Protocolo entre a AFE e a Escola Secundária de Montemor para cadeira de arbitragem assinado

Assinatura do Protocolo de Parceria entre a Associação de Futebol de Évora e a Escola Secundária de Montemor-o-Novo realizou-se esta tarde, neste estabelecimento de ensino. O protocolo tem como objetivo começar a ser lecionada uma cadeira sobre arbitragem na Escola Secundária, no presente ano letivo.

Nesta sessão estiveram presentes membros da Associação de Futebol de Évora, nomeadamente, o presidente da AFE, António Pereira, e membros da Federação Portuguesa de Futebol, como o presidente do Conselho de Arbitragem José Fontelas Gomes.

“A aposta no recrutamento é uma das principais ideias deste protocolo. As escolas são um filão importante de recrutamento para novos árbitros”, como revela, José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Este é curso de nível um com cerca de 25 horas “para que os alunos se possam tornar árbitros das próprias associações no final do curso. Este protocolo tem sido abrangido por todo o país, e tem havido uma grande adesão dos jovens para este curso a nível nacional”, salienta ainda José Fontelas Gomes.

Esta formação de arbitragem, segundo José Fontela Gomes, “também vai ser estendida a nível do futsal, sendo que a ideia principal é sempre transmitir um bocadinho mais daquilo que são as leis do jogo e perceber um pouco mais o porquê de algumas decisões serem tomadas em campo”.

Os alunos da Escola Secundária de Montemor que frequentam o curso de desporto, segundo o presidente da AFE, António Pereira, “são os jovens indicados para serem os futuros árbitros, por ser mais um completamento à sua aprendizagem”.

Em Évora 90% dos jovens que tiraram o curso estão a exercer como árbitros: “esperamos que o mesmo aconteça aqui em Montemor”, revela António Pereira.

Este curso “beneficia ambas as partes, ou seja, para a AFE porque fica com mais árbitros e para os alunos porque têm mais uma aprendizagem”. Os jovens a nível financeiro que queiram ser árbitros “deixam de pedir dinheiro aos pais e começaram a ter dinheiro para as suas despesas do fim de semana”, como afirma ainda António Pereira.

Alice Gomes, representante dos cursos profissionais de desporto, explica que a origem deste protocolo surgiu “de um contacto que a AFE fez à Escola Secundária”. “Estão a tentar conseguir captar atenção dos jovens para esta função de arbitragem, uma vez que a profissão também não é bem vista e estão a tentar também desmistificar essa parte”.

Na Escola Secundaria de Montemor estão inscritos no curso de arbitragem entre 14 e 15 alunos, sendo que, segundo Alice Gomes, “um dos objetivos desta formação é criar tradições e enraizar aos próximos alunos”.

Na sala de grupo, assim intitulada na Escola Secundária, vários alunos mostravam-se interessados em participar neste curso, nem que fosse apenas para juntar à sua formação, como é o caso de Diogo Paulinho, aluno da cadeira de arbitragem: “Recentemente tirei o curso de arbitragem de futsal e decidi inscrever-me neste, porque nunca fui muito dado nem para o futsal nem para o futebol, mas queria estar envolvido de alguma forma, dai a minha inscrição”.

Feira Renascentista será alargada às ruas do castelo de Vila Viçosa

De 8 a 11 de junho, Vila Viçosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira de Inspiração Renascentista, para a qual as inscrições se encontram abertas até ao próximo dia 12 de maio.

Tendo em conta que, até ao momento, já são “muitos” os inscritos para o evento, a Câmara Municipal de Vila Viçosa, revela o presidente Inácio Esperança, irá alargar a zona de feira até às ruas do castelo, “invadindo a cidadela do castelo, para que se possam instalar todos os que queiram vir, para engrandecer a feira e Vila Viçosa”. A autarquia vai ainda investir num novo figurino.

O autarca lembra ainda que esta feira serve, sobretudo, para homenagear todos os calipolenses que, “nos anos de 600, permitiram a Portugal recuperar a sua independência”. “Mostrar Vila Viçosa a Portugal e ao mundo, na medida do possível”, diz ainda Inácio Esperança, é um dos principais objetivos do certame.

Até dia 12 de maio, estão abertas as inscrições para tasquinhas, destinadas à comercialização de bebidas e comida, stands, vocacionados para a venda, entre outros, de artesanato e doçaria, e ainda outros espaços comerciais.

As normas de participação e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Câmara de Borba apresenta segunda revisão do PDM às freguesias rurais

A Câmara Municipal de Borba promove, este sábado, duas sessões de esclarecimento, junto da população das freguesias rurais do concelho, relativas à segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Estas sessões acontecem no Palacete dos Melos, para as freguesias da Matriz, pelas 10 horas, e de São Bartolomeu, às 15 horas.

De acordo com a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, na reta final da revisão do PDM, a autarquia, ainda que não esteja obrigada a tal, quer estar junto das freguesias para apresentar, de forma “pormenorizada”, o plano.

Para ouvir e esclarecer as dúvidas dos munícipes, estas sessões, explica ainda Sofia Dias, contarão com uma apresentação “mais global de toda” a revisão do PDM, para depois se centrarem nas particularidades de cada freguesia.

Estremoz promove caminhadas pelo concelho

O projeto Pelos Trilhos do Concelho está de volta a Estremoz. Esta iniciativa de caminhadas, que está na sua segunda edição, decorre desde o mês de abril ate o mês de outubro, nas diversas freguesias do concelho.

Para os que pretendem participar em mais de um trilho, há diversos prémios, como fitas, chapéus, mochilas, entre outros.

Aqueles que precisam de transporte até as freguesias terão à disponibilidade um autocarro, que estará a aguardar os participantes em frente à Câmara Municipal, 30 minutos antes da hora marcada para o início da caminhada.

O projeto Pelos Trilhos do Concelho tem início em Evoramonte, às 10.00 horas do dia 23 de abril.

No mês de maio, decorrem três caminhadas, todas com início às 09.00 horas. Na União de Freguesias do Ameixial, a caminhada será no dia 7, em São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura no dia 14, e em Estremoz, no dia 18.

Em junho duas caminhadas estão previstas para a manhã, e uma para a noite, sendo no dia 4, em São Bento Cortiço e Santo Estêvão às 8.30 horas e em Arcos no dia 25, no mesmo horário. A caminhada noturna será em Veiros às 21.30 do dia 17.

Setembro conta com apenas uma caminhada, em São Domingos de Ana Loura, no dia 17 de setembro às 9.00 horas.

A localidade de Glória vai receber diversos participantes no dia 1 de outubro às 9.00 horas, encerrando mais um ano do projeto Pelos Trilhos do Concelho.

Para participar, é necessário fazer uma inscrição, que é gratuita, e poderá ser feita até à terça-feira anterior a data do Trilho. No ato da inscrição, é entregue um passaporte, que é carimbado em cada caminhada que participar.

As incrições podem ser feitas no Setor de Desenvolvimento Desportivo e Juventude do Município, nas Juntas de Freguesia, de acordo com o local da caminhada, ou através do link (http://inq.cm-estremoz.pt/index.php/924487?lang=pt)

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz.

Recolha de resíduos perigosos decorre até sexta-feira

Recolha de resíduos perigosos está a decorrer até esta sexta-feira, dia 21 de abril. A unidade móvel de recolha de resíduos domésticos perigosos encontra-se junto à Praça de Touros de Montemor-o-Novo, estando disponível para receber os resíduos em todos os dias úteis.

Estes resíduos poderão, à semelhança do que aconteceu no ano passado, ser entregues na Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UERRP).

Em comunicado, o município de Montemor explica que esta unidade é promovida pela GESAMB, que disponibiliza o serviço de recolha, “concebido com o propósito específico de recolher resíduos domésticos de elevado grau de contaminação e perigosidade”, objetos que facilmente se encontram na maioria das habitações, mas que podem representar perigo para a saúde pública e para o ambiente da região, como acontece com os cosméticos, os telemóveis, os eletrodomésticos, as lâmpadas, os aerossóis, os produtos de limpeza, os pesticidas, as tintas, os vernizes, as pilhas ou as baterias, entre outros.

Maus insetos na agricultura no programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

Os maus insetos, ou seja, aqueles que afetam as plantações agrícolas, nomeadamente as vinhas, olivais e nos montados do Alentejo são o mote para um projeto do InnovPlant Protect. Este projeto tem o objetivo de mostrar à população algumas soluções para o controlo destes “maus insetos”.

O projeto pretende apresentar os métodos e as ferramentas utilizadas para monitorar os insetos e as novas tecnologias usadas na recolha de informação destes animais, com o auxílio de estudantes e agricultores.

Segundo Nuno Faria, existem diversos insetos a afetar a agricultura no Alentejo, porém as espécies problemáticas “são específicas de cada cultivo”, logo, não há uma solução única para todos eles.

Orientado para a educação em sustentabilidade ambiental, o projeto pretende expor soluções que sejam melhores para o ambiente e que controlem estas pragas.

As soluções inovadoras do projeto ABC, é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Município de Vila Viçosa presta homenagem a Gabriel Jaleco

O Município de Vila Viçosa homenageou, no passado sábado, 15 de abril, partilha o fundador e diretor do Jornal “O Calipolense”, Gabriel Jaleco (1934/2006).

Na cerimónia o município calipolense fez “um especial agradecimento ao homem que dedicou muita da sua criatividade e do seu empreendedorismo ao concelho de Vila Viçosa”.

Unidade Móvel da LPCC de rastreio do cancro de mama em Montemor

A Unidade Móvel do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai estar a fazer o rastreio do cancro de mama junto ao Centro de Saúde, em Montemor, entre esta quinta feira e dia 23 de maio, das 9h às 13h e das 14h às 17h30.

As mulheres do município elegíveis para o rastreio, entre os 50-69 anos, vão dispor com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e contar com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios começa celebrações no dia 15

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado esta terça-feira, dia 18 de abril, tem sido comemorado no Município de Montemor, desde o dia 15 de abril.

A 15 de abril, realizou-se um Peddy Paper pela cidade, que levou os 16 participantes, divididos por seis equipas, à (re)descoberta do património de Montemor-o-Novo. Os participantes tiveram acesso a um mapa e a um questionário, no qual responderam às diversas perguntas do desafio, que combinou o exercício físico com a perspicácia e o conhecimento.

O Peddy Paper, que começou no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, terminou junto ao Centro Interpretativo do Castelo, com oferta de um pic-nic e entrega de prémios aos participantes.

Montemorense Lara Grilo, da TIS-Futsal, chamada à Seleção Nacional Sub-15

Lara Grilo, da TIS-Futsal chamada à Seleção Nacional Sub-15, que vai decorrer no Luso, de 21 a 23 de abril.

Juntamente com a montemorense foram chamadas pelo Selecionador Nacional, Ricardo Azevedo, para o estágio de observação da Seleção Nacional Futsal Feminina Sub-15, as atletas Maria Henriques (Fundação Salesianos), Leonor Capucho (Mourão FC).

As três atletas foram referenciadas pelos treinadores nacionais durante o Interassociações Sub-17, que decorreu em Bragança no passado mês de dezembro de 2022.

Acidente de trabalho em Vendas Novas faz um ferido leve

Imagem ilustrativa

Acidente de trabalho, em Vendas Novas, foi registado esta terça-feira, dia 18 de abril, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Deste acidente resultou um ferido leve.

Foram ainda registados três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste. Destes sinistros resultaram danos materiais.

Foi efetuada pela GNR de Évora uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito da criminalidade foram registadas quatro ocorrências, sendo dois crimes contra o património, um previsto em legislação avulsa e outro um crime a maus tratos a animais de companhia.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 101 infrações à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake e operação RoadPol.

Última mesa redonda do “Cuidar Alentejo” vai decorrer esta quinta-feira

A última mesa redonda do “Cuidar Alentejo”, da organização da CLDS 4G Ativar Montemor, vai decorrer esta quinta-feira, dia 20 de abril, no auditório da União de Freguesias da Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, durante todo o dia.

Esta última mesa, é intitulada por mesa três, com o tema “vítimas – dificuldades e boas práticas no apoio à vítima idosa”. Neste debate a temática “vítimas – dificuldades e boas práticas no apoio à vítima idosa”, vai ser colocada em cima da mesa. “Continua haver muitos casos de violência contra a pessoa idosa, e por isso, faz-nos sentido sentar e falar sobre este tema, com as seguintes questões: quais são as principais problemáticas; quais são os principais interventores, e como é que cada um de nós, como ser social, pode intervir”, explica Isabel Soares, Coordenadora do CLDS 4G Ativar Montemor.

Ao longo do debate serão tiradas notas sobre as conclusões a que o grupo chegue para compilar num Guia de Boas Práticas. Este Guia fará referência à prestação dos profissionais e pretende-se disseminá-lo por todos os profissionais dos CLDS do Alentejo, das organizações sem fins lucrativos do concelho de Montemor, bem como de todas as entidades públicos ou privadas do mesmo.

Dois segundos prémios do Euromilhões saem em Portugal

O sorteio de ontem, 18 de abril, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que na próxima sexta-feira, 21 de abril, vai estar em jogo um jackpot de 100 milhões de euros.

O segundo prémio, de 150 mil euros, saiu a quatro apostadores, dois dentro de território nacional. Por sua vez, o terceiro prémio, de 23 mil euros, contemplou seis apostadores, fora de Portugal.

Já o quarto prémio, no valor de 1 183 euros, saiu a 37 apostadores, todos com aposta registada fora de Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 17 – 21 – 23 – 35 – 37 e pelas estrelas 10 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Reunião de Câmara de Montemor-o-Novo esta quarta-feira às 15 horas

A oitava reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 19 de abril, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.