A Procissão dos Pendões, marcada para as 18 horas, abre o programa religioso das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, nesta quarta-feira, dia 20. O cortejo sai da catedral, na Praça da República, percorre ruas no centro histórico, desce o Viaduto, dirige-se ao Santuário da Piedade e integra milhares de pessoas. À chegada, há uma alocução e bênção, presidida pelo arcebispo de Évora.
Porém, nesta quarta-feira, dia 20, o ar festivo na cidade começa a ser dado por uma alvorada de foguetes às 9 horas, com o lançamento a ser feito nas proximidades das Portas da Esquina.
Às 10 e às 15.30 horas, nas ruas centrais do centro histórico, vai haver arruadas por três bandas de música: Banda 14 de Janeiro, de Elvas, Sociedade Filarmónica Redondense, de Redondo, e Sociedade Filarmónica de Barrancos.
Para as 17.30 horas, na Avenida da Piedade, está anunciado o desfile de “Churriões”, carros alegóricos dos Romeiros de Vila Boim, que evocam o percurso feito noutros tempos por quem se deslocava à feira.
Para a noite, há dois espetáculos: Grupo Voz Amiga da Terrugem, às 22 horas, no Palco da Feira; e Sons do Minho, às 23.30 horas, no Palco São Mateus. Um espetáculo pirotécnico, com fogo de artifício, à uma da madrugada, encerra a noite.
As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, nesta edição de 2023, decorrem entre 20 de setembro e 1 de outubro, numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e colaboração da Câmara Municipal de Elvas.