O desporto em constante evolução

Existe um provérbio do mundo dos negócios que versa assim: “um negócio que não muda e evolui está destinado a ficar para trás”. Com este objetivo em mente, muitos empreendedores estão sempre a procurar pontos de melhora nas suas empresas. O mesmo está a acontecer há anos no desporto.

As mais diversas modalidades nasceram para ser uma forma de lazer e socialização, no entanto, a evolução do desporto acabou por criar uma imensa indústria ao redor de cada atividade desportiva, em especial, no futebol e no basquetebol.

Essas duas modalidades estão no topo das listas das mais populares do planeta, quer no quesito de praticantes, quer na condição de audiências televisivas. Para manter o desporto sempre em voga, as principais confederações e ligas trabalham arduamente para melhorar a experiência dos adeptos e dos atletas.

Neste artigo, conheceremos as mudanças que conduzem as mais diversas atividades desportivas ao êxito.

Revisão e bom comportamento

É impossível pensar em novas regras do futebol sem citar a implementação do sistema do vídeo-árbitro, popularmente conhecido como VAR, devido à nomenclatura inglesa de Video Assistant Referee. A tecnologia não chega a ser uma novidade, afinal, na NBA, a revisão já era uma prática comum há anos.

Porém, no relvado é relativamente recente e já foi motivo de acertos e também de erros. O importante é que os árbitros contam com auxílio de câmaras instaladas no campo para captar todos os lances. Em especial, nos fora de jogo, que agora, são solucionados digitalmente.

Com este tema resolvido, a International Football Association Board (IFAB), comité da FIFA que se reúne anualmente para debater as regras do desporto-rei, também colocou os olhos em outro tema polémico: as provocações do guarda-redes.

O momento das grandes penalidades exige muito dos guarda-redes, que têm a missão mais difícil: defender a baliza e impedir os golos. É exatamente por isso que cada atleta conta com as suas próprias estratégias, e a que ganhou destaque foi a de Emiliano Martinez, campeão do Campeonato do Mundo de futebol de 2022.

O argentino usou recursos psicológicos para desestabilizar e tirar a concentração dos jogadores franceses. Devido às imensas repercussões, a IFAB decidiu mudar as regras e na próxima época (2022-2023) os guarda-redes não poderão interagir com os batedores, evitando assim novos casos como o de Emi Martinez.

Em defesa dos defensores

Nos últimos anos, a NBA experimentou um grande aumento no número de tiros livres. Ao se tratar da forma mais fácil de pontuar, muitos jogadores estavam a buscar as faltas forçando os arremessos em cima do defensor ou abrindo muito as pernas ao lançar a bola, dessa forma tocando quem está a defender e gerando uma infração.

Alguns jogadores começaram a ser reconhecidos por esse tipo de prática. Na lista estão grandes estrelas da liga como James Harden e Trae Young, que conseguiam ludibriar defensores e árbitros noite após noite. A malta que atendia aos jogos já estava a reclamar da quantidade de pausas e os adeptos que acompanhavam pela televisão tinham a mesma queixa.

Ao notar o “problema”, Adam Silver, comissário da liga, e o Conselho de Governadores trabalharam para mudar as regras e melhorar o jogo para todos e foi instaurada uma alteração na interpretação das faltas defensivas. A mudança surtiu efeito, o número de lances livres caiu e as partidas voltaram a ganhar a dinâmica habitual.

A transformação que trouxe o sucesso

O poker é um caso especial, afinal, foi a transformação no modo de jogo que mudou a dinâmica das partidas e elevou a modalidade a um desporto global. Quando chegou aos Estados Unidos, o poker era jogado com 20 cartas e apenas 4 jogadores, muito diferente da fórmula atual.

No entanto, tal qual um organismo vivo, a modalidade evoluiu e multiplicou as formas de jogo, que já são 12 diferentes. No entanto, nenhuma delas conquistou tanto respaldo popular quanto a Texas Hold’em, que foi a responsável por colocar o jogo nos casinos de Las Vegas e, tempos depois, nos ecrãs da ESPN estadunidense com as transmissões da Wold Series Of Poker (WSOP).

Além da popularidade no mundo real, o poker Texas Hold’em também é a modalidade que conquistou a internet. Com a transformação digital, o famoso jogo de cartas chegou ao ambiente online e com o apoio de plataformas especializadas, como a PokerStars, ganhou contornos profissionais com versões digitais desenvolvidas com o melhor da tecnologia e um ambiente de jogo seguro para os praticantes.

Mas também não foi só o poker a alcançar esse sucesso digital. Clássicos como o xadrez, através de plataformas como o Chess24 têm conseguido conetar e alcançar um número de jogadores nunca antes visto, permitindo à modalidade crescer e continuar a prosperar.

É impossível negar que o desporto transformou-se num negócio global. Exatamente por isso, as principais ligas do mundo estão a ajustar as regras para manter a competitividade e manter o interesse dos adeptos. A mudança mostra-se benéfica na grande maioria dos casos, a pergunta que fica é: qual será a próxima revolução desportiva?