Município de Borba vai criar Centro Informação Autárquico ao Consumidor

O município de Borba vai pretende criar um Centro Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC). Par tal, será assinado, no dia 10 de março, o Protocolo de Colaboração entre o município de Borba e a Direção-Geral do Consumidor, tem lugar no dia 10 de março, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho,pelas 9.30 horas, seguido de sessões no Agrupamento de Escolas de Borba, sobre os Direitos dos Consumidores, às 10.30 horas.

Este protocolo tem por objeto estabelecer a cooperação entre o Município de Borba e a Direção-Geral do Consumidor, criando assim “uma solução de proximidade e de apoio gratuito ao consumidor, com vista à defesa dos direitos do consumidor, prestação de informação e apoio na resolução dos conflitos de consumo que ocorram na área do Município”.

Iniciativas do 102.º aniversáriodo do PCP

O 102.º Aniversário do PCP assinala-se no dia 6 de março, e as organizações concelhias está a ultimar todas as iniciativas, sendo que a comemoração é feita já este sábado, dia 4 de março, em Mora.

Iniciativas de comemoração do aniversário do partido:

Dia 4 de março
Em Mora, às 12.30 horas, almoço na Casa do Povo de Brotas, com a presença de João Frazão da Comissão Política do CC.

Dia 5 de março
Em Vendas Novas, às 12.30 horas, almoço Sede de Danças e Cantares, dos Pioneiros de Vendas Novas, com João ferreira da Comissão Política do CC.

Dia 12 de março
Em Montemor-o-Novo, às 12.30 horas, almoço no Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições, com a presença de, Jerónimo de Sousa do CC do PCP

Em Viana do Alentejo, às 12.30 horas, almoço no Centro Cultural de Alcaçovas, com a presença de João Oliveira da Comissão Política do CC

Dia 25 de março
Em Évora, às 12.30 horas, almoço Monte Alentejano com a presença de, Ângelo Alves da Comissão Política do PCP.

Em Arraiolos, às 19 horas, jantar no Multiusos de Arraiolos com a presença de Ângelo Alves da Comissão Política do CC.

Dia 26 de março
Em Vila Viçosa, às 12.30 horas, almoço nos Casões da Junta de Freguesia de Bencatel, com a presença de Patrícia machado da Comissão Política do PCP.

Serviço de Cirurgia Geral do HESE EPE com renovação de Certificação de Qualidade

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE recebeu a renovação da sua certificação de qualidade, no início deste mês, após processo realizado em conformidade com as especificações e critérios estabelecidos no Manual de Standards de Unidades de Gestão de Cuidados Hospitalares.

Para além de ter sido o primeiro serviço do HESE EPE a receber esta cerificação de qualidade, foi também o primeiro serviço de Cirurgia Geral, do país a ser acreditado pela Direção Geral de Saúde, em janeiro de 2016.

O Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde após avaliação da informação apresentada, no uso das suas faculdades e atribuições conferidas, concedeu a certificação de nível Bom ao Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, dando assim continuidade ao processo no âmbito da estratégia organizacional de qualidade e segurança do nosso Hospital.

Para Manuel Carvalho, Diretor do Serviço de Cirurgia Geral “esta renovação de certificação de qualidade é uma prova de que continuamos no caminho certo para proporcionar ao doente o melhor cuidado possível, com excelência, segurança e conforto. Tendo como valores o respeito, a solidariedade, a transparência e a dedicação, assumimo-nos como um Serviço de Referência para a maioria das patologias da área cirúrgica a nível Regional.”  Salienta ainda ” temos também a grande convicção que a próxima visita de acompanhamento, que irá decorrer em janeiro de 2025, tenha já lugar nas novas instalações do Novo Hospital Central do Alentejo.”

A acreditação é um processo de observação, avaliação e certificação através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou Unidade de Saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Percurso pedestre“Rota das Azinhagas de São Pedro da Gafanhoeira” está concluído

O percurso pedestre “Rota das Azinhagas de São Pedro da Gafanhoeira”, em São Pedro da Gafanhoeira está concluído.

Este projeto está inserido na futura Rede Municipal de Percursos Pedestres e Câmara Municipal de Arraiolos concluiu, assim, a marcação, do percurso Rota das Azinhagas de São Pedro da Gafanhoeira”. Após a marcação deu-se seguimento à aposta na criação de infraestruturas de suporte e dinamização da atividade turística no concelho.

Este percurso será dotado de equipamentos cumprindo as normas nacionais e internacionais para a homologação de percursos pedestres.

Este percurso, de forma circular, tem uma extensão de aproximadamente 3,5 km e leva o caminhante a descobrir os principais locais históricos da aldeia e à descoberta das azinhagas ancestrais, caminhos entre os muros de pedra que delimitavam a propriedade privada da aldeia e que foram alvo de intervenção de limpeza e requalificação.

Assembleia Municipal de Borba elegeu nova Mesa

Na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Borba, realizada este sábado, 25 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, elegeu-se uma nova composição da mesa na sequência do acordo de rotatividade estabelecido entre os eleitos da CDU, PSD e PS.

Maria João Lopes (PSD) é agora a presidente da Assembleia Municipal de Borba, Agnelo Baltazar (PS) é o 1º Secretário e Jorge Pinto (CDU) o 2º Secretário.

Na sequência do ato eleitoral realizado em 2021, e durante os primeiros 16 meses do mandato foi Jorge Pinto (CDU) a presidir à Assembleia Municipal, com Maria João Lopes (PSD) como 1.ª Secretária e Agnelo Baltazar (PS) como 2.º Secretário.

Aviso meteorológico amarelo para tempo frio no Distrito de Évora

Aviso meteorológico amarelo para tempo frio no Distrito de Évora, foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora. Este aviso entra em vigor entre as 00 horas, desta terça-feira, dia 28 de fevereiro, e as 9 horas desta quarta-feira, dia 1 de março de 2023, com persistência de valores baixos da temperatura mínima.

O Aviso amarelo para tempo frio prevê valores de 1 a -1 °C de temperatura mínima e configura uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Alandroal: peixe do rio é protagonista de festival e vai ter direito a uma academia

O peixe do rio vai ser o grande protagonista de um festival, que envolve um vasto leque de atividades e que vai muito para além da sua comercialização nos restaurantes de Alandroal, de 3 a 12 de março.

Na apresentação do evento, na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro, à comunicação social, no Fórum Cultural e Transfronteiriço, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, defendeu que a venda desta iguaria nos restaurantes “continua a ser fundamental”, mas é igualmente importante “envolver toda a comunidade local, as escolas”, em torno do peixe do rio e do que ele representa para o concelho e a região.

Esta passagem de mostra gastronómica para festival, diz ainda, encontra-se em fase de “processo”, até porque “não se muda tudo de um dia para o outro”. “A ideia é que, ao fazermos um festival, garantimos que há uma altura do ano em que pode haver uma procura adicional, porque vão encontrar as propostas de peixe do rio, mas queremos que o peixe vá passando para as ementas dos restaurantes, ao longo do ano, também em função da sazonalidade e da disponibilidade de cada um dos peixes”, adianta.

A pensar na dinamização do concelho, em torno do peixe do rio, a Câmara de Alandroal está já a preparar uma candidatura a fundos comunitários para ter uma academia dedicada a esta iguaria. “Estamos a preparar o projeto, mas a ideia é ter um espaço que, ao longo do ano, seja um espaço de investigação, exploração e apresentação, para que, quem venha ao Alandroal, e que queira saber mais sobre um pouco toda esta cultura do peixe do rio, tenha esse espaço onde possa encontrar informação e onde possa aprender”, explica.

Num espaço que se quer de partilha, com a intervenção de vários chefs ao longo do ano, com esta academia, diz ainda João Grilo, pretende-se salvaguardar a tradição. “Temos de a guardar e colocar à disposição de quem a quer conhecer”, acrescenta.  O investimento a fazer nesta academia rondará os 300 mil euros.

Para o chef José Júlio Vintém, que esteve hoje a cozinhar peixe do rio, com recurso a alguns utensílios de origem asiática, o festival, antes mostra gastronómica, torna o evento “mais forte”. Defensor da “sazonalidade do produto”, o chef, ainda assim, garante que, com o projeto da academia pretende-se, entre outros, “ensinar as pessoas a comer peixe do rio o ano inteiro”.

Durante mais de uma semana, no decorrer do festival, haverá um conjunto de atividades culturais e desportivas, e ainda uma feira de atividades económicas, associados à venda do peixe do rio nos restaurantes do concelho. Entretanto, está já a ser preparado um roteiro do peixe do rio, bem como um livro sobre o tema, que será escrito pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Alandroal.

Águas Públicas do Alentejo lança concurso de Artesanato “Água e Alentejo”

A Águas Públicas do Alentejo, S.A (AgdA), no âmbito das suas responsabilidades de promoção do desenvolvimento do território, de sensibilização para o valor da água e de responsabilidade, promove o Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”.

A iniciativa resulta de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Turismo do Alentejo, E.R.T. e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo.

A AgdA realizou esta segunda-feira, 27 de fevereiro, a cerimónia de lançamento do Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”, no Centro UNESCO, em Beja, contando com a presença de representantes das entidades parceiras. Foi exposto que, o objetivo deste concurso é incentivar a produção de artesanato, distinguindo os artesãos, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem como a sua capacidade estética.

O concurso envolve a criação de uma peça artesanal de valor artístico e ou utilitário, que deve evidenciar valor cultural e social, relacionando a água e o território do Alentejo. A peça pode integrar a valorização de resíduos, subprodutos e a reciclagem de materiais.

O concurso é aberto a qualquer pessoa ou conjunto de pessoas, para o caso de autoria partilhada, ou por qualquer entidade ou conjunto de entidades. As inscrições ocorrem entre 27 de fevereiro a 30 de junho e exigem a entrega da peça e do formulário disponível no site da AgdA, devidamente preenchido, na Sede da empresa, em Beja.

A cada uma das peças selecionadas pelo Júri do Concurso será atribuído um prémio pecuniário repartido entre o primeiro e décimo lugar, sendo o primeiro prémio no valor de 1 500 euros.

O anúncio dos vencedores do concurso será divulgado publicamente nos canais de comunicação da AgdA, designadamente no site www.agda.pt, como por comunicação eletrónica.

Municipio de Borba pretende criar Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

O município de Borba vai pretender criar um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor. Par tal, será assinado, no dia 10 de março, o Protocolo de Colaboração entre o município de Borba e a Direção-Geral do Consumidor, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, pelas nove e meia da manhã, seguido de sessões no Agrupamento de Escolas de Borba, sobre os Direitos dos Consumidores, às dez e meia da manhã.

Este protocolo tem por objeto estabelecer a cooperação entre o Município de Borba e a Direção-Geral do Consumidor, criando assim “uma solução de proximidade e de apoio gratuito ao consumidor, com vista à defesa dos direitos do consumidor, prestação de informação e apoio na resolução dos conflitos de consumo que ocorram na área do Município”.

Oficina de Feltragem do ciclo “Sábados em Família”, na Oficina da Criança

O ciclo “Sábados em Família”, da Oficina da Criança, regressou no sábado passado, 25 de fevereiro, promovendo uma Oficina de Feltragem. A partir das 10 horas, os jovens mas dedicados participantes, entre os 3 e os 14 anos, acompanhados pelas suas famílias, puderam explorar a arte da feltragem de lã.

Durante o mês de março e abril, terão lugar duas outras oficinas integrantes do ciclo “Sábados em Família”: Oficina de Modelagem de Barro, no dia 25 de março, e a Oficina de Criação de Velas, no dia 29 de abril.

Programa das comemorações do 8 de março já foi divulgado

O programa de 2023 das comemorações do 8 de março, Dia do Município, Dia de S. João de Deus e Dia Internacional da Mulher já foi divulgado pelo Município de Montemor-o-Novo.

Trata-se de um programa, que assinala uma data marcante para os Montemorenses, uma vez que é homenageado e celebrado o município, o Santo Montemorense e a Mulher.

A peça “Esta Senhora Vem Consigo?” esteve no Theatron no fim de semana

A peça “Esta Senhora Vem Consigo?” esteve no Theatron – Associação Cultural no passado fim de semana, dias 24, 25 e 26 de fevereiro, na BlackBox de O Espaço Do Tempo.

A peça retrata o Portugal do início dos anos 60 do século XX, com elevada ênfase na relação entre diferentes géneros, estratos sociais e gerações, tendo como base “Angústia para o Jantar”, obra de Luís de Sttau Monteiro.

A 24 de março, a peça chega também ao Cineteatro Curvo Semedo, como parte integrante da Festa do Teatro.

Simulacro de incêndio na escola N.º 2 Conde de Ferreira

Simulacro de incêndio na Escola Básica N.º 2 Conde de Ferreira realizou-se, na passada sexta-feira, 24 de fevereiro, envolvendo toda a comunidade escolar, bem como os vários agentes de Proteção Civil. A iniciativa realizou-se no âmbito do Programa de Sensibilização e Formação Escolar.

No decorrer do simulacro, foi treinado o plano de evacuação da escola, com todos os alunos e pessoal docente e não-docente a sair em segurança, de forma ordeira, até ao ponto de encontro: o campo de jogos. Aquando da chegada dos meios de emergência, foi simulado o socorro a uma vítima, assistida no local.

Exposição de peças relacionada com São João de Deus na igreja Matriz até 8 de março

A novena de São João de Deus celebra-se a partir desta segunda-feira, de 27 a 8 de março, na igreja Matriz de Montemor. Durante estes nove dias, junto ao altar-mor da igreja Matriz, será exposta todos os dias uma peça/documento, relacionada com São João de Deus.

Esta exposição permitirá conhecer um pouco mais do património histórico, artístico e religioso associado ao santo montemorense. Cada dia será apresentada uma peça diferente.

Primeiro censo nacional de coruja-das-torres em destaque no “Ambiente em FM”

O Laboratório de ornitologia da Universidade de Évora e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançaram o primeiro censo nacional de coruja-das-torres, que decorre até junho, no âmbito de um projeto da Comissão Europeia de “Ciência para todos: sustentabilidade e inclusão”.

A coruja-das-torres é uma das sete aves de rapina noturnas que existem em Portugal. Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM” José Janela, da Quercus, revela que este primeiro censo tem como objetivo “conhecer com mais detalhe o estado de conservação desta espécie. Por viver tão próxima das pessoas, todos podemos ajudar a encontrá-la para conhecermos melhor a sua distribuição e sabermos aproximadamente quantas corujas-das-torres existem em todo o país”.

Quem quiser participar no censo pode consultar aqui toda a informação e responder ao inquérito existente sobre a observação da coruja-das-torres.

O primeiro Censo Nacional de coruja-das-torres é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

José Sádio: ano de comemoração dos 100 anos do Teatro Bernadim Ribeiro “ficará na história”

As comemorações do Centenário do Teatro Bernardim Ribeiro terminaram este sábado, 25 de fevereiro, em Estremoz, depois de o município ter promovido neste espaço cultural, 44 espetáculos, que contaram com cerca de 10 mil espetadores.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, faz um balanço “extremamente positivo” destas comemorações, afirmando que excederam “o que esperávamos e sinto que estivemos à altura daquilo que se exigia para esta efeméride, que é celebrar os 100 anos de uma joia, como é o caso do Teatro Bernardim Ribeiro, e seguramente é um ano que ficará na história e certamente daqui por 100 anos estarão cá outros para celebrar mais um centenário”.

Na ocasião foi apresentado o vídeo das comemorações que decorreram durante um ano. O presidente revela que este “foi um ano de excelência, em que tivemos mais de quatro dezenas de eventos, no teatro e fora do teatro, eventos de extrema qualidade em que promovemos a cultura, o nosso concelho e em que mostramos aos estremocenses e ao país que este teatro é um espaço único, emblemático, que tem que ser mantido e preservado e que tem de ter uma programação fortíssima, e este é um projeto que vai totalmente nesse sentido”.

O presidente acrescenta que esta foi uma forma de atrair os mais jovens, não só para este espaço, mas também para os despertar para a cultura. “Pretendemos criar públicos, a estimular o gosto pela cultura e pela arte, agora encerramos este evento com a atuação da Orquestra Juvenil de Estremoz, e não foi por acaso. Queremos simbolizar o futuro, temos aqui jovens, o espaço, os atores, temos a vontade, o plano, e queremos que os nossos jovens cresçam com qualidade de vida e ganhem e cultivem o gosto pela cultura, porque a cultura é o motor de desenvolvimento de qualquer país e de qualquer região.”

Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, que recebeu a cerimónia de encerramento do Centenário deste espaço emblemático.

Novena em nome da festa religiosa de São João de Deus começa esta segunda-feira

No dia 8 de Março celebra-se a Festa de São João de Deus, o montemorense que mais se salientou e mais conhecido em todo o mundo.

A festa religiosa é precedida de uma novena que começa esta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, e vai até ao dia 7 de março, na igreja Matriz, com recitação do terço e celebração da eucaristia às 18 horas, nos dias de semana.

Sábado e domingo haverá só a recitação do terço às 18 horas.

Ao longo destes dias serão expostas também algumas peças que estão guardadas na antiga enfermaria do convento, anexa à igreja Matriz, e que poderão vir a fazer parte do futuro museu de São João de Deus na cidade de Montemor-o-Novo.

Depois, no dia 8 de março, no que às celebrações religiosas se refere, vai haver a celebração da eucaristia na cripta, às 10 horas, e a solene procissão a sair da igreja Matriz às 16 horas, terminando na igreja do Hospital de São João de Deus com a eucaristia às 17 horas.

Cinco incêndios foram registados pela GNR de Évora no fim de semana

Cinco incêndios foram registados no fim de semana, de dia 24 a 26 de fevereiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Estes incêndios foram registados nas localidades de Redondo, Vila Viçosa, Borba e Mora, sendo quatro urbanos, tendo provocado danos em posto de transformação de eletricidade, em contentor de lixo, e em chaminé de habitação respetivamente. E um incêndio agrícola, tendo ardido cerca de dez metros quadrados de pasto, mato e sobrantes.

Foram ainda registados oito acidentes de viação, dos quais sete despistes e um atropelamento. Destes sinistros resultaram dois feridos leves e danos materiais.

A GNR efetuou nove detenção: oito em flagrante delito, quatro pelo crime de outros furtos hastes de veado, três pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de condução sem habilitação legal. E uma detenção fora de flagrante delito em cumprimento em mandato de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 28 ocorrências, sendo dez crimes contra as pessoas, dez contra o património, cinco contra a vida em sociedade, dois previstos em legislação avulsa e um crime de maus tratos a animais de companhia.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 147 infrações à legislação rodoviária, quatro à legislação ambiental e duas à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake.

Dois atletas montemorenses em destaque no XXIV Critério de Corta-Mato Paulo Guerra

Terminou o XXIV Critério de Corta-Mato Paulo Guerra, no passado sábado, em Redondo.

Foram dez provas que revelaram que o atletismo está de boa saúde. Nesta prova de atletismo, os dois atletas a representar Montemor-o-Novo Mário Guerreiro, em representação do Grupo Desportivo Diana, alcançou o primeiro lugar na geral de seniores masculinos, e Carolina Pisco, a envergar as cores da Associação de Jovens da Landeira, alcançou a primeira posição do pódio em Iniciados femininos e também ganhou todas as dez provas do Critério.

Disponível a última box na Startup Montemor com candidaturas até esta terça-feira

Está disponível a Última box na Startup Montemor. Caso precise de um espaço com perfil industrial, com as características ideias para testar e desenvolver uma pequena indústria produtiva, a Startup Montemor tem um espaço Box com 54,17 m2 disponível.

As candidaturas para este espaço acabam esta terça-feira. Caso esteja interessado consulte as Regras de Funcionamento, o Formulário de Candidatura e a Tabela de Preços no website da Startup Montemor-o-Novo.

 

Bilhetes à venda para o concerto da cantora Carminho

Montemor-o-Novo vai receber a cantora Carminho, no dia do Município, de São João de Deus e Internacional da Mulher, no Cineteatro Curvo Semedo, às 21.30 horas.

O novo disco de Carminho é lançado a 3 de março e, a 8 de março, Dia da Mulher, chega ao palco do Curvo Semedo.

Os Bilhetes gratuitos estão disponíveis, e limitados a quatro bilhetes por pessoa, a partir das 9.30 horas, desta segunda-feira, nos locais habituais, na Bol e Posto de Turismo.