Novo ano letivo na Universidade Sénior de Évora arranca a 18 de setembro

As inscrições para o ano letivo 2023-2024 na Universidade Sénior de Évora (USE), que tem início marcado para o dia 18 de setembro, abrem na próxima segunda-feira, dia 11 de setembro e terminam a 15 de setembro,  no entanto os alunos podem fazer a inscrição após o início do ano letivo, de forma presencial na USE.

Este ano letivo conta com um variado leque de disciplinas nas áreas temáticas da História Contemporânea, Idiomas nomeadamente o Inglês, da Psicologia, da Meditação e Bem-Estar, Artes várias, da Saúde, Literatura, Grupo Musical, das Tecnologias como Informática, Redes Sociais e Fotografia Digital, entre outras.

Para além das disciplinas regulares, a USE dispõe ainda de uma programação mensal, onde são dinamizadas atividades diferentes para os alunos, que incluem workshops e sessões de sensibilização sobre vários temas, visitas de estudo, clube de leitura, entre outros.

Esta iniciativa, que tem vindo a ser promovida pela USE à vários anos, pretende combater o isolamento, a solidão e a exclusão social, assim como ocupar o tempo de forma útil e promover a integração e a inclusão social do aluno.

Todos os anos a USE conta com o apoio de professores voluntários que todas as semanas reservam um pouco do seu tempo para ensinar, conviver e partilhar mas contribuir sobretudo para a continuação dos objetivos definidos.

Arraiolos recebe “Artes no Rossio – Vimieiro” em setembro

“Artes no Rossio – Vimieiro” é a iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos e pela Roda das Artes Produções, que vai decorrer nos dias 29 e 30 de setembro, no Parque Urbano do Rossio, na freguesia de Vimieiro, em Arraiolos.

No dia 29 de setembro, o Parque Urbano vai receber a Orquestra Sinfonietta de Lisboa sob a direção de Vasco Pearce Azevedo e a pianista Marta Menezes, que vão interpretar Mozart e Beethoven. Para a segunda noite está reservada a atuação de Camané com Mário Laginha.

As entradas para este evento, que alia a cultura à descoberta deste território,  são gratuitas.

Mais de 132 mil passaram pela Feira da Luz/Expomor

A Feira da Luz/Expomor, que se realizou entre 30 de agosto e ontem, 4 de setembro, no Parque de Feiras e Exposições de Montemor-o-Novo, recebeu 132.279 mil visitantes.

Pelo palco principal do certame passaram seis artistas, sendo Pedro Mafama, no dia 1 de setembro, quem teve mais público com 6.900 pessoas, precisamente no dia de maior afluência, com 33.170 visitantes.

 

Número de dormidas no Alentejo aumenta durante o verão

Durante o verão a região do Alentejo viu o número de dormidas crescer de forma considerável, o que em termos percentuais ronda os 8,6%, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.

As preocupações iniciais que o setor hoteleiro tinha, devido à pandemia, rapidamente se afastaram e a época de verão vai ser fechada com resultados muito além do esperado, já que na primeira quinzena de agosto a taxa de ocupação hoteleira ultrapassou os 80%.

Apesar de no ano passado os cafés e restaurantes terem atingido um crescimento superior a 8%,  as metas para este ano não foram atingidas, visto que estes estabelecimentos têm estado a registar apenas metade da faturação habitual.

No Alentejo o preço médio por noite ronda os 114€, o que leva a que cada vez mais turistas optem pelo Alentejo que acaba por ser mais acessível, com um ambiente mais tranquilo e menos aglomerados, diferente do que acontece no Algarve.

 

Homem de 48 anos em prisão preventiva por matar um homem em Montemor-o-Novo

O homem de 48 anos, suspeito de matar outro homem, de 41 anos, na passada quarta-feira, dia 30 de agosto, em Montemor-o-Novo, está em prisão preventiva, decretado pelo Tribunal Judicial de Évora.

O suspeito foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Évora, onde foi decretada a medida de coação, ficando em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Setúbal a aguardar o desenrolar do processo.

Segundo a GNR, o suspeito cometeu o alegado homicídio que ocorreu às 7h30, de quarta-feira, na freguesia de Cortiçadas de Lavre, com recurso a uma arma branca, tendo sido detido nesse mesmo dia pela GNR.

As autoridades acrescentaram ainda que a investigação do caso passou para a alçada da Polícia Judiciária.

Nesta intervenção, estiveram envolvidos no total 13 operacionais dos bombeiros, GNR, Instituto Nacional de Emergência Médica e PJ, auxiliados por seis viaturas, entre as quais a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Évora.

Festas de Vendas Novas começam a 6 de setembro

O largo da Câmara Municipal de Vendas Novas, volta a ser palco de mais uma edição das Festas do Concelho de Vendas Novas, que decorrem de  6 a 10 de setembro.

Este ano Vendas Novas celebra 61 anos desde a sua elevação a concelho, o que para o presidente da Câmara Luís Dias, é “um marco importante que deve ser devidamente assinalado.”

Nos três últimos dias, o recinto principal do certame vai receber na sexta-feira, dia 8 de agosto, “um dos grandes nomes da música popular portuguesa José Malhoa”, como refere o autarca.

No sábado dia 9, os Hybrid Theory vão atuar em homenagem à banda Linkin Park e cabe a Tim & Ensemble Ibérico encerrar as festas do concelho, no domingo, dia 10 de setembro.

Segundo Luís Dias “o auge da festa”  vai ser a sexta-feira, dia 7 de setembro, já que é feriado municipal e para esse dia está reservada uma sessão solene e uma mostra de grupos etnográficos, de forma a promover “tudo o que fazemos de bom na cultura em Vendas Novas”, acrescenta.

O autarca deixa ainda um convite a todos os que se queiram juntar a estes dias de “folia, amizade e família para todos os gostos”, em que o destaque vai para “as famosas bifanas de Vendas Novas”.

Conheça o programa para estas festas que têm entradas livres:

GNR de Évora registou quatro acidentes de viação e efetuou duas detenções em flagrante esta segunda-feira

Quatro acidentes de viação, dos quais uma colisão, dois despistes e um atropelamento, foram registados ontem, segunda-feira, 4 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora, no âmbito da sua atividade operacional. Destes sinistros resultaram apenas danos materiais.

A GNR registou ainda dois incêndios um em viatura na localidade de Mourão que provocou danos na mesma e outro urbano numa fábrica de rações, em Montemor-o-Novo, tendo ardido uma caixa de serradura e alguns big bag’s.

No âmbito da criminalidade foram registadas 15 ocorrências: seis crimes contra as pessoas, três contra a vida em sociedade, quatro contra o património e dois previstos em legislação avulsa.

Foram ainda efetuadas quatro detenções, uma pelo crime de condução sem habilitação legal, uma por condução de veículo sob efeito do álcool, outras duas em cumprimento de mandato de detenção uma para cumprimento de pena e outra no âmbito da saúde mental.

No âmbito contraordenacional registaram-se 38 infrações relativas à legislação rodoviária e quatro à legislação ambiental.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Verão Seguro 2023, Artémis 2023/2024 e operação Noite Mais Segura dois.

Joaquim Capoulas e a Feira da Luz: “mais um grande sucesso a juntar ao do ano passado”

Entre exposições e concursos de gado, durante seis dias de Feira da Luz/Expomor, que terminou esta segunda-feira, dia 4 de setembro, o balanço desta edição é, para Joaquim Capoulas, o presidente da APORMOR, a entidade parceria do Município na organização do certame, bastante positivo e “mais um grande sucesso a juntar ao do ano passado”.

Os leilões de gado, garante o Joaquim Capoulas, “superaram as expectativas”, assegurando que o certame teve “para os criadores de ovinos e bovinos um balanço final inesperado”.

“As pessoas gostam de vir a Montemor, porque é aqui que se fazem os negócios, que se encontram as pessoas certas para substituir e vender os seus animais, porque sabem que aqui é que está a qualidade”, garante o responsável, que considera que o nome de Montemor é promovido pelo país fora, também através dos criadores de gado.

O presidente da APORMOR destaca ainda a atividade que levou as crianças até ao campo, pois considera importante “a ligação que tem de haver entre o urbano e o rural”, deixando um “agradecimento especial às professoras da escola de Montemor”.

A Edição 2023 da Feira da Luz/Expomor terminou esta segunda-feira, dia 4 de setembro, com o tradicional fogo de artifício e uma atuação, no palco principal, de Miguel Gameiro & Pólo Norte.

Olímpio Galvão: Feira da Luz/Expomor 2023 foi um “enorme sucesso”

Depois de seis dias de muita animação musical, exposições e concursos de gado, exposições culturais, atividades desportivas e recreativas, workshops e muita diversão, chegou ontem, 4 de setembro, ao fim mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, que para o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão foi um “enorme sucesso”.

Para além do balanço positivo que faz da edição deste ano do certame, o autarca revela que, ao penúltimo dia do evento, já tinha sido ultrapassado o número de entradas do ano passado (112 mil entradas).

O presidente destaca também a parceria com a APORMOR, recordando que a Expomor é a maior exposição de gado do país. A Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, diz ainda, tem vindo a revelar-se “cada vez mais importante, não só para Montemor-o-Novo, mas também para a região e o país, na sua atividade e na defesa do mundo rural”.

A localização geográfica de Montemor, defende por outro lado o autarca, é um benefício a vários níveis para o concelho, “que não é devidamente aproveitado”. “É por esta razão que estamos a tentar lapidar este diamante em bruto para o dar a conhecer ao mundo”, acrescenta.

Apesar das condições meteorológicas adversas, Olímpio Galvão considera que “os concertos de sábado foram ambos um sucesso”, tendo sido “preciso coragem” para não cancelar nenhum deles.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo deixa ainda “um enorme agradecimento” aos trabalhadores da autarquia, pois considera que “é uma aventura fazer esta Feira da Luz”, sendo que, este ano, e devido às condições climatéricas, “foi ainda um desafio maior”.

O último dos espetáculos no palco principal da Feira da Luz/Expomor foi o de Miguel Gameiro & Pólo Norte, mas o certame só terminou com o tradicional fogo de artifício. O espetáculo pirotécnico, diz ainda Olímpio Galvão, “é um enorme sucesso e continua a ser um pólo de atração de muita gente a Montemor-o-Novo por esta altura”.