Escola Profissional de Coruche com inscrições abertas para o próximo ano letivo

A Escola Profissional de Coruche tem abertas inscrições para os cursos, de dupla certificação, que vão ser lecionados no próximo ano letivo.

O curso técnico de manutenção industrial e electromecânica, que tem sido a principal aposta, desde que a escola abriu portas, em 2001, revela a diretora pedagógica Isabel Alves, vai-se manter em 2023/2024, ao qual se juntam os cursos de turismo, comércio e informática.

“Para além disso, também vamos ter cursos CEF, tipo 3, para 9º ano, de operador de distribuição. São cursos de dupla certificação, que têm uma vertente escolar e profissional”, revela ainda Isabel Alves.

Atualmente, a escola tem cerca de cem alunos, mas a intenção é a de “abrir mais vagas”. Os alunos usufruem de subsídio de alimentação, alojamento e transporte, para além de isenção de propinas.

A inscrição nos cursos da Escola Profissional de Coruche pode ser feita através do site.

Terceira Pessoa apresenta “O Idiota” no Espaço do Tempo

A sala Magina, do Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, recebe na noite deste sábado, 20 de maio, um ensaio aberto de “Os Idiotas”, um espetáculo criado pela companhia “Terceira Pessoa” em conjunto com o escritor Miguel Castro Caldas.

Nesta peça, um grupo de atores desempregados forma um clube para praticar a arte da representação necessária à profissão. É neste enquadramento narrativo que se pretende problematizar a possibilidade do teatro, da condição do ator que continuamente se confronta com o que nele se refaz e desfaz, gladiando obstinadamente com o silêncio – como se quanto mais se representasse, mais acabasse por faltar.

O início do espetáculo está marcado para as 21h30. A entrada é gratuita, mediante reserva na Bilheteira Online do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

“Ciclo da Primavera”: Ciranda esta sexta-feira à noite na CHE

No âmbito do “Ciclo da Primavera”, o projeto musical “Ciranda” apresenta-se, pelas 21h30, desta sexta-feira, 19 de maio, na Cooperativa CHE – A Alentejana.

Este grupo de música tradicional portuguesa conta com uma recolha de canções de norte a sul de Portugal, passando pelas Ilhas. Aquilo que diferencia este projeto é o facto de ter trazido de volta à luz do dia as canções dos nossos avós, aliando às mesmas o som de instrumentos diferentes como o saxofone e a bateria.

13ª edição da Festa dos Contos teve início “À Volta do Vinho”

Decorre deste ontem, 18 de maio, e até amanhã, dia 20, em Montemor-o-Novo, a 13.ª Edição da Festa dos Contos: Festival da Palavra, organizada pela Trimagisto. O cineteatro Curvo Semedo foi casa para a sua abertura.

Coube ao duo Maria Giulia Pinheiro e Bru Junça abrir a edição deste ano da festa, a apresentar “À Volta do Vinho” ao público.

Inserida nesta Festa dos Contos, encontra-se no foyer do cineteatro Curvo Semedo a exposição fotográfica “A Cor da Vergonh”, de Helena Tomás, com Fábio Nóbrega Vaz, e que pretende estimular o pensamento em relação às cores e aos estereótipos de género a que estas são associadas.

A Festa dos Contos prolonga-se até amanhã, 20 de maio, com um dia em cheio, com programação a iniciar-se pela manhã e a terminar ao final da noite.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Mambo Jambo em Casa Branca e Foros de Vale de Figueira

Os Mambo Jambo, no âmbito do “Ciclo da Primavera” vão estar este sábado, 20 de maio, às 18 horas, no Largo da Estação de Casa Branca, na freguesia de Santiago do Escoural e, amanhã, domingo, 21 de maio, à mesma hora, no Centro Cultural dos Foros e Vale de Figueira.

“Mambo Jambo” é uma banda de covers, formada por seis elementos, Ângelo Cunha (voz, guitarra e piano), Nuno Galego (guitarra), Gonçalo Almodôvar (guitarra), Pedro Silva (baixo) e António Arimatea (bateria).

Nos seus espetáculos, o grupo faz uma viagem por diferentes gerações e estilos musicais: do Rock, à Pop, passando pelo Reggae, Soul, Blues, dos grandes clássicos que marcaram gerações, aos novos sucessos, das canções em inglês, aos temas em português.

PRR vai permitir tornar Convento da Saudação numa “âncora turística e económica” de Montemor

São quase seis milhões de euros que, através da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da Cultura, Montemor-o-Novo vai ter ao dispor para o financiamento da reabilitação do histórico Convento da Saudação.

A notícia, anunciada ontem, 18 de maio, em Évora, pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, na cerimónia de apresentação desta reprogramação, não podia ter deixado o presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão, mais satisfeito.

Para o autarca, os 5,9 milhões destinados ao Convento da Saudação, num total de nove milhões para todo o Alentejo, reflete e valida “a sua importância”. “Foram excelentes as notícias que foram confirmadas, oficialmente, pelo ministro da Cultura, na reprogramação do PRR para a Cultura, em que se acrescentam 40 milhões de euros aos 150 milhões já programados”, revela.

“Foi com grande alegria que recebi esta notícia e depois, em conversa com o ministro da Cultura, o mesmo expressou que é muito importante vir ao terreno, ver in loco as coisas, ver a importância do património”, adianta Olímpio Galvão.

Não tendo dúvidas que, depois da obra, o Convento da Saudação será uma “âncora turística e económica muito importante para o concelho de Montemor-o-Novo”, o espaço irá passar a ter uma outra dimensão, não só regional, mas também nacional.

Terminadas as obras, o convento voltará a ser, novamente, a casa da associação “O Espaço do Tempo” que, por ano, promove “mais de cem” residências artísticas. “É a associação cultural que tem mais residências artísticas, em termos nacionais e que, neste momento, está espalhada pela nossa cidade, mas que, desde o início deste século funcionava nas instalações do Convento da Saudação e para lá irá retornar”, garante o presidente da Câmara.

Sem esquecer aqueles que contribuíram para que este financiamento se tornasse uma realidade, Olímpio Galvão agradece ao antigo diretor artístico de “O Espaço do Tempo”, Rui Horta, que sempre “batalhou muito” neste sentido; à antiga ministra da Cultura, Graça Fonseca, que foi ela “quem deu um empurrão para que se acionar o fundo de salvaguarda, de 1,6 milhões de euros, porque se não hoje o Convento podia já ter abatido colunas; e ao atual ministro, Pedro Adão e Silva, “nesta reprogramação do PRR, que é validada por ele”. “Um agradecimento muito especial também à doutora Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, que teve um papel fundamental nesta reprogramação, ao conseguir trazer mais de nove milhões euros para o Alentejo e conseguir que o Convento da Saudação seja, finalmente, financiado, para que seja uma realidade, nos próximos anos”, diz ainda.

A sessão de apresentação da reprogramação do PRR para a área da Cultura realizou-se ontem, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Dois passeios de automóveis antigos em Borba no fim de semana

Borba vai ser o destino de dois passeios de automóveis antigos no fim de semana de 20 e 21 de maio.

No dia 20, sábado, é a vez da cidade ser visitada pelo Passeio de Carros Antigos, organizado pelos Carros Amigos e Atividades da Região Sul (CAARS): vai ligar Alcochete a Borba e os veículos vão ficar em exposição no Largo da Fonte das Bicas, durante todo o dia.

No dia 21, domingo, Borba recebe um Passeio de Minis, no âmbito do International Mini Meeting (IMM) 2023. Os carros irão ficam expostos na Praça da Republica entre as 13 e as 15 horas.

 

Taxa fixa no crédito à habitação na rubrica da DECO

O pacote de medidas + habitação apresentado pelo governo prevê que os bancos tenham que mostrar aos clientes soluções com oferta de taxa fixa, para que a prestação da casa não flutue tanto como as oscilações da taxa variável.

A grande vantagem da taxa fixa no crédito à habitação é o consumidor saber com o que contar todos os meses. E, perante uma subida acentuada dos juros, a opção pela taxa fixa pode revelar-se vantajosa e gerar poupanças relativamente à variável.

Optar por um crédito de taxa variável, historicamente mais barato a longo prazo, mas sujeito às oscilações da Euribor, ou fixar a taxa de juro e garantir constância mensal, mesmo que, no fim, possa pagar mais?

As vantagens e desvantagens à lupa da taxa fixa no crédito à habitação é o tema desta semana da rubrica da DECO, com a jurista Ana Sofia Batista, que pode ouvir no podcast abaixo:

Reabilitação do Convento da Saudação financiada em quase seis milhões pelo PRR

A sessão de apresentação da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da Cultura, teve lugar no dia de ontem, 18 de maio, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Dos 40 milhões de euros disponibilizados para esta reprogramação, o Alentejo terá o investimento mais avultado, dispondo de um valor superior a nove milhões de euros. Desse valor, a reabilitação do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, contará com 5,9 milhões de euros de financiamento.

Em conversa com o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o ninistro da Cultura, Pedro Adão e Silva, referiu que “faz toda a diferença ver as coisas in loco”, realçando a importância da sua visita a Montemor-o-Novo em novembro de 2022 para validação da importância deste investimento.

O Ministro Pedro Adão e Silva afirmou ainda que o “PRR é uma oportunidade histórica, talvez, com nenhum paralelo nas últimas décadas em Portugal, porque corresponde ao maior investimento na reabilitação, conservação e restauro do património”. No seu global, o PRR prevê um investimento de 190 milhões de euros, abrangendo 78 intervenções no território.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Festa dos Contos: conheça a programação para esta sexta-feira

Renata Bueno apresenta esta sexta-feira, 19 de maio, em duas sessões, “Histórias para Ganhar Tempo”, no segundo dia da Festa dos Contos, em Montemor-o-Novo.

As duas apresentações de Renata Bueno estão previstas para as 10h30 e 14h30. Pelas 18 horas, cabe a Rodolfo Castro apresentar “Contar com um Livro”.

O espetáculo volante “Caminhar como forma de ver”, com partida da Biblioteca Almeida Faria e término no Cineteatro Curvo Semedo, tem início pelas 21 horas.

Às 22 horas, Pedro Luzindro dá a conhecer ao público “A Visita”. Meia hora depois, Ana Sofia Paiva e José Grossinho apresentam a performance “Arborescer”.

A Festa dos Contos é promovida pela Trimagisto, estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes e pelo Município de Montemor-o-Novo. Conta com o apoio da Junta de Freguesia de Cabrela, Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras e CASES.

GNR regista incêndio agrícola em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, 18 de maio, na sua área de responsabilidade, dois acidentes de viação, sendo duas colisões, dos quais resultaram apenas danos materiais.

A GNR registou ontem também três incêndios agrícolas: em Montemor-o-Novo e em São Marcos do Campo, no concelho de Reguengos de Monsaraz, tendo ardido cerca de nove hectares de pasto e mato; e ainda na Azaruja, no concelho de Évora, em anexo agrícola, tendo ardido cerca de 500 fardos de palha com 130 quilos cada.

No âmbito da criminalidade foram registadas dez ocorrências: três crimes contra as pessoas, três contra o património, dois contra a vida em sociedade, um crime contra o Estado e um crime previsto em legislação avulsa.

A GNR efetuou ainda quatro detenções: três em flagrante delito, duas pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra, fora de flagrante delito, no âmbito da saúde mental.

Foram ainda registadas 46 contraordenações à legislação rodoviária, três à legislação policial e uma à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/23, Lake 2022/23, Resina 2023, Floresta Segura 2023 e Poço Protegido.

Vila de Arraiolos pintada a aguarela por André Leitão em exposição

Chegou a Arraiolos para dar aulas de Educação Física, mas rapidamente percebeu que, naquela vila, no coração do Alentejo, tinha muitos motivos para dar asas à imaginação e inspiração suficiente para dar continuidade ao seu projeto de arte.

André Leitão, que tem retratado os locais para onde viaja, através não só do desenho, mas também da escrita e da música, e que tem divulgado este seu trabalho numa plataforma digital, vê agora a sua arte, dedicada a Arraiolos, saltar dos seus cadernos e do online para se materializar numa exposição, que pode ser visitada, a partir desta sexta-feira, 19 de maio, na Biblioteca Municipal da vila.

Iniciado em 2017, revela o artista, o projeto “Céu de Baunilha” inclui já trabalhos relacionados com cerca de 14 viagens, incluindo Marrocos, Japão e Veneza. “Andei um bocadinho por todo o lado, mas a minha profissão, na realidade, não é esta. Sou professor de Educação Física do Primeiro Ciclo e, tendo sido colocado em Arraiolos, pensei porque não transformar isto numa viagem e retratar Arraiolos num dos meus cadernos e foi isso que eu fiz”, revela o artista natural do Porto.

No caso de Arraiolos, e no trabalho que desenvolveu, André Leitão deu destaque, entre outros, ao castelo da vila, à biblioteca municipal, à vida quotidiana e às paisagens, incluindo as cegonhas que fazem os seus ninhos nos postes de eletricidade. “O que eu desenho, normalmente, é a vida das pessoas. Gosto muito do quotidiano”, assegura.

Garantindo que não faltou assunto para produzir este caderno que dedicou a Arraiolos, até porque “em cada canto da vila há uma coisa interessante para desenhar”, o artista explica que procura sempre retratar a realidade através de banda desenhada. Parte de uma conversa que teve com algumas tapeteiras de Arraiolos, no centro interpretativo, também está neste caderno. “Gosto de pôr, às vezes, uns balõezinhos de conversa, quando converso com as pessoas”, adianta.

Ainda que o trabalho de André Leitão seja mais abrangente, esta exposição é focada apenas na componente do desenho. Contudo, quem quiser descobrir a visão do artista sobre Arraiolos, num todo, através também da música e de um conto, poderá fazê-lo através da internet, na plataforma Behance (ver aqui).

A exposição “André Leitão desenha Arraiolos” pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, até dia 2 de junho, na Biblioteca Municipal da vila, onde é inaugurada esta sexta-feira, pelas 18 horas.

Pirilampo Mágico: Mega Hidro Solidária esta sexta-feira em Montemor

A CERCIMOR promove, na noite desta sexta-feira, 19 de maio, uma aula de hidroginástica, nas piscinas cobertas de Montemor-o-Novo.

A iniciativa, segundo explica a presidente da direção da instituição, Ana Cristina Saloio, insere-se no âmbito da campanha deste ano do Pirilampo Mágico, em que a inscrição é feita através da compra de um boneco. “Para além do bem que faz à saúde, de alguma forma, as pessoas vão, ao inscrever-se, comprar um Pirilampo Mágico e depois participar nesta atividade, que penso que será bastante divertida”, assegura a responsável.

O objetivo desta iniciativa é que mais gente possa contribuir para a causa (ajudar pessoas com deficiência), para além da venda feita nas ruas, nos agrupamentos de escolas e através dos parceiros habituais da campanha e da própria CERCIMOR, na venda do Pirilampo Mágico.

O início da atividade está marcado para as 20 horas.