“Barro Entre 4 Mãos” junta crianças a idosos de Santiago do Escoural

Na segunda sessão do Projeto “Barro entre 4 Mãos”, a equipa da Oficina da Criança da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que está a conduzir a iniciativa, foi até à Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural.

Às técnicas da Oficina juntou-se um novo grupo de crianças, que se voluntariou para integrar esta aventura. Houve crianças que quiseram repetir a experiência e novo petizes que se aproximaram por curiosidade dos relatos que soaram durante a semana na Oficina da Criança.

“Cada saída destas está a revelar-se um processo altamente gratificante, desde a chegada do grupo à instituição, sempre feita de forma calorosa, até ao quebrar da timidez. No Escoural, após um início feito de algum acanhamento, no espaço de uma hora, e à volta de um pedaço de barro, estabeleceram-se relações de cumplicidade, alegria e partilha. Assim, de forma genuína e com o vagar de um coração puro, as crianças ganham novos amigos, com idades diferentes daquelas a que estão habituados, e os idosos conquistam sorrisos enormes no seu próprio rosto”, revela a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Já ao final da manhã, “na saborosa companhia de uma gelatina de morango, ouve-se um idoso a pedir a Maria Galego, coordenadora da Oficina da Criança: ‘Ti Maria faça lá por voltar’! Quando assim é… é porque estamos a ir bem”, lê-se ainda na página de Facebook do Município.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo