O Município de Vendas Novas lançou o desafio aos estudantes do 3.º ciclo e secundário para, até ao próximo dia 13 de novembro, apresentarem a sua candidatura a “Presidente Jovem”, um projeto que pretende estimular o espírito de iniciativa e dar voz aos jovens na defesa dos seus interesses, ainda que de forma simbólica, mas cumprindo os ideais democráticos e de livre expressão.
Assim, todos os estudantes que tenham idades entre os 12 e os 18 anos, podem formar uma lista com o máximo de cinco colegas e formalizarem a sua candidatura, apresentando projetos a implementar no Concelho dentro de áreas como ambiente e desenvolvimento sustentável; governança; participação, igualdade e inclusão social desporto, cultura e educação.
Despois da candidatura aprovada cabe aos elementos das listas fazerem a campanha eleitoral e a que recolher o maior número de votos no ato eleitoral, será a vencedora. O “Presidente Jovem” terá um ano de mandato pela frente e será um consultor local para a área da juventude.
O Município fornece ajuda na impressão dos materiais da campanha, divulgação nos meios de comunicação municipais, apoio logístico no dia das eleições e 1.500 euros para a concretização do projeto da candidatura vencedora.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Dias, “esta é uma excelente oportunidade para os nossos jovens se envolverem na tomada de decisões que afetam a comunidade, capacitando-os como líderes e agentes de mudança. As suas perspetivas frescas e ideias inovadoras sobre a realidade local irão, com certeza, contribuir para implementar ideias e soluções criativas no Concelho”.
A apresentação desta iniciativa organizada pelo município realiza-se hoje, pelas 15:00 horas, na Escola Secundária de Vendas Novas.