Fim de semana de muita música e animação no Ciclo da Primavera

Este fim de semana, o Ciclo da Primavera ’23, promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, passa por quatro freguesias do concelho, com muita música e animação.

Ciborro recebe Joana Cota, Mambo Jambo e Pimpinella

A freguesia do Ciborro recebe três espetáculos este fim de semana, no âmbito do Ciclo da Primavera. Já esta sexta-feira, dia 2 de junho, pelas 22 horas, Joana Cota leva ao Largo do Povo “O Fado sai à rua!”. Joana Cota, uma verdadeira “trovadora dos tempos modernos”, não interpreta apenas a canção da saudade mas sim a cultura portuguesa, trazendo no seu canto os clássicos antigos e atuais, bem como os seus originais, o que a faz transbordar emoções na voz.

Amanhã, sábado, 3 de junho, às 16h30, o Largo do Povo, é palco para Pimpinella, um espetáculo de rua, onde uma palhaça a bordo do seu carrinho musical distribui sorrisos entre flores e melodias. Criando jogos e situações cómicas com o público e a rua Pimpinella traz consigo a poesia da Primavera. Este é um espetáculo de clown itinerante, com Eva Ribeiro, que remete para os temas do encontro, do brincar e da magia de uma palhaça ambulante.

Também amanhã, mas às 22 horas, atuam no Ciborro, os Mambo Jambo, uma Banda de covers, formada por seis elementos, Ângelo Cunha – Voz, guitarra e piano, Nuno Galego – guitarra, Gonçalo Almodôvar – Guitarra, Pedro Silva – Baixo e António Arimatea – Bateria. Fazendo uma viagem por diferentes gerações e estilos musicais, do Rock, à Pop, passando pelo Reggae, Soul, Blues, dos grandes clássicos que marcaram gerações, aos novos sucessos, das canções em inglês, aos temas em português.

Lavre vai animar com “Perdidos, mas pouco!” e Ciranda

Este sábado, a Praça da República, em Lavre, acolhe duas iniciativas do Ciclo da Primavera. A tarde começa pelas 15h30, com “Perdidos, mas pouco!”, um espetáculo que recorre aos mais diferentes objetos utilizados quando acampamos para criar formas animadas e marionetas, refletindo sobre questões ambientais e passando a mensagem de que está ao alcance de todos nós protegermos a Casa Comum.

Mais tarde, pelas 19 horas, Lavre acolhe o projeto musical Ciranda, grupo de Música tradicional Portuguesa, conta com uma recolha de canções de Norte a Sul de Portugal, passando pelas Ilhas. Aquilo que diferencia este projeto, é o facto de ter trazido de volta à luz do dia as canções dos nossos avós, aliando às mesmas o som de instrumentos diferentes como o Saxofone e a Bateria.

Banda de Cabrela atua no Lg. Dr.º Pascoal Coelho

Ainda este sábado, às 16 horas, no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, protagoniza um concerto interpretando peças ligeiras e populares, num momento de partilha entre cabrelenses e visitantes.

David Mira 4k Band em São Geraldo

Também amanhã, mas às 21h30, David Mira e a 4K Band (Projecto De Covers) levam muita música até ao Centro Cultural e Recreativo 1.º de Maio, em São Geraldo. Foi através da amizade que surgiu este projeto, com quatro amigos a tocarem juntos aquilo que mais gostam. Músicas dos anos 80 e 90 e 2000, que ficaram famosas e ainda hoje se ouvem nas rádios. Temas em inglês e português que todos cantam, nem que seja no duche ou numa festa. Fazem parte deste projeto: David Mira – Voz e Guitarra, João Garrido – Voz e Baixo, Jacinto Pinheiro – Voz e Guitarra, Paulo F. Do Amaral – Bateria.

São Geraldo: David Mira 4K Band anima aniversário do CCRP 1º de Maio

O Centro Cultural, Recreativo e Popular (CCRP) 1º de Maio, em São Geraldo, festeja este fim de semana o seu 49º aniversário.

Este sábado, dia 3 de junho, pelas 15 horas, decorre uma missa solene; segue-se, uma hora mais tarde, um momento musical com Rúben Serralha, Luís Lopes e Diego Machado.

O bolo de aniversário será partido pelas 16h30, sendo que para as 21h30 está prevista a atuação da Banda 4K – Band David Mira (na imagem), concerto integrado no “Ciclo da Primavera”.

Já no domingo, dia 4, é celebrada, às 9 horas, uma missa por todos os sócios do CRP 1º de Maio já falecidos.

“Sig’á Festa” anima Ciborro com vários espetáculos e torneios

A Casa de Cultura e Recreio do Ciborro acolhe, entre hoje e amanhã, o evento “Sig’á Festa”: esta sexta-feira, 2 de junho, com um torneio de setas, pelas 21 horas, e o espetáculo “Fado Sai à Rua”, inserido na programação do “Ciclo da Primavera”, às 22 horas.

Amanhã, sábado, 3 de junho, a partir das 10 horas, há torneio de futsal destinado a petizes e traquinas; às 11 horas, realiza-se a “Missa das 11” e uma competição de tiro ao alvo.

Às 14 horas, há torneio de sueca; pelas 16h30, é apresentado o espetáculo “Pimpinella” e às 22h30, atuam os Mambo Jambo (na imagem), duas iniciativas do âmbito do “Ciclo da Primavera”. A noite termina ao som de DJ Luís Brito.

Circuito de insufláveis fez as delícias dos mais novos em Borba

No seguimento do dia da criança, decorreu na parte da tarde de do Dia 1 de junho, o município de Borba promoveu, durante a tarde, no Pavilhão desportivo, atividades para as crianças de 2º, 3º ciclo e alunos do PIEF.

Um circuito competitivo de cinco insufláveis para jovens e adultos que fez as delícias dos mais novos.

Festival do Fado de Estremoz arranca esta sexta-feira

Arranca esta sexta-feira o II Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo.

Durante um mês, nomes reconhecidos do panorama nacional e internacional, como Mariza ou Sara Correia, vão passar por pontos emblemáticos do território estremocense, numa iniciativa organizada pelo município.

A direção artística está a cargo de José Gonzalez, que admite que o objetivo deste festival, totalmente gratuito, é que venha a ser “um evento não só de Estremoz, mas de todo o Alentejo”. “O nosso grande objetivo é que se venha a tornar o grande festival de Fado de Portugal”, admite.

“O ano passado eram praticamente só artistas da região, este ano as coisas são diferentes, com outra dimensão: temos pelo menos seis ou sete fadistas de dimensão nacional e internacional”, explica o diretor artístico do Festival de Fado de Estremoz, que adianta que todos os concertos têm entrada livre.

“É a possibilidade de a cultura estar de forma gratuita na cidade de Estremoz durante todo o mês de junho”, diz.

Para permitir fazer chegar a cultura a toda a população de Estremoz, o Festival do Fado vai ter espetáculos em todas as freguesias. A ideia é descentralizar o evento para “levar a cultura a todo o concerto”.

Mariza faz as honras do festival esta sexta-feira, 2 de junho, seguindo-se ao longo do mês diversas atuações onde marcam presença fadistas como Sara Correia, Miguel Moura, Nani Nadais, o próprio José González, também Maria João Quadros ou José Geadas.

Além de nomes sonantes, este ano vai haver também espaço para amadores e amantes de fado mostrarem os seus dotes.

“O Alentejo é uma região onde há muitos fadistas e tínhamo-nos apercebido o ano passado que em quase todas as freguesias chegavam pessoas a perguntar se podiam cantar, e daí termo-nos lembrado de criar uma tarde própria para amadores”, explana José González.

O programa do mês do fado encerra apenas a 1 de julho, com a gravação do programa da RTP “Em Casa d’Amália”, a primeira a acontecer fora de Lisboa, num momento que vai contar com a presença de conhecidos nomes do panorama musical português como Paulo de Carvalho, FF, Ricardo Ribeiro, Jorge Fernando, José Manuel Neto, e ainda um convidado especial.

Pode consultar a programação completa do Festival do Fado de Estremoz de seguida.

Finais do Montemor Ladies Open disputam-se este fim de semana

As finais do Torneio Internacional Montemor Ladies Open, a decorrer no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, disputam-se este fim de semana, dias 3 e 4 de junho.

Este sábado, 3 de junho, pelas 16 horas, joga-se a final de pares. Para domingo, dia 4, a final de singulares está marcada para as 11 horas.

N os dias, após as finais, segue-se a cerimónia de entrega de prémios.

“Água com Conto e Medida” na rubrica da DECO

De acordo com dados do IPMA, a situação de seca meteorológica agravou-se no nosso país, estando 89% do território continental em seca, 34% do qual em seca severa e extrema. As situações mais graves vivem-se nos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Para que a água não falte já amanhã, é urgente que todos os consumidores alterem rotinas e ajustem consumos, e nesse sentido, a DECO está a promover a campanha “Água com conto e medida”, partilhando dicas para evitar o desperdício deste bem. Entre elas, está por exemplo a colocação de uma garrafa de litro e meio de areia dentro do depósito de descarga da casa de banho, o que pode diminuir as descargas em 8 litros. Já nas torneiras, uma das opções passa pela colocação de redutores de caudais.

Estas e outras dicas para saber na edição desta semana da rubrica da “Deco”, com Ana Sofia Rosa, jurista na Delegação Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, que pode ouvir no podcast abaixo:

Assembleia Participativa do PNEC 2030 na CCDR Alentejo

O auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo recebe esta sexta-feira, 2 de junho, a 5.ª Assembleia Participativa sobre a revisão e atualização do Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC2030), a partir das 15 horas.

A sessão de boas-vindas está a cargo do presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

A sessão, moderada pela reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Villar, vai contar com as participações de Ana Fontoura Gouveia, secretária de Estado da Energia e Clima,  João Grilo, presidente da ADRAL, Ricardo Campos, do Fórum Energia e Clima, Miguel Rasquinho, diretor eegional do Instituto Português do Desporto e Juventude do Alentejo e Carmen Carvalheira, vice-presidente da CCDR Alentejo.

Segue-se, a partir das 15h35, a assembleia participativa, antes das considerações finais, a carto da secretária de Estado da Energia e Clima.

De recordar que o PNEC2023 surge no âmbito das obrigações estabelecidas pelo Regulamento da Governação da União da Energia e da Ação Climática e inclui uma caracterização da situação existente em Portugal, abrangendo cinco dimensões em matéria de Energia e Clima: descarbonização, eficiência energética, segurança de abastecimento, mercado interno da energia e investigação, inovação e competitividade, bem como as principais linhas de atuação planeadas para o cumprimento dos diferentes compromissos.

Encontro Internacional de Marionetas entra no último fim de semana

A arte do teatro de marionetas tem estado em destaque em Montemor-o-Novo, desde o passado dia 24 de maio, quando teve início o XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, co-produzido pela Alma d’Arame e pelo Município de Montemor-o-Novo.

Entre os espetáculos abertos ao público geral e os destinados ao público escolar, não houve ninguém na audiência que tenha ficado indiferente à animação, emoção e beleza deste Encontro Internacional de Marionetas.

Na segunda-feira, 29 de maio, os 1.º e 2.º Ciclos puderam assistir a ‘Horizonte’, da Limite Zero, no Cineteatro Curvo Semedo, que voltou a receber ‘King Kong’, da própria Alma d’Arame na noite seguinte, de 30 de maio. Durante esse mesmo dia, houve na Sociedade Carlista espaço para duas sessões de ‘Augusto Benjamin: À Procura da Terra do Nunca’, de Universo Paralelo, peça destinada aos 1.º Ciclos e à terceira idade.

No dia 31 de maio, quarta-feira, os mais pequenos voltaram a sentir a animação das marionetas: na Sociedade Carlista, viu-se ‘O Grande Lago’, de Imaginar do Gigante. À noite, André Murraças apresentou ‘Sombras Andantes’, no Cineteatro Curvo Semedo.

Quinta-feira foi em cheio, com três espetáculos a integrar o Encontro. Primeiro, o Curso de Artes da Escola Secundária de Montemor-o-Novo assistiu a ‘Forecasting’, de Barbara Matijevic (Croácia) e Giuzeppe Chico (Itália), na Alma Box. O espetáculo teve ainda nova sessão pela noite. Durante a tarde, a Companhia Boca de Cão juntou-se à festa do Dia Internacional da Criança no Parque Urbano, apresentando ‘Bicimariofone’.

O XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo tem oferecido uma programação rica, criando memórias inesquecíveis em miúdos e graúdos. Mas ainda não terminou… até domingo, o Encontro segue marcha.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

GNR de Évora: cinco acidentes de viação e um ferido grave esta quinta-feira

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, 1 de junho, na sua área de responsabilidade, cinco acidentes de viação, sendo três colisões, um despiste e um atropelamento, dos quais resultaram um ferido grave, um ferido leve e danos materiais.

A GNR registou também ontem um incêndio urbano em Mourão, tendo o mesmo provocado danos num contentor de lixo.

No âmbito da criminalidade foram registadas dez ocorrências: cinco crimes contra o património, quatro contra as pessoas e um contra o Estado. Os militares efetuaram ainda uma detenção em flagrante delito, pelo crime de desobediência.

No âmbito contraordenacional, registaram-se dez infrações relativas à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações “Escola Segura 2022/23”, “Resina 2023”, “Floresta Segura 2023”, “Pica-Pau Exames Nacionais 2023”, “Desporto em Segurança – Crescer com Fair-play” e “Poço Protegido”.

Apresentação final das AEC’s esta sexta-feira no Festival da Juventude de Borba

O Festival da Juventude de Borba prossegue hoje com uma atividade em que é dado destaque às AEC’s.

“Este ano, investimos mais nas AEC’s e na dinamização das atividades, pelo que vamos ter uma apresentação final de todas as áreas trabalhadas com as crianças”, revela Sofia Dias, vereadora na Câmara de Borba.

A apresentação do trabalho das AEC’s está marcada para as 21 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo de Borba.

Borba insere Dia Mundial da Criança no Festival da Juventude

O Dia Mundial da Criança, que se assinalou ontem, 1 de junho, foi celebrado no jardim municipal de Borba, inserido no Festival da Juventude.

Durante o dia, as crianças do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Borba e da Santa Casa da Misericórdia, tiveram, nesse local, oportunidade para usufruir de insufláveis, jogos, lanches e das atividades da Oficina da Criança e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba.

Na ocasião, houve ainda mostra, demonstração e experimentação de atividades da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Borba.

Fotos: município de Borba

Cercimor tem novo curso de formação profissional com dupla certificação

A Cercimor tem vindo, ao longo dos tempos, a fazer uma forte aposta nos cursos de formação profissional, sempre com o objetivo de facilitar o processo de integração no mercado de trabalho de pessoas que possam ter algumas limitações.

Nesse sentido, a mais recente oferta da instituição montemorense é um curso de empregado de mesa, que, como explica a presidente da Cercimor, Ana Cristina Saloio, é uma formação com dupla certificação: “também dá a possibilidade da pessoa, ao frequentar este curso, ter um nível de escolaridade superior ao que possa ter, ao nível do terceiro ciclo”.

“A pessoa não passa apenas por um processo de formação profissional, mas sim ao nível académico e, para nós, isso é uma mais-valia, porque, realmente, nem todas as pessoas têm as habilitações académicas dentro da escolaridade obrigatória”, adianta.

Ana Cristina Saloio explica que a aposta nesta área se prende, por um lado, com os pedidos e as necessidades dos próprios empresários da região, e, por outro, por se considerar importante que as pessoas possam ter outras oportunidades, “de outra forma”. “Uma pessoa que possa ir trabalhar como auxiliar numa quinta pode precisar de ter um determinado nível para, por exemplo, conseguir tirar a carta de condução”, lembra.

Ao longo dos anos, a sensibilidade dos próprios empresáios para integrar pessoas com deficiência no mercado de trabalho, garante a responsável, alterou-se, pelo que a instituição continua sempre a tentar “transformar dificuldades em oportunidades. Atualmente, revela ainda a presidente da instituição, a Cercimor está a trabalhar com mais de 60 empresas, com vários utentes a integrarem o mercado de trabalho.

Este curso é o primeiro de dupla certificação promovido pela Cercimor, destinando-se a pessoas que não concluíram o terceiro ciclo; que estão desempregadas e inscritas no Centro de Emprego; ou que tenham alguma incapacidade, ao nível da aprendizagem.

Estremoz: previsões do tempo alteram local do concerto de Mariza

As previsões atmosféricas, previstas para esta noite, levaram a que o Município de Estremoz alterasse o local do concerto de Mariza, no âmbito do II Festival de Fado, inicialmente previsto para o Castelo.

Assim sendo, o concerto tem lugar no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz com José Caldeira a atuar às 21 horas e Mariza às 22 horas.

O município informa ainda que:

– a entrada no espetáculo é livre, condicionada à lotação do recinto em termos de lugares sentados. Após terem sido ocupados todos os lugares sentados poderão vir a ser disponibilizados lugares em pé, igualmente condicionados à lotação do recinto;

– O recinto exterior do Parque de Feiras estará aberto ao estacionamento de viaturas do público, existindo uma área reservada à organização;

– É igualmente assegurado o acesso a viaturas que transportem pessoas com mobilidade condicionada, devendo as mesmas possuir o respetivo dístico e sendo garantido o seu estacionamento em espaço próprio reservado para o efeito;

– Irá funcionar um transporte gratuito entre o Rossio Marquês de Pombal e o recinto do espetáculo, com paragem frente à Câmara Municipal. O transporte de passageiros inicia-se às 20:00 horas e a cada 20 minutos depois, até às 21:40 horas (6 partidas). O regresso ao centro da cidade iniciar-se-á após o término do espetáculo, previsto para as 23:30 horas e funcionará até às 00:30 horas, também em intervalos de 20 minutos.