Abertas as inscrições para edição deste ano do Aquarace em Mora

Foto arquivo

A quarta edição do Aquarace, uma prova de Trail Running, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora, vai decorrer no dia 16 de abril.

Fátima Calhau, membro da organização, explica que esta prova “é bastante importante não só para a coporação dos bombeiros, mas também para desenvolver, nas pessoas do concelho, hábitos de vida saudáveis, prática de exercício e para responder às necessidades da corporação”.

Este ano há algumas surpresas, revela Fátima Calhau, adiantando que “será maravilhoso e melhor que os anteriores”, e também irá decorre a prova de Aquarace Kids, no dia 15 de abril.

Esta prova passa por “várias linhas de água, pequenas ribeiras, e por paisagens do concelho, com alguma dificuldade no percurso, sendo uma aventura controlada, porque estão presentes os bombeiros, enfermeiros, e elementos de outros quartéis de bombeiros”.

O valor das inscrições, nesta inciativa, reverte para os Bombeiros Voluntários de Mora, este ano, “para a recuperação de um veículo de resgate, que engloba muito dinehiro que a corporação não tem”.

As inscrições para o Aquarace podem ser feitas aqui, até esta sexta-feira, dia 7 de abril; já para o Aquarace Kids, as incrições fazem-se aqui.

A prova conta com caminhada, mini trail, trail curto e trail longo. A partida está marcada para as 9 horas, do dia 16 de abril, junto ao Museu do Megalistismo.

O Aquarace é organizado pelos Bombeiros Voluntários de Mora com o apoio de várias entidades nomeadamente o Município de Mora e a empresa Trilho Perdido.

Realização de queimas de sobrantes e de queimadas suspensa

Realização de queimas de sobrantes e de queimadas está suspensa, até às 23h59 do dia 11 de abril, devido a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acima da média para a época.

Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco, tendo como efeitos expectáveis tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais. Por isso, o Município de Montemor suspende a realização de queimas de sobrantes e queimadas no período compreendido até dia 11 de abril.

No dia 11 de abril será efetuada nova reavaliação, de acordo com a disponibilização de informação pelo IPMA.

Agroturismo Vila Galé Monte do Vilar já abriu em Beja

default

Vila Galé Monte do Vilar já abriu em Beja. Trata-se de um agroturismo próximo de Beja, na herdade de 1 620 hectares onde o grupo produz os vinhos e azeites Santa Vitória, frutas, gado bovino e cavalos lusitanos.

O alojamento conta com piscina exterior, restaurante e bar com a marca Inevitável, dois salões para eventos, jardim, serviço de massagens e postos para carregamento de veículos elétricos.

Vocacionado para maiores de 16 anos, o Vila Galé Monte do Vilar é um espaço para relaxar, estar em comunhão com a natureza, desfrutar do Alentejo e apreciar a gastronomia regional. É também possível participar em atividades ao ar-livre, como piqueniques, caminhadas, voos de balão de ar-quente, canoagem, passeios de bicicleta, ou experiências equestres, e de enoturismo, como visitas guiadas às vinhas, adega e lagar da Santa Vitória e provas de vinhos.

Tendo como tema os principais monumentos alentejanos o Vila Galé Monte do Vilar resulta da recuperação das ruínas de um antigo monte existente na herdade, num investimento de quatro milhões de euros. Gerou 17 postos de trabalho.

“O Vila Galé Monte do Vilar é mais uma unidade temática em que destacamos a cultura e história da região onde está inserida, neste caso o Alentejo. Vem também complementar as opções que temos na nossa herdade (Clube de Campo Vila Galé), onde já existe o Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive, que terá experiências diferenciadoras de enoturismo e olivoturismo, cursos de formação, provas de vinhos e gastronomia alentejana. Com este agroturismo, conseguimos ter uma oferta muito abrangente quanto a segmentos, públicos-alvo e mercados”, salienta o presidente da Vila Galé, Jorge. O presidente da Vila Galé acrescenta ainda que esta unidade será complementada a 1 de junho, com a abertura do hotel Vila Galé Nep Kids.

Os clientes do agroturismo têm acesso ao restaurante e bar, spa com piscina interior aquecida, salão de eventos (pavilhão de Santo Isidro) e todas as outras infraestruturas do Clube de Campo.

Com 28 hotéis em Portugal, esta é o primeiro de quatro projetos que a Vila Galé abrirá em 2023. A 11 de maio entra em funcionamento o Vila Galé Collection São Miguel, em Ponta Delgada, Açores. E em junho abrem o Vila Galé Nep Kids, em Beja, hotel pensado de raiz para os mais novos, onde os adultos só poderão entrar quando acompanhados por crianças, e o Vila Galé Collection Tomar, no centro histórico, com previsão de abertura para a Festa dos Tabuleiros em 1 de julho.

CM Montemor assina contratos programa de 148 mil euros com associações

A assinatura de contratos de programa que oficializam a prestação de apoios, por parte do Município decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nos protocolos assinados, o orçamento disponibilizado para apoio das sete associações abrangidas, ascende a perto de 148 mil euros.

Este momento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Montemor, Olímpio Galvão, das sete associações dos ramos artístico, cultural e desportivo, sediadas no concelho.

Considerando que o acesso à cultura e ao desporto são um direito fundamental de todos os cidadãos, o Município de Montemor-o-Novo tem como um dos seus objetivos estratégicos, desde há muitos anos, promover políticas municipais, com o intuito de concretizar esse direito de cidadania no concelho, numa lógica de intervenção em parceria com as forças vivas da comunidade.

Nos próximos quatro anos várias associações vão receber pela DGArtes cerca de 800 mil euros por ano, como revela ainda Olímpio Galvão

Com base nos protocolos assinados, o orçamento disponibilizado para apoio das sete associações abrangidas, ascende a perto de 148 mil euros, sendo distribuído da seguinte forma: Associação de Formação Artística e de Bem Estar (AFABE), até 4 100 euros, correspondente ao ano 2023; Associação Desportiva Linces de Montemor, até 1 mil euros, correspondente à época 2022/2023; Centro Hípico D. Duarte, até 13 mil euros, correspondente à época 2023/2023; Lar Doce Ler Associação para a Promoção da Leitura, até 12 mil euros, correspondente ao ano 2023; Projecto Ruínas mais de  60 mil euros, no âmbito do projeto apresentado aos Apoios Sustentados da DGArtes para o ano 2023; Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense – até 10 838 euros, correspondente à época 2022/2023; e Trimagisto Cooperativa de Experimentação Teatral mais de  56 mil euros, no âmbito do projeto apresentado aos Apoios Sustentados da DGArtes para o ano 2023.

Para alcançar os objetivos do Programa Cultural e Desportivo, o Município de Montemor-o-Novo irá continuar a disponibilizar significativos apoios financeiros, técnicos, logísticos e ainda equipamentos e instalações.

2º Dia Colónia de Férias Oficina da Criança: A aventura continua em Tavira

Segundo dia da Colónia de Férias Oficina da Criança, ou seja, esta terça-feira, dia 4 de abril, continua com aventura em Tavira, desta vez com a visita ao museu islâmico, onde conheceu a origem desta região e toda a influência islâmica que se pode encontrar nas ruas, objetos e palavras.

De seguida houve a viagem de barco, com a travessia da Ria Formosa e destino à ilha de Tavira. À espera dos pequenos turistas estava a equipa de ambiente da Câmara Municipal de Tavira e o Centro de Ciência de Viva de Tavira, que sensibilizaram o grupo para a existência de espécies invasoras que prejudicam a biodiversidade local.

O grupo trabalhou, posteriormente eliminação destas espécies na ilha de Tavira. De luvas, e com muita vontade, cumpriram a tarefa de as arrancar.

Candidaturas para a Universidade Júnior de Montemor até dia 19

As candidaturas para a Universidade Júnior estão abertas até dia 19 de abril. A Universidade Júnior vai realizar-se na cidade do Porto, de 10 a 14 de julho.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo promove, uma vez mais, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, a participação gratuita de alunos do 5º ao 11.º ano, com bom aproveitamento escolar, na Universidade Júnior.

Para os alunos selecionados, a participação é totalmente gratuita e inclui o pagamento das propinas do curso escolhido, estadia e alimentação durante o decorrer da semana.

Os alunos deverão proceder à sua candidatura nos serviços administrativos do Agrupamento, na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, até 19 de abril, mediante o preenchimento de uma ficha de candidatura.

Todas as candidaturas estão sujeitas a seleção, segundo os critérios definidos entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, e as vagas existentes.

Os cursos disponíveis e as atividades incluídas na programação da Universidade Júnior podem ser consultados aqui.

“Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas” é o novo projeto do Município de Montemor

O Município de Montemor está a iniciar o projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas”. Esta é uma iniciativa que parte da ideia de repensar a Biblioteca Municipal Almeida Faria, com o objetivo de garantir que a Biblioteca Municipal seja uma biblioteca com futuro, envolvida em pleno com a comunidade, onde se encontra inserida.

Como estratégia será feito um diagnóstico participativo e experimental, onde os montemorenses são convidados a colaborar, e em que vão decorrer um conjunto de ações que partem de uma questão: “Qual o Futuro da Biblioteca Municipal Almeida Faria?”.

Cerimónia de entrega de diplomas aos alunos do AEMN

A cerimónia de entrega de diplomas teve lugar no passado dia 28 de março, na Escola Secundária de Montemor-o-Novo. A mesma contou com a presença do diretor do AEMN, João Veiga, da presidente do Conselho Geral, Teresa Correia, do vereador com o pelouro da Educação, Henrique Lopes, e do presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão e, de alunos, pais e encarregados de educação, docentes e auxiliares de ação educativa.

Num primeiro momento, o professor João Veiga, e demais individualidades, procederam à entrega dos diplomas aos alunos que, no ano letivo passado, foram propostos para os quadros de mérito.

De seguida, foi a vez dos alunos que concluíram o ensino secundário receberem os diplomas de conclusão do 12º ano, entregues pelos respetivos diretores de turma e individualidades presentes.

Ellen Macarthur e a economia circular em “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

Ellen MacArthur é uma inglesa que começou como marinheira e acabou por criar uma fundação, a fundação Ellenmacarthur, que apoia e divulga ideias e projetos que implementam os conceitos de economia circular.

Esta semana, no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, ilaria Marengo, investigadora no laboratório colaborativo elvense revela que esta cidadã inglesa depois de uma longa viagem de barco, pelo mundo, percebeu a importante de usar os recursos de uma forma eficaz. “O mote que ela deixa com a sua fundação e com o trabalho que faz é inspirar todas as pessoas mas, sobretudo, os mais jovens, a criar uma economia que use as coisas em vez de esgotá-las, que construa um futuro que dê certo a longo prazo. Se o objetivo aqui é usar os recursos de forma eficaz, e desenhar objetos que acabem por voltar para o sistema, então as portas estão abertas para a criatividade, e sabemos que os jovens são criativos e cheios de sonhos e ideias. Claro que não cabe apenas aos jovens reconstruir o sistema, também, nós, os adultos, podemos fazer muito por isso”.

A história de Ellen MacArthur e a sua relação com a economia circular é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir no poscast abaixo:

Assembleia Geral Ordinária do GUS convocada para o próximo dia 21

Assembleia Geral Ordinária do Grupo União Sport vai reunir-se no próximo dia 21 de abril, às 20.30 horas, na Sede “Bancada”.

Nesta reunião a ordem de trabalhos vai ser divida em dois pontos: no ponto um vai ter lugar a apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2022 e parecer do Conselho Fiscal, e no ponto dois vai te lugar assuntos diversos.

Se à hora indicada não estiverem presente metade e mais um dos sócios do clube, a Assembleia reunirá uma hora depois em segunda convocatória, com qualquer número de associados.

Cinco acidentes em 24 horas regista a GNR de Évora

Cinco acidentes de viação, sendo quatro colisões e um despiste, foram registados pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), esta terça-feira, dia 4 de abril. Destes sinistros resultaram um ferido grave, três feridos leves e danos materiais.

Foram ainda registados dois incêndios agrícolas, nas localidades de Morão e Arraiolos, tendo ardido uma azinheira, sobrantes e cerca de 20 metros quadrados de pasto e mato

A GNR de Évora efetuou duas detenções em flagrante delito, sendo uma detenções pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de desobediência.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 14 ocorrências, sendo seis crimes contra o património, quatro contra as pessoas, três contra a vida em sociedade um crime contra o estado.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 118 infrações à legislação rodoviária, três à legislação policial e uma à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake e Operação Páscoa.

Multi atividades na Barragem dos Minutos esta quinta-feira

Acompanhado do calor e da pascoa, vem o desporto com multi atividades na barragem dos minutos, esta quinta-feira, a partir das 9 hora.

Desde um passeio de Bicicleta até à Barragem dos Minutos, seguido de várias atividades, como Canoagem e Jogos Desportivos.

O local de partida é na Piscina Coberta Municipal de Montemor e as inscrições podem ser feitas na piscina coberta ou na escola de natação.

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal

O primeiro prémio do Euromilhões, num valor de 40 milhões de euros de ontem, terça-feira, 4 de abril, não contemplou nenhum apostador.

O segundo prémio, de 264 mil euros, saiu a dois apostadores, um dentro de território nacional. Também o terceiro prémio, de 24 mil euros, contemplou cinco apostadores, fora de Portugal.

Já o quarto prémio, no valor de 2 405 euros, saiu a 16 apostadores, dois com aposta registada em Portugal.

O jackpot desta sexta-feira aumentou para 54 milhões de euros.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 10 – 16 – 31 – 33 – 50 e pelas estrelas 03 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Reunião da Câmara de Montemor esta quarta-feira às 15 horas

A sétima reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 5 de abril, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.