Sessão sobre campanha “Democracia Aqui, Democracia Agora”

No âmbito da campanha “Democracia Aqui, Democracia Agora”, do Conselho da Europa, coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o IPDJ Alentejo irá realizar uma sessão sobre o tema, no próximo dia 31 de outubro, terça-feira, a partir das 9h30, na Universidade de Évora.

Nesta sessão participarão mais de três dezenas de estudantes universitários, que irão analisar e discutir vários assuntos relacionados com o tema, apresentando, posteriormente, as suas conclusões.

Para além do diretor regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho, estarão presentes o professor Bravo Nico, Henrique Gil, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, bem como a reitora Hermínia Vilar, a vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Sílvia Vermelho, e Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974.

Com a presença da comissária Maria Inácia Rezola, o IPDJ Alentejo pretende que também os jovens desta região façam parte integrante destas comemorações e que conheçam um pouco mais sobre aquele que foi um dos principais momentos da história de Portugal.

“Democracia Aqui, Democracia Agora” é uma iniciativa do setor de juventude Conselho da Europa, que dinamiza a realização desta nova campanha de juventude, focada na revitalização da democracia.

Este marco histórico do setor da juventude constitui uma oportunidade para renovar e aprofundar o que os jovens trazem ao Conselho da Europa: criatividade, compromisso, motivação, inovação e participação a favor e em parcerias para os direitos humanos e a democracia e pretende permitir que os/as jovens em toda a Europa “protejam, defendam, promovam e beneficiem ativamente dos valores fundamentais do Conselho da Europa em matéria de direitos humanos, democracia e Estado de direito”.

Saiba mais sobre “Gestão de Alojamento” nesta ação de formação que decorre em novembro

O Gandum Village em Montemor-o-Novo vai acolher uma ação de formação, em formato presencial, com o tema: “Gestão de Alojamento”, no próximo dia 7 de novembro.
Esta formação que pretende capacitar os participantes para identificar as diferentes formas de gestão e diferentes tipologias de clientes bem como os serviços a prestar e a importância de sistemas de gestão de reserva, vai decorrer nos dias 7, 14 e 21 de novembro das 9 às 13 horas.
Esta ação de formação é gratuita, contabilizada para horas de formação profissional e é certificada pelo Turismo de Portugal.
As inscrições para esta formação devem ser realizadas até ao dia 6 de novembro aqui.

Conheça a programação da ARCA23 para novembro

A 5ª edição do evento transdisciplinar “ARCA23” arquivo e cinema regressa ao Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, entre os dias 2 e 11 de novembro.
Para o primeiro dia desta iniciativa vão ser exibidas diversas curtas metragens de Alexandre Gonçalves, com início marcado para as 21h30.
No segundo dia desta programação, 3 de novembro, vai ser exibido o filme “Clandestina” de Maria Mire, com início marcado para as 21h30, mas também vai decorrer uma oficina dedicada às escolas sobre “A História do Som no Cinema” dinamizada por Franco Basco.
O dia 4 de novembro começa com a estreia nacional “Falar Sobre Arquivo e Cinema” que decorre às 15h30. Neste mesmo dia, às 21h30, vão ser exibidas duas curtas metragens ambas de Luísa Homem, nomeadamente, “Anim” e “Atlas de um Cinema Amador” esta também de Inês Sapeta Dias.
As sessões de cinema e curtas metragens continuam no dia 8 de novembro com curtas metragens e o filme “Uma Abelha na Chuva” de Fernando Lopes, estas dedicadas para as escolas. No mesmo dia às 21h30 “Fragile”de Emma Benestan, é o filme escolhido para o serão dos montemorenses.
Para o sábado seguinte, 11 de novembro, vai ter lugar uma sessão de cinema de Marta Guerra: “Quem Vai à Guerra”, que tem início marcado para as 21 horas.
Veja abaixo a programação completa:

Três anos depois, Catarina Pereira está de regresso ao The Voice

Três anos depois, Catarina Pereira está de regresso ao The Voice: programa de talentos, da RTP, que vai para o ar aos domingos à noite.

Na segunda ronda de Provas Cegas, transmitida a 24 de setembro, a jovem campomaiorense, que conquistou três dos quatro jurados, ao interpretar “Maybe This Time”, de Liza Minnelli, escolheu como sua mentora Sónia Tavares. Na luta por Catarina, com a vocalista dos The Gift, estiveram António Zambujo e Sara Correira, sendo que apenas Fernando Daniel não virou a sua cadeira.

O desejo de voltar ao programa, depois da sua participação em 2020, ao lado de Diogo Piçarra, confessa Catarina, já não era de agora: “já queria há muito tempo voltar, mas precisava de evoluir e trabalhar”. “Da primeira vez, acho que não aproveitei ao máximo a experiência e acho que agora vai ser mais produtivo”, acrescenta, lembrando que a idade, sendo já outra, também faz diferença.

Se em 2020, se apresentou ao público sem ter tido, até então, qualquer aula de canto, a partir daí, Catarina apostou na sua formação. Na Academia de Música de Elvas, a jovem teve aulas de canto lírico. Em Espanha, tem tido aulas de música e composição.

Desta vez, e não encarando a participação no programa como “uma brincadeira”, Catarina diz ter expectativas “elevadas” para a sua segunda passagem pelo The Voice. “Acho que a minha qualidade aumentou imenso. Agora já vou como profissional, com aulas, com um histórico completamente diferente”, assegura.

Durante a sua apresentação no programa, Catarina partilhou a fase conturbada pela qual passou, em termos de saúde mental. Posto isso, assegura que têm sido muitos aqueles que, mesmo sem a conhecerem, lhe têm agradecido por falar sobre o assunto em televisão. Por outro lado, a jovem cantora garante que o feedback da família é sempre o mais importante.

Catarina volta a pisar o palco do The Voice, já na fase das Batalhas, em direto, no final de outubro.

Veja ou reveja as duas Provas Cegas de Catarina Pereira no The Voice.

Prova Cega de 2023:

Prova Cega de 2020:

Comunidade de Leitores comenta obra “Nem Todas as Baleias Voam”

A sessão da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal em torno da obra “Nem todas as baleias voam”, do autor Afonso Cruz, decorreu na passada quinta-feira, dia 26 de outubro.

A obra tem como protagonista Erik Gould, um exímio músico de jazz convidado pela CIA para executar o plano “Jazz Ambassadors”, que consistia em utilizar o jazz para propagar mensagens específicas para a juventude de Leste durante a Guerra Fria. O enredo levantou muitas curiosidades aos leitores o que levou a um interessante debate em torno da obra.

Os próximos encontros da Comunidade de Leitores vão ser dedicados ao “Ciclo Eugénio de Andrade – 100 anos”.

Águia de Bonelli monitorizada na Serra d’Ossa

A Águia de Bonelli em Portugal, foi classificada como “Em Perigo”, pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, uma vez que se estimava que, em 2011, existissem entre 116 a 123 casais reprodutores no país.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Terras d’ Ossa, colaboraram na monitorização de cinco ninhos, pertencentes a dois casais de Águia de Bonelli, na Serra d’Ossa, no concelho de Alandroal, que teve como objetivo avaliar a situação desta águia e definir medidas de conservação.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Cineteatro Curvo Semedo exibe “Quem Vai á Guerra” em novembro

O documentário “Quem Vai à Guerra”, de Marta Pessoa, vai ser exibido no Cineteatro Curvo Semedo, no próximo dia 11 de novembro às 21 horas.

Este filme que surge inserido nas comemorações do centenário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo, “é um filme de guerra de uma geração, contada por quem ficou à espera… por quem quis voluntariamente ir ao lado e por quem foi socorrer os soldados às frentes de batalha. Um discurso feminino sobre a guerra.
Entre 1961 e 1974, milhares de homens foram mobilizados e enviados para Angola, Moçambique e Guiné-Bissau para combater na Guerra Colonial. Passados mais de 60 anos desde o seu início, a guerra é, ainda hoje, um tema que muitos gostariam de esquecer e outros não conseguem esquecer”, é referido no comunicado enviado à imprensa.

A entrada para esta sessão de cinema é gratuita e os bilhetes podem ser adquirios nos  locais habituais e online na Bol do Município de Montemor.

Vila Viçosa acolhe comemorações do Dia da Unidade da GNR de Évora

O Dia da Unidade da GNR de Évora começa esta segunda-feira, 30 de outubro, a ser assinalado na capital de distrito, sendo que, amanhã, as celebrações estendem-se a Vila Viçosa.

Esta celebração contará com “um conjunto de atividades que são organizadas e programadas pela própria GNR”, incluindo um concerto da Banda Sinfónica da GNR, segundo revela o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro.

Amanhã, e ainda antes do concerto da Banda Sinfónica da GNR na Igreja dos Agostinhos, às 21 horas, que tem já lotação esgotada, decorre uma cerimónia militar, no Paço Ducal, marcada para as 15.30 horas.

As comemorações deste Dia da Unidade da GNR iniciam-se hoje com uma cerimónia religiosa, às 15h30, na Igreja de São Braz, em Évora.

A nova exposição da Gruta do Escoural já foi inaugurada

A inauguração da nova exposição permanente do Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, na localidade de Santiago do Escoural, realizou-se no passado sábado, dia 28 de outubro, pelas 17h30.
Nesta cerimónia de abertura estiveram presentes, em representação do município de Montemor-o-Novo, o presidente da Câmara Municipal Olímpio Galvão, o vice-presidente Henrique Lopes, a vereadora Silvia Santos e o vereador do pelouro do Património Cultural, António Pinto Xavier. Também marcaram presença o presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, Sara Nascimento da Associação Amigos Unidos Pelo Escoural, e, em representação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o arqueólogo, Nélson de Almeida.
O primeiro visitante a entrar na exposição foi, de forma simbólica, o Sr. Olímpio Graixinha, que em 1963, também foi o primeiro dos dois trabalhadores da pedreira da Herdade da Sala a entrar na Gruta do Escoural. Na exposição foi possível, inclusive, ter uma experiência aproximada do olhar destes trabalhadores através da introdução à exposição numa experiência multimédia que simula o momento da descoberta.
Desde as primeiras investigações que se percebeu o uso da Gruta do Escoural como necrópole durante o Neolítico, e se descobriram nas suas paredes vestígios de Pinturas e Gravuras Rupestres datados do Paleolítico Superior, aspetos estes explicados na exposição que agora ocupa de forma permanente o Centro Interpretativo.
O Centro Interpretativo da Gruta do Escoural pode ser visitado, em horário de inverno, de segunda-feira a sexta-feira das 9 horas às 13 horas e das 14 horas às 17 horas, e ao sábado das 9 horas às 13 horas.

GNR de Évora registou 19 acidentes rodoviários este fim-de-semana

19 acidentes, sendo 10 colisões e nove despistes, dos quais resultaram uma vítima mortal, um ferido grave, quatro leves e danos materiais, foram registados este fim-de-semana, de 27 a 29 de outubro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

Foi ainda registado, pela GNR, um acidente de trabalho na localidade de Cortiçadas de Lavre, em Montemor-o-Novo do qual resultou um ferido leve.

No âmbito da criminalidade foram registadas 20 ocorrências: nove crimes contra as pessoas, cinco contra a vida em sociedade, quatro contra o património, um contra o Estado e um previsto em legislação avulsa.

A GNR efetuou ainda 10 detenções em flagrante delito cinco pelo crime de condução em estado de embriaguez, duas pelo crime de condução sem habilitação legal, duas pelo crime de furto de produtos agrícolas e uma pelo crime de resistência e coação sobre funcionário. Foi efetuada mais uma detenção mas fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para presença em ato processual.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 163 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro à legislação ambiental e duas à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura  2023/2024, Artémis 2023/2024, Censos Sénior 2023 e operação Network.

Caixa de Crédito do Alentejo Central patrocina Mostra Gastronómica de Arraiolos

A Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos, decorrem até ao próximo domingo, 5 de Novembro,no pavilhão multiusos de Arraiolos.

Este ano, o certame é patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola do Alentejo Central. Luís Madruga, administrador da instituição bancária no Alentejo Central, revela que “só vivemos com as populações locais e aqueles que estão na nossa área de atuação, estamos em noive concelhos do distrito de Évora e um do distrito de Portalegre, por isso faz todo o sentido associarmo-nos, apoiar os municípios, para ajudar a dinamizar a nossa atividade e a cultura e também para trazer mais investimento para o território”.

Luís Madruga destaca o trabalho “notável” dos municípios, em cada concelho, e acrescenta que a Caixa de Crédito Agrícola tenta “sempre apoiar diversas iniciativas e investir”.

Caixa de Crédito Agrícola que é o patrocinador oficial da Mostra Gastronómica de Arraiolos, que decorre no Multiusos da vila até ao próximo domingo.

Celebre a noite mais assustadora do ano na Ecopista de Montemor

A Ecopista do Montado (antiga estação ferroviária de Montemor-o-Novo) vai ser o ponto de partida, para celebrar aquela que é a noite mais assustadora de todo o ano, que tem início marcado para as 20h30.
“Noite das Criaturas das Trevas” é uma iniciativa organizada pelo grupo HerpEbora, e conta ainda com o apoio da Unidade de Biologia da Conservação, do MED UEvora, Universidade de Évora e Município de Montemor-o-Novo, que tem um limite de 20 inscrições.
Os interessados devem-se inscrever aqui.

Aula aberta de hidroginástica esta segunda-feira na Piscina Coberta

Integrada no Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama vai decorrer na Piscina Coberta Municipal uma Aula Aberta de Hidroginástica esta segunda-feira, dia 30 de outubro.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Para frequentar esta aula, que tem início marcado para as 19h40, tem de realizar a pré-inscrição na receção da Piscina Coberta.

Consulta pública ao mercado imobiliário, até dia 30 de outubro

Município de Montemor-o-Novo pretende adquirir 17 habitações devolutas para entregar a famílias carenciadas
Com o objetivo de aumentar e qualificar a oferta de Habitação Social no Concelho de Montemor-o-Novo, é intenção do Município de Montemor-o-Novo, comprar 17 habitações devolutas, promover a sua reabilitação e disponibilizá-las, em regime de arrendamento apoiado, a famílias que vivam em condições indignas e em situação de carência financeira.
Para já o Município está a promover uma consulta pública ao mercado imobiliário, podendo os interessados, até às 16h00 do dia 30 de outubro de 2023, apresentar propostas de venda de imóveis residenciais ao Município.
Esta medida surge no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Montemor-o-Novo, onde serão investidos 2.139.416€, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito.
O EDITAL, que inclui os formulários de proposta, podem ser consultados em https://www.cm-montemornovo.pt/…/upl…/2023/09/EDITAL.pdf