Vendas Novas rouba 2 pontos em Montemor e União fica praticamente arredado do título

Neste domingo, 23 de abril, na Liga Elite, jogou-se a 20.ª jornada, enquanto que na Liga AFE disputa-se a 1.ª mão das meias-finais. Na antepenúltima jornada da Elite, o Grupo União Sport (GUS) empatou 1-1 no derby com Estrela de Vendas Novas, averbando 4 jogos consecutivos sem vencer, tendo feito apenas 2 pontos nos últimos 12 pontos em disputa. Também na Elite, o Cabrela foi a Portel perder por 4-2.
Já na Liga AFE, as duas equipas do concelho de Montemor na 1.ª mão das meias-finais, saíram vitoriosas dos seus encontros, com Escouralense a ganhar por 1-0 ao Lusitano de Évora B, e o Fazendas do Cortiço a ir ao Municipal de Borba bater o Borbense por 1-2.

Em relação ao derby entre GUS e Estrela de Vendas Novas, o treinador do União João Guerra, fez 3 alterações no 11 titular. Logo nos primeiros instantes do jogo, o União esteve perto de marcar, com a bola a ir ao poste da baliza à guarda de Alexandre Serafim. Nos primeiros minutos da partida houve mais União, com o Estrela mais contido. O primeiro pontapé de canto surgiu aos 25 minutos e, na sequência desse canto, o Vendas Novas chega à vantagem, com João Carrasco a inaugurar o marcador, num lance em que o guarda-redes Willian Paes não fica isento de culpas. João Guerra efetuou a primeira alteração, aos 34 minutos, com Luís Madeira a render o lesionado Leonardo Pereira. Após sofrer o golo, notou-se intranquilidade na equipa da casa, que jogou sobre brasas. O União teve 2 oportunidades e desperdiçou, enquanto que o Vendas Novas teve uma oportunidade e marcou, é caso para dizer que no aproveitar este o ganho. Ao intervalo, e a perder quando precisava de ganhar, a vida não estava fácil para o União.
A 2.ª parte iniciou sem substituições em ambas as equipas. Pedia-se calma ao União, que falhava muitos passes e teimava em esticar o jogo, permitindo ao Vendas Novas estar confortável no jogo. É certo que, mais com o coração, o União entrou nos segundos 45 minutos a tentar fazer pela vida e ir em busca do empate. Paulo Mendes efetuou a primeira substituição no Estrela, aos 60 minutos, fazendo entrar Sérginho para o lugar de Quendera. No espaço de um minuto houve uma oportunidade para cada lado. Primeiro, para o Estrela, com Maia quase a chegar ao segundo golo. Logo depois, a bola num ápice estava na baliza do Vendas Novas, mas Bruno Machado atirou ao lado. Aos 68 minutos, o GUS chega ao empate, num remate em arco de pé esquerdo, num golaço de Rodrigo Vicente. Aos 69 minutos, o Vendas Novas efetua dupla alteração, com Sousa e Ruben Ribeiro a renderem Maia e João Diogo. Aos 77 minutos, gritou-se golo no 1.º de Maio, mas foi assinalado fora-de-jogo a Bruno Machado, após grande trabalho de Capela. Pouco depois o União arriscava, fazendo entrar Tiago Minhoca para o lugar de Capela e, simultaneamente, no Estrela, João Diniz sai para a entrada Paulo Bernardo. Aos 82 minutos, na formação da casa, João Bugio entrou para o lugar de Gonçalo Diniz. O jogo estava partido e de bola cá bola lá, e prometia 10 minutos finais de emoção, onde para o União era o tudo ou nada. O que é certo é que houve várias oportunidades para ambos os conjuntos, porém, na hora da verdade, nunca houve aproveitamento. No final o empate a 1 bola foi o resultado final, numa melhor 2.ª parte do União, com mais querer, mas onde jogou muito com o coração e pouco com a cabeça, desperdiçando muitas oportunidades.

Resultados:
Liga Elite > 20.ª jornada > 23 abril 2023
Monte Trigo 1-1 Redondense
Atlético Reguengos 5-1 Arcoense
Gr. União Sport 1-1 Estrela de Vendas Novas
Sporting Viana Alentejo 0-1 Canaviais
Portel 4-2 Cabrela
Alcaçovense 2-0 Arraiolense

Play-off Liga AFE Meias-Finais > 1.ª mão > 23 abril 2023
Borbense 1-2 Fazendas Cortiço
Estrela Escouralense 1-0 Lusitano de Évora “B”

Miguel Moura nas comemorações do 25 de Abril em Vila Viçosa

Miguel Moura atua na noite de 24 de abril, em Vila Viçosa, no âmbito das comemorações dos 49 anos da Revolução dos Cravos, ainda antes do habitual fogo de artifício e de um baile, na Praça da República.

Mas estas comemorações, segundo revela o presidente da Câmara, Inácio Esperança, vão realizar-se em todo o concelho: “Tentámos envolver todas as associações e instituições do concelho. Vai haver comemorações em São Romão, Bencatel, Pardais e Vila Viçosa”.

Inácio Esperança destaca ainda a realização de uma Assembleia Municipal, durante a tarde de dia 25, bem como uma largada de pombos e um concerto da banda filarmónica, que irá passar pelas três freguesias.

“Esperemos honrar o 25 de Abril e quem o fez, como um hino à liberdade e à união entre as pessoas e os povos”, diz ainda o autarca.

25 abril comemorado em Estremoz com diversas atividades

O município de Estremoz promove um conjunto de atividades alusivas às comemorações dos 49 anos do 25 de abril.

Amanhã, segunda-feira, dia 24 de abril tem lugar o concerto “Voz do Imaginário”, pelas 21.30 horas no Rossio Marquês de Pombal, segue-se às 22.45 horas o concerto com Canções de abril, pela Orquestra Filarmónica de Braga e Grupo Canto Daqui, terminando com o fogo de artifício, na União de freguesias de Estremoz, à meia-noite.

Já na terça-feira, feriado nacional, 25 de abril, tem lugar às 10.30 horas a sessão solene da Assembleia Municipal evocativa do 25 de abril.

Concerto dos “Diabo a Sete” abre comemorações do 25 de abril em Alandroal

O concerto dos “Diabo a Sete”, no Fórum Cultural de Alandroal, na segunda-feira, 24 de abril, à noite dá início às comemorações do 25 de abril, em Alandroal.

Para além deste concerto, como revela o presidente da Câmara, João Grilo, no dia 25, será feito “o hastear Bandeira Nacional na sede de concelho e nas sedes das Juntas de Freguesia, com o acompanhamento da Banda do Centro Cultural de Alandroal”.

Também no dia 25, a partir das 16 horas, realiza-se “um lanche convívio”, no Jardim Público de Terena, com animação musical de “Os Garridos” e a Tuna da Universidade Sénior de Alandroal”.

Comemorações do 25 de abril em Alandroal que têm início na segunda-feira, com o concerto dos “Diabo a Sete”, às 21.30 horas.

“Sons (Mentirosos) Misterioros” vai ter lugar na Oficina Magina d’O Espaço do Tempo

Sofia Dias & Vítor Roriz apresentam “Sons (Mentirosos) Misterioros”, dia 29 de abril, pelas 16 horas, na Oficina Magina d’O Espaço do Tempo.

Sinopse: Pode uma imagem enganar a nossa percepção sobre a proveniência de um som? Ou um som mentir-nos sobre a sua origem? Um espetáculo que, tal como as crianças, não tem problemas em saltar de uma coisa para a outra, nem em colocar questões simultaneamente metafísicas, ontológicas, estéticas, banais e, quase sempre, imprevisíveis.

A entrada é gratuita mediante reserva no Posto de Turismo ou na BOL do Município de Montemor-o-Novo.

Exposição “Quem Te Viu e Quem Te Vê” vai estar patente no Cineteatro Curvo Semedo

Exposição “Quem Te Viu e Quem Te Vê”, incluída no tributo a Chico Buarque vai estar patente no Cineteatro Curvo Semedo a partir de segunda-feira, dia 24 de abril a dia 13 de maio. Na exposição, serão apresentadas várias caricaturas selecionadas em concurso no país de origem do artista, o Brasil.

O Ciclo da Primavera ’23 abre, oficialmente, a 30 de abril, pelas 21h30. O palco do Cineteatro Curvo Semedo recebe “Quem Te Viu e Quem Te Vê”. Trata-se de um tributo a Chico Buarque, com os cantores Marcus Lima e Thais Motta, que passeia pelos muitos sucessos do cantor, apresentando a sua obra. Com arranjos e piano do maestro Cristóvão Bastos e acompanhamento dos músicos João Lyra (violão), Dudu Oliveira (sopros), Bororó (baixo) e Marcos Thadeu (bateria e percussões).

Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município.

GUS recebe Estrela de Vendas Novas para jogo da Liga Elite

Este domingo, 23 de abril, às 16 horas, na Liga Elite, joga-se a 20.ª jornada. Na antepenúltima jornada da Elite vai haver derby com o Grupo União Sport a receber no 1.º de Maio o Estrela de Vendas Novas, e o Cabrela viaja até Portel.

O GUS na presente jornada, joga em casa com Estrela de Vendas Novas. Para João Guerra, treinador do União, este desafio “é um clássico, um jogo de tripla, onde o Estrela de Vendas Novas quer retificar o resultado da 1.ª volta”.

Já o Cabrela, vai ao terreno do Portel. André Repolho, Treinador do Cabrela, diz que vão tentar transportar um pouco daquilo que fizeram com o Reguengos, para este jogo em Portel, explicando que “o mais importante é sair do jogo com o sentimento de dever cumprido”.

Acompanhe hoje, aqui na RNA, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado do jogo entre o União de Montemor e o Estrela de Vendas no estádio 1º de maio.

Comemorações do dia 25 de abril começam este domingo em Évora

O município de Évora criou o espetáculo “Liberdade”, para comemorar o 25 de Abril, reunindo artistas de cinco nacionalidades, incluindo Sara Correia, Mari Segura, da Colômbia, Montse Cortés e Javier Limón, de Espanha, Martín Sued, da Argentina, e pelo brasileiro Gabriel Selvage. O espetáculo está agendado para as 22h30 de 24 de abril, terminando com o Grupo de Cantares de Évora a entoar a “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso.

Após o concerto, pela meia-noite, segue-se o sempre aguardado espetáculo pirotécnico, com as celebrações a prosseguirem na SOIR – Sociedade Joaquim António de Aguiar (Páteo do Salema), às 00h30, com atuação da banda Fanfarra Bizarra.

O dia 25 começa às 10h, na Praça de Giraldo, com a “Manhã Desportiva para Famílias”, que inclui demonstrações e prática de várias modalidades desportivas.

Já este domingo, dia 23 de abril, os Paços do Concelho recebem, às 18h30, o tradicional Concerto Comemorativo do 25 de Abril com o Coro Polifónico “Eborae Musica”, sob a direção de Emanuel Vieira. Em seguida, às 21h30, a Praça de Giraldo acolhe os festejos comemorativos do 174.º aniversário da SHE – Sociedade Harmonia Eborense, com sede na mesma praça, que inclui concertos de “D’Aranda Jazz Ensemble” e “O Marta”.

Programa “Lembrar Abril” está de volta ao Agrupamento de Escolas de Montemor

No âmbito das Comemorações do 49.º Aniversário do 25 de Abril, a União de Freguesias de Nossa senhora da Vila, Bispo e Silveiras volta a promover o Programa “Lembrar Abril”, realizado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

André Banha, da Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, explica que “a freguesia aposta no não esquecimento do 25 de abril, e com isso é oferecido aos jovens um jogo, que é o Jogo da Glória. Este jogo é feito com perguntas sobre o 25 de abril”.

A grande final do jogo é feita esta segunda-feira, dia 24 de abril, na Junta da União de Freguesias. Para além da oferta do Jogo da Gloria, também “os mais novos vão poder criar desenhos com o tema 25 de abril, ou seja, cada aluno da turma faz um desenho e depois é escolhido pelos próprios alunos da turma o melhor desenho para ser grafitado na sede da Junta de Freguesia para, posteriormente, levarem para a escola”.

Relativamente à data em que marca a Liberdade e a revolução dos Cravos, André Banha salienta ainda que “é importante as pessoas não se esquecerem dos valores desta efeméride, porque o 25 de abril deve estar representado todos os dias na nossa vida”.

“Lembrar Abril” traz de volta aos alunos do agrupamento de escolas de Montemor a importância que é celebrar o 25 de abril, data que marca a liberdade.