A Editora brasileira Viverarte concedeu o título de Personalidade Literária 2023, com a comenda que homenageia Luís Vaz de Camões, ao autor Pedro Dos Santos, residente em Évora.
Pedro, autor, poeta e jovem de “alma alentejana e coração Ribatejano” foi selecionado há uns meses para o prémio Personalidade Literária 2023-Luís Vaz de Camões e, de entre vários autores de países de língua portuguesa, acabou por ser ele premiado com o mesmo.
O autor, por ter 26 anos, tornou-se também o mais jovem de sempre a ter recebido esta premiação ao tornar-se internacionalmente a Personalidade Literária do presente ano com a comenda que homenageia Luís Vaz de Camões. Infelizmente, o autor não conseguiu comparecer à cerimónia de entrega de prémios no Brasil devido a razões profissionais.
Contudo, tanto a medalha como os restantes elementos da premiação estão neste momento a caminho de Portugal. Devido aos seus marcos e conquistas, o autor é também neste momento candidato ao Troféu Destaque Literário Charles Dickens da Editora Viverarte e também foi igualmente incluído para a posse dos imortais e título de comendador do Instituto Baronesa e Academia de Letras de São Pedro da Aldeia.
Pedro Dos Santos, além da sua carreira e vida literária, é também Sociólogo, Presidente do Instituto Cultural de Évora, faz parte da Direção da FNAJ- Federação Nacional das Associações Juvenis, é um dos vice-Presidentes da FRAJAL- Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, membro da Comissão Permanente do Conselho Municipal de Juventude de Évora e está envolvido ainda com outras estruturas onde desempenha um papel interventivo em Évora e no Alentejo.