Jovens montemorenses vencem Prémio “Criarte AEJ 2022”

No âmbito da candidatura ao prémio “Criarte AEJ 2022”, enquadrado no âmbito do Ano Europeu da Juventude (AEJ), que visa promover e estimular, junto dos e das jovens, a partir do 3.º ciclo, a criação literária ou artística alusiva ao AEJ, premiando os trabalhos mais criativos e inovadores, um grupo de jovens do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, candidatou-se a este prémio.

Foram 17 elementos do “Clube Erasmus Yes I Can” que concorreram a este prémio e venceram na categoria dos 12 aos 17 anos, com a música “ERASMUS A SONHAR”, na qual contaram com a colaboração da Oficina de produção do Centro Juvenil e do jovem músico David Mateus.

A 2 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, os jovens vencedores receberam o prémio das mãos do Diretor Regional IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho, numa iniciativa que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e do Vereador do Pelouro da Juventude, António Pinto Xavier.

O “Clube Erasmus Yes I Can”, no âmbito do projeto Erasmus +, pretende construir-se como um espaço de aprendizagem e partilha de conhecimentos/vivências entre alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, no âmbito da cidadania ativa. Um espaço que prepare e capacite os alunos com ferramentas que lhe permitam a realização de intercâmbios com colegas de outros países, a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de uma cidadania consciente, libertária e tolerante.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

“Cientista Regressa à Escola” esta sexta-feira em Montemor

No âmbito do programa “Cientista Regressa à Escola”, implementado pela organização “Native Scientists”, a cientista Margarida Nunes irá à Escola Básica nº5 de Montemor-o-Novo (Centro Escolar), esta sexta-feira, dia 5 de maio, para realizar oficinas de ciência com os alunos do 4º ano.

Este programa pretende proporcionar uma experiência única de promoção da literacia científica aos alunos finalistas do 1º ciclo, em que o cientista prepara uma oficina prática e pedagógica, durante um dia inteiro numa escola localizada no seu local de origem.

O programa tem o apoio do Município de Montemor-o-Novo que, ao acolher este programa, celebra a ciência, desconstrói estereótipos e promove a literacia científica, estabelecendo pontes entre a comunidade científica e as pessoas da nossa terra. Assegura também que as crianças do 4º ano envolvidas no projeto, ao transitar para o segundo ciclo, vivam a experiência de conhecer e trabalhar com um cientista.

Encontro Internacional de Aguarela já coloca Montemor nas “bocas do mundo”

Imagem: Facebook da AAPOR

Decorre, desde ontem, 3 de maio, a quinta edição do Encontro Internacional de Aguarela de Montemor-o-Novo, um evento promovido pela Associação de Aguarela de Portugal (AAPOR) e a Câmara Municipal.

Até ao próximo dia 13 (sábado), são muitas as sessões de pintura livre, seja na rua ou em atelier, no Convento de São Domingos, e workshops, desenvolvidos por vários artistas e durante os quais os participantes poderão desenvolver diversas técnicas de aguarela.

Na prática, explica o presidente da AAPOR, Luís Jorge, este encontro reúne um conjunto de artistas internacionais, em Montemor, numa espécie de residência artística. “Nós convidamos um determinado número de artistas internacionais para virem a Montemor e durante o encontro vão haver vários workshops de aguarela, algumas demonstrações e os artistas vão estar a pintar em atelier e na rua”, explica.

Sendo este um evento aberto “a todas as pessoas que se interessam em pintura e em aguarela, mais propriamente”, nas suas edições anteriores contou sempre “com maior participação de público de fora que do concelho”.

Os workshops, que decorrem na galeria municipal de Montemor, são ministrados por artistas, segundo Luís Jorge, com “diferentes linguagens”, no que toca à aguarela.

Com este encontro, garante ainda o responsável, tem-se conseguido colocar Montemor nas “bocas do mundo” na área da pintura com aguarelas. “Neste momento, Montemor já é falado por todo o lado. Quando vou ao estrangeiro, já sou abordado por artistas que querem vir a Montemor”, revela ainda Luís Jorge.

Até 12 de maio, os trabalhos desenvolvidos estarão expostos na Galeria Municipal.

Nove feridos em despiste em Alcácer do Sal

Nove pessoas ficaram feridas num despiste na manhã desta quinta-feira, 4 de maio, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal. Destes nove feridos, dois, considerados graves (dois homens de 20 e 36 anos), foram transportados pelo helicóptero do INEM para o Hospital S. José, em Lisboa.

Os restantes sete feridos, foram considerados ligeiros e transportados para o Hospital de Setúbal (dois) e para o Hospital do Litoral Alentejano (cinco).

A viatura ligeira de nove lugares despistou-se na Estrada Nacional que liga Alcácer do Sal à Comporta. Para o local foram mobilizadas três equipas do INEM, GNR, SIV de Alcácer, VMER de Santiago do Cacém, o Helicóptero do INEM de Évora e as corporações de bombeiros de Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Santiago do Cacém e Águas de Moura.

Já hoje, o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, informa a autarquia em nota de imprensa, “fez sair mais um ofício dirigido ao presidente das Infraestruturas de Portugal, reiterando a necessidade de reunir urgentemente para discutir um projeto de reabilitação desta estrada incluindo a construção de bermas”.

“Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas” em Montemor

No passado fim de semana, dias 29 e 30 de abril, iniciou-se a discussão pública em torno do futuro da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, com a realização dos dois primeiros eventos do projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas”

A partir das 10h30, do dia 29, decorreu um “World Café”, onde foram realizadas dinâmicas de grupo com energias centradas no tema da restruturação da Biblioteca Municipal enquanto espaço comunitário.

Já no dia 30, foi durante a tarde que a discussão continuou, mas à mesa, com “Ideias à Mesa” um lanche no qual os participantes se debruçaram sobre a pergunta “Que Biblioteca queremos?”. Tratou-se de um lanche com direito a sessão de poesia, trazida pela Theatron – Associação Cultural, e com a atuação dos jovens da Oficina de Produção do Centro Juvenil.

A Biblioteca Municipal Almeida Faria vai continuar a ser tema de reflexão, com a continuidade do projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas”. O próximo “Ideias à Mesa” terá lugar no dia 20 de maio, às 13 horas, com um almoço inserido no programa da 13.ª Festa dos Contos, promovida pela Trimagisto, em conjunto com o Município de Montemor-o-Novo.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Tributo a Chico Buarque na abertura oficial do Ciclo da Primavera

A abertura oficial da edição deste ano do Ciclo da Primavera, em Montemor-o-Novo, aconteceu no passado domingo, 30 de abril, com o espetáculo “Quem Te Viu e Quem Te Vê” – tributo a Chico Buarque”,

Trata-se de um espetáculo de tributo a um dos artistas mais reconhecidos e influentes da história da música lusófona, que passeia pelos muitos sucessos do compositor, músico, cantor, escritor e dramaturgo, que recentemente foi distinguido com o Prémio Camões.

A anteceder o espetáculo, subiram ao palco o vice-presidente e vereador do pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, e Marcos Gomes, em representação do Instituto Memória Musical Brasileira, que realiza este concerto, deixando ambos algumas palavras à vasta plateia.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Montemor: Voucher de Apoio à Família distribuído pelos alunos do concelho

O Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora, no âmbito do Protocolo Local 2023, vão dinamizar a iniciativa Voucher de Apoio à Família, no mês de junho.

Esta iniciativa tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional e ao mesmo tempo apoiar as famílias. Será atribuído um voucher no valor de dez euros a todos os alunos matriculados na rede escolar do concelho, IPSS e Rede Pública, desde a creche até ao 12.º ano.

Poderão ainda ser incluídos nesta ação os alunos residentes no concelho que estudem fora do concelho, devendo os interessados requerer o apoio na Junta de Freguesia da sua área de residência até ao dia 12 de maio, através da apresentação de comprovativo de matrícula ou declaração de compromisso de honra, conforme modelo disponibilizado na página internet do Município (ver aqui).

Ciclo da Primavera levou as “Cantigas do Festival” a São Cristóvão

O Ciclo da Primavera teve início no passado fim de semana no concelho de Montemor-o-Novo, inundando a cidade e as freguesias entre os meses de abril a junho de 2023, numa organização do Município e das Juntas de Freguesia.

A primeira iniciativa realizou-se no sábado, 29 de abril, no Campo de Futebol de São Cristóvão, com o projeto montemorense Cantigas do Festival, um projeto que propõe uma “viagem” entre temas emblemáticos do Festival da Canção, desde 1964 até aos nossos dias, prestando homenagem à música portuguesa.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Borba concorre com 10 vinhos no “Concurso Cidades do Vinho 2023”

São dez os vinhos de Borba que concorrem à terceira edição do concurso “Cidades do Vinho 2023”, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Num evento a decorrer até este domingo, no Museu do Vinho de Vila Nova da Pesqueira, os vinhos de Borba estão representados por cinco adegas distintas.

A primeira participação borbense neste concurso aconteceu em 2022, em Setúbal, edição na qual arrecadou duas medalhas de ouro, com os brancos – “Adega de Borba Reserva Branco 2019” e “Visconde de Borba Reserva 2020”.

Para o próximo ano, foi eleita a candidatura conjunta dos municípios ribatejanos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém para a realização do “Cidades do Vinho 2024”.

Confira quais os vinhos borbenses a concurso na edição deste ano:

– Montes Claros Garrafeira Tinto 2017 (Adega de Borba);
– Quintas de Borba Branco 2022 (Adega de Borba);
– Monte Penedo Gordo Reserva Tinto 2017 (Herdade do Penedo Gordo);
– Cardeira Tinto 2019 (Herdade da Cardeira Unipessoal Lda.);
– Cardeira Branco 2020 (Herdade da Cardeira Unipessoal Lda.);
– Mamoré de Borba DOC Branco 2021 (Sovibor);
– Mamoré de Borba – Vinhas Velhas Reserva Tinto 2018 (Sovibor);
– Mamoré de Borba DOC Tinto 2020 (Sovibor);
– Visconde de Borba Branco 2022 (Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda.);
– Visconde de Borba Tinto 2022 (Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda.).

Formação para estudantes de jornalismo e jovens jornalistas em Bruxelas

Estão abertas as candidaturas até dia 10 de julho, para estudantes de jornalismo e jovens jornalistas, com até dois anos de experiências, e até 30 anos de idade, para que possam obter formação, em Bruxelas.

Trata-se de uma formação que tem como objetivo dar a conhecer as instituições europeias e a oportunidade de terem como mentores jornalistas conceituados do seu país sobre as questões europeias.

Esta formação vai decorrer de 7 a 13 de outubro e este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Proprietários de imóveis começam a pagar o IMI já este mês

O pagamento da primeira prestação do IMI, pode ser pago até ao final deste mês.

Este será o único pagamento se o valor do imposto for inferior a 100 euros. Ultrapassado este montante, o imposto é dividido em duas ou três fases (consoante o montante global seja, respetivamente, inferior ou superior a 500 euros) a serem pagas em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.

Depois de receber a notificação da Autoridade Tributária e Aduaneira, pode pagar o IMI por Multibanco ou através do homebanking, escolhendo a opção “Pagamentos ao Estado”. Se preferir, pode sempre dirigir-se a uma repartição das Finanças (secções de cobrança), a um balcão dos CTT ou a uma instituição bancária.

Também é possível fazer o pagamento do IMI através de débito direto. Para isso deve fazer o pedido de adesão através do Portal das Finanças.

O imposto é calculado e cobrado pela Autoridade Tributária, mas são as autarquias que decidem, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro dos referidos intervalos.

Ainda que esteja previsto o desdobramento do pagamento do imposto em duas ou três fases consoante o seu valor, é possível aos proprietários liquidá-lo na totalidade, neste mês de maio.

Incêndio agrícola deflagou esta quarta-feira em Montemor

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou ontem, 3 de maio, dois incêndios agrícolas, na sua área de responsabilidade: um em Montemor-o-Novo e outro em Canaviais, no concelho de Évora.

Ao todo, entre os dois incêndios, arderam 160 metros quadrados de pasto.

Também ontem, os militares da GNR registaram três acidentes de viação, sendo três colisões. Destes acidentes resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas sete ocorrências, sendo dois crimes contra o património, dois contra as pessoas, dois contra a vida em sociedade e um crime contra o Estado. A GNR de Évora efetuou uma detenção em flagrante delito, pelo crime de resistência e coação sobre funcionário.

Ao nível contraordenacional, a GNR registou 28 infrações à legislação rodoviária e duas relativas à legislação policial.

A GNR dá início esta quinta-feira, 4 de maio, à operação Peregrinação Segura e continuidade às operações Escola Segura, Lake, Resina e Floresta Segura.

Dinastias Moura e Rouxinol na Corrida da Barra de Ouro em Montemor no sábado

Paulo Vacas de Carvalho

É já este sábado, 6 de maio, que tem lugar uma das mais aguardadas corridas do início de época taurina: a corrida da Barra de Ouro, que decorre no âmbito da Feira de Maio, em Montemor-o-Novo.

A partir das 17 horas, a praça de Montemor vai ser palco de um imperdível mano a mano, num duelo inédito entre as dinastias Moura e Rouxinol, numa corrida com os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol, Miguel Moura e Luís Rouxinol Jr.

A Corrida da Barra de Ouro, que está de regresso, vai colocar frente a frente os dois mais antigos grupos de forcados do país, numa corrida de competição: um duelo entre os grupos de Forcados de Santarém, capitaneados por João Grave, e os de Montemor, liderados por António Pena Monteiro. Nesta corrida, vão ser lidados seis toiros da ganadaria Fernandes de Castro.

A promessa de Paulo Vacas de Carvalho, da empresa Montemor é Praça Cheia, responsável pela época tauromáquica da Praça de Touros de Montemor-o-Novo, é de “uma grande tarde de touros”.

A ideia de juntar as famílias Moura e Rouxinol nesta corrida, explica ainda o empresário, tem por base a intenção da criação de espetáculos “interessantes” para o público. “Eu, como empresário e aficionado, tento calçar os sapatos do público. Pôr a família Moura e a família Rouxinol a tourear, em competição, penso que vai ser do agrado do público. Falei com os toureiros, eles aceitaram de imediato e cá estamos no sábado para ver se o espetáculo funciona”, diz ainda.

Esta corrida será abrilhantada pela Banda Carlista. Os bilhetes encontram-se à venda entre as 15 e as 20 horas, na bilheteira da praça (até às 17 horas no dia da corrida).

A entrevista a Paulo Vacas de Carvalho, conduzida por Paulo Canas, para assistir no vídeo abaixo.

Parque Infantil de Santiago do Escoural encerrado por questões de segurança

Após avaliação técnica, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo decidiu encerrar o Parque Infantil de Santiago do Escoural, situado no jardim da Rua Mariana Gutierrez Morais Paquete.

Segundo a autarquia, não estão “reunidas as condições desejáveis para o seu uso, de acordo com o Decreto-Lei 203/2015 de 17 de setembro, na atual redação”.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo “lamenta o encerramento do parque, agradecendo a sua compreensão, pedindo a todos que respeitem a não utilização do mesmo”.

Joana Bértholo apresenta “A História de Roma” em Cabrela

No passado domingo, dia 30 de abril, em Cabrela, a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria, a Casa das Letras e a Associação Lar Doce Ler receberam a escritora Joana Bértholo, para uma apresentação do seu mais recente romance “A História de Roma”.

Num domingo solarengo, a Casa das Letras recebeu mais de três dezenas de leitores e curiosos, que tiveram a oportunidade de partilhar as suas leituras, questões e pontos de vista com a autora.

Esteve presente o vereador na Câmara de Montemor do pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, que deu as boas vindas à escritora e aos leitores. No fim da apresentação e do entusiasmante debate, a escritora ficou à conversa com os leitores e autografou vários livros adquiridos pelos leitores. Esta iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de Cabrela, Casa das Letras e Lar Doce Ler.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Feira de Maio da APORMOR de regresso esta sexta-feira

A terceira edição do Montemor Golden Wine and Lamb e a tradicional Feira de Maio, da APORMOR (Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo), têm início esta sexta-feira, 5 de maio, estendendo-se até domingo, dia 7: um evento que promete noites de muita música e dias dedicados, sobretudo, à pecuária extensiva.

“Já realizamos esta feira há muitos anos aqui na APORMOR. A primeira denominação era Feira de Maio/Festa do Ovino, onde a única espécie animal que havia na feira eram os ovinos. No entanto, há três anos iniciamos uma parceria com a Câmara Municipal de Montemor e começamos a dar outra dimensão à feira, nomeadamente, este evento do Wine and Lamb, onde estão presentes os vinhos da região de Montemor”, explica Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR.

Esta terceira edição do certame, à semelhança do que aconteceu nas duas anteriores, também vai contar com uma componente de entretenimento. “A parte do entretenimento teve uma grande adesão por parte das pessoas no passado, devido também ao facto de nos anos anteriores ter aparecido a Covid-19, mas espero que este ano volte o mesmo número de pessoas”, comenta Joaquim Capoulas.

O papel centralizador da feira, garante ainda o responsável, “justifica que se tenha começado a chamar, a Montemor, há oito anos, capital nacional da pecuária extensiva, sendo o concelho com maior efetivo das espécies extensivo, e penso que temos conquistado esse lugar”.

O evento contará com exposição e mercado de gado ovino e caprino, concurso e leilão de gado Aberdeen Angus, showcoocking, concertos, espetáculos com DJ, uma corrida de touros e ainda uma poule de obstáculos.