 21h30, numa iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas Novas.

A BSE, inserindo as suas atuações no âmbito das atividades culturais, recreativas ou de divulgação do Exército, colabora com as autoridades e organismos civis na realização de concertos musicais. Desde a sua criação, apresenta-se regularmente em concertos e festivais de norte a sul do País onde obtém assinalável êxito, destacando-se os alcançados nos mais emblemáticos auditórios como por exemplo os Teatros da Trindade, S. Luiz, Coliseu dos Recreios e Casa da Música entre outros.

Carolina de Deus esta sexta-feira na Festa da Vinha e do Vinho

Carolina de Deus atua, na noite desta sexta-feira, 10 de novembro, na Festa da Vinha e do Vinho, em Borba.

Antes do espetáculo da artista que dá voz a êxitos como “Talvez” e “Querido Futuro Namorado”, cabe aos elvenses Rumo ao Sul levarem, pelas 19 horas, a sua música ao pavilhão de eventos da cidade.

O concerto de Carolina de Deus, na Tenda de Espetáculos, está marcado para as 22 horas. A animação prossegue, noite dentro, com Hitz.pt Funk Edition e Dj Zanova.

No evento, promovido pela Câmara Municipal de Borba, até domingo, dia 12, para além do destaque que é dado ao vinho, há também espaço para a promoção do artesanato, dos produtos regionais, da doçaria e das empresas e instituições do concelho.

ARCA23 encerra esta sábado com “Quem vai à Guerra”

A 5ª edição do evento transdisciplinar ARCA23 despede-se este sábado, 11 de novembro, às 21h30, no Curvo Semedo, com a exibição de “Quem vai à guerra”, de Marta Pessoa, numa iniciativa que conta com a parceria do Núcleo da Liga dos Combates de Montemor-o-Novo.

Quem Vai à Guerra é um filme de guerra de uma geração, contada por quem ficou à espera, por quem quis voluntariamente ir ao lado ou por quem foi socorrer os soldados às frentes de batalha. Um discurso feminino sobre a guerra.

Entre 1961 e 1974, milhares de homens foram mobilizados e enviados para Angola, Moçambique e Guiné-Bissau para combater na Guerra Colonial. Passados mais de 60 anos desde o seu início, a guerra é, ainda hoje, um tema que muitos gostariam de esquecer e outros não conseguem esquecer.

DECO sugere programa que compensa senhorios com contratos anteriores a 1990

A DECO sugeriu a criação de um programa que compense os senhorios que tenham contratos de arrendamento anteriores a 1990, que se aplica aos consumidores que tiverem mais de 65 anos, uma incapacidade superior a 60% ou quando têm dificuldades económicas.

Este programa visa realizar o pagamento do montante calculado em função da diferença entre a renda que é praticada, no âmbito dos contratos antigos, e o valor de referência do preço da renda mensal.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Batista, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Este sábado é celebrado o dia de S. Martinho

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente em 11 de novembro.

Este dia é uma das celebrações que marcam o outono, e a tradição exige celebrar-se a data com um magusto, que consiste em castanhas assadas. A tradição é tão popular que o Dia de São Martinho também é lembrado como o Dia do Magusto.

As pessoas costumam reunir-se para celebrar a data comendo castanhas, o magusto, e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Esta data tem desde sempre uma lenda que conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal.

O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo um pouco do frio, Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo.

Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança no tempo terá sido a recompensa a Martinho, graças a sua bondade com aquele homem.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.

Martinho de Tours, São Martinho, nasceu em 316. Foi militar, bispo e tornou-se um santo padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. Faleceu em 397.

Para além do que já foi mensionado, a este dia também lhe foram associados, alguns provérbios:

  • Por S. Martinho, semeia fava e o linho.
  • Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
  • Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
  • No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  • No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
  • No dia de S. Martinho, com duas castanhas se faz um magustinho.
  • Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
  • Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
  • Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.

Exposição candidata à primeira edição do Prémio Arquitetura no Alentejo inaugurada amanhã

Uma exposição das obras candidatas à primeira edição do Prémio Arquitetura no Alentejo é inaugurada amanhã, pelas 15 horas, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.

Na mesma ocasião, será colocada a placa identificativa de vencedor na Categoria Reabilitação, prémio atribuído à Fortificação Abaluartada de Campo Maior, obra da autoria do arquiteto Victor Mestre.

A exposição pode ser visitada, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, até 15 de novembro, de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 17 horas.

Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem dois acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia nove de novembro dois acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido grave e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: quatro crimes contra o património, um crime contra as pessoas e um crime contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 78 infrações relativas à legislação rodoviária e cinco relativa à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, operação Artémis 2023/2024.

Município de Montemor-o-Novo o Dia Mundial da Bolota

O Município de Montemor-o-Novo, assinala mais uma vez o Dia Mundial da Bolota, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da floresta autóctone e particularmente o montado de azinheiras e sobreiros que abrange o concelho de Montemor-o-Novo e cujo fruto é a bolota.

Cada vez mais a bolota é vista como um superalimento, nomeadamente na dieta humana, reconhecidas que são as suas propriedades antioxidantes, e que os gregos da antiguidade a consideravam o alimento dos homens invencíveis! São também muitos os novos produtos à base de bolota, alimentares e até na área da cosmética, que começam a ser comercializados.

Mês do Empreendedorismo em Montemor-o-Novo

A 2.ª edição do “Mês do Empreendedorismo”, uma iniciativa organizada pelo Município de Montemor-o-Novo através da incubadora startUP Montemor-o-Novo®, arrancou dia 07 de novembro, com o Networking Café “Competências Empreendedoras”, dedicado a aprofundar conhecimentos sobre as principais competências que os empreendedores devem desenvolver, nomeadamente as suas soft skills onde houve ainda oportunidade para os participantes ficarem a conhecer-se melhor e ainda participar em dinâmicas individuais e de grupo.

Para concluir primeira semana de programação, a ADRAL dinamizou uma sessão dedicada ao seu ecossistema empreendedor e ao Fablab Évoratech, um centro de prototipagem rápida onde empreendedores e curiosos podem desenvolver protótipos, testar novos produtos ou apenas aprender mais sobre fabricação digital.

A iniciativa “Mês do Empreendedorismo: Empreender, Desenvolver e Inovar em Montemor-o-Novo” decorre ao longo de todo o mês de novembro e o programa pode ser consultado nas redes sociais da startUP Montemor-o-Novo®, do Município de Montemor-o-Novo e no portal institucional do Município em: https://www.cm-montemornovo.pt/mes-do-empreendedorismo/

“Arraial de São Martinho” na Freguesia de S. Cristóvão

No próximo sábado, dia 11 de novembro, tem lugar um  “Arraial de São Martinho”, na Freguesia de S. Cristóvão, no concelho de Montemor-o-Novo.

Ao longo de todo o dia, pode contar com diversas atividades.

Este ano o evento será realizado com parceria entre a Freguesia de São Cristóvão, a comissão de Festas em Honra de S.Cristóvão e S.Sebastião do ano 2024 e com o GUSS – Grupo União Sport Sancristovense.