Vila Viçosa: Kátia Guerreiro em concerto solidário a 25 de agosto no Santuário

A fadista Kátia Guerreiro apresenta-se em concerto, a 25 de agosto, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, pelas 22h30.

Trata-se de um concerto solidário, cujas verbas revertem em prol das obras de restauro do Santuário.“Este espectáculo assentará na generosidade da artista, que atuará sem qualquer custo, comprometida com esta nossa causa comum”, revela a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em nota de imprensa.

“Existirá um conjunto de despesas relacionadas com os meios técnicos e os músicos, mas acreditamos, com a generosidade de todos, que recolheremos um importante suporte financeiro para a concretização das obras”, lê-se ainda na referida nota.

A reserva de bilhetes, que já se encontram à venda na loja do Santuário, pode ser feitas através dos contactos 965 025 992, 966 832 781 ou 919 981 989.

“O número de lugares é limitado e tivemos a preocupação de atribuir aos bilhetes, valores que possibilitem o acesso do maior número possível de pessoas”, revela ainda a Confraria.

Torneio “Quim da Bola” termina com festa solidária em prol dos Bombeiros de Montemor

Imagem: Grupo União Sport (Facebook)

Jogam-se esta sexta-feira à noite, 28 de julho, as últimas partidas do 1.º Torneio de Futsal “Quim da Bola” no Estádio 1.º de Maio, em Montemor-o-Novo, promovido pelo Grupo União Sport.

A receita de bilheteira será canalizada para os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo. Para além dos jogos e entrega de prémios, há animação ao longo da noite, com DJ Toy, e porco no espeto.

Famílias “conquistam” Biblioteca Municipal de Montemor durante a noite

Foi no âmbito do Programa de Férias 2023 que teve lugar mais uma edição de “À Conquista da Biblioteca”. Durante a noite da passada quarta-feira, 26 de julho, as famílias puderam “conquistar” a Biblioteca Municipal Almeida Faria, participando em diversas atividades que agitaram não só as crianças, mas também os adultos.

Através de livros, jogos e muitos desafios lúdicos que colocaram os participantes a trabalhar e a pensar em conjunto, a animação foi uma constante ao longo das três horas de dinamização da atividade.

Chegada a meia-noite, o sucesso de “À Conquista da Biblioteca” estava à vista e podia ser comprovado pelos muitos sorrisos na cara dos mais novos, dos mais velhos e de todos os técnicos envolvidos.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Quando o alojamento não corresponde ao contratado, a Deco ajuda

Nesta época de férias, são muitas as pessoas que efetuam reservas em hotéis ou alojamentos, por telefone ou email, mas quando chegam ao local, as suas características não correspondem ao que foi reservado.

Neste sentido, a DECO aconselha a reclamar sempre e, independentemente da forma como fez a reserva deve fazer-se acompanhar de um documento escrito, o mais detalhado possível da reserva. Caso o alojamento não tenha as condições contratas, tente resolver com o proprietário do alojamento, caso a substituição não for possível, deve exigir uma compensação, como por exemplo, a redução do preço ou serviços adicionais.

Este é o tema em destaque esta semana na rubrica da DECO, com a jurista na Deco Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Elvas: Vila Boim em festa até segunda-feira

As Festas de Vila Boim, freguesia do concelho de Elvas, arrancam esta sexta-feira, 28 de julho, contando com muita animação musical, garraiadas e outros atrativos, até à próxima segunda-feira, 31 de julho.

A organização destas festas cabe à Associação Aboim Jovem. O presidente da coletividade, Carlos Leitão, revela que, este ano, as festas ”estão diferentes, mais dinâmicas, com muita adesão por parte de feirantes e foram pensadas em todas as faixas etárias, contando ainda com concertos, bailes, touradas, vários divertimentos, jogos e carrosséis, estando mais composta, em relação a outros anos”.

Outra das novidades é o facto de haver serviço de restauração, junto às festas, ou seja, “podem ver o espetáculo e jantar ao mesmo tempo”.  “Por isso, esperamos que todos se divirtam, aproveitem os quatro dias e desfrutem do trabalho que temos tido, mas que sabemos que vale a pena”, revela.

As Festas de Vila Boim arrancam hoje com “missa na Igreja de São João Batista, marcada para as 17 horas, seguindo-se uma garraiada, que era tradição e há muitos anos que não era feita”. “Decidimos este ano voltar a apostar nisso, com a ganadaria Irmãos Serpa, seguindo-se os espetáculos musicais de Xumbo Torto, Duo Jorge e Célia Dj Peat e Quintas”, adianta.

Já amanhã, sábado, 29 de julho, Carlos Leitão destaca “a arruada da Charanga das Fresquinhas, marcada para as 10 horas, que também vai animar uma garraiada, às 18 horas, e pelas 21 horas a Charanga volta a atuar, seguindo-se a atuação da Orquestra D’ Balho, A Kind of Queen e DJ Oskar”.

No domingo, as festas contam com uma missa e procissão em honra de Nossa Senhora dos Remédios e de São João Baptista, pelas 10 horas: “um momento religioso que conta sempre com muita adesão por parte da população”. Neste penúltimo dia volta a haver garraiada às 18 horas com a Charanga das Fresquinhas; às 22 horas atua o Grupo AR Musical, seguindo-se o concerto de ‘Quem é o Bob’ e Dj Cuba”.

As festas encerram na segunda-feira, 31 de julho, com uma largada de touros, pelas ruas da aldeia, às 18 horas, baile com Zé Pedro Sousa, às 22 horas, e, por fim, a atuação do Dj Dinga.

VEM: mais de dez espetáculos de videoarte apresentados em Montemor

No espaço experior do cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, o Espaço do Tempo acolheu, na passada quarta-feira, 26 de julho, durante a noite, a “Vem: Videoarte em Movimento”, uma produção da DuplaCena, que consiste na mostra de onze obras de artistas internacionais numa sessão de criação visual de 60 minutos.

Entre as onze curtas-metragens apresentadas, destaca-se a diversidade cultural, tendo sido exibidas obras de oito países diferentes: Alemanha, Bielorrússia, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Polónia e Portugal.

Esta exibição foi mais uma iniciativa inserida na programação das Noites de Verão, que, com o tempo a favor, levam a cultura até aos espaços ao ar livre, não só em Montemor-o-Novo, mas também nas freguesias.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

GNR de Évora registou esta quinta-feira quatro acidentes de viação

O Comando Territorial de Évora da GNR de Évora registou ontem, quinta-feira, 27 de julho, na sua área de responsabilidade, quatro acidentes de viação, sendo dois despistes, uma colisão e um atropelamento, dos quais resultaram apenas danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas oito ocorrências: seis crimes contra o património e dois contra as pessoas.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 80 infrações relativas à legislação rodoviária e quatro à legislação ambiental.

Plano para o Museu Arqueológico discutido em Fórum Comunitário

Realizou-se na passada sexta-feira, 21 de julho, um Fórum Comunitário, no âmbito da construção de um Plano Museológico para o Museu Arqueológico, alojado no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo. O ponto de partida do Fórum foi a questão aberta “Que museu queres para a tua cidade?”

Através desta iniciativa, realizada no próprio Museu e na Biblioteca do Grupo dos Amigos de Montemor (GAM), é pretendido pelo Município de Montemor-o-Novo e pelo GAM que a população participe ativamente no planeamento de alterações e diferentes dinâmicas a pôr em prática no Museu Arqueológico.

Para isso, os participantes do Fórum Comunitário foram convidados a deixar as suas ideias numa parede branca. O resultado “foi positivo, já que a atividade registou uma elevada afluência, comprovando que a população montemorense tem interesse no desenvolvimento cultural e na valorização do património do concelho”.

Em representação do Município de Montemor-o-Novo, participaram na iniciativa os vereadores Henrique Lopes e Sílvia Santos.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Cinema ao Ar Livre em Montemor com propostas para todos os gostos e idades

“Robinson Crusoé” foi a proposta de ontem à noite, 27 de julho, de Cinema ao Ar Livre, no âmbito da programação das Noites de Verão no concelho de Montemor-o-Novo, que teve início no passado dia 20 de julho, com a exibição de “Yakari”.

Dando destaque a um cine-concerto, agendado para a próxima terça-feira, 1 de agosto, às 21h30, Pedro da Conceição, responsável pelo Cineclube e Filmoteca de Montemor, explica que a edição deste ano do evento foi “pensada para um público mais infanto-juvenil”. “Temos cinco sessões de cinema de animação, uma das quais foi o ‘Yakari’, que foi como começámos, com uma sessão muito boa”, assegura.

No que toca ao cine-concerto, Pedro da Conceição revela que se trata de uma sessão dedicada a um dos grandes clássicos de Charlie Chaplin, “O Circo”, que, tratando-se de um filme de cinema mudo, será exibido ao som da música da pianista francesa Catherine Morriseau. “Vai ser, com certeza, um dos momentos altos, com a oportunidade de se ver cinema ao ar livre, com música executada em tempo real”, assegura.

“O Pai Tirano” será exibido a 8 de agosto, no Largo dos Paços do Concelho; o documentário “Patti Smith – A Poeta do Rock” é apresentado a 10 de agosto, no Jardim Público; “Ainbo – Espírito da Amazónia”, a 15 de agosto, na Quinta da Nora; e “Terra Que Marca”, no dia 17, no Jardim Público. O início das sessões acontece sempre às 21h30.

Pedro da Conceição considera que, em Montemor, já é “um hábito” ver cinema, pelo que as pessoas “aderem sempre” a estas sessões ao ar livre. A preocupação, diz ainda o responsável, é apresentar sempre filmes de todos os géneros e para todas as idades.

Em todas as freguesias do concelho, até 25 de agosto, é apresentado o filme “Alma Viva”, a primeira longa-metragem da luso-francesa Cristèle Alves Meira.

A programação completa destas sessões de Cinema ao Ar Livre em Montemor-o-Novo para conhecer na imagem abaixo:

 

Mais de 1600 jovens da Arquidiocese de Évora inscritos na JMJ

São 1645 jovens, oriundos da Arquidiocese de Évora, que estão inscritos, de forma oficial, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, informa o Comité Organizador Diocesano – COD de Évora.

Por estes dias, até 31 de julho, a maioria destes jovens diocesanos estão envolvidos nos Dias nas Dioceses (DnD), que estão a decorrer em 15 COP – Comité Organizador Paroquial, espalhados pela Arquidiocese de Évora.

Atividades de âmbito social, ambiental, cultural e espiritual são desenvolvidas nos DnD e contam com a participação de cerca de cinco mil jovens peregrinos, oriundos de 31 países.

Entretanto, entre os dias 1 a 5 de agosto chegarão ainda à Arquidiocese de Évora cerca de 2500 jovens que pertencem ao Caminho Neocatecumenal. Entre os DnD e a JMJ serão acolhidos em todo o território da Arquidiocese cerca de 7500 jovens peregrinos.