Caminhada pela Herdade das Cortiçadas este domingo

Caminhada pela Herdade das Cortiçadas em S. Sebastião da Giesteira vai decorrer este domingo, dia 26 de março, às 10 horas.

Esta caminhada vai ser guiada pela especialista em floresta e professora no Instituto Superior de Agronomia, Leónia Nunes, e é organizada pelo grupo de amigos Tejo a pé.

Esta iniciativa trata-se de uma pequena caminhada em que se privilegia o contacto imersivo na floresta típica do Alentejo, o Montado.

Ponto de encontro será na Herdade das Cortiçadas São Sebastião da Giesteira, 7000-202, Évora (Serra de Monfurado).

O número de lugares é limitado e as inscrições são obrigatórias através do contacto 939 255 131 ou do email cupeto@uevora.pt

Celebrado contrato de arrendamento entre o Município e a Sem Moengas

Foi celebrado o contrato de arrendamento, entre o Município de Montemor-o-Novo e a Sem Moengas, Unipessoal Lda, esta segunda-feira, 21 de março.

A representar o Município, esteve neste momento, presente o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e a Sem Moengas, Unipessoal Lda, foi representada por Susana Cigarro, do Bar do Quiosque do Jardim da Estação, situado no Largo Machado dos Santos.

Exposição “Velhos são os trapos” no Núcleo Rural de Coruche

A exposição “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição”, está patente no Núcleo Rural de Coruche.

“ Esta exposição Velhos são os trapos bordados, saber-fazer, arte e tradição, inaugurou a 10 de dezembro do ano passado, resultou da colaboração entre o Núcleo Rural e o Rancho Folclórico Regional do Sorraia e também de um protocolo que o Município de Coruche desenvolveu com os vários ranchos folclóricos em que mensalmente desenvolvemos no Núcleo Rural um conjunto de atividades com os ranchos. Ou seja, em cada mês um rancho folclórico do nosso concelho dinamiza este conjunto de atividades. E foi neste protocolo de colaboração com Rancho Folclórico Regional do Sorraia que surgiu esta oportunidade de criar esta exposição dedicada aos bordados de Coruche”, explica Susana Cruz, vereadora da Câmara de Coruche, sobre como foi organizada a mostra “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição”.

A exposição traz consigo tradição e história, como revela Susana Cruz: “tem muito a ver com o espólio que este rancho folclórico tem, de bordados, e no fundo vem demonstrar que esta arte já tem raízes muito antigas no nosso concelho (Coruche), e que desde sempre, sobretudo as mulheres, sempre tiveram um grande carinho e dedicação em enfeitar, através dos bordados, as suas vestes. E esta exposição mostra a riqueza dos trabalhos feitos por estas mulheres, que faziam aos serões estes bordados pormenorizados, porque durante o dia trabalhavam no campo e à noite faziam esta arte, que era ensinada pelas amigas, vizinhas, mães, irmãs e avós”.

O Núcleo Rural de Coruche vai ter a intervenção de obras brevemente, e por isso, a mostra “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição” alterou a data de exposição (até dia 30 de abril), ficando patente até estas obras começarem e o edifício do Núcleo fechar.

O Núcleo Rural de Coruche está aberto de terça a sexta-feira, das 14.30 horas até às 17 horas. Sábado e domingo das 9.30 horas até às 13 horas e das 14.30 até às 17 horas.

Olímpio Galvão no adeus a Rui Nabeiro: “Senti que não podia deixar de estar presente”

“Senti que não podia deixar de estar presente em representação dos montemorenses para celebrar a vida deste grande alentejano, deste grande empresário, com consciência social e de comunidade única, que é um exemplo a nível nacional e internacional”, garante o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, presente nas cerimónias fúnebres do comendador Rui Nabeiro.

“Mostrou que é possível trabalhar e investir num território com grandes dificuldades, isolado e num Alentejo profundo, conseguindo mesmo assim ter uma empresa com a dimensão onde ele chegou e com todas as pessoas a trabalharem”, distinguindo ainda Rui Nabeiro como “muito próximo dos seus trabalhadores”.

Olímpio Galvão deixou os seus pêsames à família Nabeiro e aos campomaiorenses, atribuindo ainda uma palavra de solidariedade para com o presidente da Câmara de Campo Maior Luís Rosinha.

Empreitada de Regularização de Estradas e Caminhos no concelho de Montemor

Está a decorrer a empreitada de Regularização de Estradas e Caminhos em terra batida da Rede Viária Municipal do Concelho de Montemor-o-Novo, com um valor de adjudicação de mais de 100 mil euros.

Esta empreitada consiste, na sua globalidade, na regularização/manutenção das estradas e caminhos do concelho de Montemor-o-Novo,  que servem a população e em muitos deles circulam viaturas do Município, no âmbito do transporte escolar.

Município de Montemor visitou o Município do Fundão na passada quinta-feira

O presidente da Câmara Municipal de Montemor, Olímpio Galvão, e a vereadora Sílvia Santos, acompanhados por uma equipa técnica, realizaram uma visita ao Município do Fundão, na passada quinta-feira, dia 16 de março.

Após a receção no Salão Nobre, a partilha de experiências estendeu-se ao Espaço Empresa, ao Fab Lab Aldeias do Xisto, à incubadora de empresas e aos campos experimentais do Município.

Torneio Interno StoneBoysTeam decorreu no passado sábado

O Torneio Interno StoneBoysTeam, organizado pela associação 7050, decorreu no passado sábado, dia 18 de março, no Pavilhão Gimnodesportivo de Montemor.

A iniciativa teve cerca de 60 atletas em duas áreas de competição, que fizerem um total de 46 combates.

 

Obras no cruzamento Av. Gago Coutinho e Rua Dr. Adriano Vaz Velho

No decurso da rotura na rede de abastecimento de água, ocorrida no passado dia 5 de março, no cruzamento da Av. Gago Coutinho com a Rua Dr. Adriano Vaz Velho, serão necessários trabalhos de alguma complexidade técnica, para a substituição do troço de conduta que atravessa a Av. Gago Coutinho.

Estes trabalhos estão sujeitos a processo de licenciamento por parte das Infraestruturas de Portugal SA.

Primeira caminhada da iniciativa “Caminhar Pelas Freguesias” em Cortiçadas de Lavre

A primeira caminhada inserida na iniciativa “Caminhar Pelas Freguesias” que decorreu no passado sábado, dia 18 de março.

A iniciativa “Caminhar Pelas Freguesias” trata-se de uma série de caminhadas pelas diferentes freguesias do concelho de Montemor-o-Novo e a primeira foi em Cortiçadas de Lavre.

Cerca de 60 pessoas percorreram os 11 quilómetros propostos, com ponto de encontro e partida no Largo José Saramago, em Cortiçadas de Lavre.

Limpeza de árvores na Rua Cidade do Fundão e na Rua Fernando Namora

Os trabalhos de poda de árvores na Rua Cidade do Fundão, seguindo-se para a Rua Fernando Namora em Montemor vão continuar.

Por questões de segurança e para evitar danos, à medida da realização dos trabalhos será interdito o estacionamento nestas ruas desta quarta a sexta-feira, de dia 22 a 24 de março, entre as 7.30 horas e as 16.30 horas.

Os trabalhos poderão ser adiados, caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Miguel Pizarro recorda Rui Nabeiro como “um homem exemplar”

O Ministro da Saúde, Miguel Pizarro, recorda o Comendador Rui Nabeiro como uma “homem exemplar” e que “Portugal perdeu um dos maiores cidadãos, um grande empresário, um homem dedicado à causa pública”.

O Comendador Rui Nabeiro, que sempre lutou pelas causas públicas, foi sempre um grande apoio para os hospitais, tanto da região, como em todo o país, esteve sempre pronto para auxiliar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), “foi sempre um apoiante do SNS”, relembra Miguel Pizarro.

Miguel Pizarro, enquanto ministro, refere a importância que o Comendador Rui Nabeiro teve na política, “nunca nos podemos esquecer, em momento nenhum, que a política é feita a favor do conjunto das pessoas e daqueles que mais precisam. Isto foi uma coisa que Senhor Rui Nabeiro fez toda a sua vida”.

O Comendador Rui Nabeiro, como empresário de sucesso e sempre dedicado à comunidade, fez um papel incrível. Para Miguel Pizarro, “um empresário tem também responsabilidade social, pois é muito justo ganhar dinheiro, mas é importante saber distribuir o que se ganhou, saber criar paz social, aprender a partilhar e isto assenta que nem uma luva ao senhor Rui Nabeiro”.

Santos Silva e a morte de Rui Nabeiro: “hoje é todo o país que o chora”

“É uma grande perda para Portugal e para Campo Maior”, diz o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, à margem das cerimónias fúnebres do Comendador Rui Nabeiro, na Igreja Matriz de Campo Maior.

Santos Silva lembra o fundador da Delta Cafés como um “cidadão de porte inteiro”, um trabalhador de “todas as horas”, com “atividade cívica”.

Ainda que Rui Nabeiro tivesse as suas convicções políticas, garante o presidente da Assembleia da República, “hoje é todo o país que o chora”.

António Costa recorda Rui Nabeiro como um “homem encantador”

“É um momento de grande tristeza para todos aqueles que conheceram o Comendador Rui Nabeiro, mas também para Campo Maior, onde teve um papel extraordinário”, diz o primeiro-ministro, António Costa, uma das figuras presentes nas cerimónias fúnebres do Comendador Rui Nabeiro, na Igreja Matriz, em Campo Maior, esta terça-feira, 21 de março.

António Costa, que descreve Rui Nabeiro, como um “homem encantador”, que teve “uma grande visão” e sempre muito “comprometido com a sua terra” e com uma grande “preocupação na relação que tinha com todos aqueles que trabalhavam na Delta”.

“Foi um grande socialista”, lembra ainda o primeiro-ministro, assegurando que “não houve uma campanha eleitoral em que não estivesse presente”, presente, muitas vezes, nas mesas de honra dos congressos do PS.

Obesidade: a epidemia que pode afetar metade da população mundial até 2035

Estima-se que até 2035, mais de metade da população mundial sofra de obesidade ou tenha excesso de peso. A organização Mundial da Saúde classifica mesmo a obesidade como uma epidemia e afirma que são necessárias medidas urgentes.

Neste momento, 38% da população mundial, já é obesa ou tem excesso de peso.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes revela que “a obesidade é mãe de todas as doenças, como por exemplo artroses, aumento do colesterol e da diabetes”.

Os perigos da obesidade e do excesso de peso, para a saúde, são o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo:

Cerimónia da Associação de Futebol de Évora vai decorrer esta terça-feira

A cerimónia de entregas dos diplomas de certificação de entidades formadoras na época 2021/2022, da Associação de Futebol de Évora, vai decorrer esta terça-feira, dia 21 de março, pelas 18 horas. O momento vai ter lugar no auditório professor Jorge Pombo, na sede da associação.

A Associação de Futebol de Évora tem 30 clubes certificados e 50 afiliados, sendo que “a entrega desta certificação, que vai decorrer hoje, é o culminar de um processo longo, entre a Associação de Futebol de Évora e a Federação Portuguesa de Futebol. Esta certificação é muito importante para os clubes, não só por dar a possibilidade de participarem em campeonatos nacionais, como também mostra a parte organizativa dos clubes”, destaca Joaquim Oliveira, do Gabinete de Comunicação e Marketing da Associação de Futebol de Évora, quanto à importância da certificação dos clubes.

Para além da entrega dos diplomas de certificação, na cerimónia, também vão ser assinados contratos- programa do apoio “Crescer 2024”. “Este apoio aos clubes traduz-se nos 10% que cresceram na época passada, ou seja, os clubes vão receber uma parte dessa verba (do apoio “Crescer 2024”), que será divida em quatro partes, uma vez que estamos a falar de duas épocas consecutivas. E no próximo ano, os nossos clubes têm que crescer 15%, para receber a totalidade da verba a que têm direito”, explica Joaquim Oliveira, sobre a verba do programa apoio “Crescer 2024”.

Presente na cerimónia vai estar o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que “vai entregar os diplomas de certificação e assistir às assinaturas dos contratos- programa do apoio “Crescer 2024”, como garante ainda Joaquim Oliveira.

 

GNR de Évora: Sete feridos leves registados em quatro acidentes de viação

Quatro acidentes de viação, sendo quatro colisões, provocaram sete feridos leves e danos materiais, nesta segunda-feira, dia 20 de março. Estes sinistros foram registados pelo Comando Territorial de Évora da GNR.

Foi ainda registado um incêndio agrícola na localidade de São Sebastião da Giesteira, concelho de Évora, tendo provocado danos em trator agrícola e ardido cerca de dez metros quadrados de pasto.

A GNR de Évora efetuou duas detenções em flagrante delito, sendo uma pelo crime de condução em estado de embriaguez, e outra pelo crime de detenção ao tráfico de armas proibidas.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, sendo quatro crimes contra o património, quatro contra as pessoas um crime contra a vida em sociedade, e outro previsto em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 51 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake, Caminhada pela Floresta, Network e Blue Raid.

As imagens da emocionada despedida ao Comendador Rui Nabeiro

Campo Maior foi ontem, 20 de março, pequeno para receber todos aqueles que quiseram prestar uma última homenagem ao Comendador Rui Nabeiro.

Algumas das imagens da chegada do corpo à Igreja Matriz da vila, depois de uma passagem pelas várias empresas do Grupo Nabeiro, para ver na fotorreportagem abaixo.

 

Dia Mundial da Marioneta celebra-se esta terça-feira

Hoje, dia 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Marioneta.

Neste dia as marionetas estão em destaque nos teatros, museus e noutros espaços culturais do mundo. No Dia Mundial da Marioneta realizam-se em Portugal espetáculos de marionetas, festivais e oficinas onde se pode aprender a criar e a utilizar marionetas.

“A Marioneta faz parte do mundo universal do teatro, mas é um teatro muito próprio e com características muito próprias”, como “a capacidade de mutação que a marioneta tem e a capacidade de trabalhar e se adaptar a outras formas de artes, fazem a diferença entre a marioneta e o teatro”, revela Amândio Anastácio, diretor artístico da Alma D´Arame, quanto à versatilidade que pode ter a marioneta.

Com a evolução dos tempos as técnicas da marioneta têm vindo a diversificar-se, podendo usar as técnicas mais tradicionais como “a luva, a vara ou o varão”, ou contemporâneas com o uso de “vídeo, performance e a dança”, ou ainda uma mistura das duas técnicas, como explica ainda Amândio Anastácio sobre as mais variadas maneiras de trabalhar com a marioneta.

Segundo Amândio Anastácio, para a Alma D´Arame, este dia é “muito importante por ser uma génese da fundação da companhia, é a base da qual se desenvolve o trabalho artístico da Alma D´Arame”.

Ao longo do dia de hoje, como indica Amândio Anastácio, vão se realizar dois espetáculos com o clássico e “mais antiga criação da Alma D´Arame” King Kong, direcionados para o público escolar. A primeira sessão vai decorrer às 10.30 horas e a segunda sessão às 14.30 horas, no espaço da Alma Box.

Dia da Marioneta, que se celebra, hoje, em todo o mundo.

“Remodelação e Ampliação do JI Nº1 de Montemor” estão a decorrer há cerca de um ano

Os trabalhos da empreitada de “Remodelação e Ampliação do Jardim de Infância Nº1 de Montemor-o-Novo” estão a decorrer há cerca de um ano.

A obra, adjudicada pelo valor de mais de 300 mil euros, inclui para além da construção do novo corpo “cilíndrico”, a renovação de todos os interiores e de todas as instalações integradas (rede de abastecimento de água, rede de combate a incêndios, rede de águas residuais domésticas, instalações elétricas, alarmes de deteção de incêndios), conservação de revestimentos exteriores dos edifícios pré-existentes, renovação de todo o espaço exterior, pavimentos sintéticos e equipamento lúdico, criação de horta pedagógica, construção de recreio coberto e construção de nova vedação do recinto. Também será totalmente renovada a totalidade dos equipamentos da Cozinha/Copa.

Com o decorrer desta empreitada, que se trata de uma intervenção profunda, os alunos deste estabelecimento de ensino passaram a ter aulas no edifício da antiga EB n.º 3, que se localiza muito próximo do JI n.º 1.

Espetáculo “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” no Cineteatro Curvo Semedo

O espetáculo “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”, decorreu na passada quinta-feira, dia 16 de março, e foi a segunda iniciativa que o TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças, trouxe ao Cineteatro Curvo Semedo.

No espetáculo, Andréa Macera é Mafalda, uma artista de cabaré cancelada pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “plateia do lado de lá”.