Coruche celebra Dia Internacional da Família com jogos tradicionais no domingo

A Câmara Municipal de Coruche promove este domingo, 14 de maio, diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Família.

É no Jardim 25 de Abril, em Coruche, que irá decorrer “uma manhã cheia de diversão em família e entre amigos”. O evento, que assinala o Dia Internacional da Família, integra as atividades do projeto intermunicipal MAIS Lezíria e começa às 10 horas. Cada família ou grupo de amigos pode inscrever-se com o máximo de quatro participantes.

Raide Internacional de Estremoz com início esta sexta-feira na Glória

O Raide Internacional Estremoz decorre amanhã e sábado, dias 12 e 13 de maio, na freguesia da Glória, na Herdade das Carvalhas.

José Sádio, presidente da Camara de Estremoz, explica que depois do sucesso do ano anterior e do reconhecimento da Federação Equestre Portuguesa, “queremos estabilizar esta prova do calendário nacional e internacional, a primeira edição, no ano passado correu muito bem e foi reconhecido por todos a excelência do espaço e a qualidade dos percursos bem como a exigência da Serra D’ Ossa, onde tivemos mais de 70 equipas de todo o mundo, pelo que este ano foi-nos proposto realizaer o Campeonato Nacional de Juniores e Jovens Cavaleiros, de onde sairá o sairá o Campeão Nacional 2023”.

O elvense Jaime Magarreiro, falecido no ano passado, será homenageado nesta prova com um Troféu em seu nome, “por aquilo que representou na modalidade”, revela José Sádio, adiantando que haverá também a Taça Valerie Clarke que “deixou um testemunho de grande dedicação ao hipismo, no concelho de Estremoz, pelo que queremos perpetuar a sua memória”.

O presidente da Câmara de Estremoz acrescenta que “estão reunidas todas as condições para que este seja um grande raide, muito participado com equipas de vários pontos do mundo”.

No Raide Internacional, durante os dois dias vão estar em Estremoz dezenas dos melhores atletas mundiais e nacionais. As provas, amanhã, têm início às 8.30 horas e no sábado, às 7 horas.

Apoio psicoeducativo e consultas “sem tabus” no Centro Juvenil de Montemor

Às sextas-feiras, o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo promove sessões de apoio psicoeducativo, com a psicóloga Carla Brito, das 9 às 18 horas.

Estas sessões são destinadas aos jovens que precisam de apoio vocacional, apoio na gestão das emoções, na gestão dos conflitos familiares ou de, simplesmente, terem alguém com quem falar sobre os seus problemas e desafios.

O Centro Juvenil tem apoio especializado para dar acompanhamento e ajudar os mais novos a encontrar soluções para os seus problemas. Os interessados podem marcar a sua sessão por e-mail (juventude@cm-montemornovo.pt) ou simplesmente aparecer no Centro Juvenil.

Também às sextas-feiras, das 15h30 às 17h30, no Centro Juvenil,  há consulta juvenil “sem tabus”, com o doutor Rui Pinto e a enfermeira Fátima Santos.

“Precisas de apoio médico, orientação ou despistar algo em ti, relacionado com a tua saúde e bem-estar? Tens um assunto tabu que não consegues abordar com ninguém? Ou dúvidas sobre o planeamento familiar, orientação sexual, ou outro assunto relacionado com o teu corpo?”, questiona o Município de Montemor, revelando, desta forma, a quem se destinam estas consultas.

Município de Montemor apoia Casa do Povo de Lavre com 22.500 euros

Foi assinado ontem, 10 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, um Contrato-Programa entre o Município de Montemor-o-Novo e a Casa do Povo de Lavre – Área Cultural, Social e Recreativa.

Com a assinatura formal, levada a cabo pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o Presidente da Direção da Casa do Povo de Lavre, Nuno Alves, foi celebrado um acordo correspondente ao apoio, no valor máximo de 22.500 euros, a ser prestado pelo Município de Montemor-o-Novo à associação, durante o ano 2023.

Este acordo inclui, entre outros, o apoio ao Departamento de Música, à organização de um espetáculo musical em coprodução com o Município, ao Departamento Recreativo, ao Apoio Humanitário “Ambulância” e ao funcionamento e ações de manutenção de infraestruturas.

A assinatura representa mais um exemplo de apoio às associações e aos agentes sociais e culturais que desempenham um importante papel em prol das freguesias de Montemor-o-Novo e do seu Município, como é o caso da Casa do Povo de Lavre.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Cartão Europeu de Deficiente vai ser uma realidade ainda este ano

Atualmente, não existe um reconhecimento mútuo do estatuto de pessoa com deficiência entre os Estados-Membros da União Europeia, o que pode causar dificuldades a estas pessoas.

Neste sentido, a Comissão Europeia propôs, depois de um projeto piloto em oito países e que teve um feedback muito positivo, que até ao final deste ano este cartão seja aplicável a todos os países da União Europeia.

Este Cartão garante a igualdade de acesso das pessoas com deficiência aos benefícios existentes noutros países, principalmente nos domínios da cultura, do lazer, do desporto e dos transportes. Através do cartão, as pessoas com deficiência poderão obter mais facilmente um apoio adequado quando viajam ou decidem viver noutro país da União Europeia.

Este é o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir, na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Alandroal: Jorge Guerreiro e Quim Barreiros nas Festas da Santa Cruz

Santiago Maior e a Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal, estão em festa este fim de semana, de sexta-feira, 12 de maio, a domingo, dia 14. Pelas Festas da Santa Cruz vão passar, na sexta-feira, Jorge Guerreiro e, no sábado, Quim Barreiros.

Mas para além desta componente mais popular, estas festas, que “envolvem toda a comunidade”, têm uma vertente religiosa e de “muita tradição”, o que faz delas, segundo o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, “uma das mais importantes do concelho”.

“No passado, terão existido mais Festas da Santa Cruz, na região e noutras localidades, mas algumas foram-se perdendo. A verdade é que, ao dia de hoje, as Festas da Santa Cruz da Aldeia da Venda mantêm-se”, lembra o autarca. Considerando estas festas “muito diferenciadores”, João Grilo garante que movimentam sempre bastante a freguesia de Santiago Maior.

Neste momento, avança o autarca, está a ser ultimada uma candidatura para a classificação das Festas da Santa Cruz como Património Imaterial do Alentejo, desenvolvida em parceria com o Centro de Cultura e Recreio da Aldeia da Venda e com a colaboração da Direção Regional da Cultura.

Festas como esta, diz ainda João Grilo, são dinamizadas sempre numa colaboração estreita entre o Município, as juntas de freguesia e as associações locais.

Para além de Jorge Guerreiro e Quim Barreiros, a animação vai estar, ao longo do fim de semana, a cargo do duo Thy Subry, Sons & Tons, Rui Grilo e dos DJs Brat e Peat.

A tradicional tômbola, duas vacadas, uma delas noturna, e a apresentação do documentário “Fé Milenar – Santa Cruz” são outros dos ingredientes destas festas.

GNR de Évora detém indivíduo para cumprimento de pena

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, dia 10 de maio, na sua área de responsabilidade, dois acidentes de viação, sendo duas colisões, das quais resultaram apenas danos materiais.

Também ontem foram registados quatro incêndios agrícolas em Arraiolos, Portel e Reguengos de Monsaraz, tendo ardido no total cerca de 20 hectares de pasto e seara.

No âmbito da criminalidade, foram registadas seis ocorrências, sendo cinco crimes contra o património e um contra o Estado. A GNR deteve ainda um indivíduo, fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado de detenção, para cumprimento de pena.

Ao nível contraordenacional, a GNR registou ainda 61 infrações à legislação rodoviária e três à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, Lake 2022/2023, Resina 2023, Floresta Segura 2023, Roadpol 2023, Poço Protegido e Peregrinação Segura 2023.

Nuno Cacilhas: nomeação do roteiro “Levantado do Chão” a prémio “honra trabalho” desenvolvido

O Roteiro Literário “Levantado do Chão”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e que tem por base a obra literária de José Saramago, está nomeado, na categoria de Turismo Inovador, ao Prémio Nacional de Turismo 2023.

Para Nuno Cacilhas, técnico do Município de Montemor-o-Novo, esta nomeação “honra o trabalho em rede e de multidisciplinaridade” desenvolvido, explicando que este é um prémio que se baseia, precisamente, “no estabelecimento de parcerias e no desenvolvimento de uma oferta inovadora”, com a utilização de ferramentas e meios digitais.

Concebido, desde o início, através da cooperação entre vários serviços municipais (biblioteca, turismo, património, gabinete de comunicação e informação, arquivo, ambiente e educação), este roteiro literário resulta de um trabalho em rede, após várias parcerias estabelecidas, entre elas, com a Entidade Regional de Turismo, a Fundação José Saramago, Museu do Aljube, as Câmara Municipais de Lisboa e Évora, a Biblioteca Pública de Évora e todas as juntas de freguesia do concelho de Montemor-o-Novo.

Nuno Cacilhas, lembrando a tecnologia associada a este roteiro literário, assegura esta nomeação ao prémio “vem refletir sobre as suas características inovadoras”. Para o responsável, o projeto “tema uma visão integradora da sociedade, dos valores patrimoniais, da economia e do trabalho”.

Por outro lado, diz ainda Nuno Cacilhas, este roteiro disponibiliza um conjunto de ferramentas inovadoras no turismo nacional, como o site e a app, que permitem, “não só a divulgação da obra e do património associado à obra, mas também uma visão mais integradora de toda a economia local, numa estreita relação com os pontos literários”.

Roteiro “Levantado do Chão” é “aposta ganha”, garante Henrique Lopes

O Roteiro Literário “Levantado do Chão”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e que tem por base a obra literária de José Saramago, está nomeado, na categoria de Turismo Inovador, ao Prémio Nacional de Turismo 2023 (saber mais aqui).

Este é um roteiro turístico, que dá a conhecer o território de Montemor, em particular a vila de Lavre, através das palavras do Nobel da Literatura.

Sendo esta uma forma de “conhecer o território e promover e preservar a cultura”, o vereador no Município de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, garante que este roteiro literário é “uma aposta claramente ganha”. Resultado de um processo que “tem muitos anos”, o roteiro, inaugurado em 2020, é descrito pelo autarca como um projeto “inovador e exemplar, não havendo mais nenhum em todo o país”.

Embora ainda “em fase de experimentação”, este roteiro, que assenta no desenvolvimento sustentável e na economia circular de banda larga, tem conseguido atrair, ao concelho, “muitos visitantes”.

Com três percursos, a viagem deste roteiro totaliza 238 quilómetros, entre Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa, feita através de uma rede de percursos e de pontos de interesse em torno da obra e da própria vida de José Saramago. Estes percursos podem ser feitos por qualquer pessoa, de forma autónoma, com o apoio da app ou do site do roteiro.

O roteiro oferece mais de vinte pontos de interesse, que vão desde Fundação José Saramago à Casa de Leitura José Saramago, passando pelo Museu do Aljube, entre muitos outros locais icónicos do livro. Além disso, é possível conhecer os aspectos biográficos relacionados com a estadia de José Saramago em Lavre, localidade para onde o autor viveu e se inspirou para escrever aquele que viria a ser o seu primeiro grande romance.

Para este ano, está prevista a inauguração do Centro Interpretativo “Levantado do Chão”, que será implementado no edifício da Biblioteca Municipal Almeida Faria. Este centro, garante Henrique Lopes, em que a tecnologia terá o seu destaque, vai proporcionar uma “experiência única” a todos os visitantes.