Expositores têm até sexta-feira para garantir presença na FIAPE

Ivandro, Pedro Abrunhosa, DAMA, Marisa Liz e Kura são os cabeça de cartaz da 35ª edição da FIAPE, a Feira Internacional de Agropecuária de Estemoz, que decorre, em simultâneo, entre os dias 27 de abril e 1 de maio, com a 39ª Feira de Artesanato, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

O cartaz, garante o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, é “muito equilibrado” e de “primeiro nível”, sendo que, juntamente com a agropecuária e o artesanato, vai contribuir para que a FIAPE volte a ser “um sucesso”.

Para os expositores, adianta o autarca, as inscrições encontram-se abertas até à próxima sexta-feira, 17 de março, sendo que, para o efeito, o município criou um site específico, onde estão disponíveis todos os formulários.

“No ano passado tivemos um acréscimo de expositores. Este ano também acreditamos que iremos continuar esse caminho e valorizar, cada vez mais, quer a agropecuária, quer o artesanato”, assegura José Sádio.

As entradas no certame vão continuar a ser gratuitas, exceção feita ao espaço dedicado aos espetáculos musicais.

O Parque de Feiras e Exposições de Estremoz volta assim a ser palco de uma mostra de vários setores de atividade, com destaque para a exposição de pecuária e maquinaria agrícola, o artesanato e os produtos regionais.

A programação da FIAPE, como habitualmente, contará com várias atividades comerciais e industriais, gastronomia e uma diversificada oferta cultural e desportiva, que integrará vários espetáculos musicais com artistas de renome nacional.

Exposição “Percursos” patente na Galeria Municipal até ao final deste mês

Exposição “Percursos”, de Teresa Jordão, está patente na Galeria Municipal até ao dia 31 de março.

No passado sábado, 11 de março, decorreu a inauguração da mostra, com a presença da artista.

“Percursos” é uma exposição que apresenta uma variedade rica nas obras em mostra, desde logo pela multiplicidade de técnicas encontradas, alternando entre a pintura a óleo, a aguarela e a tinta da China. Como o nome indica, a exposição reflete as ambiências de várias viagens, com as obras a retratar o Alentejo, bem como Angola e Moçambique.

Nutriclube quinzenalmente quartas-feiras em Montemor

Oficina de Culinária e Nutriclube, tem lugar até dia 26 de abril, quartas-feiras, quinzenalmente, das 14 horas até às 16 horas, no Centro Juvenil, de Montemor-o-Novo.

“A oficina de Nutriblube tem a ver com sessões de culinária, onde se reflete sobre a questão local e sazonal, ou seja, comprar alimentos que sejam da época e cozinhá-los de forma saudável, e ao mesmo tempo, poder também ficar a conhecer receitas de produtos alimentares, que normalmente os jovens não sabem cozinhar. Aqui aprendem a cozinhar comidas que gostam de forma saudável”, explica Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, sobre a oficina de Culinária e Nutriclube.

Esta oficina é dedicada a jovens com mais de 14 anos. Os interessados podem inscrever-se presencialmente ou através do email juventude@cm-montemornovo.pt

Festival Nacional de Folclore regressou ao Curvo Semedo no passado sábado

O Festival Nacional de Folclore teve de regresso ao Cineteatro Curvo Semedo, no passado sábado, 11 de março. Este evento foi organizado pelo Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, que representou o Alto Alentejo, perante uma sala praticamente lotada.

No início desta noite, e depois da apresentação dos porta estandartes dos cinco grupos que iriam atuar e animar o serão, intervieram o vereador da Cultura e Arte do Município de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, bem como o presidente da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, e Adelaide Rabaça, viúva do fundador dos Fazendeiros, Feliciano Rabaça do Carmo. Todos os intervenientes salientaram a importância das iniciativas que mantém viva a tradição do folclore em Montemor-o-Novo, bem como a relevância do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, que celebra 65 anos em 2023.

Para além do grupo organizador, quatro outros grupos subiram ao palco do Curvo Semedo, mostrando as suas modas, tão caraterísticas das regiões que vieram ao Alentejo representar. Por ordem de atuação, pelo palco do Curvo Semedo passaram o Grupo Típico de Cadima (Cantanhede, Beira Litoral – Gândara, Bairrada e Mondego), o Rancho Folclórico da Luz de Tavira (Tavira, Algarve), o Rancho Folclórico de Geraldes (Peniche, Alta Estremadura) e o Rancho Folclórico da Fajarda (Coruche, Ribatejo). Coube ao grupo organizador e “da casa” encerrar o espetáculo com o “O Chico ó Chico”.

Operação RoadPol da GNR: mais de 700 contraordenações relativas a cintos de segurança

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 6 e 12 de março, no âmbito do planeamento anual efetuado pela RoadPol, realizou uma operação de fiscalização intensiva direcionada para a utilização de cintos de segurança e sistemas de retenção de crianças (SRC), em todo o território nacional continental.

Os militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que diariamente estiveram empenhados no patrulhamento rodoviário fiscalizaram 41 217 condutores neste período, tendo registado, no âmbito desta operação 754 autos de contraordenação nas estradas portuguesas relacionadas com o objetivo da operação, dos quais 680 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança; e 74 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção por crianças.

Espetáculo “A Viagem” vai viajar novamente pelas freguesias do concelho de Montemor

O espetáculo “A Viagem” ainda não terminou. A Mãozorra – Teatro de Marionetas continua o seu percurso pelas freguesias e localidades no próximo fim de semana. Esta sexta-feira, “A Viagem” vai parar no Ciborro, às 10.30 horas no Largo do Povo, e em São Cristóvão às 16 horas, junto da Escola Primária . Já no domingo, as paragens vai ser em Foros de Vale de Figueira, às 10.30 horas, junto ao Centro Cultural, e São Geraldo, às 16 horas, junto ao Centro Cultural.

“A Viagem” inspira-se nos encontros e desencontros que a vida nos impõe em determinados momentos, e que nos levam a viajar pelo percurso do imaginário consciente e inconsciente. Num desses momentos da vida de Raúl, embriagado por uma forte sonolência, a sua mão transporta-nos ao seu próprio nascimento e descoberta do mundo ao seu redor. Nessa descoberta, um outro ser semelhante a si, torna a sua existência mais “rosada”. Contudo, o inconsciente é vulnerável e demasiado sensível para prosseguirmos no romancismo de alguns dos nossos desejos mais íntimos, e Raúl é trazido novamente para a sua realidade quotidiana, tal como a sua própria mão.

O espetáculo tem a duração de 35 minutos, é dedicado ao público em geral e é classificado para maiores de 6 anos.

“De Boa Saúde”: o que pode estar na origem de um desmaio?

Cansaço, perturbações emocionais, stress, febre alta, calor e ritmos cardíacos anormais estão, muitas vezes, na origem de um desmaio.

O desmaio, ou lipotimia, na verdade, explica o médico Pintão Antunes, é “um sintoma”, que leva à chamada “perda de conhecimento”, uma vez que o cérebro, por diversos motivos, como tensão baixa, não recebe sangue em quantidade suficiente.

Para além da sensação de que um desmaio é iminente, a lipotimia também pode vir acompanhada de outros sinais e sintomas, como palidez, tontura, suor, enjoos, vista que “escurece” e zumbido nos ouvidos.

O desmaio é o tema em destaque, esta semana, no “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

VII Semana da Bolota de Montemor-o-Novo no Mercado Municipal

No âmbito da VII Semana da Bolota de Montemor-o-Novo, que decorre no concelho até este domingo, 19 de março, teve lugar no passado sábado, 11 de março, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, uma mostra e venda de produtos de bolota.

Nesta iniciativa, participaram a Herdade do Freixo do Meio, Pastelaria Estudantil e a Tia Dulce Doces e Licores.

Encontro de Escolas de Natação decorreu na Piscina Municipal Coberta

O Encontro de Escolas de Natação realizou-se no passado sábado, 11 de março, numa organização da Escola de Natação Municipal de Montemor-o-Novo.

Com um total de cerca 90 nadadores, participaram no Encontro de Escolas de Natação, quatro equipas. Para além das equipas da casa, sendo elas a Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e o Atlético Clube de Montemor-o-Novo, participaram a Escola de Natação da Câmara Municipal de Vendas Novas, a Associação de Nadadores Salvadores de Grândola – SEAGULL RESCUE de Grândola e a Escola de Natação da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Numa prova destinada as faixas etárias mais novas, destaca-se o convívio criado em torno dos atletas, onde o objetivo principal sempre foi a participação.

Semana repleta de workshop, formação e espetáculo de palhaços

Não há festa sem palhaços e a Festa do Teatro não é exceção. Do Brasil vem Andrea Macera, como parte do TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças, chegando a Montemor-o-Novo acolhida pela A Algures… e em dose tripla!

Desta quarta a sexta-feira, de 15 a 17 de março, realiza-se o workshop “Clown em contextos específicos” na Sociedade Carlista. Já esta quinta-feira, dia 16 de março, o espetáculo “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”, vai decorrer no Cineteatro Curvo Semedo. E neste fim de semana, de dia 18 a 20 de março, vai ter lugar também no Curvo Semedo a formação “Clown… um ofício”.

Para mais informações e inscrições pode mandar email para algures@gmail.com ou consultar o site aalgures.com

Sobre o espetáculo “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”, o mesmo tem a duração de 60 minutos, é dedicado ao público em geral, e é classificado para maiores de 14 anos.

“Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” conta a história de Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal ‘plateia do lado de lá’. Os espetadores – considerados ‘o público do lado de cá’ –, através deflashbacksque contam o que efetivamente aconteceu, e também com a ajuda do depoimento da nossa protagonista, têm acesso a uma realidade deturpada dos factos. Porém, cedo acabam por saber que algo mais grave se passou na fatídica apresentação. Algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl, que acaba por desencadear um assombroso caso de polícia.

Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município.

GNR de Évora: Registadas 11 ocorrências no âmbito da criminalidade

Foram registadas 11 ocorrências no âmbito da criminalidade, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta segunda-feira, dia 13 de março. Destas ocorrências cinco crimes foram contra o património, quatro crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e outro crime previsto em legislação avulsa.

Foram ainda registados quatro acidentes de viação, sendo duas colisões e dois despistes. Destes sinistros resultaram um ferido leve e danos materiais.

Esta segunda-feira, deflagrou um incêndio urbano na localidade de Alcáçovas, no quiosque que se encontra no jardim, do qual resultaram danos em todo o material de apoio do mesmo.

A GNR de Évora efetuou ainda uma detenção pelo crime de condução sem habilitação legal.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 96 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake.

Centro Qualifica com novas formações este mês

O Centro Qualifica vai abrir novas formações em diversas áreas a partir deste mês de março.

O Centro Qualifica, segundo Ricardo Menezes, do Centro Qualifica, vão abrir brevemente formações na área da saúde “na saúde no trabalho e na elaboração de planos para lidar com situações de emergência”, na área das línguas o centro vai apostar “no inglês para todos, que é aberto a toda a comunidade, para aquelas pessoas que queiram sair do país e têm que falar inglês” e na área da gestão de equipas. “Vamos tentar também iniciar uma formação na área da mecânica e eletricidade, porque o agrupamento de escolas neste momento tem umas oficinas que estão fechadas e se nós podermos aproveitar o espaço para melhor a qualificação das pessoas, nós iremos fazer”, acrescenta Ricardo Menezes.

A aposta na qualificação dos habitantes do concelho de Montemor é um dos objetivos do Centro Qualifica, sendo que vai “apresentar um projeto no âmbito do PRR, nos projetos de desenvolvimento local, de modo aplicar a classificação B1, B2 e B3 (4º, 6º e 9º ano) ao longo do concelho de Montemor”.

O processo interno no centro até direcionar o aluno para o curso mais adequado para si passa por “ter o cuidado na inscrição da pessoa, na análise do seu percurso e depois, sim, encaminhar as pessoas para as diferentes ofertas que o centro tem”, clarifica Ricardo Menezes.

O Centro Qualifica estabeleceu “uma parceria com a Câmara na área da gestão do tempo e organização de trabalhos e na segurança contra riscos de incêndio em edifícios”, como indica Ricardo Menezes.

Centro Qualifica com novas formações e apostas no futuro dos seus alunos.