Já estão abertas as inscrições para edição deste ano do Aquarace em Mora

Foto arquivo

A quarta edição do Aquarace, uma prova de Trail Running, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora, vai decorrer no dia 16 de abril.

Fátima Calhau, membro da organização, explica que esta prova “é bastante importante não só para a coporação dos bombeiros, mas também para desenvolver, nas pessoas do concelho, hábitos de vida saudáveis, prática de exercício e para responder às necessidades da corporação”.

Este ano há algumas surpresas, revela Fátima Calhau, adiantando que “será maravilhoso e melhor que os anteriores”, e também irá decorre a prova de Aquarace Kids, no dia 15 de abril.

Esta prova passa por “várias linhas de água, pequenas ribeiras, e por paisagens do concelho, com alguma dificuldade no percurso, sendo uma aventura controlada, porque estão presentes os bombeiros, enfermeiros, e elementos de outros quartéis de bombeiros”.

O valor das inscrições, nesta inciativa, reverte para os Bombeiros Voluntários de Mora, este ano, “para a recuperação de um veículo de resgate, que engloba muito dinehiro que a corporação não tem”.

As inscrições para o Aquarace podem ser feitas aqui, até dia 7 de abril; já para o Aquarace Kids, as incrições fazem-se aqui.

A prova conta com caminhada, mini trail, trail curto e trail longo. A partida está marcada para as 9 horas, do dia 16 de abril, junto ao Museu do Megalistismo.

O Aquarace é organizado pelos Bombeiros Voluntários de Mora com o apoio de várias entidades nomeadamente o Município de Mora e a empresa Trilho Perdido.

Protocolo Local realizou reunião com os comerciantes de Montemor

Protocolo Local realizou uma reunião com os comerciantes de Montemor, na passada quarta-feira, dia 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Esta reunião teve como objetivo efetuar o balanço das iniciativas realizadas em 2022, e dar continuidade à preparação das ações de 2023.

O Protocolo Local tem como principal objetivo promover e dinamizar o Comércio Tradicional do Concelho de Montemor-o-Novo. A reunião contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão,

Após partilha de opiniões entre eleitos, técnicos e comerciantes, o balanço geral foi positivo.

Exposição “Monólogo” na Casa da Cultura da cidade de Elvas

A exposição “Monólogo”, de Victoria Guill, está patente na Casa da Cultura da cidade de Elvas.

Trata-se de uma exposição de pintura que apresenta dezenas de obras e, segundo a artista, “o “Monólogo interior” é uma técnica baseada em usar grandes orações. Pretende refletir o estado emocional, o momento e o sentimento de um personagem, através do fluir da consciência. É um discurso elaborado por um só indivíduo, que fala consigo mesmo. Tem como destinatário uma audiência, um leitor, ou neste caso a um observador. É uma ferramenta que permite uma vinculação intensa com a interioridade, a psicologia e a composição da obra representada”.

A exposição “Monologo” de Victoria Guill conta com 14 obras e também telas de grande dimensão, nos arcos da Casa da Cultura da cidade de Elvas, onde pode ser visitada até esta sexta-feira.

Espetáculo ”King Kong – Quem é o Monstro?” teve lugar na Alma Box

O clássico King Kong esteve no passado dia 21 de março, na Alma Box, com o espetáculo ”King Kong – Quem é o Monstro?”, da Alma d’Arame.

“King Kong – Quem é o Monstro?” é um espetáculo que reescreve um clássico de Hollywood, tornando-o numa peça de marionetas. No passado dia 21 de março, teve direito a duas sessões destinadas ao público escolar e instituições do concelho.

Visitas guiadas da 4ª edição do projeto “Alentejo, Patrimónios” vão decorrer este sábado

Visitas guiadas no âmbito da quarta edição do projeto “Alentejo, Patrimónios”, têm lugar este sábado, dia 25 de março, em Montemor.

O programa, com a temática das dietas sustentáveis na base das visitas, inicia-se no Mercado Municipal, seguindo-se visitas ao Celeiro das Artes e ao espaço da Cooperativa Integral Minga Montemor, antes de almoço.

Durante a tarde, descobrir-se-á o Montado do Freixo do Meio, seguindo-se visita à Melaria do Sr. António Abel.

As inscrições são feitas junto da Direção Regional de Cultura do Alentejo através do contacto 266 769 800 ou do email info@cultura-alentejo.gov.pt

“Dois Pontos Educação” na sala Multiusos do Centro Juvenil esta quinta-feira

“Dois Pontos Educação” é o nome do espetáculo trazido pela Trimagisto à Festa do Teatro. A peça estreia hoje, 23 de março, na sala Multiusos do Centro Juvenil, em duas sessões, pelas 19 horas e pelas 21.30 horas, depois de três dias de pré-apresentação, com a assistência das turmas do Ensino Secundário de Montemor.

Sozinho em palco, Carlos Marques reflete em conjunto sobre o estado da educação, o papel das famílias, a cultura como educação e as transformações caraterísticas da adolescência. Toda esta reflexão é feita pegando no exemplo das inquietações da sua filha Olívia.

Exposição “alimentação, saúde e sustentabilidade” no Mercado Municipal

A exposição “alimentação, saúde e sustentabilidade” em comemoração do Dia Mundial da Água, assinalado a 22 de março, vai estar a partir deste sábado, no Mercado Municipal de Montemor.

Esta mostra, que é também uma ação de sensibilização, pode ser visitada de terça a domingo, das 8 horas às 13 horas.

Segundo a definição da FAO (2015), uma dieta sustentável é aquela que contribui para a segurança alimentar e nutricional da população e cujo impacto ambiental é diminuto. A proteção e o respeito pela biodiversidade e pelo ecossistema e a otimização dos recursos naturais e humanos estão também associados a esta definição.

Extraído o primeiro composto produzido no compostor comunitário

Primeiro composto produzido no compostor comunitário instalado há um ano, foi extraído na passada terça-feira, dia 21 de março, na Rua Fernando Namora, em Montemor.

Este é o resultado da adesão de 50 famílias à ilha de compostagem comunitária instalada na Rua Fernando Namora, em fevereiro do ano passado, no âmbito do projeto Re-Planta da Gesamb.

Os contributos destas famílias com orgânicos permitiram encher o compostor em três meses, ou seja, desde fevereiro até abril do ano passado. Esses resíduos foram sendo tratados no local e, ao fim de um ano, foi possível gerar, em vez de lixo, cerca de 230 kg de composto orgânico num ciclo fechado e com zero desperdício. Este composto está agora em fase de análise para posterior campanha de distribuição.

Manifestação de agricultores em Évora esta sexta-feira

Imagem Arquivo

A manifestação dos agricultores continua, desta vez em Évora, esta sexta-feira, dia 24, às 10 horas, no Rossio de São Brás, dando início à marcha, às 11 horas, pela Rua Rotary Internacional.

Com a chegada ao local dos protestos, com hora prevista às 12 horas, também na Rua Rotary Internacional, os dirigentes da CAP vão fazer intervenções perante o público.

Esta manifestação, em que os agricultores protestam várias situações que afetam o setor, esteve integrado num conjunto de ações já realizadas em Mirandela, Castelo Branco, Portalegre, Caldas da Rainha e Beja.

Jovens de 18 anos podem viajar à borla de comboio na Europa

A União Europeia desafia os jovens, com 18 anos, a partir à descoberta da Europa, ao abrigo do programa Discover EU.

Para Portugal, há mais de 800 passes disponíveis, sobretudo de comboio, que permitem aos jovens viajar pela Europa, durante um mês, totalmente de graça.

As candidaturas, que estão abertas até à próxima quarta-feira, dia 29 de março, dão também direito a descontos em transportes locais, alojamento, alimentação, visitas culturais e outras atividades.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, revela que, com este programa, já foram muitos os jovens que tiveram a experiência de sair, pela primeira vez, do país.

Os interessados devem responder a um questionário, sendo que a candidatura pode ser feita de forma individual, num máximo de quatro amigos. Os selecionados podem fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias entre 15 de junho de 2023 e 30 de setembro de 2024.

Tudo para saber sobre este programa da União Europa no “Espaço Europa” de hoje, para ouvir na íntegra, no podcast abaixo.

Ovibeja decorre entre 27 de abril e 1 de maio

A 39ª edição da Ovibeja, que se vai realizar de 27 de abril a 1 de maio, este ano com o tema principal “Comunicar, um grande desafio para a agricultura”, onde está a ser preparada uma exposição dinâmica, com o objetivo de criar interação entre os visitantes e os expositores, a cargo da Associação de Agricultores do Sul (ACOS).

A organização desta iniciativa está a criar um amplo programa de atividades para todos os públicos, como para os empresários de todos os setores de atividades, investigadores, estudantes, políticos, famílias, jovens.

A programação vai cair muito sobre palestras, onde abordarão temas sobre marcas e inovação, a produção e as exigências do consumidor, a certificação como estratégia de comunicação, a gastronomia e mercados, o pastoreio extensivo, PEPAC, regadio, entre muitos outros temas.

A Ovibeja é também uma atracão a nível cultural, onde tem muitos espetáculos e concertos, que atraem milhares de pessoas. Luís Trigacheiro, Quatro e Meia, Xutos e Pontapés, Bárbara Tinoco são alguns dos artistas que iram atuar em Beja.

No dia 27 de abril irá atuar o jovem de Beja, Luís Trigacheiro e o DJ Groove. A 28 de abril o palco vai ser preenchido pelos Quatro e Meia e pelo DJ Nuno Luz (Rádio Comercial). Já dia 29 de abril os holofotes vão para os Xutos e Pontapés, seguindo-se a DJ Ana Isabel Arroja (Rádio Comercial). E para a última noite, dia 30 de abril, o palco será de Bárbara Tinoco e do DJ Sek Mintendes (Rádio Comercial).

A Ovibeja conta sempre com milhares de visitantes, conta anualmente conta com mais de 1000 expositores, dispensados a diversos setores de atividade, nos pavilhões temáticos,com uma área de 10 hectares do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.

A venda de bilhetes diários, individuais ou em cadernetas de 10 unidades, e a venda de ingressos livre-trânsito já está disponível online, através da BOL, que pode ser adquirida nos locais habituais e também no site da Ovibeja.

Presencialmente, o Secretariado da Ovibeja, sito na Rua Cidade S. Paulo, já se encontra a vender os ingressos de livre-trânsito para quem quiser adquirir previamente o seu passe de entradas e saídas durante todos os dias da feira.

Festival das Sopas Solidárias decorreu em Monforte esta quarta-feira

A 7º edição do Festival de Sopas Solidárias, organizado pela associação “CLDS – 4G Monforte”, decorreu esta quarta-feira, 22 de março, no Sala Polivalente de Monforte.

A marcar presença nesta iniciativa esteve seis entidades de Monforte, onde cada uma confecionou uma sopa distinta, bem como salgados e sobremesas.

Os Bombeiros Voluntários de Monforte também colaboraram na iniciativa, estando responsáveis pelo bar, ficando as verbas angariadas a reverter para a corporação. Já os finalistas do Agrupamento de Escolas de Monforte venderam também algumas iguarias para angariarem dinheiro para a sua viagem de final de ano.

O dinheiro angariado, nesta iniciativa, reverte a favor das IPSS do concelho de Monforte.

 

Município de Coruche reconhecido por apoiar cuidadores informais

O Município de Coruche foi distinguido novamente pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), por adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Esta distinção resulta do reconhecimento do projeto InclusivaMente como um dos que obtiveram as melhores avaliações globais com base nos diferentes critérios que constam no regulamento da RACCI, materializando-se na atribuição de selos de mérito que atestam a importância e a qualidade do trabalho realizado.

GNR de Évora: Incêndio em habitação deflagrou em Montemor esta quarta-feira

Imagem ilustrativa

Incêndio em habitação deflagrou em Montemor, esta quarta-feira, dia 22 de março, tendo ardido um máquina de lavra roupa e provocado danos na marquise da referida habitação. Este incêndio foi registado pelo Comando Territorial de Évora da GNR.

Foram ainda registados, dois acidentes de viação, sendo uma colisão e um despiste. Destes sinistros resultaram danos materiais.

Foi efetuada uma detenção em flagrante delito pelo crime de tráfico de estupefacientes.

No âmbito da criminalidade, foram registadas nove ocorrências, sendo quatro crimes contra o património, dois crimes previstos em legislação avulsa, um contra o estado, um contra as pessoas e outro contra a vida em sociedade.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 61 infrações à legislação rodoviária, cinco à legislação ambiental e duas à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake, Caminhada pela Floresta, Network e Blue Raid.

Oficina de Produção Musical todas as quartas e sextas-feiras no Centro Juvenil

A Oficina de Produção Musical decorre todas as quartas e sextas-feiras, das 14 horas às 18 horas, no estúdio do Centro Juvenil.

Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, explica que “a oficina de produção musical permite que os jovens, em contexto de estúdio de som, possam fazer produção musical”.

“Continuamos a ter jovens interessados, obviamente que não é uma multidão, uma vez que hoje em dia o jovem tem um grande conforto em casa e tem acesso às novas tecnologias e ao conforto que há dez anos era impensável”, esclarece Anabela Ferreira relativamente aos jovens.

A Oficina de Produção Musical é dedicada aos jovens com mais de 14 anos.

Longa-metragem “A Arte de Morrer Longe” no Cineteatro Curvo Semedo

A longa-metragem “A Arte de Morrer Longe”, de Júlio Alves, vai estar em exibição no Cineteatro Curvo Semedo, esta quinta-feira, dia 23 de março, pelas 21.30 horas, sendo esta mais uma iniciativa do Cineclube.

Trata-se de uma obra sobre a complexidade das relações humanas, inspirado na novela homónima do romancista, dramaturgo e argumentista Mário de Carvalho. Com um percurso dividido entre o documental e o experimental, Júlio Alves apresenta como primeira longa-metragem de ficção uma comédia dramática sobre um casal que se está a separar e consegue dividir todos os seus bens, mas cujo processo encrava numa última decisão: o que fazer com a tartaruga?

Volta ao Alentejo: Luke Lamperti vence primeira etapa

Começou ontem, 22 de março, a 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. A chegada a Ourique concluiu a primeira etapa com uma discussão emocionante ao sprint onde Luke Lamperti (Trinity Racing) de 20 anos foi o mais forte. Rafael Silva (Efapel) foi o melhor português na quarta posição.

A festa dos 40 anos da “Alentejana” começou em Beja, no Parque da Cidade, onde se cantaram os parabéns a você e se cortou o bolo para festejar a edição especial da competição nascida em 1983. Antes da partida, mas já em sentida homenagem, a caravana aplaudiu o Comendador Rui Nabeiro da Delta Cafés, marca que sempre apoiou a prova organizada pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. Também foi lembrado o ex-ciclista Rui Duro desaparecido recentemente e que nos últimos anos acompanhou como motard todas as provas da Podium.

Pelotão voo baixinho na planície

Os 168.8 quilómetros, entre Beja e Ourique, não intimidaram o pelotão que fez uma primeira hora de corrida à média de 47km/hora. Estavam já percorridos 47 quilómetros quando a primeira fuga conseguiu ter êxito. Foi um quarteto composto por dois portugueses da Glassdrive/Q8/Anicolor Rafael Reis e Fábio Costa e Carlos García Pierna (Kern-Pharma) e Hector Sáez (Fonte Nova/Felgueiras). Esta frente de corrida rapidamente ganhou uma vantagem. Sáez seria o primeiro a descolar, ficando apenas três homens na dianteira. Depois seria Fábio Costa a ficar para trás devido a queda.

Na única contagem de montanha, em Mértola, Rafael Reis passou em primeiro o que lhe dava a liderança provisória da Camisola Azul Correio da Manhã. A 48 quilómetros da chegada restavam apenas dois homens na frente e o pelotão comandado pelas equipas Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, Caja Rural/Seguros RGA e Trinity Racing decidia acelerar. A diferença para a fuga depressa foi esbatida, mas a dupla da frente ainda conseguiu chegar isolada à última Meta Volante, em Almodôvar. Estava, entretanto, em perspetiva a anulação da fuga e uma aproximação em bloco e a alta velocidade a Ourique. Uma queda nos últimos três quilómetros fracionou o grupo. A equipa norte amerciana Trinity trazia vários elementos na frente e na última viragem para a meta, entraram bem colocados para lançar o sprint de Luke Lamperti, que acabaria por rematar com a vitória.

Jovem Dominador

Luke Lamperti foi o primeiro a vestir a Camisola Amarela Crédito Agrícola e assume também as lideranças da Camisola Verde Delta Cafés (Pontos) e Camisola Branca Turismo do Alentejo (Juventude). A equipa espanhola Burgos-BH lidera a classificação por equipas, após a soma dos três melhores tempos de cada equipa.

A segunda etapa da 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola corre-se esta quinta-feira com ligação entre Castro Verde e Grândola, num percurso de 170.8 quilómetros. A partida está agendada para as 11h30.