Causas para as plantas florirem antes da Primavera em destaque no “Ambiente em FM”

A primavera começa esta segunda-feira, 20 de março, às 21.25 horas, com esta estação do ano, a maioria das plantas deveriam também começar a florir, no entanto, muitas começam mais cedo.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, explica o que está na origem deste fenómeno que leva a que as plantas comecem a florir antes da chegada da primavera. O ambientalista revela que “as plantas estão a florir mais cedo devido ao aumento das temperaturas. As plantas são sensíveis à luz mas também são sensíveis à temperatura. Se em relação à luz temos os valores constantes e previsíveis, devido aos movimentos da terra e à inclinação do eixo da terra em relação à órbita à volta do sol, em relação às temperaturas já temos alterações. Os cientistas do clima, os climatologistas, há muito que dizem que devido ao aquecimento médio global, a temperatura média tem vindo a aumentar”.

As causas ambientais para que as plantas comecem a florir, antes da chegada da Primavera é oi tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo: