U. Montemor marca passo em Redondo e Cabrela é a surpresa da jornada

Neste domingo, 16 de abril, realizam-se algumas partidas em atraso na Liga Elite, referentes à 12.ª jornada, que foi precisamente a 1.ª jornada da 2.ª volta do campeonato. O Grupo União Sport (GUS) foi ao Campo do Calvário, na Vila de Redondo, empatar a 2 bolas, pecando em muito na eficácia e só tem de se queixar de si próprio, já que teve oportunidades mais do que suficientes para vencer esta partida.
Ainda na Liga Elite, o Cabrela fez das fraquejas forças e, apesar de 5 jogadores castigados, surpreendeu e ganhou por 2-1 ao Atlético de Reguengos, com os golos da vitória a serem marcados por João Fadista e Tomás Martins.
Na Liga AFE jogou-se, por sua vez, a última jornada da 1.ª fase do campeonato. No Grupo B, ontem, o Cortiçadense ganhou fora por 1-2 com o São Pedrense, e o Valenças perdeu em casa por 0-2 com o Foros Vale Figueira. Já neste domingo, o Fazendas do Cortiço ganhou por 2-1 com o U. Montemor B.
Em relação ao jogo que a Rádio Nova Antena acompanhou com relato, e em que o GUS se deslocou ao terreno do Redondense, a partida iniciou com o treinador do União a repetir o mesmo 11 inicial da última partida, tentando regressar às vitórias no campeonato, depois de duas derrotas consecutivas (At. Reguengos e Arcoense). O União entrou melhor e a tomar as rédeas do encontro, contudo, o jogo iria evoluir para uma toada de equilíbrio. Aos 30 minutos, num lance polémico e duvidoso, o árbitro assinalou grande penalidade favorável ao Redondense, após um toque muito ligeiro a Luís Quintas. Na marcação, Varela aproveitou e inaugurou o marcador. Pouco depois, o árbitro Iuri Nunes, marca novamente grande penalidade, em mais uma decisão controversa, desta feita a favor da equipa forasteira, com Rodrigo Vicente a repor a igualdade. O intervalo iria chegar com a igualdade a 1 bola no marcador, num jogo equilibrado e muito disputado a meio campo, aceitando-se o empate, no entanto, o árbitro foi protagonista mas pelas piores razões, com duas decisões erradas.
A 2.ª parte iniciou sem substituições, mas com duas grandes oportunidades para os Unionistas. Primeiro foi Fábio Capela que, sozinho desperdiçou e, depois, foi Gonçalo Catalão que rematou ao ângulo, mas Pedro Roque fez uma estrondosa defesa. Aos 52 minutos, mais duas chances para o União, mas novamente os alvinegros esbanjaram. João Guerra não esperou mais e, aos 54 minutos, fez a 1.ª alteração, fazendo entrar Thalison para o lugar de Bugio. O União estava mais por cima na partida, mas os avançados alvinegros estavam perdolários. O Redondense também efetuou dupla substituição com Mataloto e Bruno Salvador a entrarem para os lugares de Tiago Curado e Luís Quintas. Depois de boa oportunidade do Redondense, o União tem nova ocasião para a cambalhota no marcador. Aos 64 minutos, o União realiza nova alteração, com João Semedo a render Capela. O União continuava por cima na partida, balanceado no ataque e apenas por culpa própria não marcava. Já após os 30 minutos da 2.ª parte, no Redondense, Bibes rende o lesionado Falé, e no União António Vicente e Luís Madeira saíram para a entrada de João Nobre e Guilherme Francisco. Depois de tanto desperdício, o guarda-redes Willian Paes fez uma oferta, que foi aproveitada por Vítor Borrego para cabecear para o 2-1. Aos 84 minutos, o União empata, numa recarga de Catalão, após remate de Thalison. O GUS iria jogar os últimos 5 minutos reduzido a 10 unidades, pois Gonçalo Catalão, após entrada sobre um adversário, vê o segundo amarelo. O Redondense, já mesmo no término dos descontos, teve muito perto de marcar, mas o marcador não se alterou. Este é um empate que penaliza muito o GUS, num jogo em que se lutou muito.

Elite Divisão > 12.ª jornada
Redondense 2-2 U. Montemor
GD Cabrela 2-1 At. Reguengos
Arraiolense 0-4 Estrela Vendas Novas

Elite Divisão 15/04 – 21.ª jornada
Sporting de Viana 1-1 Arcoense

Liga AFE > Grupo A > 18ª jornada
Aguiar 1-3 Borbense
Tourega 1-3 Vera Cruz
Calipolense 0-1 Bencatelense
Estremoz 0-1 Lusit. Évora B
Descansa: Oriolenses

Liga AFE > Grupo B > 18ª jornada
GDS Pedrense 1-2 Cortiçadense
Valenças 0-2 Foros Vale Figueira
Fazendas do Cortiço 2-1 U. Montemor B (Martim Rosa, Fabinho; Minhoca)
CHE Morense 2-0 Santana do Campo

Vendas Novas oferece nova ambulância à corporação de Bombeiros local

Foi entregue a chave de mais uma Ambulância de Socorro (ABSC), por parte do Município à direção e comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas. Neste momento solene estiveram presentes Luís Dias, Presidente da Câmara Municipal, Paula Valentim, Presidente da Direção da Associação Humanitária e Paulo Machado, Comandante dos Bombeiros Voluntários.
Depois de tomar conhecimento de que esta entidade estava altamente condicionada pelo facto de terem ficado permanentemente inoperacionais duas viaturas de apoio ao socorro das populações e dado que não dispunha de meios para adquirir novos equipamentos de socorro, foi decidido pela Câmara Municipal a atribuição de um apoio financeiro extraordinário de 63 mil euros para a aquisição de uma ABSC.
Esta ambulância destina-se a transporte de sinistrados ou doentes que necessitem de assistência durante o transporte e está munida de equipamento mais avançado e atual que vai ao encontro das reais necessidades da nossa população.

Museu Militar de Elvas candidata metralhadora antiaérea a prémios APOM

O Museu Militar de Elvas, através dos militares e civis afetos à secção de conservação e restauro, procedeu, recentemente, à total recuperação de uma peça de artilharia antiaérea que será, este ano, submetida à votação nos prémios APOM, da Associação Portuguesa de Museologia.

Esta metralhadora destinava-se “a abater aeronaves que voavam a baixa altitude”, começa por explicar o major Carlos Carretas. “Todos os anos, das nossas reservas, selecionamos uma peça que está em muito mau estado, para apresentarmos no dia do Museu Militar de Elvas”, adianta. No ano seguinte, o museu candidata essa mesma peça aos referidos prémios.

Foi com “muita dedicação e empenho”, garante ainda o major, que esta peça foi restaurada, depois de encontrada “completamente degradada”. “Teve um trabalho de manutenção brilhante. Todo o sistema hidráulico, o sistema de motor de combustão interna, foi tudo reparado, foi tudo descascado, com aplicação de primários, de tinta e temos o resultado final como se pode ver”, diz ainda o major, assegura que a metralhadora está “precisamente como se fosse uma peça original”.

“Vamos agora fazer essa candidatura e esperamos que esta peça seja premiada, durante o ano de 2023”, remata Carlos Carretas.

 

 

De regresso este mês, Feira de São Marcos é “uma marca” em Alter do Chão

Fernando Daniel, Aurea, Noble e Os Quatro e Meia são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Feira de São Marcos, que decorre entre os próximos dias 21 e 25 deste mês de abril, em Alter do Chão.

Com “mais de cem expositores”, entre artesanato e gastronomia, e um cartaz musical “de muita qualidade, com artistas nacionais bastante reconhecidos”, esta feira, que acontece sempre em abril, associada ao tradicional leilão da Coudelaria de Alter, explica a vereadora na Câmara Municipal, Raquel Palmeiro, é uma “marca no concelho”.

Espetáculos equestres e uma exposição de animais são outros dos ingredientes desta feira, que decorre no centro de Alter do Chão, no jardim, junto ao castelo.

“Vamos ter uma boa tenda de restauração, para dar resposta a todos aqueles que nos procurem. Temos uma ótima oferta para os nossos munícipes e para toda a região do Alentejo”, garante a autarca.

O acesso à feira será gratuito, mas é necessário bilhete válido para entrada no recinto de concertos. Os bilhetes já se encontram disponíveis e poderão ser adquiridos,  no Posto de Turismo de Alter do Chão, Ticketline e nos lugares habituais. O bilhete geral custa 15 euros, enquanto o preço dos ingressos diários varia entre os quatro e os seis euros.

A Feira de São Marcos é organizada pelo Município local e pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão.

Unidade Móvel da LPCC de Rastreio do Cancro de mama em Cortiçadas de Lavre

Unidade Móvel do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai estar a fazer o rastreio do cancro de mama junto ao Centro Cultural, em Cortiçadas de Lavre, entre esta segunda e quarta-feira, dia 17 e 19 de abril, das 9h às 13h e das 14h às 17h30.

As mulheres do município elegíveis para o rastreio, entre os 50-69 anos, vão dispor com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e contar com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

1ª caminhada do ciclo “Caminhar Pela Saúde” vai ter lugar esta terça-feira

A primeira caminhada do novo ciclo “Caminhar Pela Saúde” vai ter lugar terça-feira, dia 18 de abril, a partir das 9h30, com o ponto de encontro a ser o Centro de Saúde de Montemor-o-Novo.

Esta iniciativa surge da colaboração entre o Município de Montemor-o-Novo e a U.C.C. do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo.

As iniciativas ”Caminhar Pela Saúde” são livres de inscrição.

GUS joga com o Redondense para jogo da 12.ª jornada da Liga Elite

Este domingo, 16 de abril, realizam-se algumas partidas em atraso na Liga Elite, referentes à 12.ª jornada, que foi precisamente a 1.ª jornada da 2.ª volta do campeonato.

Na Liga Elite, este domingo, pelas 16 horas, o Grupo União Sport repete o adversário e o palco da última partida, ou seja, o Redondense, no Campo do Calvário, na Vila de Redondo. João Guerra, treinador do GUS, refere que “este é um campo difícil, contra uma equipa organizada e de qualidade individual, algo que demonstrou na partida da Taça”, por isso espera “dificuldades”. O técnico unionista acrescenta que pretende “voltar às vitórias no campeonato e encurtar distâncias para o 1.º classificado”.

Já o Cabrela recebe o Atlético de Reguengos. André Repolho, treinador do Cabrela, fala que “há grande desmotivação”, desconhecendo se vai ter elementos para ir a jogo. O treinador do Cabrela refere que “não é fácil para os jogadores estarem a viver este momento”, mas vai apelar “ à presença dos jogadores, sendo que esta é uma decisão deles”.

Acompanhe este domingo, aqui na RNA, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado do jogo entre o União de Montemor e o Redondense.

Filme “Escola de Coelhos: Missão Ovo Dourado” no Cineteatro Curvo Semedo

O filme “Escola de Coelhos: Missão Ovo Dourado” vai ser exibido este domingo, dia 16 de abril, no Cineteatro Curvo Semedo, às 15 horas.

Sinopse: Max, um coelho da cidade, atinge o objetivo de se juntar à classe dos coelhos da Páscoa, mas quando algo terrível acontece com o ovo mágico dourado, Max e os amigos têm de agir com rapidez para salvar a Páscoa de ser tomada por uma família de raposas.

O filme tem a duração de 75 minutos e é classificado para maiores de 6 anos.

Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais e na BOL do Município.

3ª Edição do Trail da Filhós vai ter lugar em Cabrela a 28 de maio

3ª Edição do Trail da Filhós vai decorrer, em Cabrela, a 28 de maio, com partida marcada às 9 horas.

Esta edição vai contar com caminhada de sete km, e corrida com distâncias de 17km e dez km.

Esta prova está inserida no circuito Trilhos do Montado, que ao longo deste ano, soma quatro provas, sendo elas “a passada prova na Herdade dos hospitais, o Trail da Filhós em Cabrela, o Run Castle em Montemor e o Trail por Terras de Lavre. Os atletas que participarem em três destas provas estão a concorrer para um prémio final”, explica Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, sobre esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Montemor.

O Trail da Filhós, à semelhança do Trilho da Filhós, a última prova de BTT feita na freguesia, segundo Paula Martins, também vai ter prémios “para a equipa com mais participações seja nos 17km, dez km ou dos sete km de caminhada, o prémio será um leitão. Para além deste prémio para a equipa mais numerosa, também vai haver prémios por escalões, o ecosorteio com direito a uma noite com estadia na Casa das Letras em Cabrela”. O ano passado a freguesia contou com mais de 300 participantes no Trail da Filhós.

As inscrições podem ser feitas até dia 24 de maio e cada modalidade, seja corrida ou caminhada, vai ter um custo “de dez euros para o trail de dez km, de 12 euros para o trail de 17km e de seis euros para a caminhada de sete km”, como revela ainda Paula Martins. Nestes valores está incluída a oferta de uma bifana e bebida.

As inscrições podem ser feitas até dia 24 de maio através do site Acorrer.pt