A Câmara Municipal de Coruche, o Museu Municipal, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça e o Clube de Astronomia do Agrupamento de Escolas de Coruche voltam a organizar, no próximo sábado, 20 de junho, o encontro de astronomia AstroCoruche, uma iniciativa que fascina os amantes da astronomia e do Montado de Sobro e Cortiça, mas não só.
A atividade, que chama a si astrónomos de todo o país, compreende um programa diversificado que toma lugar no Observatório do Sobreiro e da Cortiça e, à noite, em São Torcato, onde acontece a observação astronómica.
Após a sessão de abertura, conduzida por Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche, segue-se, às 15 horas, a palestra “Aspiradores Cósmicos” por João Calhau e a visita virtual aos observatórios do ESO, realizada por Gustavo Rojas. Após ‘coffee break’ e um momento de observação com telescópio solar, às 17h30 Miguel Claro leva os participantes por um “Passeio Cósmico” singular e, às 18h30, é Manfred Niehus quem explora o tema “A Luz Não-Clássica nos Céus”.
Às 19 horas, já em São Torcato, acontece um jantar-convívio organizado pela Associação de São Torcato e um momento cultural com Laura Mira, antecedendo o momento muito aguardado de observação astronómica com telescópios no Campo de Futebol de São Torcato – um campo privilegiado a céu aberto, de grande amplitude, isento de poluição luminosa. Ali, em pleno coração do montado, astrónomos de todo o país partilham conhecimento e, claro, espanto pela observação de planetas, nebulosas e galáxias a milhões de anos-luz.
As inscrições são obrigatórias e limitadas a 40 participantes. O transporte para São Torcato é da responsabilidade dos participantes. Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contacto através do email thespaceaddict_esc@sapo.pt