“Os Mundos de Mia: O Filme” este domingo à tarde no Curvo Semedo

“Os Mundos de Mia: O Filme” é a proposta de cinema infantil para este domingo, 14 de maio, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo. O início está marcado para as 15 horas.

Sinopse: “Mia é novamente chamada ao mundo fantástico de Centopia, onde conhece Iko, um elfo da ilha de Lotus que precisa da sua ajuda. Toxor, um vilão monstruoso, parecido com um sapo, está a tomar conta da ilha com a sua magia negra, transformando os
habitantes num exército sem vontade própria. Mia, com os seus velhos e novos amigos, segue os passos da mítica heroína de Centopia para unir três antigas pedras mágicas com o poder de derrotar Toxor. Na viagem, travam amizade com um unicórnio enquanto lidam com o irritante e fiel exército de Toxor”.

Joana Cota leva o fado ao Centro Cultural das Silveiras este sábado

Joana Cota apresenta este sábado, 13 de maio, no Centro Cultural das Silveiras, em Montemor-o-Novo, o espetáculo “O Fado Sai à Rua”, pelas 21 horas, no âmbito da iniciativa “Ciclo da Primavera”, promovida pelo Município.

Joana Cota deixou-se apaixonar pelo fado desde cedo, mas foi em 2014 que se dedicou a este profissionalmente com o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico “Fado no Sorriso”. Envolvida pelo seu país e pelas suas tradições, Joana não interpreta apenas a canção da saudade mas sim a cultura portuguesa, trazendo no seu canto os clássicos antigos e atuais, bem como os seus originais, o que a faz transbordar emoções na voz.

Para além da participação em diversos espetáculos por todo o país (continente e ilhas), bem como além fronteiras (Espanha, França e Cabo Verde), Joana Cota abraça diversos projetos musicais, como “O Sorriso de Amália”, “Uma Mão Cheia de Coisas Bonitas”, “Saudade & Sodade”, “O Fado Sai à Rua”, “Chic to Chic”, culminados em 2018 com o projeto que dá título ao seu segundo trabalho discográfico, “Influências”.

De timbre sereno, olhar transparente, postura firme e horizontes amplos, influenciada pela cultura musical internacional, enleia no seu Fado não só um país, mas sim, o mundo.

Casa das Letras em Cabrela nomeada para o Prémio Nacional de Turismo

A Casa das Letras Bed & Books foi nomeada, na categoria de Turismo Inovador, para participação no Prémio Nacional de Turismo 2023.

Esta é uma iniciativa conjunta do BPI e do Expresso que visa premiar e promover entidades, projetos e pessoas que se distingam no setor do Turismo.

A nomeação simboliza, segundo o município, “mais um motivo que nos faz dizer que o turismo em Montemor-o-Novo está cada vez mais vivo”.

Meia-final da Taça: treinador do GUS espera jogo “intenso” frente ao Atlético de Renguengos

Após a conclusão dos campeonatos da Liga Elite e Liga AFE, da Associação de Futebol de Évora, as atenções voltam-se para a Taça Distrito de Évora, onde se joga este domingo, 14 de maio, as meias-finais, e onde estão duas equipas do concelho de Montemor, ambas a jogarem fora de portas.

O Grupo União Sport (GUS) desloca-se a Reguengos de Monsaraz, onde defronta o Atlético Sport Clube, enquanto o Estrela Escouralense viaja até Portel.

Na Elite, Atlético e União terminaram em igualdade pontual, ficando o Atlético na segunda posição e o GUS em terceiro lugar. No confronto direto, na primeira volta, o Atlético perdeu em Montemor por 2-1, enquanto na segunda volta do campeonato, o União averbou uma derrota por 3-0, em Reguengos de Monsaraz.

Para o treinador do GUS, João Guerra, neste momento, este é “o jogo da época”, porque pode levar a equipa “à decisão de um título”. O técnico espera um jogo “intenso”, decidido nos detalhes, embora lembre o desaire da sua equipa no último encontro com o Atlético, para o campeonato, no Campo Virgílio Durão.

João Guerra, que apela a todos os unionistas e montemorenses para que marquem presença neste importante jogo das meias-finais, não tem dúvidas que as duas equipas vão dar o máximo para alcançar a vitória.

Os dois jogos destas meias-finais jogam-se este domingo, 14 de maio, a partir das 17 horas.

Mambo Jambo este sábado à tarde em Fazendas do Cortiço

Este sábado, 13 de maio, às 18 horas, o Ciclo da Primavera chega ao Pavilhão Multiusos de Fazendas do Cortiço, com Mambo Jambo, uma banda de covers, formada por amigos e músicos alentejanos, na maioria montemorenses.

“Mambo Jambo” é formada por seis elementos: Ângelo Cunha (Voz, guitarra e piano), Nuno Galego (guitarra), Gonçalo Almodôvar (Guitarra), Pedro Silva (Baixo) e António Arimatea (Bateria). Fazendo uma viagem por diferentes gerações e estilos musicais, os Mambo tentam sempre ir de encontro aos gostos do público e concretizar um concerto de qualidade, cheio de energia e boas vibrações.

Do Rock, à Pop, passando pelo Reggae, Soul, Blues, dos grandes clássicos que marcaram gerações, aos novos sucessos, das canções em inglês, aos temas em português, os Mambo Jambo têm um reportório variado, interpretando temas de inúmeros artistas/bandas, como por exemplo: Da Weasel, Seu Jorge, Ed Motta, Bob Marley, Oasis, HMB, Creedence, António Variações, GNR, Jáfumega, Sting, Stevie Wonder, Xutos e Pontapés, Bon Jovi, Coldplay, Pink Floyd e muitos mais.

“Ervas e Companhia” será “um sucesso”, garante António Anselmo

A iniciativa “Ervas & Companhia” foi inaugurada ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 12 de maio, em Orada, no concelho de Borba.

Para o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, o importante é que exista união entre todos aqueles que contribuem para que este tipo de certame seja uma realidade. “O importante é a união entre, o apoio pequeno da Câmara e a organização da Casa da Cultura e da junta de freguesia e, durante este fim de semana iremos ter uma oferta de algo muito importante que são as ervas e a companhia das pessoas e isso é que é importante”.

António Anselmo acrescenta que este tipo de iniciativa se caracteriza acima de tudo pelo “convívio e animação”, garantindo que será “um sucesso”.

No âmbito da inauguração do “Ervas e Companhia” foi também inaugurado um mural alusivo ao certame, elaborado pelo artista Guzt. Para vereadora na Câmara, Sofia Dias, recorda que o artista fez também um mural alusivo à Feira do Queijo de Rio de Moinhos e, que este “ilustra muito bem o que se vive na Orada, a dinâmica do rancho, das ervas e do trabalho da agricultura”, revelando que na Festa da Vinha e do Vinho será feito também um mural desta arte que é o graffiti.

Cabrela: amantes do BTT voltam este domingo a percorrer o Trilho da Filhós

É já amanhã, domingo, 14 de maio, que se percorre mais um Trilho da Filhós, em BTT, em Cabrela, a partir das 9 horas, com saída do Largo da Dr. Pascoal Coelho.

Esta, que é já a quarta edição do evento desportivo vai contar com duas provas, uma de 35 quilómetros e outra de 65, contando com vários prémios para os ciclistas, de acordo com Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela.

A prova é feira por “percursos muito bonitos, com um grau de dificuldade fácil/médio e no ano passado tivemos cerca de 350 participantes, o que foi muito bom”.

A equipa que tiver mais inscrições nas duas provas terá um prémio especial: um leitão, que poderá degustar, logo no final do trilho. Ao longo de toda a prova, haverá abastecimento, sendo que os ciclistas têm ainda direito a um tshirt técnica, banho, lavagem de bicicletas e ainda, claro, a uma filhós de Cabrela.

Terminada a prova, quer ciclistas, quer acompanhantes vão poder almoçar em convívio. Este almoço tem um custo de seis euros para os ciclistas e de dez para os acompanhantes.

Para além dos tradicionais prémios, por escalões, e lembranças, a organização deste Trilho da Filhós vai ainda promover um eco-sorteio, ou não fosse Cabrela uma eco-freguesia. Desta forma, cada ciclista fica habilitado a ganhar uma noite, para duas pessoas, na Casa das Letras.

Euromilhões com jackpot de 40 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 40 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, sexta-feira, 12 de maio, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 234 mil euros, contemplou três apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, no valor de 20 mil euros contemplou oito apostadores, também com aposta registada fora de Portugal.

O quarto prémio, de 1.425 euros, saiu a 36 apostadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 09 – 10 – 13 – 39 – 44 e pelas estrelas 04 e 06.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Exposição Canina Internacional este sábado em Elvas

A 33ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas decorre durante o dia de hoje, sábado, 13 de maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, a partir das 9 horas.

Para esta edição estão inscritos “480 exemplares de várias raças”, revela a vereadora na Câmara de Elvas, Paula Calado, adiantando que a adesão foi “fantástica, praticamente, no limite da capacidade CNT”.

Esta iniciativa, garante a vereadora, “beneficia muito os expositores nacionais e internacionais que, através dos prémios nacionais que receberem podem candidatar-se a Campeonatos Internacionais”.

Paula Calado diz ainda que exta exposição, que decorrerá também, no domingo, em Badajoz, “dá visibilidade a Elvas, de uma forma positiva”, convidando todos a dirigirem-se ao CNT para esta iniciativa, que tem entrada gratuita.

33ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas que decorre hoje a partir das 9 horas no CNT, numa organização da Câmara de Elvas, com o apoio da Fédération Cynologique Internationale e do Clube Português de Canicultura.