O Dia da Gastronomia Sustentável, que tem como objetivo máximo a promoção de práticas gastronómicas que se considerem sustentáveis, dando preferência aos produtos de época e locais, comemorou-se no passado sábado, 17 de junho.
Em Montemor-o-Novo, a data foi assinalada durante a manhã no Mercado Municipal, com uma Oficina Gastronómica, promovida pelo projeto SMEA: Semear em Montemor, Estratégia Alimentar, no âmbito do seu programa ‘Ao Sabor das Estações’, dinamizada em conjunto com a Terras Dentro.
Para além das suas habituais compras no Mercado, os visitantes puderam desfrutar desta Oficina Gastronómica com receitas sazonais da dieta mediterrânica preparadas pela nutricionista da Terras Dentro. No decorrer da Oficina, que reuniu bastante interesse por parte de quem visitava o mercado, foram confecionados dois pratos: sopa de beldroegas e também esparguete de curgete com cogumelos salteados. Os produtos utilizados foram, na grande maioria, ofertados pelos produtores do Mercado Municipal.
O Dia da Gastronomia Sustentável foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2016 e assinala-se a 18 de junho e reconhece a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo e afirma que a gastronomia pode desempenhar um papel nesta área devido às suas ligações com as três dimensões do desenvolvimento sustentável, economia ambiente e sociedade. Esta organização refere que o tema também pode ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, promovendo desenvolvimento agrícola, alimentação segura, nutrição, produção sustentável e conservação da biodiversidade.
Fonte: Município de Montemor-o-Novo