Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitou Arraiolos, no âmbito da iniciativa Saúde Aberta, do Ministério da Saúde. O Secretário de Estado da Saúde foi recebido pela presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, e o vice presidente Jorge Macau, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Secretário de Estado da Saúde referiu-se à importância de contactar com a realidade dos territórios para encontrar as respostas necessárias, em termos dos serviços de saúde, referindo também o processo de descentralização em curso.
Neste contexto foi colocada pela Câmara Municipal de Arraiolos a questão da insuficiência das verbas previstas na proposta de acordo e a instabilidade do quadro de assistentes operacionais, razões pelas quais a autarquia de Arraiolos, à semelhança de cerca de dois terços das câmaras do país ainda não assinou os respetivos protocolos de transferência de competências.
Sílvia Pinto salientou a necessidade de responder às questões dos recursos humanos e financeiros para garantir o acesso aos cuidados de saúde, bem como defender a universalidade do Serviço Nacional de Saúde.