O Roteiro Literário “Levantado do Chão” continua a ser uma aposta forte do Município de Montemor-o-Novo, que entre este mês de setembro e outubro, promove dois dos três percursos deste guia, baseado na obra de José Saramago, que interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora.
Com transporte gratuito desde Lisboa até Montemor-o-Novo, revela o responsável pelo projeto, Nuno Cacilhas, o percurso nº 2, “A Resistência”, que liga Évora a Ciborro, com passagens por Santiago do Escoural, São Cristóvão e São Geraldo, será realizado este sábado, dia 23 de setembro. “Este percurso aborda cronologicamente o espectro maior da obra”, explica.
Para 21 de outubro, está agendada a realização do percurso nº 3, “José Saramago em Monte Lavre”. “Este percurso decorre todo em Lavre e tem duas componentes fortes: uma biográfica, que fala sobre a estadia de José Saramago em Lavre, quando recolhia documentação e testemunhos para escrever o livro; e uma componente literária, porque que aborda pessoas e lugares que são referenciados na obra”, revela Nuno Cacilhas.
Já a aposta no pack dos três percursos do roteiro, será feita de uma “forma diferente”, no próximo ano. “Este ano foi feito durante a época alta, mas para o ano vamos fazer durante a época baixa, porque será mais atrativo para as pessoas”, garante o responsável.
Os interessados em participar no próximo percurso previsto para 21 de outubro devem fazer a sua inscrição no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, na Biblioteca Municipal Almeida Faria ou junto da Fundação José Saramago.
Este roteiro literário resulta numa rede composta por três percursos temáticos, que se dividem em duas grandes rotas e três pequenas totas, num total de 26 pontos de interesse interpretativo sobre a obra “Levantado do Chão”, de José Saramago. Os interessados podem fazer os três percursos, de forma autónoma, com recurso ao site, app ou guia impresso do roteiro.