Outubro é o mês de celebrar o idoso em Montemor-o-Novo mas a vereadora da Câmara Municipal de Montemor, Sílvia Santos, recorda que estas atividades e celebrações do mês do idoso, ” não são apenas para pensar no idoso no mês de outubro mas sim pensar ao longo do ano”.
Segundo a vereadora, estas atividades programadas para o mês de outubro pretendem “lembrar a importância das pessoas idosas e a importância do envelhecimento ativo”.
A próxima atividade “vai ser uma caminhada intergeracional entre graúdos e miúdos” que está marcada para o dia 13 de outubro.
No dia 25 também vai ter lugar “um encontro entre instituições que vai aconecer no mercado municipal”.
Para além disto vão decorrer “uma série de atividades como a “Manta do José vai à oficina, torneios de boccia oficina e atelier’s diversos, workshop’s de nutrição com vida e também atividades intergeracionais que irão acontecer na oficina da criança, que decorre ao longo de todo o ano para permitir que os miúdos, quando estão nas suas interrupções letivas possam interagir com os mais idosos.”
As pessoas nos lares “acamadas e com dificuldades em termos de mobilidade” não ficaram esquecidos e “serão as próprias associações a ir às instituições e fazer as atividades, para que de forma geral consigamos chegar a todos”.
A esperança de Sílvia Santos é de que “as pessoas adiram, aceitem este convite e que se lembrem das pessoas mais idosas porque todos nós um dia seremos idosos por isso é importante lembrarmo-nos deles, que já tiveram também o seu papel na sociedade”.
Estas iniciativas, segundo a vereadora do Município de Montemor, pretendem “dar às pessoas qualidade de vida enquanto cá estão”.