Oficina de Robótica e Fabricação Digital quartas e sextas-feiras no Centro Juvenil

A Oficina de Robótica e Fabricação Digital acontece todas as quartas e sextas-feiras, das 14 às 18 horas, no estúdio do Centro Juvenil, em Montemor.

“Os jovens que quiserem podem aprender a fazer um desenho 3D, vetorizar o desenho, passar pelo processo de impressão e sair daqui com um projeto tridimensional desenhado por eles” , esclarece Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, sobre a Oficina de Robótica e Fabricação Digital.

Esta atividade é dedicada aos jovens com mais de 14 anos e tem inscrição limite até oito jovens.

ARKUS promove 25ª edição do Concurso de Poesia em abril

O Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, em parceria com a Associação Juvenil ARKUS, realiza a 25ª edição do Concurso de Poesia no próximo mês de abril.

Este é o concurso escolar mais antigo do país, que abrange várias escolas de Portugal e de Espanha, pelo que a associação convida todo o público, em geral, a participar neste concurso.

Cada participante pode entregar, no máximo, três poesias, de tema livre.

As poesias podem ser entregues até dia 31 de março, na biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II ou, para o email arkus.ajuvenil@gmail.com.

Acampamento de Páscoa vai ter lugar entre os dias 3 e 5 de abril

Acampamento de Páscoa vai ter lugar entre os dias 3 e 5 de abril, no Núcleo de Interpretação Ambiental (NIA) dos Baldios.

Neste acampamento, os jovens maiores de 14 anos, que estejam de férias da páscoa, podem se juntar a esta iniciativa organizada pelo Centro Juvenil.

No Acampamento de Páscoa vão decorrer várias atividades como cozinhar, passear e jogos em grupo, em que os jovens vão ter contacto direito com a natureza.

A saída do Centro Juvenil e passeio a pé até ao NIA está programada para às 9 horas, de dia 3 de abril.

Já o regresso está marcado para as 16 horas do dia 5 de abril.

As inscrições são limitadas a 20 jovens e podem ser feitas presencialmente ou através do e-mail juventude@cm-montemornovo.pt

Caminhadas da Médis Corrida Sempre Mulher decorreram no país no passado domingo

Caminhadas da Médis Corrida Sempre Mulher decorreram, pelo país, no passado domingo, dia 26 de março. A iniciativa, solidária, faz parte da campanha de Prevenção e Luta Contra o Cancro da Mama e as suas receitas reverteram, precisamente, a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM). No concelho de Montemor-o-Novo, Ciborro e Santiago do Escoural juntaram-se à causa, registando forte afluência nas suas respetivas caminhadas.

Em Santiago do Escoural, a concentração fez-se pelas 10 horas, junto à Praça da República, com uma aula de zumba que serviu de aquecimento para os cinco quilómetros que se seguiram. Depois das palavras de José Geraldo, presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, a caminhada teve início, percorrendo pelas ruas da vila, mas também por um caminho rural, que ditou a passagem pela Fonte da Ferrenha e pela Estrada Nacional 2.

Como tratar e prevenir a angina de peito em destaque no “De Boa Saúde”

Angina é o nome dado para a dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração, que não se trata de uma doença, mas é provocado por outras condições, que provocam a obstrução nas artérias coronárias.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa “DE Boa Saúde”, revela que “quando a pessoa começa a sentir uma dor no peito, deve ir de imediato ao hospital, porque pode ser o início de um enfarte”.

Como tratar e prevenir a angina é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo:

Estremoz apresenta projeto CAETZ no Dia Nacional dos Centros Históricos

Dia Nacional dos Centros Históricos celebra-se também em Estremoz, com a apresentação pública do projeto de Investigação CAETZ “Carta Arqueológica do Concelho de Estremoz”. Balanço dos trabalhos realizados”, pelas 14.30 horas, no Museu Berardo Estremoz.

O Projeto de Investigação CAETZ resulta de um Protocolo de Colaboração entre o Município de Estremoz e a Universidade de Évora, coordenado pelo Prof. Doutor André Carneiro, docente do Departamento de História.

O Projeto CAETZ tem como objetivo proceder a uma leitura global sobre o povoamento humano antigo no território do concelho de Estremoz. Como tal, pretende-se efetuar um levantamento tão sistemático quanto possível das evidências materiais existentes no concelho, contribuindo com um documento que garanta a salvaguarda, a valorização e a divulgação do património existente; um valoroso instrumento que permita conhecer e gerir o património arqueológico na ótica autárquica, maximizando os valores patrimoniais e minimizando eventuais impactos decorrentes de futuros empreendimentos.

Com o projeto CAETZ o património arqueológico do concelho de Estremoz irá assumir-se como um recurso fundamental na gestão articulada do ordenamento do território e no desenvolvimento sustentado do concelho de Estremoz.

Candidaturas ao Prémio Arquitetura no Alentejo 2023 abertas

As candidaturas ao Prémio Arquitetura no Alentejo 2023 já se encontram abertas, lançado pela Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos.

Trata-se de um prémio de âmbito regional, dedicado a distinguir e a premiar obras de reconhecida qualidade arquitetónica, realizadas na área geográfica dos 47 municípios do Alentejo.

Candidaturas aceites até às 17 horas do dia 8 de maio.

Pode consultar o regulamento aqui.

Percurso n.º1 do Roteiro Literário Levantado do Chão liga Lisboa a Montemor-o-Novo

O percurso “Levantados Deste Chão”, um dos três percursos do Roteiro Literário Levantado do Chão realizou-se no passado sábado, dia 25 de março. Foram muitos os viajantes que aceitaram o desafio de conhecer os territórios de Lisboa e de Montemor-o-Novo, através das palavras de José Saramago.

A visita, que acompanha o enredo da obra “Levantado do Chão”, possibilitou ao grupo uma experiência entre a história e ficção. Entre os vários locais visitados, destacam-se, em Lisboa, a Fundação José Saramago e o Museu do Aljube, em Montemor-o-Novo, o Arquivo Municipal, o Centro de Etnologia Museu-Local e o Castelo, onde o pôr do sol veio dar cenário à despedida do grupo.

Ao longo do percurso sucederam-se algumas surpresas, como a tradução e leitura de um excerto de “Levantado do Chão” em esperanto, ou a partilha de testemunhos de quem viveu experiências similares a episódios do romance.

Academia de Xadrez A.XAT estreia-se num Campeonato Distrital por equipas

A Academia de Xadrez A.XAT apresentou uma equipa de jovens Sub-8/Sub12, pela primeira vez na sua história, num Campeonato Distrital, neste caso na prova de Semi-Rápidas, organizada pela Associação Distrital de Setúbal, no domingo passado, dia 26 de março, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

A Academia A.XAT, apresentou um quarteto Montemorense, constituído por Mariana Bibe (sub10), Cataria Costa (sub12), Mateus Abreu (sub-10) e André Costa (Sub-10), todos alunos do Plano Municipal de Xadrez, financiado pelo Município de Montemor, em parceria com a Associação de Xadrez “A Torre” e o Agrupamento de Escolas de Montemor.

O resultado final contou com um 5º lugar (dez pontos, os mesmos que o 4º classificado) entre as sete equipas participantes, com uma vitória, um empate, duas derrotas e um bye na quarta ronda.

Quatro detenções efetuadas pela GNR de Évora em 24 horas

Quatro detenções foram efetuadas pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta segunda-feira, dia 27 de março. Destas detenções duas foram em flagrante delito, sendo uma detenção pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra pelo crime de resistência e coação sobre funcionário. E duas detenções fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção e de condução, uma em presença em ato processual e outra no âmbito da saúde mental.

Foram registados dois acidentes de viação, sendo dois despistes. Destes sinistros resultaram danos materiais.

Foi ainda registado um incêndio urbano na localidade de São Bartolomeu do Outeiro, concelho de Portel, tendo provocado danos em anexo de habitação.

No âmbito da criminalidade, foram registadas cinco ocorrências, sendo dois crimes contra o património, um contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e outro contra o estado.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 90 infrações à legislação rodoviária, duas à legislação ambiental e duas à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake, Network e Praicept um.

Dia Nacional dos Centros Históricos celebra-se esta terça-feira

Dia Nacional dos Centros Históricos em Montemor celebra-se hoje, com a valorização histórica da cidade desde visitas gratuitas a uma exposição documental.

“Este dia tem a sua importância pela valorização de todos os centros históricos, e Montemor encaixa neste tema perfeitamente, porque mais de metade da cidade é centro histórico”, no entanto “nestes últimos anos os centros históricos têm sido abandonados ou desocupados, porque as pessoas procuram melhores condições de vida”, revela António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal.

Contudo, mesmo com este fator é necessário “focar em garantir a sua reabilitação e renovação, não só no ponto de vista urbanístico, como do ponto de vista humano, para que as pessoas possam voltar a viver nos centros históricos”, afirma ainda António Pinto Xavier.

As comemorações deste dia começaram antes, afigurando-se como uma excelente oportunidade para conhecer a fundo o património concelhio, desde visitas gratuitas no Centro Interpretativo do Castelo e no Convento de São Domingues- Núcleo Museológico, a uma exposição documental “Conventos da Vila”, até dia 7 de abril, no arquivo municipal.