Simpósio Europeu de Bem-Estar Animal decorre em Bruxelas e online

O segundo simpósio Europeu de Bem-Estar Animal que vai decorrer dia 20 de setembro, em Bruxelas e via online, pretende focar a situação do bem-estar animal no quadro da União Europeia (UE).

Esta segunda edição, que pretende ser um fórum de interesse a nível internacional para todos os elos da cadeia produtiva do setor da carne, vai contar com a presença de cientistas, técnicos, produtores, certificadores, agricultores e diversos stakeholders da cadeia que vão debater e analisar, do ponto de vista científico e técnico, como está o bem estar-animal em toda a UE.

Ao longo do dia vão haver três debates, um primeiro que irá analisar a situação do bem-estar animal na produção pecuária na Europa e vai ter início às 9h50. O segundo tema a ser debatido está relacionado com a certificação dos animais e vai começar às 11h30. “Consumo e bem-estar animal” é o tema do terceiro e último debate do dia, que vai ter lugar às 14h.

As inscrições para este simpósio são gratuitas e pode fazê-lo online.

Oficina da Criança promove manhã dedicada à canoagem

A Oficina da Criança promoveu ontem, 21 de agosto, uma manhã diferente na Barragem dos Minutos para os mais novos. Foi no âmbito do Programa de Férias 2023 que as crianças do Município de Montemor-o-Novo puderam praticar canoagem nas águas dos Minutos.

Nesta atividade, as crianças foram acompanhadas pelas técnicas da Oficina da Criança e por técnicos da Unidade de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, de forma a garantir a sua segurança. 

Mais de 20 mil alunos vão estudar este ano com manuais escolares digitais

Mais de 20 mil alunos, do 3.º ao 12.º ano, vão estudar, já a partir do novo ano letivo, com manuais escolares digitais, segundo um projeto-piloto lançado pelo Governo, que pretende substituir, gradualmente, os manuais em papel.

Os manuais digitais vão chegar, este ano letivo, a 160 escolas, sendo que caberá a cada direção dos Agrupamentos decidir quando deve ser feita a troca dos manuais em papel, segundo o Ministério da Educação.

“Há escolas que optaram por ter todas as turmas de um mesmo ano de escolaridade ou até de mais de um ano de escolaridade envolvidas (neste projeto-piloto). Noutras, por questões de opção da própria escola, decidiram envolver apenas algumas turmas de alguns anos de escolaridade”, revela o Ministério da Educação.

O projeto-piloto “Manuais Digitais” encontra-se na sua quarta fase e integra cerca de 1.100 turmas e cerca de 21 mil alunos.

O número de alunos que utiliza manuais digitais quase que duplicou em relação ao ano passado, sendo que no ano letivo de 2022/23, este modelo chegou a 11.437 alunos de 575 turmas de 68 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.

No início do passado ano letivo, o ministro da Educação, João Costa, revelou que esperava que, até 2026, todas as escolas tivessem manuais digitais, defendendo, no entanto, a importância de manter o contacto com os livros em formato papel entre os alunos mais novos.

 

Este é o cartaz da Feira da Luz/Expomor

O Parque de Exposições e Feiras de Montemor-o-Novo vai acolher, de 30 de agosto a 4 de setembro, mais uma edição da Feira da Luz/Expomor.

No primeiro dia do evento, 30 de agosto (quarta-feira), Nena é quem vai fazer as honras do palco principal. No dia seguinte (31 de agosto) vai ser a vez da artista Blaya subir ao palco. Já no dia 1 de setembro (sexta-feira), cabe a Pedro Mafama, autor da música mais tocada no Spotify em Portugal, agitar o recinto da Feira da Luz.

A noite de 2 de setembro (sábado) fica reservada para  a multiculturalidade, ao ritmo do criolo de Tito Paris. No domingo, dia 3 de setembro, é Ana Bacalhau quem irá animar o público.

O encerramento da Feira da Luz/Expomor deste ano, irá estar entregue a uma das maiores bandas nacionais do século XXI Pólo Norte e Miguel Gameiro, no dia 4 de setembro (segunda-feira).

Também no Palco Tasquinhas, a música se vai fazer sentir, num espaço acolhedor para vários géneros musicais e para vários artistas, entre os quais Mambo Jambo (30 de agosto), Coletivo Oficina de Produção (31 de agosto), DJ’s Rich e Mendes (1 de setembro), Pearl Band (2 de setembro) e Omiri (3 de setembro)

Para além da música, vão haver exposições e concursos de gado, exposições culturais, atividades desportivas, recreativas, workshops e diversões.

António Telles, João Moura Jr. e João Salgueiro da Costa na corrida da Feira da Luz

António Telles, João Moura Jr. e João Salgueiro da Costa entram em praça, a 3 de setembro (domingo), na tradicional corrida da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo.

Nesta corrida, pegam os seis touros da ganadaria Veiga Teixeira os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, capitaneados por António Pena Monteiro.

Com início às 18 horas, a corrida será abrilhantada pela Banda Filarmónica Carlista. Os bilhetes vão estar à venda a partir de 31 de agosto, das 15 às 20 horas, na bilheteira da Praça de Montemor-o-Novo, sendo que as reservas podem ser feitas através do número 300 505 171.

No sábado, dia 2 de setembro, também na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, haverá variedades taurinas, a partir das 18 horas. A organização dos eventos é da responsabilidade da empresa Montemor é Praça Cheia.

Moinhos de Santo António reabilitados em Viana do Alentejo

Os antigos Moinhos de Santo António em Viana do Alentejo vão ser reabilitados para dar lugar a um novo projeto imobiliário, intitulado de “Hotel a Moagem”, com um piso térreo, vários pátios e jardins, assim como zonas sociais, restaurante e piscina. Quanto aos pisos superiores estes serão compostos por 11 quartos com instalações sanitárias.

Segundo foi anunciado trata-se de uma proposta arquitetónica de Gonçalo Queirós Carvalho, que mantém a estrutura edificada, o que remete a infraestrutura técnica necessária para a utilização como alojamento para espaços novos.

 

Desânimo e falta de apoios no setor agrícola são “grandes”, diz Joaquim Capoulas

O futuro do setor agrícola não se perspetiva com bons olhos, uma vez que sem apoios são poucas as pessoas que querem continuar no campo, o que está a tornar “o agricultor uma espécie em vias de extinção”, revela o presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas.

Joaquim Capoulas tem noção de que a vida no campo é difícil e por essa mesma razão são precisos mais apoios.

O desânimo tem sido geral, já que a ausência dos apoios do governo tem sido grande, tal como o seu interesse pelo meio rural. Para Joaquim Capoulas “o governo só agora está a tomar consciência do que são as dificuldades das pessoas que estão no campo e o risco de abandono do território”.

Na visão de Joaquim Capoulas o interesse do governo pelo território rural  “já veio muito tarde, porque muitos dos efetivos já foram vendidos e outros estão a caminho, porque as pessoas não têm hipótese de alimentar e sustentar os animais.”

Apesar das reservas financeiras e da vontade dos agricultores, para manterem de pé o território rural, seja pouca, a Apormor tem deixado “mensagens de alento aos homens do campo e ao setor da pecuária, na tentativa de salvar o que resta dos efetivos.”

GNR de Évora registou quatro acidentes esta segunda-feira

O Comando Territorial da GNR de Évora registou esta segunda-feira, 21 de agosto, quatro acidentes, sendo uma colisão, dois despistes e um atropelamento, dos quais resultaram dois feridos leves.

No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências: um crime contra as pessoas, três contra a vida em sociedade, três contra o património, um contra maus tratos a animais de companhia e um por crimes previstos em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 36 infrações relativas à legislação rodoviária e duas à legislação ambiental.

Ao longo desta semana a GNR está a desenvolver ações no âmbito da prevenção criminal, ambiental e rodoviária.

Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas já tem candidaturas abertas

O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, promovido pelo IPDJ, o Instituto Português do Desporto e Juventude, vai ter as candidaturas abertas até novembro. Este programa que é desenvolvido há já vários anos, conta, desta vez, com um reforço orçamental de um milhão e meio de euros, para as candidaturas de todo o país, revela Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ.

Miguel Rasquinho explica que, através deste programa, pretende-se, acima de tudo, “defender o meio ambiente e promover boas práticas ambientais, num vasto leque de atividades que podem ser desenvolvidas.”

Tendo em conta que o voluntariado, atualmente, tem um grande valor nos currículos dos jovens, Miguel Rasquinho apela às autarquias, associações e outras entidades para que candidatem projetos, a serem desenvolvidos pelos jovens.

Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude que tem candidaturas abertas até novembro, para projetos de associações, autarquias, corporações de bombeiros, entre outros, a serem desenvolvidos pelos jovens, na promoção de boas práticas ambientais e defesa do meio ambiente.

Cabrela com festas reforçadas com primeiro Alentejo World Heritage Festival

Cabrela prepara-se para ser palco da primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, por onde vão passar artistas de renome, que dão vida e alma às três principais tradições musicais da Península Ibérica, reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o Fado, o Cante Alentejano e o Flamenco.

Este festival decorre em simultâneo com as tradicionais festas de verão daquela vila do concelho de Montemor, entre sexta-feira e domingo, de 25 a 27 de agosto, sendo que, nesse sentido, o diretor do festival, David Lopes, assegura que o objetivo é “contribuir para esta tradição”, considerando que a organização é apenas uma “convidada” destes festejos.

Para David Lopes, este festival será a oportunidade de levar as pessoas dos grandes centros urbanos até ao interior, para que possam descobrir, entre outras coisas, “a sua beleza”.

O pontapé de saída para a realização deste festival foi dado em abril, quando os artistas, que se apresentam num concerto de música sefardita, foram aplaudidos de pé, por todos aqueles que se encontram na igreja de Cabrela.

O ponto alto deste primeiro Alentejo World Heritage Festival, promovido pela Égide – Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler, será um concerto, no dia 26, com Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

Francisco Laranjeira conquista prata nos Europeus de surdos

O atleta elvense Francisco Laranjeira sagrou-se ontem, segunda-feira, 22 de agosto, vice-campeão europeu nos 10.000 metros para surdos. A competição decorre até sábado em Szczecin, na Polónia

Francisco Laranjeira foi apenas batido pelo sueco Otto Kingstedt, que se sagrou campeão em 30.33,45 minutos. Já o elvense cortou a meta em 32.36,92 minutos, conquistando, assim, o título de vice-campeão europeu de 10 000 metros.

Francisco Laranjeira volta a entrar em ação na quinta-feira, 24 de agosto, nos 5000 metros.  Atleta do Grupo Desportivo de Diana, de Évora, Francisco Laranjeira é treinado por João Ferrão.