Grupo União Sport entra a vencer na Liga Elite

Após os primeiros jogos oficiais da temporada na semana passada, com a realização da 1.ª jornada da Taça Dinis Vital, este domingo, 1 de outubro, teve lugar a jornada inaugural do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora! No Grupo B da Liga AFE, o Valenças perdeu no Ciborro por 1-2 com o São Pedrense, o Cabrela goleou o Tourega por 5-0, o Foros de Vale de Figueira foi empatar a Santana do Campo 1-1 e o Estrela Escouralense impôs pesada derrota, por 5-0, ao Cortiçadense.
Na Liga Elite, na partida que a RNA acompanhou com relato, o Grupo União Sport (GUS) teve dificuldades em vergar o Arcoense, ganhando por 1-0. Sobre este desafio é importante deixar uma nota positiva para o reaparecimento de uma claque a apoiar a equipa montemorense, com os “Alvinegros” a serem bem audíveis no apoio à equipa. De referir igualmente que, neste encontro, os sócios do União com quotas em dia, tiveram entrada gratuita. Sobre o jogo, Fábio Neves, treinador do União, fez algumas alterações em relação ao 11 inicial utilizado na Taça, desde logo com o regresso à baliza de Nuno Brás. A partida iniciou equilibrada e animada, com o União a explorar as alas do terreno. Aos 14 minutos, numa jogada que iniciou em Catalão e Capela, cruciais neste lance, com este último a deixar o esférico para Roberto Carlos que, de pé canhoto, rematou sem hipótese para o golo inaugural. Depois do golo, o União não cresceu e, inclusivamente, passou uma fase menos boa, com dificuldade em ligar o jogo e a errar muitos passes. Aos 45 minutos, o Arcoense efetua substituição forçada, com Paulo Carvalho a sair lesionado, entrando para o seu lugar Gonçalo Ferreira. Ao intervalo valia o golo de Roberto Carlos, a dar vantagem justa à equipa da casa.
A 2.ª parte iniciou sem alterações em ambos os conjuntos. A partida retomou e logo com o Arcoense a pressionar, com o União a sofrer alguns calafrios. O União tardava a reaparecer no jogo e a colocava-se a jeito. Com isso, Fábio Neves mexeu na equipa, aos 59 minutos, fazendo entrar Bruno Machado para o lugar de Fábio Capela. O Arcoense estava melhor que o União e teimava em ir em busca do empate, quando o União criou uma boa chance de ampliar a vantagem. A partir daí o União mostrou-se melhor na partida. Aos 72 minutos, no GUS, Luís Madeira rende João Bugio. O Arcoense, por seu turno, aos 74 minutos, fez entrar Hudson França para o lugar de Sila. O União faria nova alteração, aos 85 minutos, com Michael Preciado a substituir Lito. Em cima dos 90 minutos, o União recupera a bola e tem uma bela oportunidade para fechar a partida, com Preciado a servir Bruno Machado, com guardião Garcia a defender! De seguida, o Arcoense coloca toda a carne no assador, com tripla alteração, entrando João Pernas, João Ferrão e João Boto para os lugares de Serralheiro, Solda e Rafael Baptista. O jogo chegaria ao fim, com o União a segurar a vitória e os 3 pontos, com destaque para António Serrano, no centro da defesa alvinegra, um dos jogadores que melhor esteve na partida.
Na próxima jornada, a 8 de Outubro, o União desloca-se ao terreno do Canaviais.

RESULTADOS:

Liga Elite1.ª jornada

Atlético SC 4-0 Monte Trigo
Grupo União Sport 1-0 Arcoense
Portel 1-1 Canaviais
Lusitano Arraiolense 0-1 Alcaçovense
Lusitano de Évora “B” 0-1 Estrela Fc
SC Viana do Alentejo 3-1 Redondense

Liga AFE 1.ª jornada 1/10/2023 – 15h00
Grupo A
Aguiar 3-1 Bencalense
Calipolense 12-0 Vera Cruz
S. Bartolomeu Outeiro 2-0 Corval
Estremoz 3-0 S. Manços
Borbense 3-2 Oriolenses

Grupo B
Valenças SC 1-2 S. Pedrense
Cabrela 5-0 Tourega
Est. Escouralense 5-0 Cortiçadas de Lavre
Santana do Campo 1-1 Foros de Vale de Figueira
Descansa: Fazendas do Cortiço