Dois feridos num tiroteio em Borba

Uma troca de tiros em Borba fez, pelo menos, dois feridos, ao princípio da tarde desta segunda-feira, 26 de junho.

Um homem ficou com ferimentos de bala, tendo sido socorrido pelos Bombeiros de Borba e transportado ao Hospital de Évora, enquanto outro indivíduo apresenta um trauma na zona da cabeça. Um dos intervenientes não se encontrava já no local.

Terá havido um desentendimento que acabou com o uso de arma de fogo. A GNR encontra-se a investigar o caso.

Montemor: Rua de Aviz recebe Noite Branca a 4 de agosto

Realiza-se no dia 4 de agosto, a partir das 20 horas, a iniciativa “Noite Branca”, na Rua de Aviz, em Montemor-o-Novo, na qual a Câmara Municipal irá disponibilizar os espaços para a instalação de bares para venda de bebidas.

Os espaços serão atribuídos por sorteio. Os interessados em concorrer devem manifestar o seu interesse através do envio de email para dpade@cm-montemornovo.pt até ao dia 29 de junho. Podem apenas candidatar-se os estabelecimentos de restauração e bebidas instalados no concelho.

O sorteio decorrerá no dia 3 de julho, pelas 14 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal Montemor-o-Novo. Apenas entram no sorteio os concorrentes que enviem email.

A Câmara Municipal apenas disponibilizará o espaço e ponto de luz. O equipamento a instalar terá de ser branco ou decorado a branco.

Esta iniciativa é desenvolvida em parceria pelo Município de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia do Concelho e Associação Comercial do Distrito de Évora, no âmbito do Protocolo Local 2023.

Aulas de natação para todos os gostos nas Piscinas Recreativas de Montemor

As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo estão prestes a abrir portas, sendo que, com a sua abertura, o Município tem planeado o Programa de Verão da Escola de Natação Municipal, a ter início a 4 de julho.

Segundo o vereador António Pinto Xavier, quem assim o entender, “pode nadar, em Montemor, durante todo o ano”, sendo que, ao abrigo deste programa há opções para todos os gostos: natação pura, adaptação ao meio aquático, hidroginástica e natação para adultos.

As inscrições já estão abertas na Piscina Coberta Municipal. A partir de amanhã, dia 27 de junho, devem ser feitas nas Piscinas Recreativas Municipais.

Torneio de Futsal “Quim da Bola” arranca esta segunda-feira em Montemor

Tem início esta segunda-feira, 26 de junho, o primeiro Torneio de Futsal “Quim da Bola”, promovido pelo Grupo União Sport.

O sorteio da prova foi realizado na passada sexta-feira, na sede do clube. Conheça o resultado do sorteio e calendário da competição:

EQUIPAS CONCORRENTES – SENIORES

1-BPMMN – O Pirolito

2-LHS

3-Forosterra

4-Casa das Empadas

5-Âncora Prateada

6-Burriscas

7-Gangue do Ringue

8-Insónias

9-Inter de Limão

10-Ginásio Lube/ Táxi do Luís

11-Vereda Fidalga

EQUIPAS CONCORRENTES – INICIADOS /JUVENIS

1-Velhões FC

2-Brutal FC

3-GD Bifanense

4-Ficha Tripla e Rei dos Rolamentos

5-Amigos da Aldeia

EQUIPAS CONCORRENTES – INFANTIS

1-GUS A

2-GUS D

3-GUS C – Auto Moreira

4-GUS B

EQUIPAS CONCORRENTES – BENJAMINS

1-GUS D

2-GUS B – Ass. Moradores São Domingos – Quinta da Nora

3-GUS C

4-GUS A

EQUIPAS CONCORRENTES – TRAQUINAS

1-Juventude SC

2-GUS B

3-GUS D

4-GUS C

5-GUS A

EQUIPAS CONCORRENTES – PETIZES

GUS A1 e GUS A2

GUS B1 e GUS B2

Observação noturna de estrelas na quinta-feira em Montemor

O Castelo de Montemor-o-Novo será, na próxima quinta-feira, 29 de junho, o local de mais uma Observação Noturna de Estrelas, num evento promovido Centro Juvenil juntamente com o Centro Ciência Viva de Estremoz.

O início da sessão está marcado para as 21h30. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição presencialmente no Centro Juvenil ou através do email juventude@cm-montemornovo.pt

 

Projeto de recuperação do abutre-preto no Baixo Alentejo no “Ambiente em FM”

O projeto Life Aegypius Return pretende duplicar o número de casais de abutre-preto em Portugal e a instalação de novos ninhos artificiais.

Até ao momento foram detetados 14 casais reprodutores de abutre-preto no Baixo Alentejo, num total de 40,  a nível nacional.

Os núcleos reprodutores de abutre-preto em Portugal estão localizados na zona do Tejo Internacional, na Herdade da Contenda, na Serra da Malcata e no Douro Internacional.

Este projeto é tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Comissão de Acompanhamento da Transferência de Competências na Educação efetua 3.ª reunião

A terceira reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização do processo de descentralização de competências na área da Educação realizou-se na passada quinta-feira, 22 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo.

Nesta reunião estiveram presentes o vice-presidente do Município, Henrique Lopes, que liderou a reunião, o diretor e o adjunto do diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, técnicos do Município e a representante da Direção de Serviços da Região do Alentejo.

Com base numa política de proximidade, o processo de transferência tem vindo a decorrer em estreita colaboração com a Direção do Agrupamento de Escolas, com definição contínua de medidas de melhoria das condições do exercício das competências diretas e/ou delegadas, para que o processo decorra da forma mais eficiente possível.

Neste terceiro encontro da Comissão de Acompanhamento e Monitorização da Implementação e Desenvolvimento do Quadro de Competências da Área da Educação, os presentes prestaram esclarecimentos, apresentaram as dinâmicas estabelecidas entre os serviços da autarquia e o Agrupamento de Escolas para a gestão dos estabelecimentos de educação do concelho. Analisaram também o desenvolvimento e a operacionalização do processo de transferência de competências e as medidas a adotar para o exercício das competências em 2023.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

GNR de Évora registou 14 acidentes este fim de semana

O Comando Territorial de Évora da GNR, durante o fim de semana, de 23 a 25 de junho, registou, na sua área de responsabilidade, 14 acidentes de viação, sendo nove colisões e cinco despistes, dos quais resultaram cinco feridos graves, sete feridos leves e danos materiais.

Foram também registados cinco incêndios, quatro agrícolas em Alandroal, Portel, Mourão e Redondo, tendo ardido cerca de dois hectares de pasto, seara, alguns eucaliptos e pinheiros, e um em veículo ligeiro de passageiros, na Vendinha, no concelho de Évora, tendo o mesmo ardido na totalidade.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 25 ocorrências: dez crimes contra as pessoas, oito contra o património, cinco contra a vida em sociedade e dois contra o estado.

A GNR efetuou ainda uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 53 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro relativas à legislação ambiental e uma à legislação policial.

Ministra da Agricultura: Governo “tomará as medidas necessárias” para garantir uso da água

Com grande parte do território continental em seca severa ou extrema, o Governo ainda não avançou com novas medidas, para fazer face ao problema.

Em Espanha e França, por exemplo, há vários municípios a proibir a rega de jardins, o enchimento de piscinas particulares ou a lavagem de carros.

Contudo, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, à margem da sua visita à Barragem dos Minutos, na passada quarta-feira, garantiu que a situação de Portugal “é diferente” daquela que é vivida no país vizinho e em França. “Nós continuaremos a acompanhar a situação e tomaremos as medidas necessárias para podermos garantir o uso da água, para todos os fins”, revela.

A título de exemplo, a ministra explica que, neste momento, a Barragem do Monte da Rocha, em Santiago do Cacém, “não rega”. “Esse plano de contingência foi acionado para podermos garantir o abastecimento público. É uma medida de contingência, uma medida estrutural”, adianta.

“Estamos, neste momento, já num período de avaliação das candidaturas para uma empreitada, que liga, definitivamente e em condições, Alqueva a Monte da Rocha e, com isso, podemos garantir a resiliência daquele sistema para o abastecimento público e a agricultura”, diz ainda Maria do Céu Antunes.

Para um verão sem problemas maiores, garante ainda a ministra, a população deve ter “todos os cuidados” no uso da água, considerando que a situação de seca deve ser “uma preocupação de todos”.

Projeto “À Descoberta das 4 Cidades” na Oficina da Criança de Montemor

No âmbito do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, alunos, professores, animadores e auxiliares de oito escolas/turmas do 1º ciclo das cidades irmãs, estiveram dias 22 e 23 de junho, em Montemor-o-Novo.

Para além da participação das turmas da Escola EB nº5, a representar Montemor-o-Novo, a cidade recebeu as Escolas EB Tílias e EB Stª Teresinha (Fundão), Escolas EB de Comeiras e EB Guilherme Stephens (Marinha Grande), e Escolas EB Manuel Cabanas e EB de Monte Gordo (Vila Real de Santo António).

Na manhã de sexta-feira, 23 de junho, a Oficina da Criança encheu-se com a alegria destas dezenas de crianças que, com a ajuda da equipa da Oficina, fizeram várias atividades e puderam usufruir das múltiplas potencialidades deste equipamento municipal.

Antes de iniciarem as atividades, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e o vereador da Educação, Henrique Lopes, deixaram palavras de agradecimento e acolhimento a todos os participantes.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

PCP: anúncio do Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo é “operação de propaganda” do PS

Em comunicado enviado a esta estação emissora, a direção regional do Alentejo do PCP acusa o Governo de “mais uma operação de propaganda” ao anunciar o Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo.

O comunicado para ler na íntegra:

“Sobre o anúncio do Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo:

Três anos e cinco meses depois de publicar o despacho que o mandava elaborar, o Governo anunciou esta semana com pompa e circunstância o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo que foi aprovado em Conselho de Ministros na generalidade e que vai agora ser submetido a um processo de consulta pública.

Recorde-se que o Despacho que determina a sua elaboração, datado de 13 de dezembro de 2019 e publicado em 14 de janeiro de 2020, estabelecia que as bases do Plano deviam ser apresentadas aos ministros responsáveis no prazo de 90 dias.

Este anúncio trata-se no essencial de mais uma operação de propaganda do Governo PS que não ilude nem a falta de transparência e clareza nos conteúdos e, sobretudo, financiamento do Plano, nem a as pesadas responsabilidades do PS na sistemática recusa de medidas nesta área.

O PS que acabou de eleger o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo como um dos pontos altos da iniciativa “Governo Mais Próximo” no Distrito de Évora é o mesmo que:

  • Recusou no âmbito do processo de alteração do PRR, propostas do PCP para que o PRR pudesse contemplar recursos financeiros para a concretização do Plano Hídrico do Alentejo.
  • Não votou favoravelmente um projecto de resolução do PCP na Assembleia da República que previa a ligação entre o Alqueva e o Monte da Rocha, acção agora anunciada como uma das grandes medidas deste Plano.
  • Votou, em Outubro de 2022, contra a proposta do PCP de elaboração de um Plano Nacional para a Prevenção Estrutural dos Efeitos da Seca e seu Acompanhamento.
  • Votou, no passado dia 16 de Junho, contra o Projecto de Resolução do PCP relativo a medidas imediatas de apoio aos sectores agrícola e pecuário para combate aos efeitos da seca.

A DRA do PCP entende que a gestão dos recursos hídricos na região deve ser uma preocupação central da actividade governativa e de todos os que intervêm no seu processo, situação cada vez mais relevante atento a repetição de períodos de seca, a ocorrência de períodos de escassez de água, uma menor disponibilidade tendencial de água e uma maior pressão através dos processos de intensificação da agricultura que cada vez mais se afasta do que são as necessidades da região e da forma como esta poderia contribuir para a soberania e segurança alimentar.

Acresce a esta situação a pressão também exercida por grandes empreendimentos turísticos e pelo negócio do hidrogénio – uns e outros a servirem os apetites do grande capital –  que não mereceram do Governo nenhum reparo, reflexão ou considerações.

O PCP tem desenvolvido ao longo dos tempos um conjunto vasto de iniciativas sobre os recursos hídricos, desde a realização de debates a tomadas de posição e a iniciativas a nível das autarquias locais, Assembleia da República e Parlamento Europeu.

É nesse sentido que irá continuar a agir, encontrando-se a preparar iniciativas já durante o mês de Julho visando o aprofundamento e alargamento da discussão sobre a situação de seca, suas causas e consequências, e sobre as soluções estruturais necessárias.

A DRA do PCP reafirma a determinação do PCP em intervir para alterar a política de gestão de recursos hídricos do Alentejo, defendendo a necessidade de se passar das palavras aos actos, de serem mobilizados os recursos financeiros indispensáveis e de a política hídrica para o Alentejo ser associada a mudanças de fundo na política de uso e posse da terra na região.

O PCP prosseguirá a sua intervenção promovendo acções e iniciativas e incentivando e mobilizando as populações pela resolução dos problemas existentes e em defesa do desenvolvimento do Alentejo.”

Inscrições abertas para nova edição do Run Castle em Montemor-o-Novo

As inscrições para a edição deste ano do Run Castle, em Montemor-o-Novo, marcado para 24 de setembro, já se encontram abertas.

A prova, que se divide num Trail Running, de 17 quilómetros, um mini trail de dez e uma caminhada de oito, é organizada pelo Atlético Clube de Montemor-o-Novo. Nos últimos anos, a competição tem conseguido atrair atletas, para além da região de Évora, de Lisboa, Montijo e Barreiro.

O Run Castle foi retomado no ano passado, com quase 500 atletas, depois de tempos difíceis de pandemia, recorda o presidente do clube. Nesta nona edição, Nuno Chapa espera que se consiga ultrapassar esse número. Esperandando também que este volte a ser “um grande convívio”, Nuno Chapa diz ainda que, com a prova, procura-se “dinamizar o concelho de Montemor e apoiar o turismo e a restauração”.

Para além dos vários brindes oferecidos aos participantes, será entregue uma medalha a todos aqueles que concluam a prova. As inscrições na prova, abertas até dia 11 de setembro ou até que sejam alcançadas as 750 inscrições pagas, podem ser feitas, no site do Trilho Perdido.

Na organização da prova, o Atlético Clube de Montemor-o-Novo conta com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Associação de Atletismo de Évora e GNR.