Mambo Jambo abrem Palco Tasquinhas da Feira da Luz / Expomor

A primeira noite da Feira da Luz / Expomor,  terminou no Palco Tasquinhas com os Mambo Jambo, banda alentejana com origens montemorenses, que fizeram as honras de abrir este palco, levando os visitantes a uma viagem por vários estilos e eras.

O alinhamento da banda andou entre o rock e a pop, os blues e o reggae, os sucessos do presente e os grandes clássicos do passado.

A interação com o público deu a certeza de que esta primeira noite foi encerrada da melhor forma.

“Às 5.ªs Feiras no Castelo” termina esta quinta-feira com Rafael Oliveira

Rafael Oliveira é o artista que vai encerrar a iniciativa  “Às 5.ªs Feiras no Castelo”, um conjunto de espetáculos que pretende valorizar o património histórico e contribuir para a partilha entre diferentes culturas, que tem lugar hoje às 21h30.

A programação deste ano tem tido um conjunto de espetáculos diferenciados, onde a palavra, a música e a dança se conjugam.

Esta iniciativa que “promove a cultura” é um “espaço alternativo e deveras interessante com uma programação diferente”, refere o coordenador técnico do gabinete de relações institucionais e comunicação na Câmara de Arraiolos, José Manuel Pinto.

José Manuel Pinto lembra ainda que estas iniciativas são importantes para valorizar o património e que dão “espaço aos valores culturais do concelho”.

Pelo palco deste evento, promovido pela câmara municipal de Arraiolos, pela junta de freguesia de Arraiolos, pela direção regional de cultura do Alentejo e pela “Associação Dupla Personalidade de Arraiolos”  passaram  os “LST-Lisboa String Trio com SofiaVitoria”, a Orquestra Ethno Portugal, entre outros.

Fotorreportagem: Feira da Luz/Expomor teve início esta quarta-feira

A Feira da Luz/Expomor teve início ontem, dia 30 de agosto, às 21 horas. A abertura do certame ficou a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, bem como da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela e do fadista João Paulo Marques, convidado pela banda.

Coube ao presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, dar as boas-vindas aos visitantes da Feira da Luz, garantindo que os “esperam seis dias de celebração do que é viver em Montemor-o-Novo e no seu território.” O presidente destacou ainda a importância do certame, indispensável para a divulgação do concelho e também da própria região do Alentejo.

Durante esta abertura, intervieram ainda Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, entidade parceira do Município de Montemor-o-Novo na organização da Feira da Luz, e António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo (CCDR Alentejo).

As imagens da sessão de abertura do evento e do concerto de Nena para ver na galeria abaixo:

Prémios Europeus do Desporto para a inclusão com candidaturas abertas

Os prémios Europeus do desporto para a inclusão, BeInclusive, têm candidaturas abertas até dia 28 de setembro.

Este é um prémio que pretende dar visibilidade e apoiar as práticas desportivas inclusivas, com destaque para modalidades desportivas que incluem refugiados, pessoas com deficiência, entre outros.

Podem candidatar-se a estes prémios, associações ou clubes desportivos, desde que tenham uma entidade jurídica. Os prémios estão divididos em três categorias: Quebrar Barreiras, Promover a igualdade de género no desporto e Desporto para a paz.

Para cada uma das categorias, o vencedor recebe um prémio de 10 mil euros.

Este prémio é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

 

GNR de Évora deteve suspeito pelo crime de homicídio voluntário na quarta-feira

O Comando Territorial da GNR de Évora,  efetuou ontem, quarta-feira, 30 de agosto, no âmbito da sua atividade operacional, duas detenções, uma pelo crime de homicídio voluntário in consumado e outro por condução sem habilitação legal.

Foram registados ainda quatro acidentes de viação, dos quais uma colisão, um despiste e dois atropelamentos, dos quais resultou um ferido leve.

A GNR registou ainda dois incêndios rurais, nas localidades de Pardais e Reguengos de Monsaraz, tendo ardido, essencialmente, pasto.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: dois crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade, dois contra o património e um previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 46 infrações relativas à legislação rodoviária e três à legislação ambiental.

2º edição da revista “SMEA” lançada dia 2 de setembro

A segunda edição da revista “SMEA” (Semear em Montemor Estrategia Alimentar) vai ser apresentada, na sala de conferências da Apormor, em Montemor-o-Novo, no dia 2 de setembro, sábado.

A sessão de abertura, marcada para as 17 horas, está a cargo do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão,  seguindo-se uma breve intervenção da equipa editorial da revista, com Joana Torgal, de modo a demonstrar os principais objetivos e motivos que estiveram na base desta edição da revista. Para comentar alguns dos artigos, irá estar presente a professora Maria João Freitas, socióloga, consultora e facilitadora da Collaborative Consulting.

Esta iniciativa termina com um momento de conversa, tendo como destaque produtos locais.

Olímpio Galvão: “peço que toda a gente aceite a Feira da Luz e venha ser feliz”

O Parque de Exposições e Feiras de Montemor-o-Novo volta a ser palco de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, que arrancou na noite de ontem, 30 de agosto, com um concerto de Nena, no palco principal.

O presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão, que lembra que esta é uma feira “oferecida à população”, assegura que é difícil planear todo o evento, sobretudo, tendo com conta “as dificuldades da contratação pública”. “Quase todos os trabalhadores da autarquia têm parte nesta implementação, na manutenção e até no que é o desmanchar da feira, nos dias seguintes. Passa por todos e, por isso, peço que toda a gente aceite a Feira da Luz, que venha ser feliz, encontrar ou reencontrar os amigos e desfrutar deste ambiente magnífico”, diz o autarca.

Por outro lado, Olimpío Galvão garante que a exposição “Olhares sobre Montemor”, disponível, por esta ocasião, para visita no pavilhão de exposições, superou todas as expectativas: “estes trabalhos que nos são apresentados, quer por artistas da nossa terra, quer por outros internacionais, estes vários olhares sobre Montemor-o-Novo, acho que superam muito as nossas expectativas”. Através da exposição, explica ainda, os visitantes terão oportunidade de “passear pelas ruas de Montemor”, pelo que o autarca considera que a mostra “vai ter um grande impacto”.

A Feira da Luz volta a contar com um cartaz de espetáculos que procura chegar a todos os públicos. Ainda assim, Olímpio Galvão diz ser “impossível” agradar a toda a gente: “só se cada um trouxer o seu telemóvel com auriculares e escolher a música que quer ouvir no Spotify”. “Tentamos agradar a todos os públicos, mas é impossível que toda a gente goste de todos os espetáculos de todos os dias, agora é claro que isso tem de ser conjugado também com uma perspetiva orçamental do evento”, diz ainda.

Na Expomor, que continua a ser a maior exposição de animais vivos do país, este ano, como revela o presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas, há duas raças bovinas que se apresentam pela primeira vez. Tratam-se de “uma raça japonesa, que dizem que é a melhor carne do mundo”, e de outra americana, “apresentada há três anos, na Jornada da Muralha, em Évora”.

Até há cerca de oito ou nove anos, revela Joaquim Capoulas era mais complicado, que hoje em dia, organizar a Expomor, até porque, antes, a APORMOR tinha de “pedir às pessoas” para levar até Montemor os animais. Agora, é ao contrário: “é atender as necessidades dos criadores e das associações de criadores”.

Hoje, e à semelhança do que aconteceu no ano passado, a APORMOR vai levar as crianças e jovens até ao campo. Desta feita, a iniciativa conta com algumas surpresas.

O certame, que “projeta o território e os seus produtos endógenos”, é, segundo o presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, uma das maiores feiras realizadas no Alentejo, durante o verão. “É uma feira que devemos procurar valorizar e incentivar a que possa continuar”, diz ainda.

Esta quinta-feira, 31 de agosto, na Feira da Luz, e entre muitos outros atrativos, Blaya vai levar a sua energia contagiante ao palco principal. No Palco Tasquinhas, a animação musical vai estar a cargo de um Coletivo da Oficina de Produção.

Para além da música, na Feira da Luz/Expomor, não faltam exposições e concursos de gado, exposições culturais, atividades desportivas, atividades recreativas, workshops e muita diversão, até à próxima segunda-feira, dia 4 de setembro.

Alguns momentos da atuação de Nena para ver nos vídeos abaixo:

Alandroal com festa em honra de Nossa Senhora da Conceição até segunda-feira

Alandroal está em festa entre hoje, 31 de agosto, e segunda-feira, 4 de setembro, com as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Conceição.

Com uma oferta diversificada, estas festas, que se realizam nos “moldes habituais”, revela o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, são um “marco importante” no concelho, numa altura de “retorno ao trabalho”, depois das férias, e de “reencontro de famílias e amigos”. “O nosso investimento com estas festividades tem-se mantido constante, ao longo dos anos, e voltamos a procurar ter artistas de qualidade e uma oferta diversificada”, adianta.

Para além dos habituais espetáculos musicais “de qualidade”, estas festas contam com tasquinhas, promovidas pelas associações concelho, e um programa alargado de atividades desportivas, culturais, religiosas e tauromáquicas, com largadas e garraidas.

No que toca aos espetáculos musicais, que decorrem na Praça da República, o maior destaque vai, amanhã, para a atuação de Syro e, no sábado, para os Expensive Soul. No domingo, é apresentado um espetáculo de tributo aos U2.

Em paralelo, no castelo da vila, é promovido mais um Festival da Juventude. “É um festival que é desenvolvido em parceria com as associações, e em especial a associação jovem do concelho. Todo o programa é suportado pelo município, mas é uma escolha dos jovens”, explica ainda João Grilo.

Neste primeiro dia, as festas começam às 21 horas, com um tríduo preparatório à Festa da Imaculada Conceição, na Igreja Matriz de Alandroal. Às 23 horas, abre o Espaço Discoteca, no castelo, onde atuam Zé Pedro Sousa e o DJ Brat.

Conheça o programa completo:

Blaya esta quinta-feira na Feira da Luz/Expomor

Na noite desta quinta-feira, dia 31 de agosto, vai atuar no Palco Principal da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, a partir das 22 horas, a cantora, compositora e dançarina luso-brasileira, Blaya.

No palco Tasquinhas vai haver, à meia-noite, um concerto com o coletivo da oficina de Produção.

São várias as atividades que vão decorrer ao longo do dia como oficinas de artesanato, exposições, como o “Ciclo do Linho”, dinamizadas pela associação “A Ciranda”, no espaço Brincafeira.

Ás 17 horas vai ter lugar no recinto da APORMOR “Os Jovens Juntos pelo Mundo Rural” que surge no âmbito do protocolo APORMOR Jovem/RCM.

Ao final da tarde o “Recinto da Feira” vai receber uma demonstração de Desportos de Combate: o Kickboxing e o Kempo, organizada pela Associação 7050 Jovem e o Atlético Clube de Montemor.

A partir das 23 horas vão passar DJ’s para animar o espaço RCM Spot – Noite Jovem.

A programação completa para ler aqui:

9h00 | Auditório APORMOR e APORMOR Arena

> Curso de Juízes da raça bovina Charolesa e Observação de animais

Org.: APCRBC

10h00 | Brincafeira

> Exposição + Atelier + Jogos didáticos

Projeto ‘Há Vida no Rio Almansor’

Org.: Município de Montemor-o-Novo

Colaboração: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo

11h00 | Recinto da Feira

> Animação com Insufláveis

16h00 | Recinto da Feira

> Espaço Aventura

17h00 | Recinto APORMOR

> Os Jovens Juntos pelo Mundo Rural

Org.: APORMOR | Rugby Clube Montemor

18h30 | Espaço Artesanato

> Oficina de empalhamento com Tabua

Com Teresa Almeida

Org.: Associação “A Ciranda”

19h00 | Palco Mostras

> Sessão aberta Oficina de Teatro

Org.: Projecto Ruinas | Município de Montemor-o-Novo

19h00 | Recinto da Feira

> Demonstração de Desportos de Combate: Kickboxing e Kempo

Org.: Associação 7050 Jovem | Atlético Clube de Montemor

Apoio: Município de Montemor-o-Novo

21h00 | APORMOR Arena

> Bar Convívio (Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo) e Lounge RCM/APORMOR

21h00 | Pavilhão de Exposições

Exposição ‘Olhares Sobre Montemor’

> Demonstração de Aguarela ao vivo

Por João Casaca

Org.: Município de Montemor-o-Novo

21h00 | Espaço Centro Juvenil

> Impressão 3D

Org.: Município de Montemor-o-Novo

21h00 | Espaço Centro Juvenil

> Pintura de Graffiti

Org.: Município de Montemor-o-Novo 

22h00 | Palco Principal

> Concerto com Blaya

23h00 | RCM Spot – Noite Jovem

> DJ Slowminded

Org.: Rugby Clube Montemor 

24h00 | Palco Tasquinhas

> Concerto com Coletivo – Oficina de Produção

01h30 | RCM Spot – Noite Jovem

> DJ Fifty

Org.: Rugby Clube Montemor

03h00 | RCM Spot – Noite Jovem

> DJs Doubleman

Org.: Rugby Clube Montemor