Reguengos e Portel na Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”

Tiveram lugar na tarde deste domingo, 14 de maio, as meias-finais da Taça Distrito de Évora, onde estiveram duas equipas do concelho de Montemor, ambas a jogarem fora de portas. O Grupo União Sport (GUS) foi a Reguengos de Monsaraz, onde defrontou o Atlético Sport Clube, numa autêntica final antecipada, perdendo por 2-1, com o golo da vitória da equipa da casa a surgir já em tempo de descontos, enquanto que o Estrela Escouralense foi derrotado por 4-0 em Portel. Assim, sendo no próximo sábado, 20 de maio, no Municipal de Vendas Novas encontram-se na final da Taça Atlético Sc e Portel.

Sobre o encontro que a RNA acompanhou com relato, o GUS não podia ter entrado melhor na partida pois, logo no 1.º minuto, o União inaugurou o marcador, em contra ataque, com a bola a chegar a Gonçalo Catalão que, à saída do guardião do Atlético, serviu Bruno Machado para o primeiro da tarde. O Atlético entrou a perder mas depois soube reagir e, a partir do golo, houve mais Atlético no desafio. Aos 8 minutos, o Atlético empatou, por Roberto Carlos, também de contra ataque. As equipas deixavam muitos espaços e, com isso, as defensivas estavam mais expostas. Aos 41 minutos, o central do GUS Carlos Cassola, de forma ingénua, vê a segunda cartolina amarela, deixando o União reduzido a 10 unidades. Os últimos minutos da 1.ªparte foram de aflição para a formação montemorense, com o Atlético muito perto de marcar, e dar a cambalhota no marcador. Em suma, foi um Atlético superior na 1.ª parte, com as melhores oportunidades para a equipa da casa, depois do União ter entrado melhor. Antevia-se uma 2ª parte difícil para os alvinegros.

A 2.ª parte retomou sem mexidas em ambas as equipas, com o Atlético na mesma toada com que tinha terminado a 1.ªparte. Ainda assim, o União esteve muito perto de marcar, numa descida rápida, com Rodrigo Vicente a cabecear ao poste, num lance em que o União não teve sorte. O jogo estava vivo e partido. O Atlético também esteve perto de chegar ao segundo, mas Nuno Brás fechou a sua baliza a sete chaves. A 1.ª alteração foi para o Atlético, aos 63 minutos, com Coelho a render Dário Canilhas. O Atlético mexe novamente, aos 74 minutos, com Pipo a substituir Roberto Carlos, que foi um quebra-cabeças para o GUS. Também o União fez uma alteração, com Luís Madeira a entrar para o lugar de Capela. Esteve à vista o golo do União, novamente por Rodrigo Vicente, mas Luís Marques faz grande defesa. O GUS efetua nova substituição, aos 82 minutos, entrando Thalison para o lugar de Gonçalo Catalão. Aos 86 minutos o Atlético quase que aponta o segundo, mas a bola vai à barra. Aos 92 minutos, de livre direto, Vasco Barros atirou com convicção para o golo do Atlético. O União tinha muito pouco tempo para reagir, mas o marcador já não se iria alterar, como Atlético Sc a carimbar, ao cair do pano, a passagem para a final da Taça Dinis Vital. Termina assim uma época frustrante para o GUS, que tinha na Taça a possibilidade de ganhar um título, contudo, falhou também esse objetivo.

Inscrições para participação e publicidade para a Festa dos Capuchos

Foto arquivo

A Festa dos Capuchos está de regresso a Vila Viçosa entre os dias 8 e 11 de setembro, sendo um dos acontecimentos mais importantes de Vila Viçosa.

No ano em que se completam 160 anos de existência, de uma tradição que se iniciou em 1863 e que se vive e revive todos os anos, sem perder os seus costumes mais genuínos e populares.

Esta celebração anual da Festa em Honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos marca o segundo fim de semana de setembro, através dos seus espetáculos musicais, das suas largadas de touros, do seu fogo-de-artifício, da sua diversão noturna e dos seus eventos culturais e religiosos.

Mas, acima de tudo, a Festa dos Capuchos promove encontros e reencontros que queremos continuar a proporcionar. Neste sentido, o Município de Vila Viçosa informa que estão abertas as inscrições para a participação em bares, restaurantes, tasquinhas, bancas/stands de artesanato, stands (largada de touros na Praça da República) e outros.

Adicionalmente, confirma que é possível fazer a subscrição de publicidade no Programa Capuchos 2023 e no espaço Projeção de Publicidade (vídeos).

Relativamente ao Programa Capuchos 2023, o espaço publicitário “verso contracapa” já não se encontra disponível para subscrição. Poderá encontrar as fichas de inscrição e de subscrição, assim como, o regulamento aqui.

As inscrições e subscrições estão disponíveis através do Balcão Único (localizado no edifício da CMVV e no horário: 9h00/12h30 e 14h00/16h30) ou através dos emails: geral@cm-vilavicosa.pt e luis.lourinho.silva@cm-vilavicosa.pt.

Pratos de arroz em grande destaque nos restaurantes de Campo Maior

A Quinzena Gastronómica do Arroz termina esta segunda-feira, 15 de maio, em Campo Maior.

Com o objetivo de promover as tradições gastronómicas alentejanas, a iniciativa está a decorrer em sete restaurantes do concelho com pratos diversificados e que têm como estrela o arroz.

De pato, feijão, tamboril ou até arroz de cabidela, a proposta é a de saborear o que de melhor se faz na gastronomia portuguesa.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, refere que esta iniciativa é “de grande importância porque acaba por dinamizar os restaurantes de Campo Maior”.

“É também uma forma de o Município dar um apoio à restauração”, acrescenta.

Rede Nacional do Património Cultural Imaterial já é uma realidade

Foi recentemente implementada, pela Direção-Geral do Património Cultural, a Rede Nacional do Património Cultural Imaterial, que conta já com 17 membros.

Para a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, esta rede tem “uma grande relevância, porque se trata de uma dimensão da área da cultura e do património cultural que tem estado estruturada até agora”, sendo que, a partir de agora, “existem instrumentos para uma melhor estruturação do trabalho em rede”.

O objetivo da Rede Nacional do Património Cultural Imaterial assenta “na partilha do conhecimento, de boas práticas e, no fundo, apoiar aquilo que são as maiores ou menores competências e capacidades dos vários membros da rede e ter um apoio mútuo que resulte num maior fortalecimento desta rede”, adianta Ana Paula Amendoeira.

O conhecimento tradicional, ou o “saber-fazer”, segundo a diretora regional de Cultura do Alentejo, “é fundamental para o desenvolvimento do presente e do futuro, inclusivamente para os desafios que se colocam às regiões, aos territórios, às pessoas e à economia circular”.

O anúncio da rede coincide com o Encontro “Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003-2023”, que decorreu em Évora. Este encontro foi o primeiro de três momentos de celebração do 20.º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que a Direção Geral do Património  Cultural vai promover ao longo do ano.

Escouralense “motivado” para alcançar final da Taça Dinis Vital

Após a conclusão dos campeonatos da Liga Elite e Liga AFE, da Associação de Futebol de Évora, as atenções voltam-se para a Taça Distrito de Évora, onde se joga este domingo, 14 de maio, as Meias-Finais, e onde estão duas equipas do concelho de Montemor, ambas a jogarem fora de portas. O Grupo União Sport (GUS) desloca-se a Reguengos de Monsaraz, onde defronta o Atlético Sport Clube, enquanto o Estrela Escouralense viaja até Portel.

No caso do Estrela Escouralense, da Liga AFE, onde ficou em terceiro lugar no Grupo B, defronta uma equipa da divisão superior, um Portel que, na Elite, ficou na 10.ª posição (antepenúltimo lugar), mas que em casa deu sempre luta aos adversários.

João Rolo, treinador do Escouralense, antevê um jogo “difícil”, perante uma adversário “muito forte em casa”, mas garante que a sua equipa vai com ambição e está motivada. “Esta semana de interregno não foi boa a paragem, em termos físicos, porque a época já vai longa, mas vamos a Portel com a máxima ambição e motivação para fazer o melhor e o melhor é irmos à procura da passagem à final”, acrescenta.

O técnico, que sabe o que é viver uma final da Taça, fala ainda num dia “muito bonito e especial”. “É um dia, dizemos a brincar, que nos faz sentir jogadores da bola e treinadores de futebol a sério”, diz ainda.

Os dois jogos destas meias-finais jogam-se este domingo, 14 de maio, a partir das 17 horas.

Borba: Augusto Canário encerra “Ervas e Companhia” na Orada

A iniciativa “Ervas e Companhia” termina este domingo, 14 de maio, na freguesia de Orada, no concelho de Borba.

O mercado hoje abre às 10 horas, seguindo-se plas 10.30 horas uma oficina de “utilitários com plantas”. Pelas 11.30 horas haverá prova de vinhos da Adega de Borba e pelas 15 horas o Chef João Couto, da Herdade da Ribeira de Borba, promove um showcooking subordinado ao tema “cozinhar com ervas e flores”.

O certame encerra com a atuação de Augusto Canário e Amigos, marcada para as 19 horas.

“Evolução” para visitar no Convento de S. Domingos até esta segunda-feira

A exposição “Evolução”, do grupo “UP Creators”, pode ser visitada, até amanhã, dia 15 de maio, na Igreja do Convento de S. Domingos, em Montemor-o-Novo.

Trata-se de uma mostra “multifacetada”, que reúne trabalhos de pintura, desenho, escultura e cerâmica, segundo revela o presidente da direção da associação Grupo de Amigos de Montemor, Paulo Xavier.

Através de técnicas “diferenciadas de criação”, nesta exposição juntaram-se artistas de várias nacionalidades, apresentando uma “proposta diferenciada e alargada”. “Para além dos artistas naturais de Portugal, os artistas que são residentes, mas que são de origem ucraniana e romena, também nos apresentam outras visões, com mundos diferentes e enriquecedores. A evolução é isto, hoje pertencemos a uma aldeia mundo e cada vez nos aproximamos mais uns dos outros”, assegura Paulo Xavier.

Os trabalhos apresentados nesta mostra são de Artm Usá, Diana Pratas, Geny Pitta, Ildebranda Martins, José Henrique Prado, Marita Vaskova, Maria Amélia Ramos (MAR), Pedro Fernandes e Zé Luís.