Festa do Teatro vai encher Montemor de espetáculos este mês

Entre o Drama e a Comédia, este mês, Montemor-o-Novo vai dar início à iniciativa “Festa do Teatro”.

Ao longo deste mês a cidade de Montemor e as suas freguesias vão ser um palco diversificado, com um leque amplo de iniciativas, em termos de faixas etárias e de diferentes abordagens, para o público em geral.

O Dia Internacional da Marioneta, que se assinala a 21 de março, e o Dia Internacional do Teatro, comemorado a 27 de março, alinham-se nesta Festa do Teatro.

Henrique Lopes, vereador da Cultura e Arte, explica que esta festa é uma “terminologia”, que já tinha acontecido o ano passado e está de regresso para mais um ano com “se mobilizou e se transferiu para o mês de março, sendo que uma das razões é o dia do teatro se celebrar este mês e então março vai ter um bloco forte de teatro”.

Quanto ao objetivo da iniciativa, Henrique Lopes, conta que esta iniciativa “é cada vez mais direcionar esta vertente artística para o público, dar a conhecer a arte teatral e aquilo que é as produções de companhias de estruturas locais, como: o Espaço do Tempo, Oficinas do Convento, Alma d`Arame, Projeto Ruínas e Trimagisto. E depois estruturas mais amadoras, como: o Theatron e a Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor”.

Quanto à programação, a Festa do Teatro “vai ser diversificada e esquelética”, contando com vários espetáculos dedicados a esta vertente artística ao longo do mês. “No fundo o que é mais importante é dar escala e dinâmica à vertente artística fundamental que é o teatro. E às vezes se confunde com a vida. Este mês será cheio de iniciativas ligadas ao teatro e que vão proporcionar aos outros municípios e aos seus residentes uma visão daquilo que pode ser o teatro”, esclarece o vereador da Cultura e Arte da Câmara Municipal de Montemor.

“Esta iniciativa será uma desejável combinação entre as estruturas profissionais e estruturas amadoras e dentro deste mês também acontecem atividades numa perspetiva mais micro, ou seja, o Theatron tem um festival próprio que cita um contexto maior a própria Festa do Teatro, e acho que, tal como na vida, o teatro é algo dinâmico e interativo e é essa a perspetiva que temos para este mês, um espaço criativo e diversificado. E conta com a mobilização de espaços como: o Cineteatro Curvo Semedo, o Centro Juvenil, o Espaço do Tempo, a sede da Alma d`Arame, o Jardim Público, a Biblioteca Municipal Almeida Faria, a Sociedade Carlista, algumas ruas de Montemor e também se deslocam às Freguesias”, indica ainda Henrique Lopes relativamente a este mês da Festa do Teatro.

Com um vasto leque de espetáculos, a Festa do Teatro vai estar ao longo do mês a dinamizar o concelho de Montemor- o- Novo, entre a comédia, o drama, a farsa, o monólogo ou a tragédia, e outros géneros que no palco igualmente cabem.