Ministra da Agricultura: Governo “tomará as medidas necessárias” para garantir uso da água

Com grande parte do território continental em seca severa ou extrema, o Governo ainda não avançou com novas medidas, para fazer face ao problema.

Em Espanha e França, por exemplo, há vários municípios a proibir a rega de jardins, o enchimento de piscinas particulares ou a lavagem de carros.

Contudo, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, à margem da sua visita à Barragem dos Minutos, na passada quarta-feira, garantiu que a situação de Portugal “é diferente” daquela que é vivida no país vizinho e em França. “Nós continuaremos a acompanhar a situação e tomaremos as medidas necessárias para podermos garantir o uso da água, para todos os fins”, revela.

A título de exemplo, a ministra explica que, neste momento, a Barragem do Monte da Rocha, em Santiago do Cacém, “não rega”. “Esse plano de contingência foi acionado para podermos garantir o abastecimento público. É uma medida de contingência, uma medida estrutural”, adianta.

“Estamos, neste momento, já num período de avaliação das candidaturas para uma empreitada, que liga, definitivamente e em condições, Alqueva a Monte da Rocha e, com isso, podemos garantir a resiliência daquele sistema para o abastecimento público e a agricultura”, diz ainda Maria do Céu Antunes.

Para um verão sem problemas maiores, garante ainda a ministra, a população deve ter “todos os cuidados” no uso da água, considerando que a situação de seca deve ser “uma preocupação de todos”.