Duas sessões de auscultação formal, relativas à eventual revisão da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto (LBAFD), que se encontra em vigor há 16 anos, vão decorrer esta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, promovidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)
Na quinta-feira, dia 28 de setemebro, será no Auditório do IPDJ, em Portalegre, pelas 17 horas; já na sexta-feira, 29 de setembro, será no Auditório (Sala 131) da Universidade de Évora, também pelas 17 horas.
Este processo de audição pública, que se deseja participado e abrangente, tem sessões descentralizadas por todo o território nacional e regiões autónomas, que vão decorrer até ao próximo dia 18 de outubro.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, tinha anunciado, em março, em reuniões com as 60 federações com estatuto de utilidade pública desportiva, a disponibilidade do Governo em rever a LBAFD, ajustando e atualizando a Lei nº 5/2007 às mudanças verificadas nos últimos 16 anos, com impacto no Desporto, alinhando-a com a “estratégia para o Desporto 2030”.
Para estas sessões, foram convidados diversos agentes, desde o movimento desportivo local ao nacional, à Administração Local e Regional, Ensino Superior, entidades públicas e privadas, com relação com a Atividade Física e com o Desporto.
A todos aqueles que não possam participar de forma presencial, o IPDJ, disponibiliza o acesso a um formulário de recolha de contributos.


Samuel Guedes e Vanessa Silva foram os grandes vencedores da 9º edição do Run Castle, que decorreu este domingo, dia 24 de setembro. Este ano a prova de trail reuniu cerca de 430 atletas e mais de 70 equipas, entre os 17 e os 10 quilómetros e a caminhada.
Foram muitas as iniciativas que fizeram parte do 40º Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Cortiçadas, que se realizou no passado sábado, dia 23 de setembro.
O Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo abriu portas no passado sábado, dia 23 de setembro, para realizar uma visita guiada à exposição ‘A Misericórdia de Montemor-o-Novo – História e Arte’.
A cobrilha da cortiça, um pequeno escravelho, é um inseto que afeta sobretudo sobreiros e é das pragas mais preocupantes do montado, uma vez que pode reduzir a produção e a qualidade da cortiça, provocando enormes impactos económicos.
Estremoz acolhe, nos dias 29 e 30 de novembro, a segunda edição do Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo.
Duas colisões, dos quais resultaram danos materiais, foram registadas ontem, dia 26 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.
Celebra-se hoje, 27 de setembro, o dia Mundial do Turismo que este ano e segundo o Município e Montemor-o-Novo, se vai assinalar em conjunto com o dia Nacional dos Castelos.
Celebra-se nesta quarta-feira, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 87 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, terça-feira, 26 de setembro, na chave sorteada.