Quatro mil quilos de castanha, mil litros de vinho, música, artesanato e gastronomia vão animar a rainha das festas do concelho de Marvão, nos dias 11 e 12 de novembro.
Três tradicionais magustos com a melhor castanha assada e vinho produzido no concelho, um mercado de produtos locais, animação musical, mostras de artesanato, gastronomia e doçaria, são as principais atrações da 39.ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha.
A entrada no certame custa um euro (a receita reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão) este sábado e domingo.
A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é uma celebração do património cultural de Marvão, com a exposição das suas tradições, como os bordados de castanha e a cestaria em madeira de castanho, dos seus produtos endógenos e gastronomia, de onde se destaca o pastel de castanha, o pão, as compotas, e da sua inovação ligada à castanha em produtos como a cerveja, farinheira, queijo e até gin.
É também um evento cultural único, repleto de animação pelas ruas, com atuações de grupos de bombos, folclore, cante alentejano, fanfarras, artes circenses e de música popular portuguesa, onde se destacam os espetáculos com os populares artistas, Miguel Azevedo e Saúl.
Estabelecida no território desde 1984, a Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é também o encontro entre os produtores, quem comercializa, e quem vem para provar e comprar. Pois, o concelho de Marvão, ao inserir-se na área geográfica da serra de São Mamede tem um microclima propício à cultura e a castanha produzida está classificada de DOP (Denominação de Origem Protegida).
A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é também o início da Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada à castanha, que decorre entre 11 e 26 de novembro, pelos restaurantes do concelho, com a apresentação de pratos à base deste fruto tão próprio desta altura do ano. Esta é uma iniciativa que pretende incentivar a utilização da castanha e a afirmação de Marvão como um destino gastronómico de eleição.


A Oficinas do Convento, Associação Cultural de Arte e Comunicação de Montemor-o-Novo, todos os meses tem várias atividades e eventos abertas ao público.
O vinho assume-se como um dos ex-libris do concelho de Borba, principalmente durante a Festa da Vinha e do Vinho, que decorre até domingo, no pavilhão de eventos da cidade.
Herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, a Banda Sinfónica do Exército (BSE) apresenta-se em concerto no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, esta noite, pelas 21h30, numa iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas Novas.
Carolina de Deus atua, na noite desta sexta-feira, 10 de novembro, na Festa da Vinha e do Vinho, em Borba.
A 5ª edição do evento transdisciplinar ARCA23 despede-se este sábado, 11 de novembro, às 21h30, no Curvo Semedo, com a exibição de “Quem vai à guerra”, de Marta Pessoa, numa iniciativa que conta com a parceria do Núcleo da Liga dos Combates de Montemor-o-Novo.
A DECO sugeriu a criação de um programa que compense os senhorios que tenham contratos de arrendamento anteriores a 1990, que se aplica aos consumidores que tiverem mais de 65 anos, uma incapacidade superior a 60% ou quando têm dificuldades económicas.
O Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com pelouros, acompanhado por alguns Chefes de Divisão e pelo Gabinete de Apoio às Freguesias está a realizar Encontros nas Freguesias.


Uma exposição das obras candidatas à primeira edição do Prémio Arquitetura no Alentejo é inaugurada amanhã, pelas 15 horas, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.
A escritora montemorense Teresa Fonseca, apresenta o livro de, Economia e Sociedade no Alentejo de finais do Antigo Regime – o Fenómeno do Despejo das Herdades (1771-1832), esta sexta-feira, pelas 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia nove de novembro dois acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido grave e danos materiais.
O Município de Montemor-o-Novo, assinala mais uma vez o Dia Mundial da Bolota, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da floresta autóctone e particularmente o montado de azinheiras e sobreiros que abrange o concelho de Montemor-o-Novo e cujo fruto é a bolota.
A 2.ª edição do “Mês do Empreendedorismo”, uma iniciativa organizada pelo Município de Montemor-o-Novo através da incubadora startUP Montemor-o-Novo®, arrancou dia 07 de novembro, com o Networking Café “Competências Empreendedoras”, dedicado a aprofundar conhecimentos sobre as principais competências que os empreendedores devem desenvolver, nomeadamente as suas soft skills onde houve ainda oportunidade para os participantes ficarem a conhecer-se melhor e ainda participar em dinâmicas individuais e de grupo.
No próximo sábado, dia 11 de novembro, tem lugar um “Arraial de São Martinho”, na Freguesia de S. Cristóvão, no concelho de Montemor-o-Novo.