Rota dos Petiscos volta a dinamizar restauração de Arronches

Camarão frito, amêijoas à Bulhão Pato, polvo e bolinhas de alheira são apenas algumas das iguarias que, até ao próximo dia 20, têm o seu destaque nos restaurantes do concelho de Arronches, no decorrer de mais uma Rota dos Petiscos, promovida pela Câmara Municipal.

Com o objetivo principal de “promover a gastronomia local”, explica a vereadora Maria João Fernandes, a autarquia voltou a convidar os estabelecimentos a aderir à iniciativa, que vai já na sua quinta edição. “Procuramos trazer mais gente de fora, aqui ao nosso concelho, para provar estas iguarias de verão”, adianta.

Procurar que os restaurantes, que têm manifestado que esta é uma iniciativa importante, tenham “uma maior adesão de clientes”, adianta a vereadora, é outro dos objetivos desta Rota dos Petiscos. “Os restaurantes aderem com bom agrado e manifestam sempre que é uma atividade de que as pessoas gostam”, assegura.

Ao longo de todo o ano, e a par desta iniciativa, são várias as quinzenas gastronómicas promovidas pelo Município de Arronches. Ainda que, no final de cada uma dessas quinzenas e desta Rota do Petisco, a autarquia procure reunir com os estabelecimentos, para fazer uma avaliação das iniciativas, Maria João Fernandes garante que o balanço tem sido sempre “muito positivo, segundo o feedback dos restaurantes”.

Esta quinta edição da Rota dos Petiscos, nos restaurantes aderentes do concelho de Arronches, e que faz parte da marca Arronches com Sabor – Cozinha com Alma, teve início na passada sexta-feira, 11 de agosto.

Évora: Tomás Wallenstein e outros artistas animam o fim de tarde este sábado

Desde o início do mês de agosto que a música e o cinema estão em destaque na programação de Verão da Câmara de Évora que tem vindo a decorrer entre todas as quinta-feiras e domingos.

Este sábado, 19 de agosto, vai atuar a Banda do Grupo União e Recreio Azarujense na praça 1º de Maio. Éme e Moxila são os artistas que vão animar o público no  pátio do salema. Já o jardim público vai receber Tomás Wallenstein, vocalista de Capitão Fausto.

A pensar nos mais pequenos, esta iniciativa tem promovido atividades nesse sentido e na manhã do próximo sábado, 26 de agosto, vai decorrer uma animação de rua intitulada de “Passarulhos”, que tem início marcado para as 10h30.

Para setembro ficou ainda reservada a edição deste ano do “Artes à Rua”, que vai decorrer entre 5 e 10 de setembro.

Arquivo Municipal promove exposição “Um Mês. Uma História.”

A Exposição “Um Mês. Uma História.”, organizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e o Arquivo Municipal, está patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo até dia 31 deste mês e pode ser visitada das 10h ao 12h30 e das 14h às 18h.

A partir desta iniciativa o Arquivo Municipal pretende dar a conhecer e potenciar a valorização do património, através de uma história diferente em exposição, a cada mês.

Expomor vai ter novas raças de animais expostas

A Expomor, certame dedicado à pecuária, que acontece em simultâneo com a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, vai manter os concursos do ano passado, mas são esperadas novas raças de animais.

No ano passado o número de expositores foi elevado e ao que tudo indica este ano tudo se está a encaminhar para que seja da mesma forma.

Neste evento, que é um dos pólos mais importantes de vendedores e compradores de gado vivo, em Montemor, “os concursos vão-se manter iguais e muitas das raças dos anos anteriores também, no entanto são esperadas novas raças de animais”, refere o presidente da associação, Joaquim Capoulas.

Os produtores de genética são um dos grupos de produtores que vão marcar presença na exposição de pecuária da Expomor.

Este evento dedicado à pecuária decorre entre 30 de agosto e 4 de setembro.

Anjos no encerramento das Festas de Coruche este sábado

As Festas de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, terminam este sábado, 19 de agosto, num programa que decorre desde o passado dia 6, com organização conjunta do Município de Coruche, Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e Comissão de Festas de Coruche.

A programação deste último dia abre às dez e meia da manhã, com uma prova de condução de cabrestos e boi da guia, na Vinha das Baleias. No mesmo local, às 11.30 horas, decorre uma picaria à vara larga. Às 18.30 horas, há uma tourada à corda com pastores e capinhas, da ilha Terceira (Açores), nas ruas dos Bombeiros Voluntários e do Couço.

A última noite, tem a atuação de Tucha, às 22 horas no Palco Praça; concerto com os Anjos, às 23 horas, no Palco Rio; espetáculo pirotécnico de encerramento das festas, à uma da manhã, na Frente Ribeiro do Rio Sorraia; e animação no espaço tertúlia, organizada pelo Grupo de Forcados Amadores de Coruche, na Tertúlia dos Forcados, a partir da uma e meia da manhã.