Inscrições abertas para o 1.º Trail Vila de Campo Maior

Vem aí o 1.º Trail da Vila de Campo Maior. Numa organização do Campo Maior Trail Runners, em parceria com o Município, Juntas de Freguesias, Bombeiros Voluntários de Campo Maior e várias entidades locais, este promete ser um evento “diferenciador na vila”, diz Carlos Pepê, da organização. “Temos depositadas grandes expectativas, uma vez que temos já um conjunto vasto de parceiros”, acrescenta.

O objetivo do 1.º Trail Vila de Campo Maior é o de “promover a prática desportiva, de competição e não competição, mas também transportar os nossos atletas para o conhecimento mais profundo de Campo Maior, uma vez que temos um património muito alargado”, refere Carlos Pepê.

As provas começam no dia 7 de outubro, com uma atividade dedicada aos mais pequenos, a Kids Urban Run. Além da prova, haverá também um programa complementar com tertúlias desportivas e presença de atletas nacionais.

“No dia 7, iremos ter a abertura do secretariado para todas as distâncias da prova, na Casa da Flor, iremos ter grandes momentos ligados à cultura, às tertúlias desportivas, iremos convidar vários agentes desportivos e atletas da nossa região, e a nível nacional, para um momento de partilha. Iremos ter também uma feirinha do desporto e um conjunto de sorteios ao longo dos próximos meses, em que os atletas que se inscreverem na nossa prova podem depois ser agraciados com alguns dos prémios”, revela Carlos Pepê, do Campo Maior Trail Runners.

Já dia 8, é a vez dos adultos serem colocados à prova. As opções variam entre um Trail Longo, de 35 km, que partirá da aldeia histórica de Ouguela, um Trail Curto de 20km e um Mini Trail, de 12 km, para quem se quiser iniciar no Trail Running. Todos com percursos distintos mas a terminar no Castelo de Campo Maior.

Além destas opções, haverá ainda uma caminhada, onde há a expectativa de “juntar muitos dos nossos conterrâneos e das pessoas que nos visitem”, assume Carlos Pepê.

As expectativas são as de atingir os 600 participantes e para isso as inscrições estão já a decorrer para as provas que vão acontecer a 7 e 8 de outubro. Pode inscrever-se através das redes sociais do Campo Maior Trail Runners, dos diversos parceiros espalhados pela região ou na plataforma https://meutempo.pt/.

“Às 5ªs feiras no Castelo” de regresso a Arraiolos de 3 a 31 de agosto

A Câmara Municipal de Arraiolos e a Junta de Freguesia de Arraiolos, com a Direção Regional da Cultura do Alentejo e a Associação Dupla Personalidade promovem de 3 a 31 de agosto o evento “Às 5ªs feiras no Castelo”.

Trata-se de uma iniciativa onde se dá lugar à cultura e à arte, um hino às canções e à música, com lugar na Praça de Armas desse monumento histórico e magnífico, com mais de sete séculos de história, que é o Castelo de Arraiolos.

Em cada quinta-feira do mês de agosto existem as vozes e a emoção da música e das canções num ambiente admirável que, pela suas características, permite usufruir de momentos únicos.

No longínquo ano de 1305, D. Dinis outorgou com a Vila de Arraiolos representada pelos seus procuradores João Anes e Martim Fernandes, o contrato de edificação do Castelo.

Sete Séculos depois procuramos cimentar a nossa identidade cultural e recriar no nosso imaginário, novas lendas, dando lugar a mais “história” e fazendo com que o Castelo seja um monumento vivo.

Às quintas no Castelo inclui na sua programação: dia 03 de Agosto “Miguel Jaques”; dia 10 de agosto “Orquestra Etno Portugal”; dia 17 de agosto “Cristina Clara" , dia 24 de agosto: “LST-Lisboa String Trio com SofiaVitoria” e dia 31 de agosto “Rafael Oliveira“.

“Às 5.ªs Feiras no Castelo” é um desafio para um encontro de culturas que integra formas de expressão artística diferenciadas e as disponibiliza a todos os arraiolenses e visitantes, com um ciclo de espetáculos diversificado.

GNR de Évora registou 157 infrações rodoviárias este fim de semana

O Comando Territorial de Évora da GNR registou entre sexta-feira e domingo, de 28 a 30 de julho, na sua área de responsabilidade, 13 acidentes de viação, sendo seis colisões, cinco despistes e dois atropelamentos, dos quais resultaram um ferido grave, dois feridos leves e danos materiais.

Foram ainda registados três incêndios um dos quais urbano, em Alandroal, do qual resultaram danos num quadro elétrico; outro em veículo, em Arraiolos, que provocou danos no toldo e galera da viatura; e um último agrícola em Reguengos de Monsaraz, tendo ardido um total de 20 m2 de pasto.

A GNR efetuou ainda cinco detenções em flagrante delito, quatro pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito da criminalidade foram registadas dezoito ocorrências: quatro crimes contra o património, cinco contra as pessoas, cinco contra a vida em sociedade, dois crimes de maus-tratos a animais de companhia, um previsto em legislação avulsa e outro contra o Estado.

No âmbito contraordenacional registaram-se 157 infrações relativas à legislação rodoviária, cinco à legislação ambiental e três à legislação policial.

Ambiente em FM: Albufeira de Póvoa e Meadas tem agora guia de identificação de aves

Foi recentemente lançado o novo Guia das Aves da Albufeira de Póvoa e Meadas, da autoria de Gonçalo Elias e de Dinis Cortez, com a participação de António Manso e editado pela Colibri.

Através deste guia, que contou com o apoio do Município de Castelo de Vide, segundo explica José Janela, da Quercus, pretende-se dar a conhecer “os valores naturais deste concelho, que integra o Parque Natural da Serra de São Mamede e, em especial, da albufeira de Póvoa e Meadas, bem como estimular as pessoas a tomarem mais contacto com a natureza e a descobrirem as inúmeras espécies de aves que surgem na zona”.

Este guia contém “um inventário das espécies observadas, com dicas de identificação, indicação dos locais onde cada uma delas pode ser observada e informação sobre as épocas de ocorrência”.

O Guia das Aves da Albufeira de Póvoa e Meadas é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Montemor: Rua de Aviz “veste-se” de branco na sexta-feira à noite

A Rua de Aviz, em Montemor-o-Novo, “veste-se” de branco, na noite da próxima sexta-feira, 4 de agosto, numa iniciativa que, apesar de contar com animação musical, terá o seu foco principal na dinamização do comércio local.

Esta Noite Branca, que decorre entre as 19 horas e a uma hora da madrugada e que contará com diversos espetáculos musicais, é dinamizada pelo Município de Montemor, em parceria com as juntas de freguesia do concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora, no âmbito do Protocolo Local 2023, revela o vice-presidente da Câmara, Henrique Lopes.

A animação musical do evento vai estar a cargo de Dj Zingor, Laura e Stefan, em representação da Oficina de Produção do Centro Juvenil, e ainda de DoubleMan.

Para esta iniciativa, o público é convidado a comparecer vestido de branco. Henrique Lopes adianta ainda que, para além de serviço de bar, a festa, com uma “narrativa estética apelativa”, conta com a adesão de cerca de 15 estabelecimentos comerciais. “A rua será decorada com motivos brancos, incluindo as montras dos estabelecimentos”, remata.

Workshop de Banda Desenhada na Biblioteca Almeida Faria ainda com duas sessões

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, hoje, 31 de julho, bem como na próxima segunda-feira à tarde, volta a ser espaço para que os mais novos dêem asas à imaginação, em workshops de Banda Desenhada.

Diferentes daqueles que terminaram recentemente, em que se conseguiam produzir páginas de histórias de banda desenhada, explica o responsável pela iniciativa, Carlos Rafael Picamilho, nestes workshops de verão, com a duração de hora e meia, as crianças, a partir dos seis anos, terão oportunidade de trabalhar uma capa de um livro. “Eles constroem uma personagem, seja masculina, feminina, um super-herói, o que eles entenderem, e depois farão uma capa de banda semelhante à do cartaz que promove este workshop”, adianta.

Com recurso “a técnicas simples”, Carlos Rafael Picamilho, que revela que muitas crianças o têm surpreendido, garante que as conseguem, facilmente, produzir bons trabalhos. “Eles são autênticas esponjas. A forma como eu desenho também é muito simples, com traços simples, com técnicas acessíveis a qualquer pessoa e eles apanham aquilo muito bem”, acrescenta.

O objetivo destes workshops, diz ainda o responsável, é que as crianças se divirtam, desenhando sempre à sua maneira: “cada um tem o seu estilo, não há sempre a tendência de olharmos para o vizinho do lado e compararmos o que estamos a fazer”.

Estas sessões são destinadas a crianças a partir dos seis anos. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas através do email da Biblioteca Almeida Faria: biblioteca@cm-montemornovo.pt