8 de março: Dia de Montemor, Dia de S. João de Deus e Dia Internacional da Mulher

Hoje, dia 8 de março, celebra-se o Feriado Municipal de Montemor-o-Novo, o Dia de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações tiveram início com o hastear das bandeiras, na Câmara Municipal, ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, enaltece a importância deste dia e, sobre as mulheres revela que esta “é uma data muito importante e que tem de ser obrigatoriamente celebrada” e o Município “muito tem feito pela igualdade de direitos, hoje em dia, com as nove divisões na Câmara, as chefias estão entregues a cinco mulheres e a quatro homens”.

Durante o dia de hoje são várias as iniciativas a decorrerem. Olímpio Galvão destaca o concerto desta noite, de Carminho, no Cineteatro Curvo Semedo, para o qual ainda há alguns bilhetes, sendo “uma questão de ir até à bilheteira tentar arranjar algum bilhete”.

Assim sendo, e depois do hastear das Bandeiras no Largo dos Paços do Concelho, seguiu-se o hastear das Bandeiras no Hospital São João de Deus, onde Henrique Lopes, vice presidente da Câmara de Montemor, destacou que este dia “é fundamental” no qual “está tudo ligado pelos afetos, pela história e também pela solidariedade”. O Vice-presidente destaca ainda que este hospital “é icónico” dando “resposta sobretudo na área da ortopedia”.

Gil Porto, vereador da Câmara de Montemor, revela que o município “sente um bocado ausência da parte desportiva, mas é a programação que neste momento é possível e a Câmara está satisfeita por partilhar este dia com a população”

Já o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, afirmou que este é um dia “muito especial para Montemor-o-Novo” a vários níveis, principalmente “nas inúmeras atividades lançadas por todo o concelho”. O presidente da União de Freguesias faz ainda referência ao dia 11 de março (dia da cidade), sendo que “aquilo que interessa neste momento é criar as dinâmicas para as populações, nunca esquecendo que Montemor vale também por ser Montemor, vale pelo seu santo padroeiro pela sua importância e por ser um município uno”. António Danado indica ainda que o papel da mulher na sociedade e na igualdade de género é importante, porque “todos os dias é necessário lembrar que a igualde de género não é apenas algo que se proclame, mas sim é algo que é necessário agir”.

Presente nestas comemorações esteve o vereador António Pinetra. Em declarações à Rádio Nova Antena revela que esta é “uma data histórica, em que se comemoram três acontecimentos”. Quanto ao cargo que desempenha como presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, António Pinetra fala que a corporação “tem muito gosto em se associar a este dia”.

Dia do padroeiro: São João de Deus

Na cidade de Montemor-o-Novo nasceu, ano de 1495, São João de Deus, o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros e a sua memória litúrgica é celebrada a 8 de Março, dia da sua morte.

“Este dia tem a ver com a morte de São João de Deus, em Granada, no dia 8 de março de 1550. São João de Deus nasceu no ano de 1959, desde daí que Montemor-o-Novo é para os irmãos de São João de Deus uma referência, e não há no mundo nenhum irmão de São João de Deus que não tenha vindo a Montemor visitar a sua cripta”, explica Adelino Manteigas, irmão de São João de Deus, sobre o 8 de março ser também o dia de São João de Deus.

A importância do santo padroeiro para a cidade “está à vista”, uma vez que “qualquer montemorense sabe falar de São João Deus tão bem como um irmão”, revela ainda Adelino Manteigas.

Os irmãos do santo padroeiro estão agora instalados no Hospital de São João de Deus, fundado em 1950 “quanto da vinda das relíquias de São João de Deus pela primeira e última vez para o país. Adelino Manteigas acredita ainda que “há esperança na área da saúde” e que “o hospital enriqueça mais e não o contrário, mesmo com esta fase mais complicada nesta área”.

Dia Internacional da Mulher com caminhada  

Hoje de manhã realizou-se a Caminhada na Ecopista, organizada pelo MDM.

Antes de partirem a Rádio Nova Antena foi ao encontro das participantes da caminhada, onde estava Sandra Farrica, que nos contou que esta caminhada é “para a população aberta, ou seja, não houve inscrições, porque é o dia da mulher”. Já a Corina exprimiu que este dia “é a evolução da mulher, porque a mulher antes não podia fazer nada e agora está livre”.

Joana Sofio, do MDM explica que este núcleo “há muitos anos tem ginástica ao longo do ano letivo, contado com cerca de 40 mulheres instruídas pela professora Sandra Farrica. Este é um grupo de mulher já constituído, e por isso decidimos assinalar o dia 8 de março com uma atividade física, porque o direito ao desporto também é um direito das mulheres”.

Dia do Município, Dia de São João de Deus e Dia internacional da Mulher estão presentes na vida dos montemorenses, no património e na história da cidade de Montemor.