Grupo União Sport ganha por 3-1 ao Aguiar e cumpre na Taça Dinis Vital

Este domingo, 22 de outubro, realizou-se a 2.ª jornada da Fase de Grupos da Taça Dinis Vital. Em termos de equipas do concelho de Montemor-o-Novo, no Grupo A, o Cortiçadense perdeu em casa com o Monte Trigo por 0-4 e o Valenças foi ao campo do Atlético de Reguengos de onde saiu derrotado por 7-0; no Grupo B, o Grupo União Sport ganhou no Estádio 1.º de Maio ao Aguiar por 3-1; no Grupo C, o Estrela Escouralense viajou até ao S. Pedrense onde venceu por 1-4; no Grupo D, o Fazendas do Cortiço ganhou em São Pedro do Corval por 0-2, enquanto que o Foros de Vale de Figueira perdeu no terreno do Redondense por 5-0; no Grupo F, o Cabrela bateu o Tourega, fora de portas, por 1-2.

Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, em que o GUS recebeu o Aguiar, Fábio Neves, treinador do União, fez uma autêntica revolução no 11 inicial, em relação ao último jogo da Elite, para defrontar a equipa treinada por Vasco Peças, mantendo apenas 3 titulares, dando minutos a jogadores menos utilizados. Aos 17 minutos, depois de um valente susto, pois o Aguiar esteve muito perto de inaugurar o marcador 3 minutos antes, com Chinedu a não conseguir ser feliz, o União chega à vantagem, com Michael Preciado a fuzilar o guarda-redes do Aguiar, após passe magistral de Roberto Carlos. O Aguiar jogava muito recuado e fechado, mas sempre à espreita de uma oportunidade. O União, por sua vez, tinha maior domínio, mas também tinha dificuldades em criar oportunidades. Aos 45 minutos, Adão Lopes empurra Preciado na grande área do Aguiar, e o árbitro assinala grande penalidade contra a equipa forasteira. Na marcação, Lito remata denunciado e permite a defesa de Ricardo Pires. Ao intervalo, o União vencia por 1-0, um resultado que se ajustava.
No reatamento da partida, sem substituições em ambos os conjuntos, o GUS amplia a vantagem, num golo com nota artística, com Lito a marcar de calcanhar, após uma jogada de Erick, que foi à linha de fundo cruzar para o 2-0. O golo madrugador revelava que o União vinhapara os segundos 45 minutos com outra disposição. Aos 57 minutos, o Aguiar fez as primeiras substituições com Eddy e Lucas a renderem Carlos Martins e André Fernandes. Aos 65 minutos, Fábio Neves efetuou tripla alteração, com as saídas de Carlos Cassola, Erick e Preciado, para as entradas de António Serrano, Gonçalo Catalão e Pedro Reis. Após dupla alteração no Aguiar, que mostrava mais dificuldades na 2.ª parte, aos 74 minutos, o União esgota as substituições realizando nova tripla alteração, com Rúben Varela, Sálio Ai Ai e Wesley Oliveira a entrarem para os lugares de Lito, João Bugio e Gonçalo Ambrósio. Aos 75 minutos, o União marca o 3-0, com Sálio Ai Ai a bater para a pequena área, onde Tomás Silva concretiza o golo. Já perto do final da partida, é assinalada grande penalidade favorável para o Aguiar, que teve origem num erro defensivo alvinegro. Chinedu, foi chamado a marcar e alcança o 3-1 final, conseguindo o tento de honra para o Aguiar. Em síntese esta foi uma vitória justa do União, que cumpriu e foi naturalmente mais forte, impondo o seu poderio, apesar de realizar uma exibição menos colorida.

Resultados Finais:
Grupo A
Ccrd Cortiçadas de Lavre 0-4 Gd Monte Trigo
Atlético Sc 7-0 Valenças Sport Club

Grupo B
Grupo União Sport 3-1 Gcd Aguiar
Vera Cruz 1-6 Lusitano Arraiolense

Grupo C
Estrela Fc 6-1 Calipolense Cd Vila Viçosa
Gd S. Pedrense 1-4 Gr. Estrela Escouralense

Grupo D
CcCorval 0-2 Gcd Fazendas Cortiço
Redondense Fc 5-0 Foros Vale Figueira Fc

Grupo E
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 1-1 Sc Borbense
Sc Arcoense 2-0 Cf Estremoz

Grupo G
Lusitano de Évora Clube “B” x ScBencatelense (adiado 8 dez 15:00)
ScAlcaçovense 1-0 Gd S. Manços

Grupo F
GdrCanaviais 8-0 Fc Santana Campo
Gdc Tourega 1-2 Casa Povo Cabrela

Grupo H
Sc Viana Alentejo 7-0 GdcOriolenses
Descansa Portel

Já há inscrições para Eurobec Granfondo 2024 sai de Elvas a 17 de março

Foto arquivo

O Eurobec Granfondo, 2024 já tem data marcada para 17 de março, com partida de Elvas.

A prova de ciclismo terá passagem pelas três localidades que compõem a Eurobec (Badajoz, Elvas e Campo Maior) em três distâncias a serem percorridas pelos atletas, ou seja, o Minifondo, de 57.2 quilómetros, mediofondo de 113.2 quilómetros e Granfondo de 152.5 quilómetros.

As inscrições para as provas já se encontram abertas e podem ser feitas AQUI.

A segunda jornada da Taça Dinis Vital joga-se este domingo

Joga-se hoje a 2ª jornada da Taça Dinis Vital.

O Valenças vai até Reguengos de Monsaraz, Mário Santos, treinador do Valenças, refere que “vamos ter uma deslocação muito difícil, duas equipas em campeonatos diferentes, vamos apanhar uma equipa com objetivos diferentes, orçamentos diferentes e uma equipa técnica com muita experiência”. No entanto o treinador tem a certeza “que vai ter um aditivo extra de vontade, de adrenalina e de querer mostrar que tmbém tem muita qualidade e que trabalha” é um facto que “se avizinha um jogo difícil para nós mas vamos encarar esse jogo com seriedade”.

Quanto ao Cortiçadense vai receber o Monte Trigo, uma equipa de Elite que segundo o treinador do Cortiçadas de Lavre, Carlos Constantino “há-de ter um andamento diferente daquilo a que nós etsamos habituados” mas “nós vamos querer trazer a primeira vitória, não está nos planos nem acredito que vá acontecer, que a nossa senda de derrotas continue”.

Já o Estrela Escouralense, vai defrontar pela segunda semana consecutiva, o São Pedrense, mas agora para a Taça. João Rolo, treinador do Escouralense, sabe que é “uma competição diferente e que nunca é bom defrontar o mesmo adversário duas vezes seguidas”.  O treinador do Escoural tem a noção de que “nesta competição o adversário está à nossa frente mas se queremos entrar na luta pelo apuramento, à próxima fase, temos de ir à procura dos 3 pontos”.

Já o Fazendas do Cortiço vai até São Pedro do Corval. O treinador do Fazendas do Cortiço, Fábio Regouga, espera dificuldades “num campo que é tradicionalmente difícil” porque “é uma equipa que tem uma base muito jovem com algum misto de experi~encia e tem ali jogadores com qualidade”. O treinador do Fazendas do Cortiço admite que “vai ser uma equipa muito complicada e nós vamos lá sempre com a ambição dos 3 pontos”, jám que o objetivo é passar à próxima fase.

O Foros de Vale de Figueira vai defrontar o Redondense. Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, diz que “nós estamos preparados para isso” porque “nós com a lição bem estudada acredito dentro daquilo que são as poucas probabilidades que temos de somar os 3 pontos, pois iremos lutar por estes 3 pontos”.

Nesta jornada o Cabrela desloca-se à Tourega. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, recorda o jogo anterior em que defrontou este adversário e “fez um jogo de excelência mas a eqwuipa do Tourega é uma equipa muito boa que nos vai criar muitas dificuldades no campo deles”, admitndo que “temos de estar focados porque é sempre um jogo que queremos vencer” apesar de para Nuno Oliveira “não ser um objetivo principal”.

Acompanhe este domingo, 22 de outubro, na RNA, a 2ª jornada da Taça Dinis Vital, na Bancada Desportiva com Paulo Canas e Nuno Gamito, entre as 14 e as 18 horas, com destaque para o jogo entre o Grupo União Sport e o Aguiar, marcado para as 15 horas.

Formação em Atendimento Inclusivo já tem nova data e inscrições abertas

As inscrições para a formação sobre Atendimento Inclusivo já estão abertas e decorrem até ao próximo dia 8 de novembro.
Depois de ter sido adiada a formação em Atendimento Inclusivo já tem nova data marcada, desta vez par dia 15 de novembro e vai ter lugar na sala de formações da Casa das Associações em Montemor-o-Novo.
Esta ação que decorre em formato presencial pretende capacitar os participantes para a importância do atendimento inclusivo, bem como a compreensão de adaptar os seus espaços ou serviços a todos os clientes. Esta ação de formação é gratuita, contabilizada para horas de formação profissional e é certificada pelo Turismo de Portugal.
As sessões decorrem todos os dias até 22 de novembro das 10 às 13 horas.
Os interessados em participar nesta ação de formação devem fazer a sua inscrição para o e-mail: turismo@cm-montemornovo.pt

TransAlentejo Walking Festival passa por Vila Viçosa

O TransAlentejo Walking Festival, o maior festival de caminhadas a pé, regressa a Vila Viçosa no final deste mês.

Segundo o vereador do Município de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, “este ano é a segunda participação (de Vila Viloça) na TransAlentejo”.

O autarca destaca que “a nossa participação é uma oportunidade única porque ao longo de quase 9 quilómetros podemos estar em contacto com a natureza poder no fundo vislumbrar alguns dos principais edifícios que se encontram neste espaço ginegético”.

Na edição passada, Tiago Salgueiro, destaca a  possibilidade de o percurso ser comentado o que permite “também ir dando algumas indicações sobre aquilo que vamos visualizando”, ao longo da caminhada.

Para o vereador as expectativas para esta iniciativa “são sempre elevadas, esperamos contar com a participação de estrangeiros à semelhança do que aconteceu no ano passado e assim também promover o convívio e o diálogo entre diferentes povos”.

Tiago Salgueiro deixa ainda um convite a “todos os interessados para que nos possam vir conhecer” mas também participar na caminhada.

As inscrições para os cerca de 9 km desta caminhada, qu decorre no próximo dia 28 de outubro, ainda estão abertas, mas são limitadas a 40 participantes.

Produto em destaque no mês da alimentação é o Mogango

O produto em destaque neste mês de outubro, mês da alimentação, tem sido o Mogango um marco da gastronomia e base de muitos pratos típicos do Alentejo.

Neste sentido e como forma de relembrar a importância de cuidar da alimentação e do planeta, a SMEA vai estar ao longo do mês de outubro a promover diversas iniciativas, que segundo a responsável da SMEA, Anabela Ferreira, “vão desde a confeção de algumas  receitas que levam efetivamente o mogango, como numa perspetiva mais artística de utilização deste alimento, e sobretudo divulgá-lo, mostrar como se pode utilizar o mogango, dar a provar algumas receitas e continuar a inspirar as pessoas”.

Segundo Anabela Ferreira existem alguns restaurantes que “aderiram a esta iniciativa e durante a semana as pessoas pode dirigir-se a estes espaços e provar estas iguarias”.

Estas iniciativas, dinamizadas pela SMEA, que decorrem, por norma aos sábados de manhã, no mercado Municipal, pretendem inspirar as pessoas “não só a consumir estes produtos como também a adquiri-los”.

De acordo com a responsável da SMEA, estas iniciativas têm como objetivo “valorizar os produtos locais”.