Skip to content

Henrique Lopes: “inovação” é o termo que melhor define a Feira da Luz 2023

A Feira da Luz/Expomor está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Montemor-o-Novo, para seis dias de festa, de 30 de agosto a 4 de setembro.

O certame que, habitualmente, conta com a participação “de mais 300 expositores” e a visita de “milhares” de pessoas, e que é já “uma referência importante” na região, a vários níveis, lembra o vice-presidente da Câmara de Montemor, Henrique Lopes, é organizado, uma vez mais, pela autarquia em parceria com a Apormor, a Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo.

Este, que é um evento “importante na divulgação e promoção da atividade económica, cultural, recreativa e social”, que proporciona “oportunidades de negócio, de investimento e de troca de contactos”, conta ainda com um “vasto e diversificado programa”, que inclui espetáculos, exposições culturais e pecuárias, “uma feira de cariz mais tradicional e de atividades económicas e agrícolas, iniciativas de caráter desportivo, uma feira do livro, concursos, artesanato, ateliês, etc”.

Assegurando que “inovação” é o termo que melhor define esta edição da Feira da Luz/Expomor, Henrique Lopes destaca também a “componente da tradição à modernidade” e a oportunidade que é criada para sejam “reforçados os afetos, as memórias, a intergeracionalidade e os encontros”, no decorrer do certame.

O vice-presidente da Câmara, que garante ainda que Montemor “sabe receber muito bem”, não tem dúvidas que a Feira da Luz potencia a visita daqueles que podem vir a escolher o concelho para morar. O certame contribui para que, de alguma forma, as pessoas “se possam apaixonar por este território”, tornando-o num território “de paragem e não só de passagem”.

A juntar aos espetáculos já anunciados – com Nena, Blaya, Pedro Mafama, Tito Paris, Ana Bacalhau e Miguel Gameiro & Pólo Norte a pisarem o palco principal da Feira da Luz/Expomor -, o evento vai ainda contar com muitas outros atrativos, como “a habitual dinâmica” das associações do concelho.

A esperança é que o evento possa “crescer cada vez mais”, contribuindo para que possa dar também “uma visão mais integrada e holística” do território.

Tendo Montemor o maior encabeçado de gabo bovino do país, Henrique Lopes lembra ainda a importância dos eventos promovidos pela Apormor no decorrer da Feira da Luz/Expomor: “no contexto da Apormor, há eventos de grande relevância, dos quais salientava, entre muitos outros, o leilão, que é um já um exemplo de excelência de dinâmica económica”.

Compartilhe este artigo: