Vila Galé investe 13 milhões em hotel para crianças em Beja

O Vila Galé Nep Kids, localizado em Beja, é um hotel pensado e construído de raiz para o público infantil, onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças.

Com um conceito inovador e único em Portugal, onde tudo é direcionado para os mais novos, esta unidade conta, na primeira fase, com 80 quartos familiares, com capacidade para dois adultos e duas crianças, alguns com beliches e escorrega, parque aquático com várias piscinas exteriores, um lago com “gaivotas/pedalinhos” em forma de unicórnios e cisnes e ilha do Nep, uma pista de condução, slide, paredes de escalada, trampolins, carrossel, salas de cinema e de videojogos, discoteca, brinquedoteca, parque infantil, campos polidesportivo, de beach ténis e de padel e decoração dedicada à pequenada.

Tendo como tema os contos infantis, em cada quarto é possível ouvir uma história através de um QR code. E há uma forte inspiração no Nep, o Neptuno que é a mascote dos kids clubs dos hotéis Vila Galé, associado à proteção dos mares e à sustentabilidade.

Foram também feitas parcerias com diferentes entidades como os Bombeiros Voluntários de Beja, o Museu da Carris, a Fundação Portuguesa das Comunicações, o Museu Militar de Elvas e a Guarda Nacional Republicana, permitindo que no Vila Galé Nep Kids haja um carro de bombeiros, uma ambulância, um jipe da GNR, um autocarro e um elétrico, todos em tamanho real, para as crianças brincarem, além de um Museu dos Correios.

Diariamente, há ainda um vasto programa de animação diurna e noturna, com atividades como ateliês de modelagem, de pintura e têxtil, karaoke ou discoteca, assegurado por uma equipa de animadores experientes e dinâmicos.

O Vila Galé Nep Kids oferece também um restaurante, o Versátil, com carta para crianças com opções saudáveis, Carta NEP com menus infantis, pizzas e pastas, entre outras opções, e ainda o Bar Fidelio, em forma de balão de ar quente, onde as crianças têm à escolha inúmeras bebidas sem álcool como Nep Bubbles (sumo de uva frisante), mocktails Nep ou Mentiroskas de frutas; e o Motobar, junto à piscina.

Já o spa inclui piscina interior e propostas para os mais novos como a ‘Massagem da Sereia’ e ‘do Pirata’, a ‘Cafuné’ ou a ‘Pezinhos felizes’, além de propostas para desfrutar em família.

“Ter uma oferta totalmente desenvolvida a pensar nas crianças foi a prioridade no Vila Galé Nep Kids, um projeto que era um sonho que queríamos concretizar há muito tempo. A Vila Galé sempre teve um posicionamento muito focado no turismo de famílias, mas acreditamos que este hotel, que tem um conceito único e totalmente inovador, vem reforçar muito a nossa oferta para esse público e é um paraíso para os mais novos”, sublinha o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

O Vila Galé Nep Kids mereceu um investimento de 13 milhões de euros e gerou 40 postos de trabalho. E fica no Clube de Campo Vila Galé, perto de Beja, herdade onde o grupo tem outras duas unidades: o Vila Galé Collection Monte do Vilar, um agroturismo de charme vocacionado para maiores de 16 anos, aberto desde 1 de abril; e o Vila Galé Alentejo Vineyards, um hotel dedicado ao enoturismo, olivoturismo, gastronomia e experiências gastronómicas e de enologia (provas de vinhos/formação).

Nesta propriedade, onde produz os vinhos e azeites Santa Vitória, tem plantações de frutas e criação de gado, o grupo alia assim três conceitos de alojamento diferenciados, mas complementares, captando novos públicos e segmentos. Todas as unidades podem ainda tirar partido da diversidade de propostas disponíveis na herdade, como visitas e provas de vinhos e azeites, atividades equestres, experiências no campo, piqueniques, passeios de balão de ar quente, canoagem, birdwatching, entre outras.

Somando 31 hotéis em todo o país, este ano, o grupo investiu no total cerca de 50 milhões de euros em quatro novos hotéis em Portugal, já todos a funcionar: Vila Galé Collection São Miguel, Vila Galé Collection Tomar, Vila Galé Collection Monte do Vilar e Vila Galé Nep Kids.

Regressa em setembro, Run Castle atrai centenas de atletas a Montemor

As inscrições para a edição deste ano do Run Castle, em Montemor-o-Novo, marcado para 24 de setembro, já se encontram abertas.

A prova, que se divide num Trail Running, de 17 quilómetros, um Mini Trail de dez e uma Caminhada de oito, é organizada pelo Atlético Clube de Montemor-o-Novo. Nos últimos anos, a competição tem conseguido atrair atletas, para além da região de Évora, de Lisboa, Montijo e Barreiro.

O Run Castle foi retomado no ano passado, com quase 500 atletas, depois de tempos difíceis de pandemia, recorda o presidente do clube. Nesta nona edição, Nuno Chapa espera que se consiga ultrapassar esse número. Esperandando também que este volte a ser “um grande convívio”, Nuno Chapa diz ainda que, com a prova, procura-se “dinamizar o concelho de Montemor e apoiar o turismo e a restauração”.

Para além dos vários brindes oferecidos aos participantes, será entregue uma medalha a todos aqueles que concluam a prova. As inscrições na prova, abertas até dia 11 de setembro ou até que sejam alcançadas as 750 inscrições pagas, podem ser feitas, no site do Trilho Perdido.

Na organização da prova, o Atlético Clube de Montemor-o-Novo conta com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Associação de Atletismo de Évora e GNR.

Piquenique e muitas atividades a 11 de agosto na Barragem dos Minutos

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo vai até à Barragem dos Minutos, no próximo dia 11 de agosto, oferecendo aos mais novos um dia diferente, cheio de divertidas atividades e até com uma observação diurna de estrelas, promovida pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz.

Os jovens vão poder, por esta ocasião, participar num piquenique e fazer canoagem, jogar ao mata, fazer paddle surf e conhecer o jogo das ODS.

As atividades são destinadas a maiores de 14 anos, podendo as inscrições ser feitas até 8 de agosto, presencialmente, no Centro Juvenil, ou por email (juventude@cm-montemornovo.pt).

Formações de desenho infantil preencheram sábados na Biblioteca Almeida Faria

Entre 8 e 29 de julho, a Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, recebeu a formação “O Desenho Infantil Como Expressão Autobiográfica”, coordenada por Alexandra Jesus, sob organização da Trimagisto.

Nestas quatro sessões da formação, destinada a pais, animadores, educadores, professores e curiosos, os participantes foram levados a entender os desenhos das crianças como uma forma de expressão, um “alfabeto plástico próprio” que por elas é adotado.

“Como tal, cabe-nos também a nós adultos entender essa forma de comunicação bastante caraterística, no qual o papel é, muitas vezes, visto pela criança como um território de inúmeras possibilidades narrativas. Não através da palavra, mas através do desenho”, revela o Município de Montemor.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Testosterona em destaque no “De Boa Saúde”

A testosterona é a principal hormona masculina, sendo responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais no homem e de características como crescimento da barba, engrossamento da voz e formato masculino do corpo.

Depois dos 50 anos é normal haver uma diminuição na produção de testosterona, dando origem à andropausa, que é semelhante à menopausa das mulheres, mas nos homens.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes revela que tomar testosterona, aquando da sua diminuição só depois de consultar um endocrinologista.

Este é o tema da edição desta semana do programa “De Boa Saúde2, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

“Levantado do Chão Regressa a Casa” para o Festival de Lavre

No último dia do Festival de Lavre, ontem, 31 de julho, decorreu a conversa intitulada “Levantado do Chão Regressa a Casa” com vários participantes que se encontram ligados a José Saramago e à sua obra.

A convite da organização, o vereador com o pelouro da Cultura e Arte do Município de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, integrou o painel, com uma comunicação em torno do projeto intermunicipal Roteiro Literário Levantado do Chão. Por si, foi destacada a importância deste Roteiro como forma de promover o património histórico de todo o concelho e em particular da vila de Lavre.

A conversa foi moderada por Daniel Oliveira, que tem uma residência na vila de Lavre, e contou com bastante assistência, destacando-se a presença do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão. A primeira intervenção foi de Fernando Vendrell, o cineasta que também escolheu esta localidade para viver. Questionado pelo moderador, o realizador desvendou que o seu próximo projeto é um filme sobre a vinda de José Saramago para a vila de Lavre no final dos anos 70. Referiu que já havia participado nos percursos do Roteiro Literário Levantado do Chão, promovidos pelo Município de Montemor-o-Novo, e abordou a relevância deste projeto tanto para reavivar a memória da passagem do autor pela vila, assim como para promover a região e a sua identidade.

David Fryer, investigador da obra do Prémio Nobel, falou da sua relação com a obra e destacou como sempre referia aos seus alunos a passagem da visão das formigas sobre o assassinato de Germano Vidigal no posto da GNR de Montemor-o-Novo, e de como continua a gostar da obra que lhe permite descobrir sempre mais motivos para investigar. Afonso Reis Cabral, desafiado pelo moderador, falou do papel do escritor e da literatura, da sua ligação à reflexão sobre os problemas sociais e partilhou porque escolheu escrever sobre o caso Gisberta, no romance ‘Pão de Açúcar’, com o qual veio a ganhar o Prémio José Saramago.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Organização da Noite Branca condiciona trânsito na Rua de Aviz

A Rua de Aviz, em Montemor-o-Novo, vai estar encerrada ao trânsito nos dias 2, 4 e 7 de agosto, para a organização da Noite Branca, que terá lugar na sexta-feira, dia 4 de agosto. “Mais se informa que durante esse período irão ocorrer condicionamentos em alguns lugares de cargas e descargas”, revela a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Pedido à população para que não estacione as suas viaturas naquela rua, o Município lembra que a iniciativa “é organizada no âmbito do Protocolo Local 2023, desenvolvida pelo Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a ACDE-Associação Comercial do Distrito de Évora, enquanto medida de apoio ao comércio local”.

“Agradecemos a vossa colaboração e compreensão. Aproveitamos para vos convidar a participar na iniciativa”, diz ainda a autarquia.

Noite do Cante Alentejano esta terça-feira em Redondo

Imagem de arquivo

As Ruas Floridas, em Redondo, continuam a atrair milhares de pessoas; esta realização do povo da vila começou no sábado passado e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 6.

Para esta terça-feira, 1 de agosto, o programa marca, às 9.30 horas, abertura da exposição “Arranjos Florais em Papel”, na Biblioteca Municipal de Redondo; e, às 22 horas, Noite do Cante Alentejano, na Praça da República, com as presenças das Cantadeiras de Redondo, Grupo de Cantadores do Redondo e Trovadores de Redondo.

Na Praça da República, todos os dias deste certame, entre as 10 horas e a meia-noite, decorre a Mostra de Artesanato, Provas de Vinhos e Produtos Regionais.

A organização, para os visitantes das Ruas Floridas, aconselha a usar chapéu e calçado prático e confortável; uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30; manter-se hidratado e alimentar-se com frequência; e, nas horas de maior calor, procure ambientes frescos, arejados ou climatizados.

GNR de Évora registou esta segunda-feira 77 infrações rodoviárias e dois incêndios

O Comando Territorial de Évora da GNR registou esta segunda-feira, dia 31 de julho, na sua área de responsabilidade, três acidentes de viação, sendo uma colisão, um despiste e um atropelamento, dos quais resultaram danos materiais.

Foram ainda registados dois incêndios, um dos quais urbano, em Vila Viçosa, onde ardeu a cobertura e o palco do cineteatro; e um agrícola, em Borba, tendo ardido cerca de 500 m2 de pasto.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências: quatro crimes contra o património, dois contra as pessoas, dois contra a vida em sociedade e dois crimes previstos em legislação avulsa.

A GNR efetuou ainda uma detenção em flagrante delito, pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 77 infrações relativas à legislação rodoviária, cinco à legislação ambiental e três à legislação policial.

A GNR tem vindo a dar continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, Resina 2023, Floresta Segura 2023, Pica-Pau Exames Nacionais 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de Afogamentos e Operação Verão Seguro 2023.

“Circo” de Charlie Chaplin apresentado em cine-concerto em Montemor

As noites de verão, em todo o concelho de Montemor-o-Novo, são animadas, até final de agosto, com cinema ao ar livre, numa iniciativa promovida pelo Cineclube e Filmoteca de Montemor.

Esta terça-feira, 1 de agosto, a partir das 21h30, no Jardim Público da cidade, como revela Pedro da Conceição, responsável por estas sessões, há cine-concerto, com Catherine Mourisseau a acompanhar, ao piano, a exibição de “Circo”, um dos maiores clássicos de Charlie Chaplin. “Vai ser, com certeza, um dos momentos altos, com a oportunidade de se ver cinema ao ar livre, com música executada em tempo real”, assegura.

Seguem-se “O Pai Tirano”, a 8 de agosto, a ser exibido no Largo dos Paços do Concelho; o documentário “Patti Smith – A Poeta do Rock” é apresentado a 10 de agosto, no Jardim Público; “Ainbo – Espírito da Amazónia”, a 15 de agosto, na Quinta da Nora; e “Terra Que Marca”, no dia 17, no Jardim Público. O início das sessões acontece sempre às 21h30.

Pedro da Conceição considera que, em Montemor, já é “um hábito” ver cinema, pelo que as pessoas “aderem sempre” a estas sessões ao ar livre. A preocupação, diz ainda o responsável, é apresentar sempre filmes de todos os géneros e para todas as idades.

Em todas as freguesias do concelho, até 25 de agosto, é apresentado o filme “Alma Viva”, a primeira longa-metragem da luso-francesa Cristèle Alves Meira.

A programação completa destas sessões de Cinema ao Ar Livre em Montemor-o-Novo para conhecer na imagem abaixo: