A 15ª Edição da Feira Internacional da Cortiça realiza-se este ano de 25 a 28 de maio, em Coruche.
A FICOR está mais uma vez de portas abertas para receber expositores e proporcionar a produtores, transformadores e outros agentes económicos locais, regionais, nacionais e/ou estrangeiros a apresentação dos seus produtos ou serviços, visando a promoção da fileira da cortiça e do montado enquanto nicho ecológico e económico.
“É uma feira dedicada sobretudo à temática e fileira da cortiça, desde a área produtiva à área industrial e também à área de investigação no setor. Vamos ter também uma componente mais científica onde vamos ter no observatório da cortiça um conjunto de conferências e seminários. Este ano e uma vez que o município de Coruche lidera a EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, vamos também realizar o congresso dedicado a este grande projeto, uma vez que abrange a maior parte da zona do Alentejo e Ribatejo” explica Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche, sobre as atividades envolventes na Feira Internacional da Cortiça.
A EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” está aliada à FICOR, sendo que “contempla mais de 60 parceiros entre eles dos vários municípios, que no seu todo são 27 municípios no Alentejo e Ribatejo que estão associados a este projeto”. A EEC PROVERE não atua apenas no desenvolver “da perspetiva turística do montado e deste território, mas também serve como um uptead (atualizar) competitivo do setor a nível empresarial”, esclarece ainda Susana Cruz.
Juntamente com a FICOR vai estar também a 5.ª edição do evento Wine & Cork, que prevê a participação de empresas que tenham a sua sede ou base de negócio assente no território de intervenção da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, que visa “a promover os vinhos que são enrolhados com cortiça. Este espaço tem também inscrições abertas até ao dia 2 de maio, e onde os produtores de vinho podem estar presentes com um espaço todo dedicado ao vinho, juntamente com a cortiça e gastronomia. Porque vai existir também uma área de Show Cooking, onde fazemos a harmonização dos vinhos presentes com a gastronomia. Para estabelecer ainda melhor esta ligação, entre o vinho e a gastronomia, vai acontecer workshops”, revela Susana Cruz sobre o espaço de Wine & Cork.
Produtores de todo o país juntam-se a este evento “com uma área expositiva, onde os agentes da fileira e do setor vão estar representados nesta feira”, como indica ainda a vereadora da Câmara de Coruche.
Paralelamente a este projeto, também vão realizar-se atividades como a apresentação dos projetos de moda do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça em pleno desfile no Coruche Fashion Cork. Para além do desfile vai existir também “a Corrida das Pontes e da Família, no dia 28 de maio”, que “certamente vai atrair muitas pessoas para Coruche”, como afirma ainda Susana Cruz.
As inscrições para participação de expositores – empresas e instituições locais, regionais, nacionais ou estrangeiras estão abertas até 22 de abril. No entanto, para os expositores para a parte do Wine & Cork, as inscrições estão abertas até ao dia 2 de maio.
A FICOR 2023, que alia conferências e debates a desfiles de moda, mas também concertos, espetáculos de stand-up comedy e provas de vinho a espaços especialmente dedicados à gastronomia.


O Dia Internacional da Proteção Civil comemora-se esta quarta-feira, dia 1 de março. Este dia é instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil.
Incêndio urbano deflagrou na localidade de Vimieiro, concelho de Arraiolos, esta terça-feira, dia 28 de fevereiro. O incêndio foi registado pelo Comando Territorial de Évora da GNR e provocou danos em chaminé de habitação.
Sessão de esclarecimento intitulada “O Risco dos Comportamentos” vai decorrer esta quinta-feira, dia 2 de março, na sala do aluno da Escola Secundária de Montemor, pelas 18.30 horas.
A oficina “Roubei um Livro da Cabine de Leitura e Hoje vou Ler” de Lama Teatro, vai decorrer no Centro Juvenil, entre esta quarta-feira e sábado, de 1 a 4 de março, das 18 horas às 20.30 horas.
O InnovPlantProtect vai realizar novos estudos de investigação, no campo, sobre insetos vetores da bactéria Xylella fastidiosa, nos concelhos de Elvas, Arronches e Estremoz, com o objetivo de compreender melhor o ciclo biológico das cigarrinhas-das-espumas.
“Onde Está o Teatro?” do Grupo de Teatro da Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor, no âmbito da iniciativa Festa do Teatro, vai decorrer este sábado, às 10 horas.
A iniciativa “Grupo de teatro do nosso Agrupamento de Escolas”, com Catarina Caetano, vai decorrer quartas-feiras, no Centro Juvenil Multiusos, das 14.30 horas às 17 horas.
Clube de Costura vai se realizar-se esta quarta-feira, dia 1 de março, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, das 18 horas às 20 horas.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 130 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 28 de fevereiro, na chave sorteada.
Entre o Drama e a Comédia, este mês, Montemor-o-Novo vai dar início à iniciativa “Festa do Teatro”.