A candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO foi, na tarde desta quarta-feira, 21 de junho, e no âmbito do programa “Governo Mais Próximo”, motivo para uma reunião da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com o executivo calipolense.
Depois de assistir à apresentação da candidatura, no salão nobre dos Paços do Concelho, a ministra, que se confessa “entusiasmada” com este projeto e que promete voltar em setembro para uma nova reunião, garante que “as hipóteses” da candidatura ser aprovada são grandes, uma vez que, para além do Paço Ducal, inclui também a Tapada Real.
Esta, diz a ministra, é uma candidatura que “valoriza a nossa história, o nosso património, mas também os recursos endógenos deste território, de uma região”. Nesse sentido, Ana Abrunhosa garante ser importante que, através de um programa de gestão, se consiga que esta candidatura envolva a população, “porque ela é de um de um território, de uma população e não de um município”.
Assegurando que o Alentejo é um território “bastante rico”, a vários níveis, Ana Abrunhosa garante que vai ganhar “outra visibilidade”, quando Vila Viçosa for Património da Humanidade, a par, entre outros, de Évora e Elvas.
Já o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, que não esconde a necessidade da ajuda do Governo nesta candidatura, revela que a apresentação da candidatura “está para breve”. “É uma candidatura muito complexa e que é muito importante para todos nós, calipolenses, mas também para Portugal e para o mundo, porque todos perderíamos se Vila Viçosa, a sua história, o seu bem imaterial e aquilo que ela fez, por Portugal e pelo mundo, fosse perdido”, acrescenta.
O autarca diz ainda que é importante que o Governo “olhe para esta candidatura e a apoie”, na constituição de equipas de trabalho que possam “agigantá-la, dinamizá-la e geri-la”. “Um município pequeno como este não tem capacidade, nem financeira, nem técnica, para gerir uma candidatura desta dimensão, se não for ajudado”, remata.


A Zona Ribeirinha de Ponte de Sor e toda a sua zona envolvente vão receber as comemorações dos 38 anos da elevação de Ponte de Sor a cidade, com a realização das Festas da Cidade, de regresso com o formato de cinco dias, de 5 a 9 de julho.

O historiador Jorge Fonseca apresenta o seu livro “Estudos Montemorenses e Outros Textos Dispersos”, na sexta-feira, 23 de junho, pelas 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.




No âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, que decorre no distrito de Évora, entre hoje e amanhã, dias 21 e 22 de junho, são vários os ministros que estão de passagem por Montemor-o-Novo.
O microbioma é o conjunto de microorganismos como bactérias e fungos que existem num ambiente, sendo que praticamente todos os ambientes têm este conjunto. Já o microbioma endofítico é o conjunto de microorganismos que vive no interior das plantas, ou seja no interior dos seus ramos e raízes.
Teve lugar no passado sábado, 17 de junho, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a Noite Nacional do Folclore, organizada de forma conjunta pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense e o Centro de Etnologia – Museu Local, contando ainda com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da União Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.
O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, 20 de junho, na sua área de responsabilidade, um acidente de viação, sendo uma colisão, da qual resultou um ferido leve e danos materiais.
Estão abertas as inscrições para colaboradores nas Piscinas Municipais Descobertas de Borba, entre hoje, dia 21 e o dia 28 de junho.
A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visitou, na manhã desta quarta-feira, 21 de junho, o reservatório de aproveitamento hidroagrícola da Barragem dos Minutos, num investimento a rondar os cinco milhões de euros.


A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visitou esta manhã de quarta-feira, 21 de junho, o novo reservatório do aproveitamento hidroagrícola dos minutos, na Barragem dos Minutos, acompanhada por Joaquim Roque, um dos beneficiários desta barragem.
De recordar que o “Governo Mais Próximo” pretende reforçar a coesão territorial. Deste modo, o primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado estarão no distrito de Évora, durante hoje e amanhã, dias 21 e 22, privilegiando os contactos de proximidade, auscultando os representantes locais e promovendo o desenvolvimento económico e social da região.
A Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo é palco no sábado, 24 de junho, como já vem sendo hábito, do seu tradicional festival de encerramento.

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 64 milhões de euros, saiu ontem, terça-feira, 20 de junho, a um apostador no estrangeiro.