Dia da Gastronomia Sustentável comemorado no sábado em Montemor

O Dia da Gastronomia Sustentável é comemorado, em Montemor-o-Novo, no Mercado Municipal, no próximo sábado, 17 de junho.

A partir das 10 horas, realiza-se uma Oficina Gastronómica, que visa promover o consumo de produtos da época, defendendo opções gastronómicas sustentáveis.

O Dia da Gastronomia Sustentável foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2016 e reconhece a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo.

As comemorações deste dia surgem no âmbito do projeto SMEA: Semear em Montemor, Estratégia Alimentar e na sua iniciativa ‘Ao Sabor das Estações’.

PSP abre curso de Formação de Oficiais de Polícia

Encontra-se aberto o procedimento concursal para admissão ao 1.º ano do Curso de Formação de Oficiais de Polícia (CFOP), para o ano letivo, destinado ao ingresso na carreira de oficiais de polícia da Polícia de Segurança Pública (PSP).

As condições de acesso constam do Aviso n.º 10618/2023, publicado em Diário da República e disponível AQUI.

Este procedimento concursal encontra-se aberto até dia 23 de junho, tendo sido fixadas 35 vagas para a frequência do curso.

A candidatura é formalizada por intermédio do portal de recrutamento da PSP e as condições gerais de admissão ao concurso são as definidas na Portaria n.º 230/2010, de 26 de abril.

O curso tem duração de 5 anos e que a sua conclusão, com aproveitamento, confere licenciatura em Ciências Policiais e mestrado em Segurança Pública .

A PSP promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional.

Festival do Caracol e do Camarão no sábado em Cabrela

O caracol e o camarão voltam estar em destaque na freguesia de Cabrela, já no próximo sábado, 17 de junho, naquele que é já o terceiro festival dedicado a estas duas iguarias.

Com animação a cargo dos Leemar, no Largo Dr. Pascoal Coelho, explica a presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins, o evento tem início marcado para as 15 horas. “É um dia em que se pode degustar de um bom caracol, ou de um bom camarão, sempre acompanhado de música e boa disposição”, garante.

Em julho, adianta Paula Martins, Cabrela será palco de “Uma Noite de Verão”. Segue-se o Alentejo World Heritage Festival, “que se vai juntar às tradicionais festas de Cabrela, no fim de semana de 25 e 26 de agosto”.

Município de Montemor reforça segurança cardiorrespiratória em recintos desportivos e escolas

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, acompanhado pelo vereador António Pinto Xavier e técnicos da autarquia, efetuou ontem, 12 de junho, a atribuição de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), reforçando a segurança cardiorrespiratória no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Grupo União Sport, Parque Desportivo Municipal e Piscinas Municipais, garantindo igualmente todos os elos da cadeia de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória nestes locais.

Esta atribuição surge no âmbito da implementação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) em Montemor-o-Novo, em que o Município obteve o licenciamento para instalação e utilização do DAE, por parte do INEM, no passado dia 12 de abril. O objetivo principal do programa “é garantir o reforço da cadeia de sobrevivência, entendida como um conjunto de ações sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes, com vista a garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória”. Desse modo, o Município de Montemor-o-Novo considera importante a colocação de equipamentos de DAE, e respetiva formação de Operacionais DAE, em locais como Recintos Desportivos ou Estabelecimentos de Ensino.

Com a aquisição de quatro aparelhos DAE, a formação de 24 Operacionais de DAE (validade de cinco anos) e a Certificação do Programa pelo INEM, foi efetuado um investimento total a rondar os 15 mil euros.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Foros de Vale de Figueira caminhou no sábado pela freguesia

No passado sábado, 10 de junho, foi Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Em Foros de Vale de Figueira foi dia de caminhada.

Com o relógio a marcar 9h30, a partir da Junta de Freguesia, os muitos participantes em mais uma edição de “Caminhar pelas Freguesias”, percorrem um total de oito quilómetros.

Nesta caminhada, participou a vereadora Sílvia Santos em representação do Município de Montemor-o-Novo, a quem se juntou o presidente da Junta de Freguesia de Foros de Vale de Figueira, Hélder Linguiça.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Caspa é o tema desta semana no “De Boa Saúde”

A caspa é um problema comum do couro cabeludo, e pode ser seca ou oleosa.

A caspa seca é provocada por shampoos muito agressivos, água calcária ou um modo de pentear brusco, e pode ser tratada com shampoos anticaspa ultra suaves e um cuidado delicado.

Já a caspa oleosa é causada por excesso de sebo e pela reprodução excessiva de uma levedura microscópica, o que pode causar inflamação e descamação da pele.

O médico Pintão Antunes revela que a caspa se assume como uma micose no couro cabeludo, que é mais incómoda pela questão estética e, atualmente é fácil de resolver.

A caspa é o tema em destaque no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir na emissão, às 12h45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Startup Montemor-o-Novo celebra 10º aniversário esta quinta-feira

A Startup Montemor-o-Novo comemora esta quinta-feira, 15 de junho, o seu 10.º aniversário, com uma tarde em cheio.

As celebrações têm início com a Grande Final da segunda edição do Concurso de Ideias de Negócio, onde os empreendedores irão apresentar os pitch dos seus projetos e serão anunciados os dois vencedores do concurso.

A partir das 16h30, terão lugar as celebrações do 10.º aniversário da incubadora.

A entrada para ambas as iniciativas é livre, através de inscrição, que pode ser feita aqui.

Festival Contra-Corrente: atividades para toda a família no Parque Urbano de Montemor

O festival Contra-Corrente está de regresso ao Parque Urbano de Montemor-o-Novo na sexta-feira e sábado, dias 16 e 17 de junho, entre outros atrativos, com espetáculos musicais, atividades desportivas e culturais e uma feira do livro.

“Pretendemos que seja um espaço estimulante, multidisciplinar e criativo, que consiga envolver o maior número de jovens”, começa por dizer Joana Sacristão, da Make Noise, associação responsável pela organização do evento, dando conta que são cerca de 14 os jovens de Montemor que estão a colaborar na produção do festival, numa edição que se prevê “desafiante”.

O mais importante, garante a responsável, “é que isto seja uma experiência onde os jovens são o fator chave, onde se sintam livres para criar e expor as suas visões e ideias e encontrar a sua tribo, porque também é importante que eles desenvolvam competências que sejam fundamentais e que lhes permitam ampliar os seus horizontes”. Por outro lado, e mais que os momentos de diversão, Joana espera que os mais novos possam “criar memórias e sintam que são agentes de mudança na sua cidade”.

Para além dos jovens, a quem é, sobretudo, dedicado o evento, a organização quer chegar a toda a comunidade. Joana Sacristão revela que, à semelhança do que aconteceu já no passado, o festival volta a ter um espaço para crianças e sessões de yoga para famílias.

Nesta edição, a organização promete algumas novidades, como debates destinados aos mais novos, promovidos por associações da região, bem como aulas de yoga e atividades de rugby adaptado.

No decorrer do festival, a Make Noise volta também a promover a Feira 46. Nesta feira, é dada a oportunidade aos jovens de vender “a tralha” que têm em casa, como roupas que já não usam. “Também podem ser artistas emergentes, que pintem, que tenham os seus projetos, que querem ir mostrar e vender”, explica ainda Joana Sacristão.

Em termos de espetáculos musicais, o destaque vai, dia 16, para Sequin e, no dia 17, para Cálculo. O festival, organizado pela Make Noise, conta com a coprodução da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras e o apoio da Câmara Municipal.

 

GNR de Évora detém indivíduo a conduzir sem carta

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, dia 12 de junho, um acidente de viação: um despiste, do qual resultou um ferido grave e dois feridos leves.

Também ontem foram registados dois incêndios, um urbano, no Vimieiro, e um agrícola, em Reguengos de Monsaraz.

No âmbito da criminalidade, a GNR registou 11 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas, quatro contra o património, um contra animais de companhia e um crime previsto em legislação avulsa.

Foi ainda efetuada uma detenção, em Portel, pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito do contraordenacional foram registadas 40 infrações relativas à legislação de trânsito e seis à legislação policial.

Nova sessão de “Epifania” esta quarta-feira na Biblioteca Almeida Faria

O projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas” prossegue amanhã, 14 de junho, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, com uma nova sessão de “Epifania”, moderada por Sara Anjo, através da qual se procura planear atividades culturais e outras iniciativas, juntamente com a população.

Esta é uma iniciativa que parte da ideia de repensar a Biblioteca Municipal Almeida Faria, com o objetivo de garantir que aquele espaço seja uma “biblioteca com futuro, envolvido em pleno com a comunidade, onde se encontra inserido”, revela a responsável pela biblioteca Liliana Pincante.

Tendo surgido através do programa Tansforma, coordenado pela Comunidade do Alentejo Central (CIMAC), explica a responsável, o projeto foi “totalmente desenhado para a Biblioteca Almeida Faria”.

Todas as sessões deste programa partem de uma única questão, relacionada com o futuro que se pretende para a Biblioteca Almeida Faria, para “um diagnóstico participativo e experimental”.

A sessão de amanhã, com Sara Anjo, está marcada para as 21 horas.