Esta sexta-feira, a programação da FICOR, em Coruche, inicia-se, pela manhã, no Observatório com a abertura das sessões pelo presidente da Câmara, Francisco Oliveira, seguida de um painel de debate promovido pela Associação de Produtores Florestais de Coruche.
Quase em simultâneo, no Centro de Exposições, acontece o programa educativo “Educar para a Sustentabilidade”, dirigido à comunidade educativa, em comemoração do foral afonsino de Coruche.
Nessa sequência, os visitantes podem encontrar junto ao Centro de Exposições um pavilhão medieval e uma exposição temporária onde se realizam apresentações pedagógicas e workshops. A exposição, aberta em permanência ao longo dos três dias de certame, apresenta artefactos de escrita no período medieval e uma área dedicada ao foral de Coruche.
A tarde desenrola-se no Observatório com mais dois painéis de discussão vinculados aos temas “Rede de Montado de Sobro e Cortiça: A Implementação de Projeto(s) e Desafios Futuros” e “Política de Financiamento 2030”.
Enquanto isso, no Parque do Sorraia inicia-se o workshop “Coruche Fashion Cork – Desfile de Moda” e, pouco depois, no Espaço Showcooking, Juliana Godinho, do restaurante Mr. Rino, convida à degustação de sabores do montado.
Segue-se animação no Palco FICOR e, às 22 horas, na Praça d’Água, o momento alto do dia com o desfile de moda Coruche Fashion Cork, que conta com as participações especiais da Oficina d’Artes de Coruche (ODAC), da Turma da Cíntia e dos músicos coruchenses Gonçalo Gomes e Beatriz Felizardo. No desfile serão dados a conhecer os projetos vencedores e as propostas da 6ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade, estando confirmada a
participação especial de estilistas convidados – casos de Beatriz Julião, vencedora da anterior edição do concurso, e Rafael Freitas.
Às 23h30, a Praça d’Água recebe o concerto da jovem fadista Beatriz Rosário, que, com vários hits bem conhecidos do público, é já uma grande promessa da música portuguesa.